Pode por Micro-óleo no cooler???

JardelSky

Homem Pássaro
Registrado
Galera, tenho notado que os coolers do meu gabinete nao tão mais com aquele gáz de antigamente. Acho que deve ta faltando lubrificação mesmo. Eu tava pensando em tirar todos, limpar e colocar um pouco de micro-óleo (tipo WD-40). Será que tem problema? Alguem ja faz isso??? Eu uso no meu ventilador quando ele ta meio capenga e sempre funciona!!!
 
pode por sem problemas eu tbm sempre uso oléo aki, coloco com cotonete levemente umedecido, nunca tive problemas, problema da se vc deixar sem ou por de mais !!!:wave:
 
O cooler da minha cpu também não tava 100%, então desmontei ele, tirando aquela travinha atrás e coloquei graxa no eixo, lavei tudo com o WD-40 e agora ta novo :D

Aqueles coolers que começam a fazer barulho no inverno, uma injetada dentro dele ligado mesmo, já resolve.

WD-40 rlz :D
 
Eu Trabalho Com ManutenÇÃo De Micros E A Gente Usa Um Spray Lubrificante , Quando Tu Aplica Ele Fica Borbulhando , É Ótimo .
O Nome Dele É Rostoff , É Da Wurth!!!
 
Opa...valeu ai galera...ja testei aqui e ficou sussa! :) Tava com medo pq na lata do spray diz que ele é INFLAMÁVEL... ai fiquei com medo de carbonizar meu PC! :) Mas ficou beleza...valeu mais uma vez!
 
O bom é por grafite... mas qualquer tipo de óleo lubrificante ajuda e muito!!!

[χђ†].
 
O bom é por grafite... mas qualquer tipo de óleo lubrificante ajuda e muito!!!

[χђ†].

ae que tu se engana.
nao pode de jeito nenhum por oleo singer por exemplo.
com o tempo e a fricçao (mesmo que pequena, mas existe) associado a poeira, o óleo singer (ou qualquer óleo mais viscoso) acaba virando uma graxa, essa graxa vai virando uma pasta cada vez mais espessa até que trava o cooler. vira maior *****.

o ideal é pó de grafite mesmo ou desingripante (aquele óleo da wurth que vem numa latinha, tipo spray)

edit, só tenho dúvida porque pó de grafite é carbono, e carbono é um exelente condutor elétrico, como é a reação dele num cooler ou componenete elétrico? ou o pó de grafite não conduz eletricidade?
 
ae que tu se engana.
nao pode de jeito nenhum por oleo singer por exemplo.
com o tempo e a fricçao (mesmo que pequena, mas existe) associado a poeira, o óleo singer (ou qualquer óleo mais viscoso) acaba virando uma graxa, essa graxa vai virando uma pasta cada vez mais espessa até que trava o cooler. vira maior *****.

o ideal é pó de grafite mesmo ou desingripante (aquele óleo da wurth que vem numa latinha, tipo spray)

edit, só tenho dúvida porque pó de grafite é carbono, e carbono é um exelente condutor elétrico, como é a reação dele num cooler ou componenete elétrico? ou o pó de grafite não conduz eletricidade?

Hum...:boring:

Bom saber disso... mas eu so uso aqueles óleos de spray ou grafite!!

Grafite é condutor e tem uma resistencia nele... mas por está em pó e ser bem fino, acaba nem conduzindo e nem influenciando o campo magnéfico dentro do cooler... Pois o mesmo gira por força de campo magnético!

O grafite acaba sendo atraido por esse campo magnético e fica em cima dos filamentos de cobre, fazendo uma camada protetora que não é fixa no filamento...

[χђ†].
 
Hum...:boring:

Bom saber disso... mas eu so uso aqueles óleos de spray ou grafite!!

Grafite é condutor e tem uma resistencia nele... mas por está em pó e ser bem fino, acaba nem conduzindo e nem influenciando o campo magnéfico dentro do cooler... Pois o mesmo gira por força de campo magnético!

O grafite acaba sendo atraido por esse campo magnético e fica em cima dos filamentos de cobre, fazendo uma camada protetora que não é fixa no filamento...

[χђ†].

uhnnn interessante. e se cair, por exemplo, uma quantidade considerável sobre a placa mae, de repente unindo duas trilhas diferentes na solda?
bom, acho que num da nada, pelo que tu falou pelo fato de ser bem fininho.


essa do óleo singer eu descobri da pior forma possível.

eu botei óleo singer, e depois de uns meses eu comecei a sentir cheiro de queimado no pc. quando olhei dentro, o cooler do cpu ja tava com aquele adesivinho em cima DERRETIDO, de tanta fricçao que tava rolando dentro do motorzinho por causa do óleo que ja tinha virado uma pasta dura. obviamente, todo aquele calor tava sendo enviado direto pro dissipador do cpu..
aogra imagina o estrago se o cara faz isso no pc de um cliente, que mal sabe pra que serve um cooler.

depois eu fui me informar a respeito, e alguns professores (de informatica e fisica) me disseram isso ae.
 
Eu Trabalho Com ManutenÇÃo De Micros E A Gente Usa Um Spray Lubrificante , Quando Tu Aplica Ele Fica Borbulhando , É Ótimo .
O Nome Dele É Rostoff , É Da Wurth!!!

Rostoff serve para tirar ferrugem.. não é lubrificante...


Esses óleo de máquina ou singer.. não devem colocar mesmo.. vai acumulando sujeira e fica pior do que sem..
O ideal é mesmo por desingripante ou uma vaselina..
 
Amigos,

a solução ideal para cooler embuchados (sem rolamento) é graxa de silicone ou em último caso graxa azul automotiva.

Nunca usar em hipótese nenhuma grafite, pois além de ser condutora e poder ir para o impresso do cooler, ela é abrasiva e irá destruir a bucha de bronze fosforoso ou o rolamento.

WD40 e similares dão resultados imediatos mas como eles secam com o tempo, logo você vai ter usar novamente.

Óleo 10 ou como normalmente chamado Singer, tem o problema de secar com o tempo e se transformar num grude.

Graxa de silicone para quem não sabe, é usada na lubrificação permanente das suspensões dos veículos atuais. Ela suporta altas temperaturas, não sai do lugar e não acumula sujeira. Pode ser encontrada na Santa Efigênia, por exemplo, nas lojas que vendem pasta térmica.

A graxa azul automotiva é usada nos rolamentos das rodas de todos os veículos, suporta alta temperatura e não altera as características com o tempo. Pode ser encontrada em lojas de autopeças.

Obs.: Pessoalmente eu prefiro graxa de silicone, pois é transparente e não faz muita sujeira ao aplicá-la. Desmonte o cooler retirando-o do eixo e aplique a graxa no eixo, colocando-o no lugar girando, para que a graxa se espalhe. Retire o excesso e tampe o local com a etiqueta ou fita crepe.

Espero ter sido de ajuda.

[]'s Vinagre
 
Pois é,grafite guarda para por na fechadura mesmo.

Aqui no meu cooler Box,eu passei singer,e realmente cria uma crosta,no começo silenciou e fez o bichinho voar,mas depois cria crosta mesmo,se for passar singer,terá de limpar e repassar dentro de uns meses.
 
Eu aki passei singer no meu, como posso limpar ele pra não dar esse problema da crosta? Qual a faixa de preço dessa graxa de Silicone?
 
Eu aki passei singer no meu, como posso limpar ele pra não dar esse problema da crosta? Qual a faixa de preço dessa graxa de Silicone?

Limpar bem mesmo só desmontando,mas é dificil.Tem gente que lavou com água e sabão,ficou ótimo,mas parou de funciona algumas horas depois ! hehe
 
uhnnn interessante. e se cair, por exemplo, uma quantidade considerável sobre a placa mae, de repente unindo duas trilhas diferentes na solda?
bom, acho que num da nada, pelo que tu falou pelo fato de ser bem fininho.


essa do óleo singer eu descobri da pior forma possível.

eu botei óleo singer, e depois de uns meses eu comecei a sentir cheiro de queimado no pc. quando olhei dentro, o cooler do cpu ja tava com aquele adesivinho em cima DERRETIDO, de tanta fricçao que tava rolando dentro do motorzinho por causa do óleo que ja tinha virado uma pasta dura. obviamente, todo aquele calor tava sendo enviado direto pro dissipador do cpu..
aogra imagina o estrago se o cara faz isso no pc de um cliente, que mal sabe pra que serve um cooler.

depois eu fui me informar a respeito, e alguns professores (de informatica e fisica) me disseram isso ae.

É complicado!! Aprender coisas ruins na prática sempre é uma experiência, mas acontece!!!

Caso se cair nem dá nada... Ele não consegue conduzir estando em forma de pó, pois não da o curto circuito pelo que sei... Alem disso esse grafite deve ser misturado com algo junto!!!

Acabei de descobrir que os 3 PCI da minha mobo estão queimados e com problemas! hehehehe, fda ne?? :D:boring:

[χђ†].
 
Bom os amigos que me desculpem, mas, vocês estão usando o produto errado para essa função (lubrificar eixo/bucha ou rolamento de uma fan) todos esses spray’s comentados são na maioria desingripantes e não lubrificantes, desingripantes servem para desingripar algo que esteja com alguma oxidação (amaciar rosca por exemplo) etc por isso parece ferver quando aplicado, lubrificantes resisti ao trabalho de lubrificar por um bom tempo, desingripante só funciona por pouquíssimo tempo nessa função; grafite seja em pó ou em spray não é recomendado para usar em um sistema eixo/bucha como a maioria das fan's, mas funciona.
Se vocês quiserem usar um bom lubrificante para fan, usem vaselina, é neutra e resisti bem, agora, se quiserem arrumar um ótimo produto para essa função, usem óleo sintético, óleo sintético tem curva de viscosidade constante ("não deixa" o eixo entrar em atrito com a bucha da fan) é show de bola; é claro que não precisam comprar, é só irem a um ponto de troca de óleo ou posto de combustível e pedir o litro "vazio" de alguma troca que vai ter muito óleo de resto para lubrificarem suas fan's, a durabilidade é muito boa e o giro aumenta devido ao menor atrito, vale a pena dar uma pernada até um posto.
Podem escrever o que eu vou dizer, se colocarem desingripante em uma fan eixo/bucha que gira acima de 2.000RPM, não chega 15 dias vai começar a fazer barulho tipo vibração depois vai acabar travando.
É uma dica para o pessoal, se quiserem fazer, boa sorte.




Limpar bem mesmo só desmontando,mas é dificil.Tem gente que lavou com água e sabão,ficou ótimo,mas parou de funciona algumas horas depois ! hehe
Nai, lavar uma placa mãe, uma fan, uma placa de vídeo etc com agua e sabão realmente não é recomendado, mas isso não quer dizer que é lavar dessa forma que vai danificar o hardware o que não pode é ligar com algum tipo de umidade só isso.
Ja lavei a minha placa mãe debaixo da torneira com detergente e pincel, estou digitando agora usando ela hehehe, de qualquer forma, o correto é usat alcool isopropilico mesmo:thumbs_up

É complicado!! Aprender coisas ruins na prática sempre é uma experiência, mas acontece!!!
Caso se cair nem dá nada... Ele não consegue conduzir estando em forma de pó, pois não da o curto circuito pelo que sei... Alem disso esse grafite deve ser misturado com algo junto!!!
Acabei de descobrir que os 3 PCI da minha mobo estão queimados e com problemas! hehehehe, fda ne?? :D:boring:
[χђ†].
AlettoGrosso o grafite mesmo em forma de pó continua sendo um condutor porém, bem menos eficiente devido o carbono estar mais separado ainda, mas se passar o dedo sobre o pó, ai ja era né; o que dificulta realmente fechar curto entre duas trilhas da placa, é o verniz que é usado para proteção, se não tivesse o verniz babau e a oxidação era braba:D
 
Nossa...quanta informação!!! A que achei melhor, e nao tinha parado pra pensar nisso, foi a do amigo RIBEIROCROSS. Ele tem razão!!! Se esses óleos sintéticos sao usados pra lubrificar motor de carro, deve ser mesmo ótimo pra lubrificar um cooler. O foda deve ser conseguir por esse óleo no cooler, que, ao contrário do Micro-óleo (WD-40) nao vem com aquele tubinho pra por em locais difíceis. fora isso, acho que eh a melhor opção mesmo! O lance da GRAXA...imagina ai colocar graxa num cooler?? como faz? tem que desmontar e muitos nao da pra fazer isso...:(
 
Sim a fan tem que ser desmontada para ser bem lubrificada.
Na verdade quando uma fan apresenta esse tipo de problema comentado acima, tem que ser desmontada é uma questão de necessidade, mesmo porque, se não for desmontada não tem como retirar o resíduo velho que já perdeu sua função e que só vai servir como sujeira e engripante no sistema, injetar desingripante sem retirar o “lubrificante” velho, é um servicinho muito mal feito, é só provisório mesmo.

Para desmontar uma fan e fazer um trabalho correto é muito fácil, basta apenas retirar aquele adesivo que fica colado no fundo ou um guarda pó que é encaixado depois retirar uma travinha de plástico e puxar pelas pás ou empurrar pelo eixo que desmonta; esse é o tipo de serviço inviável para uma loja de conserto, mas para o dono da fan que tiver as manhas em fazer fica até melhor que uma fan nova, dura muito mais um bom lubrificante do que o lubrificante que vem de fábrica, um bom produto como óleo sintético alonga a vida da fan pela característica que já comentei acima.

O adesivo é retirado facilmente, não existe dificuldade alguma assim como o guarda pó que é uma tampa de plástico encaixada (na maioria das fan’s) é só usar algo e fazer uma alavanca que desencaixa o guarda pó, a trava é um pouco mais difícil de retirar, mas usando algo meio pontiagudo é mole; eu sempre uso um pedaço de raio de bicicleta com a ponta esmerilada para isso, pode ser usado algo parecido; para retirar a trava é só achar a junção das duas pontas, empurrar uma delas para baixo para poder encaixar a ferramenta embaixo da outra ponta e forçar para cima, depois é só ir desencaixando com cuidado, coloque o dedo de forma a evitar que a trava saia voando e perca:fist: é muito fácil se tiver um pouco de habilidade, se necessitar de mais informação é só perguntar ok:thumbs_up
 
ribeirocross, óleo sintético até que seria adequado, não fosse o problema de a maioria ter aditivos detergentes, e não terem a preocupação de serem isolantes (podem atacar outras partes do cooler).
Vaselina nem pensar, com o calor ela escorre, e depois de algum tempo, não terá mais nada no eixo.

Hoobastank, a graxa de silicone custa em torno de 2 reais um potinho de 10 gramas e dá para lubrificar uns 50 coolers.

Gente, lubrificação é um negócio sério, para cada caso e finalidade, existe um tipo diferente de lubrificante, seja óleo, graxa ou pó. Se quizerem se aprofundar no assunto é só pesquisar no Google, que tem muita coisa que a gente nem imaginaria.

[]'s Vinagre
 
Vinagre O que eu disse não foi no chutômetro amigo, eu disse com convicção, conheço o produto na prática, não opinei baseado em informação da Internet.
Olha só, os aditivos detergentes contidos nos óleos só agem sobre as partículas de carvão formada pela queima da combustão do motor, portanto, não tem sentido dizer que vai agredir alguma coisa no cooler, ou melhor, óleo a base sintética agride menos o latão que é a (bucha) ferro doce (eixo) e o plástico que é a (base) do que óleo mineral e são só nesses pontos citado que ele vai ter contato então, não sei de onde o amigo tirou a idéia de agredir outras partes do cooler, pode explicar e esclarecer melhor?
Em relação ao que você disse sobre a vaselina, tem sentido sim, mas qual será a temperatura do conjunto eixo/bucha/base suficiente para escorrer a ponto de ser totalmente escoada.
Por falar em graxa de silicone, graxa de silicone não foi concebida para ser usada em rolamentos buchas e eixos que giram em alta rotação, pois ela tem função mais de proteção do que lubrificação, depende do tipo de polímero obtido do silicone; o silicone quando submetido em algum tipo de atrito ele aquece, por isso é mais usado em funções com pouco movimento; você sabe que tipo de polímero de silicone é usado neessa graxa que você indicou?
Você pode explicar melhor e deixar mais claro o porque que a graxa de silicone é melhor lubrificante que o óleo sintético no caso do uso para fan's? Abraço.
 
é muito simples mesmo faze a lubrificação..
apenas tome cuidado na hora de retirar a travinha de plastico, retire facil com um alicate de ponta.
fui inventar de tirar na pinça quase me ferrei :D
pode lavar sim com agua e sabão se depois deixar secar bem, pois você molhou o circuito do magneto..
sempre usei singer mas sem abusar, usei um cotonete passei o oleo apenas em volta do rolamento.
 
demoro mano, vai ficar bem melhor
 
Vaselina com uma seringa não rola?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo