Planejando um MOD em WC selado

Trem Bala Desgovernado

Correndo na sua direção...
Registrado
Bom dia meus queridos,

Bom acho que não é novidade para ninguém a minha indignação a respeito do meu R9 7900x a respeito da temperatura dele (até fiz um tópico para discutir isso), após pensar um pouco e tendo em vista alguns materiais do WC custom da minha outra maquina que sobraram e de um WC ML 360mm antigo tive a ideia de fazer uma modificação, e gostaria de saber a opinião de vocês... Como toda boa engenhoca precisa de um plano, eis o meu:

No caso o ciclo seria assim:

COOLER MASTER ML 360MM -> TUBO -> RADIADOR CM -> TUBO -> BOMBA C/RESERVATÓRIO FREEZEMOD 600L/H -> TUBO -> RADIADOR BARROW -> TUBO​

Imagem:

 
Então... vai ter duas bombas no sistema...
Não colocou as bombas em série (e os radiadores em série) por ter visto alguma contra indicação? Pq acho que poderia potencialmente dar uma simplificada na "topologia"
 
Então... vai ter duas bombas no sistema...
Não colocou as bombas em série (e os radiadores em série) por ter visto alguma contra indicação? Pq acho que poderia potencialmente dar uma simplificada na "topologia"

Isso,
Então eu estava pensando que se distribuir as bombas seria mais eficaz para o fluxo da água, logo a bomba do WC das CM é para ser suficiente pelo menos para alimentar o próprio radiador, e a da freezemod para alimentar o radiador da barrow, é melhor deixar as bombas em serie?
 
Como é a questão de modificar o WC Selado?
O diâmetro das mangueiras (no encaixe do bloco e do radiador é o mesmo usado nos WC Custom?
Existe alguma "rosca" ali no radiador?
 
é melhor deixar as bombas em serie?

Não necessariamente... só se for levar a uma simplificação do caminho das mangueiras. O que eu sei (de ler sobre, não experiencia própria) é que uma topologia muito cheia de curvas pode levar a queda de pressão... e ai isso afeta a eficiência do conjunto.
 
Como é a questão de modificar o WC Selado?
O diâmetro das mangueiras (no encaixe do bloco e do radiador é o mesmo usado nos WC Custom?
Existe alguma "rosca" ali no radiador?
Você corta a mangueira original e substitui por uma com o diâmetro maior, tem uma saída sim no radiador, daí vc substitui as mangueiras e coloca uma braçadeira ou algo para fixar a nova mangueira...
Não necessariamente... só se for levar a uma simplificação do caminho das mangueiras. O que eu sei (de ler sobre, não experiencia própria) é que uma topologia muito cheia de curvas pode levar a queda de pressão... e ai isso afeta a eficiência do conjunto.
Faz sentido, não pensei a respeito...
 
Não necessariamente... só se for levar a uma simplificação do caminho das mangueiras. O que eu sei (de ler sobre, não experiencia própria) é que uma topologia muito cheia de curvas pode levar a queda de pressão... e ai isso afeta a eficiência do conjunto.
Trabalho com engenharia de instalações industriais, que apesar de escala diferente, segue o mesmo princípio da física: são duas variáveis importantes a se cuidar, a "vazão" e a "pressão".
Diâmetro e conexões (curvas, Tês, etc) interfere em ambas... quanto maior o diâmetro maior a vazão, quanto menor o diâmetro maior a pressão.
Quanto menos obstáculos (conexões), melhor, por esse motivo na engenharia fazemos cálculos chamados "balanço de massa" e "balanço de fluxo". Além disso, uma bomba deve trabalhar 100% "afogada" e com maior "coluna d'água" possível.
Outra coisa a se preocupar é que se o líquido refrigerante passar muito rápido pelo sistema, ele pode não ter tempo suficiente para resfriar antes de voltar ao processo.
 
Trabalho com engenharia de instalações industriais, que apesar de escala diferente, segue o mesmo princípio da física: são duas variáveis importantes a se cuidar, a "vazão" e a "pressão".
Diâmetro e conexões (curvas, Tês, etc) interfere em ambas... quanto maior o diâmetro maior a vazão, quanto menor o diâmetro maior a pressão.
Quanto menos obstáculos (conexões), melhor, por esse motivo na engenharia fazemos cálculos chamados "balanço de massa" e "balanço de fluxo". Além disso, uma bomba deve trabalhar 100% "afogada" e com maior "coluna d'água" possível.
Outra coisa a se preocupar é que se o líquido refrigerante passar muito rápido pelo sistema, ele pode não ter tempo suficiente para resfriar antes de voltar ao processo.

Que tipo de calculo eu precisaria fazer para saber qual a bomba com a potencia ideal para essa configuração? Estou achando que essa bomba da cooler master vai atrapalhar o sistema visto que ela deve ser bem mais fraca que a da freezemod, talvez seja mais interessante usar um bloco de CPU da barrow e pegar uma bomba mais potente? ou essa de 600l/h é o suficiente para os 2 radiadores?
 
Que tipo de calculo eu precisaria fazer para saber qual a bomba com a potencia ideal para essa configuração? Estou achando que essa bomba da cooler master vai atrapalhar o sistema visto que ela deve ser bem mais fraca que a da freezemod, talvez seja mais interessante usar um bloco de CPU da barrow e pegar uma bomba mais potente? ou essa de 600l/h é o suficiente para os 2 radiadores?
vc tem que saber quantos mililitros de fluído farão parte do processo, além das distâncias entre cada conexão e a altura de coluna d'água... além da potência da bomba... não existe uma fórmula pré-definida... cada montagem é um cálculo diferente...
Uma bomba de 600L/h é suficiente para um aquário de 200L quem dirá para um WC que vai ter um centésimo disso. Só tem que tomar cuidado de colocar uma bomba muito forte e o fluído passar muito rápido, Não vai ter tempo de resfriar antes de voltar para o processo, com isso haverá uma tendência é do Water Cooler esquentar o CPU ao invés de resfriar...
 
Só acho que para um "simples" 7900X, ter dois radiadores dedicados a ele é meio overpower
Dependendo do tamanho do gabinete (e tmb das mangueiras) vai precisar de duas bombas
Não sei se usará a própria bomba do WC selado, mas se for somente ela, não terá força suficiente para realizar o fluxo de água entre os dois radiadores
Caso tenha mais outra bomba (e sejam essas que se fixam junto com o reservatório), aí sim ajudará nessa questão
E radiador de WC selado utiliza fittings barb, logo, ficará limitado a dimensão OD do fitting
A não ser que vc corte esse fitting barb, alargue o burado e adapte pra usar fittings com OD maiores
 
Dependendo do tamanho do gabinete (e tmb das mangueiras) vai precisar de duas bombas

Nem de longe, man. Só se ele blocar umas 4 gpus com uns 3 rads cross flow gigantescos. Comprimento da tubulação só vai influenciar se a bomba estiver em outro CEP... A não ser que tenha 87 cotovelos e 73 fittings de 90º.
 
Rapaziada, fiz o experimento, acabei de terminar de montar, deu tudo certo retirei a bomba da cooler master e usei um bloco da barrow, e o resultado dos 2 WC de 360mm é impressionante... por enquanto não fiz muitos testes, mas fiz um stress no cpu z por 10min e a temperatura não passa de 65°C a diferença é absurda... agora em idle está 43ºC... surreal... a bomba é extremamente silenciosa também... Outra vida, agora é vender o ryujin...
Agora da até para brincar com o PBO kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deu até vontade de blocar a 3090 também... vou dar uma pesquisada nos valores...
 
Última edição:
mas fiz um stress no cpu z por 10min e a temperatura não passa de 65°C a diferença é absurda...

Claro que o objetivo de montar um loop é diminuir as temps dos componentes blocados, mas o valor mais importante é a temperatura do fluído, sempre considerando o delta pra temp ambiente. Seu loop vai demorar bastante pra atingir equilíbrio térmico, apenas 10 minutos não vão nem fazer diferença. Roda Cinebench C20 por 1 hora pra mais. Aí sim você vai achar surreal... :joia:
 
Claro que o objetivo de montar um loop é diminuir as temps dos componentes blocados, mas o valor mais importante é a temperatura do fluído, sempre considerando o delta pra temp ambiente. Seu loop vai demorar bastante pra atingir equilíbrio térmico, apenas 10 minutos não vão nem fazer diferença. Roda Cinebench C20 por 1 hora pra mais. Aí sim você vai achar surreal... :joia:

Ficou muito bom, gostei bastante do resultado deixei ele ligado por horas ontem em stress no cinebench (para falar a vdd eu iniciei o teste e me esqueci dele enquanto levava meu cachorro no pet kkk) mas a temperatura máxima foi de 68ªC, a diferença é enorme para o que era antes, para ser sincero eu estava bem desanimado com o 7900x, mas depois dessa engenhoca que eu fiz aprendi a gostar dele, em idle ta ficando entre 38ºc ~ 45 ºc. Estou tendo a temperatura que eu tinha em idle com o ryujin em 100% de uso... @Caparroz já que entende do assunto, acha que essa bomba e forte o suficiente para adicionar um bloco na minha GPU?
 
Cadê as fotos?
 
Interessante, poderia postar os links das mangueiras, niple e bomba que usou ?

A bitola do selado é diferente.
 
Cadê as fotos?

Guente um tiquinho que eu comprei um bloco para a 6900xt daí qdo chegar vou instalar daí eu mando...

Interessante, poderia postar os links das mangueiras, niple e bomba que usou ?

A bitola do selado é diferente.
Então eu usei uma mangueira preta fosca que comprei numa ferragista uma bem reforçada, acho que é mangueira de gás, a que eu tinha que sobrou do outro não servia na boca do radiador selado, daí essa nova mangueira foi a que chegou mais perto então eu prendi elas com aqueles enforca gato de mangueira (que é no parafuso sabe qual é?) e montei fora do gabinete antes obviamente, para testar se havia algum vazamento, e deu tudo certo... A bomba que estou usando é uma de 600l/h da freezemod, mas estou pensando em pegar uma de 960l/h da barrow porque também quero blocar a GPU, não sei se essa de 600l/h vai conseguir... e os fittings não me lembro a marca foi os que sobraram do antigo WC...
 
Última edição:
Queridos colegas @kamalh, @Caparroz, @Alberth-OC e @Asiqueira,

Gostaria de algumas orientações, bom obtive esses resultados acima testando na minha bancada e nem sequer pensei que teria problemas com espaço já que meu gabinete é full tower, bom eu estava errado... Não estou conseguindo montar os dois radiadores da forma que eu estava querendo (frontal + superior) tentei usar o gabinete do 5950x que é um pouco maior mas também fica encostando e fica causando uma trepidação chata dms... alguma ideia do que fazer nesse caso?
Já pensei em diversas situações desde deixar o radiador fixo externo em baixo da mesa (oque me causaria problemas já que vivo mexendo nesses pcs), até usar um radiador menor de 280 ou 240 em um dos casos ou simplesmente parafusar um no outro, como não sou um expert nesse assunto, conseguem me dar um luz?

Algo assim:
 
Última edição:
Sem fotos fica complicado tirar uma conclusão, teria algumas para analisarmos melhor?

Adicionei uma imagem esquemática acima, fica um pouco difícil de postar fotos porque esta uma bagunça doida aqui, dá até vergonha de postar essa bagunça kkkk
 
Foi malz trem bala, pois estive montando meu WC custom nestes dois dias num gabinete mini itx!

Sobre os radiadores, em relação a trepidação no lado posterior, ele encosta em algo? Já tentou fazer uma adaptador pra diminuir a trepidação?

Não existe possibilidade de colocar um radiador na parte superior do gabinete e o outro na fontal?

Caso queira usar ele alone, tente montar uma estrutura ao lado do gabinete ao menos e use aqueles fittings plug and play pra ajudar na manutenção ou pode pensar em fixar a estrutura na sua parede tmb ao lado do gabinete
 
Foi malz trem bala, pois estive montando meu WC custom nestes dois dias num gabinete mini itx!

Sobre os radiadores, em relação a trepidação no lado posterior, ele encosta em algo? Já tentou fazer uma adaptador pra diminuir a trepidação?

Não existe possibilidade de colocar um radiador na parte superior do gabinete e o outro na fontal?

Caso queira usar ele alone, tente montar uma estrutura ao lado do gabinete ao menos e use aqueles fittings plug and play pra ajudar na manutenção ou pode pensar em fixar a estrutura na sua parede tmb ao lado do gabinete

Vixx meu amigo só imagino o seu sofrimento, eu já estou passando raiva em um full tower imagine em um mini ITX...
Então eu estou usando um na parte superior e o outro na frontal mesmo, mas ta encostando e ta causando o ruído... coloquei um pedaço de borracha deu uma melhorada, mas ainda ta bem chato o ruído e fica bastante apertado... e eu queria resolver isso o quanto antes, já que pedi um bloco para a GPU na CH minha ideia é blocar a CPU e a GPU aproveitando que estou com uma boa margem de temperatura...

 
Vixx meu amigo só imagino o seu sofrimento, eu já estou passando raiva em um full tower imagine em um mini ITX...
Então eu estou usando um na parte superior e o outro na frontal mesmo, mas ta encostando e ta causando o ruído... coloquei um pedaço de borracha deu uma melhorada, mas ainda ta bem chato o ruído e fica bastante apertado... e eu queria resolver isso o quanto antes, já que pedi um bloco para a GPU na CH minha ideia é blocar a CPU e a GPU aproveitando que estou com uma boa margem de temperatura...

Não há possibilidade de virar um dos radiadores para o outro lado, assim evitando que os tubos atrapalhem na conexão?
E finalmente terminei meu WC custom aqui, hr de calibrar as coisas primeiro, rs
 
Não há possibilidade de virar um dos radiadores para o outro lado, assim evitando que os tubos atrapalhem na conexão?
E finalmente terminei meu WC custom aqui, hr de calibrar as coisas primeiro, rs

Posso tentar, mas se eu virar não vai dificultar ainda mais para a bomba? to preocupado acho que a minha bomba não tem força o suficiente...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo