https://www.pubg.com/pt-br/2019/03/19/carta-dos-desenvolvedores-rebalanceamento-de-loot-em-erangel/
Há dois anos nós lançamos Erangel, o primeiro mapa de PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS e, para muitos, a primeira experiência com um mapa feito para Battle Royale. Desde então, continuamos a melhorar o jogo e lançar novos mapas, deixando Erangel em um meio-campo entre a experiência básica do PUBG e um mapa um tanto ultrapassado. Sabemos que o mapa tem certos problemas e passamos bastante tempo colhendo e analisando feedback, principalmente relativo a saques e à taxa de geração de recursos. Depois de pensar muito em todos os fatores, decidimos remasterizar Erangel. Sabemos que vai ser difícil, porque não é nada simples pegar um mapa como Erangel e trazê-lo ao nível de fidelidade visual e tática dos mapas mais recentes sem deixar morrer a magia e a nostalgia que popularizaram-no — e o próprio PUBG — lá na época do lançamento. Só que é justamente por isso que queremos melhorá-lo e testá-lo com os nossos jogadores.
Um projeto desses exige muito esforço e será concretizado em fases, que ocorrerão durante vários meses. No decorrer do projeto, conforme concluirmos e aplicarmos cada mudança, vamos lançar seções da nova versão de Erangel para teste e feedback. Como um primeiro passo nessa tarefa colossal, vamos ajustar os saques e as taxas de geração do mapa, ajuste esse que planejamos aplicar ao servidor de teste em X. Hoje, queremos compartilhar com vocês a direção e a intenção das nossas alterações.
Antes de começarmos…
Como dissemos acima, um projeto desses exige tempo, testes e iterações. Queremos deixar bem claro que nenhuma fase disponibilizada para teste público será definitiva até que a apliquemos aos servidores de jogo. Além disso, quaisquer testes, impressões, vazamentos e coleta de dados devem ser vistos como uma só peça de um quebra-cabeças. Vamos acompanhar cada teste com o feedback de vocês e nossos dados internos, então fiquem de olho nos informes oficiais para saber mais dos testes de Erangel.
Taxas de geração de itens em Erangel
Nosso principal objetivo ao definir as taxas de geração de itens no PUBG é equilibrar o caos da sobrevivência em circunstâncias extremas com a diversão de conseguir suas armas preferidas. Para aumentar ainda mais o caos, o sistema de geração de itens do PUBG é aleatório e toma como base uma tabela que distribui o saque de modo diferente a cada jogo. Como este foi o nosso primeiro mapa, projetamos Erangel com um grande fator aleatório e uma taxa de geração mais baixa em mente.
Com a passagem do tempo e o lançamento de novos mapas, as estratégias e os padrões de jogo mudaram e evoluíram em relação aos primórdios do PUBG, o que deixou a defasagem do sistema de saque de Erangel ainda mais perceptível. Como recebemos cada vez mais feedback falando disso em escala global, fizemos tentativas de solucionar o problema.
Como é possível conferir no gráfico abaixo, desde a época do Acesso Antecipado até agora, aumentamos consistentemente a taxa de geração em Erangel. Em abril de 2018, mesmo depois da atualização em que excluímos roupas do mapa, continuamos a adicionar mais itens e acessórios para aumentar as taxas de geração. No entanto, conforme os padrões estabelecidos por novos mapas se popularizaram, começamos a considerar mudanças mais drásticas.
Correlação entre taxa de geração e taxa de aquisição
Conduzimos alguns experimentos de obtenção de itens com equipes profissionais no Modo esports para ver se conseguíamos resolver o problema de equilíbrio ajustando a taxa de geração. Concluímos que conduzir o teste no Modo esports em vez de no Modo Normal seria um jeito mais eficiente de testar o impacto dos ajustes das taxas de geração, já que o Modo esports conta com taxas de geração mais altas.
<Áreas em que cada equipe tenta saquear no teste (esquerda) / Gráfico de total de itens saqueados por área e valor esperado de obtenção de itens (direita)>
<Dados detalhados da taxa de eficiência de saque em 15 áreas>
O teste incluiu 15 áreas e examinou a eficiência dos saques. Queríamos ver quantos por cento de saque que era coletado ou deixado para trás. Houve uma taxa de 67,85% de obtenção de itens por todas as áreas: ou seja, quase 33% dos itens gerados eram desnecessários ou duplicados. Ainda mais revelador é o fato de que uma área específica contava com uma eficiência de saque de só 19,7%.
O teste nos ajudou a perceber que precisávamos aumentar o valor dos itens e equilibrar o saque em áreas em que os jogadores não encontravam itens bons em comparação com a importância e o tamanho da área em que estavam. Também testamos o saque sem levar em consideração a popularidade das diferentes áreas.
Além de tudo isso, analisamos os tipos de itens saqueáveis nas áreas principais do mapa, identificamos as características de cada área e analisamos os padrões de jogo favoritos da comunidade, inclusive as preferências de áreas dos jogadores, para equilibrar o saque.
Pudemos perceber uma clara diferença na taxa de aquisição de itens em cada área de Erangel e concluímos que também precisávamos equilibrar o saque para que ficasse bem distribuído por todo o mapa.
Objetivo do equilíbrio de saque em Erangel
Sanhok, caracterizado por dimensões menores, muito saque e combate mais ágil, era o principal comparativo que os jogadores usavam para falar da taxa de geração de Erangel. Muita gente queria uma experiência e um equilíbrio de saque similares em Erangel.
Nossos dados demonstram que surgem 4,75% de fuzis de assalto, 0,13% de DMRs e 0,26% de SRs em Sanhok, enquanto em Erangel surgem respectivamente 2%, 0,48% e 0,12%. Ou seja, as proporções de fuzis de assalto e SRs são relativamente pequenas em Erangel, em especial considerando a diferença de tamanho dos mapas. Para nós, Erangel representava nossa experiência de Battle Royale original, com alta taxa de geração de carregadores, pistolas e granadas, só que com taxas de geração menores para os itens mais potentes.
<Taxa de geração atual em Erangel e Sanhok por categoria>
Para o nosso teste futuro, decidimos ajustar a taxa de geração de Erangel com um pouco mais de ousadia, reduzindo a proporção de pistolas, carregadores e granadas para aumentar em cerca de 10% a 20% a quantidade de armas e equipamentos que desempenham um papel importante no jogo. Além disso, ajustaremos a quantidade de geração de itens por categoria para uma proporção similar à de Sanhok. Embora possa ser uma mudança considerável, queremos ajustar a quantidade de saque para uma melhor experiência sem perder as características únicas a Erangel. Nosso objetivo é evitar que Erangel passe a ser considerada uma versão maior de Sanhok.
Estamos ansiosos para saber o que vocês vão achar das mudanças, mas também sabemos que ainda há muito a fazer. Por exemplo, temos que equilibrar o saque entre os vários pontos do mapa. Vocês vão perceber uma leve diferença no saque de certos locais, mas devem ter uma experiência melhor em geral ao saquear no começo do jogo, obtendo equipamentos mais rápido e com mais facilidade. Só lembrem que esse é o primeiro teste, então o conteúdo da atualização não é definitivo. Vamos precisar do feedback de vocês para fazer novos ajustes e torcer para que, juntos, consigamos chegar a um equilíbrio ideal para Erangel.
Próximos passos
Como já mencionamos, equilibrar a taxa de geração não basta para resolver o problema de Erangel, então vamos continuar a alterar e ajustar vários elementos com o passar dos testes. Por exemplo, se o aumento na taxa de geração aumentar a frequência de combates no começo do jogo, a etapa intermediária da partida pode acabar prejudicada com menos jogadores em uma zona segura maior. Claro, vamos ficar de olho em como o tempo de jogo e os estilos mudam e ajustar conforme as necessidades.
Este aqui é um projeto bem pessoal pra gente do PUBG. Nosso objetivo, como sempre, é proporcionar o melhor Battle Royale realista do mercado. Remasterizar o mapa que começou toda essa incrível jornada é um modo de renovarmos nosso compromisso com esse objetivo. Como sempre, agradecemos todos vocês por nos enviarem feedback e mal podemos esperar para saber o que acharão das mudanças futuras de Erangel.
Fiquem ligados para mais informações!
Bom jogo para todo mundo,
— Equipe do PUBG