Por que ninguém viaja para o Brasil?

na bahia, não só turista, mas todo cliente é mal tratado na área de turismo. se você vai ao pelourinho conhecer umas construções históricas, uma verdadeira gangue se forma ao seu redor, de maneira bastante invasiva, insistente e até criminosa, obrigando vc a comprar fita, chaveiro ou qualquer merda que você não queira, e por preços altos! insistir que não quer vai fazendo essas pessoas terem um comportamento cada vez mais agressivo. pouco tempo atrás teve uma entrevista da emissora local da tv globo sobre esse problema e a única solução acharam eles era cursos rápidos de boas maneiras... e só. eu acho que era pra ser caso de polícia.
esse tratamento vc encontra em qualquer ponto turístico em salvador, mercado modelo, rio vermelho, qualquer lugar. vao tentar enfiar o máximo que puderem e cobrando preços absurdos.
porem temos outro lado, dando uma volta pelo recôncavo da bahia, é impressionante o quanto você é tratado mal... Vai em um restaurante conhecer uma maniçoba e os funcionários sequer trazem um sorriso no rosto, as vezes mal escutam o pedido, isso em qualquer restaurante. se achar um que todos os funcionários estejam bem preparados para atender bem, certamente o point vai virar referência.
Únicos lugares que de fato vi um atendimento mais elegante foram em resorts de luxo, um em costa do sauípe... porém, mais uma vez, vai depender exclusivamente de em qual hotel dentro do resort, com qual fitinha você estará, pois até o tom muda quando falam com você... kkkkkkkkkkk

não sei porque desenham o povo baiano como bem receptivo e nao sei o que... tem algo errado ai.
 
Vou dar um exemplo prático. Sou casado a 3 anos, nesse tempo de casado já realizei umas 5 viagens com minha esposa e apenas uma delas foi para o Brasil, que foi em Gramado. E porque isso? Eu sempre buscava planejar algo pelo Brasil, mas após ver o preço, eu preferia viajar para o exterior, porque o custo-benefício é muito maior. (obs: moro em Brasília). Então se eu que estou no Brasil e vejo que o custo-benefício para viajar para o exterior é maior do que no próprio país, quanto mais quem mora no exterior? Tem que ter muita vontade para que o gringo venha ao Brasil em vez de todas as outras opções que estão disponíveis a ele. E a viagem que fiz para Gramado é porque queríamos conhecer muito lá mesmo, mas eu gastei praticamente o mesmo lá do que em uma boa viagem que fiz para Buenos Aires, por exemplo.

Agora eu estou buscando focar em viajar mais pelo Brasil, gostaria de fazer até um cruzeiro, mas aí eu vou olhar os preços de um cruzeiro no Brasil e é mais caro que um no exterior, sendo que o do exterior o cruzeiro possui um nível mais alto. Então realmente é complicado, estou monitorando os preços de cruzeiros aqui no Brasil, mas por enquanto estou inclinado a fazer um no exterior, justamente pelo bendito custo-benefício. E pela matéria postada no fórum, consigo compreender porque aqui os cruzeiros são mais caros.

Então é uma pena, eu mesmo gostaria de conhecer mais o Brasil, só que eu minha esposa temos um perfil de ficarmos em um bom hotel e ter certas comodidades, não somos um perfil "mochileiro" e realmente nesse perfil fica muito caro viajar aqui no Brasil.
 
Claro que a gente não recebe turistas. Os nossos governos (todos eles) sempre encaram a indústria do turismo como uma coisa secundária, uma alternativa a exploração mineral, ao agronegócio e a outras indústrias de base. A gente tem turismo pra todo tipo de público no Brasil, pra todo tipo de gosto e pra todo tipo de bolso. O que falta é o Governo Federal encarar isso como uma coisa realmente séria e com possibilidades de ganho reais.

Exemplo: 30 anos atrás a Tailândia era um destino exótico no fim do mundo que um número relativamente pequeno de europeus hippongos ia para passar férias. Eles precisaram de décadas de investimento em desenvolvimento da infraestrutura hoteleira, investimento em mão de obra e muito marketing pra colocar o país entre os grandes destinos do turismo internacional. E os caras fizeram isso mesmo tendo praticamente todos os nossos problemas sociais, talvez até piores em alguns casos.

Exemplo 2: percebam como Israel está investindo pesado em turismo. 10 anos atrás quem ia pra lá tava em busca quase que exclusivamente de turismo religioso em Jerusalém. De uns anos pra cá os caras começaram a vender a imagem de que são um país moderno, com valores ocidentais e abertos a receber "minorias" que você imaginaria que não são/seriam bem recebidas por lá, como homossexuais. Eu já vi inclusive propaganda governamental de turismo em Israel reforçando a proximidade com Petra, na Jordânia. Tipo, olha mentalidade dos malucos! A gente tá muito mas muito atrás dessa galera.
 
Claro que a gente não recebe turistas. Os nossos governos (todos eles) sempre encaram a indústria do turismo como uma coisa secundária, uma alternativa a exploração mineral, ao agronegócio e a outras indústrias de base. A gente tem turismo pra todo tipo de público no Brasil, pra todo tipo de gosto e pra todo tipo de bolso. O que falta é o Governo Federal encarar isso como uma coisa realmente séria e com possibilidades de ganho reais.

Exemplo: 30 anos atrás a Tailândia era um destino exótico no fim do mundo que um número relativamente pequeno de europeus hippongos ia para passar férias. Eles precisaram de décadas de investimento em desenvolvimento da infraestrutura hoteleira, investimento em mão de obra e muito marketing pra colocar o país entre os grandes destinos do turismo internacional. E os caras fizeram isso mesmo tendo praticamente todos os nossos problemas sociais, talvez até piores em alguns casos.

Exemplo 2: percebam como Israel está investindo pesado em turismo. 10 anos atrás quem ia pra lá tava em busca quase que exclusivamente de turismo religioso em Jerusalém. De uns anos pra cá os caras começaram a vender a imagem de que são um país moderno, com valores ocidentais e abertos a receber "minorias" que você imaginaria que não são/seriam bem recebidas por lá, como homossexuais. Eu já vi inclusive propaganda governamental de turismo em Israel reforçando a proximidade com Petra, na Jordânia. Tipo, olha mentalidade dos malucos! A gente tá muito mas muito atrás dessa galera.

Na mesma onda vai o Marrocos. Vi que uns poucos anos atrás do rei do Marrocos (sim, uma monarquia) queria dobrar o número de turistas até 2020. E eu estive lá em Marrakech começo do ano e te digo que estão no caminho certo.

Primeiro, o aeroporto dos caras da de 10 a 0 em muito aeroporto brasileiro e até uns europeus menores. Aí você vê que a cidade apesar de ter bastante pobreza não tem mendigo quase e tem muita polícia, então é seguro. A quantidade de hotéis, tanto de mochileiro quanto chiques, é enorme. Você levanta uma pedra no chão e aparecem três casas de câmbio, sem falar inúmeros caixas automáticos espalhados pela cidade. Todos os pontos turísticos são extremamente bem cuidados.

Cara, é completamente diferente do Brasil.
 
O pessoal tem que aceitar que o Brasil não é um país bonito. Quase todo canto é feio. E quando a pessoa ve uma foto bonita e decide visitar por causa da paisagem é estorquido até sair de cueca em passeios fake e agências de bandidos. Além de Transporte e hotelarias superfaturados. Não vale a pena gastar dinheiro aqui. Viajei no feriado pra Gramado RS e a cidade inteira é baseada em atrações fake. Turista vai por causa do clima e chocolates que é o forte. E não tem o que fazer fica caindo nas armadilhas de turistas artificiais. Não vale a pena gastar 1 centavo viajando por aqui. É até mais barato fazer viagem internacional.

Fui a um restaurante o garçom tentava nos enganar de toda forma possível. Trazia sempre coisas errada que não pedimos e que eram caras, sorte que eu estava esperto e tudo confirmava antes e pedia pra retirar da mesa. Até na conta o preço veio bem a mais do que pegamos. Compramos um passeio que parecia legal. Terminou em 5 minutos, e no final tinha um fotógrafo que ficou 30 minutos tirando nossas fotos pra depois querer cobrar 30 reais por foto, assalto descarado.
 
Última edição:
Na mesma onda vai o Marrocos. Vi que uns poucos anos atrás do rei do Marrocos (sim, uma monarquia) queria dobrar o número de turistas até 2020. E eu estive lá em Marrakech começo do ano e te digo que estão no caminho certo.

Primeiro, o aeroporto dos caras da de 10 a 0 em muito aeroporto brasileiro e até uns europeus menores. Aí você vê que a cidade apesar de ter bastante pobreza não tem mendigo quase e tem muita polícia, então é seguro. A quantidade de hotéis, tanto de mochileiro quanto chiques, é enorme. Você levanta uma pedra no chão e aparecem três casas de câmbio, sem falar inúmeros caixas automáticos espalhados pela cidade. Todos os pontos turísticos são extremamente bem cuidados.

Cara, é completamente diferente do Brasil.

Um exemplo que eu gosto aqui no Brasil sobre mudança no perfil de turismo: Guarapari-ES. Não que a cidade receba turistas do mundo, mas foi feito um trabalho extenso por lá para requalificar o perfil do turista que vai pra lá nas férias. Eu como frequentador há 30 anos posso atestar que melhorou 1000%. Pra começar que houve um trabalho para investimento em infraestrutura das áreas mais turísticas (asfalto, esgoto, jardins...), teve um incentivo ao comércio (quando a gente ia pra lá no começo dos anos 90 tinha que levar a feira dos dias todos, porque os mercados de lá eram caros e horríveis), fizeram uma requalificação da orla da cidade e desestimularam a farofagem na praia.

Eu honestamente não sei sobre o quanto a arrecadação da cidade mudou, ou se houve alguma melhora dos serviços de saúde e educação, mas visivelmente a cidade melhorou demais e o perfil dos turistas mudou muito também. Acho que é um case interessante, certamente não é perfeito, mas é bem interessante.
 
Só reforçando:
- Preço BR é absurdo, depende o destino sai mais barato ir pra outro país;
- Violência é algo relativo, vc pode ser assaltado aqui, na Europa ou nos EUA, depende pra qual cidade você vai;
 
Exemplo: 30 anos atrás a Tailândia era um destino exótico no fim do mundo que um número relativamente pequeno de europeus hippongos ia para passar férias. Eles precisaram de décadas de investimento em desenvolvimento da infraestrutura hoteleira, investimento em mão de obra e muito marketing pra colocar o país entre os grandes destinos do turismo internacional. E os caras fizeram isso mesmo tendo praticamente todos os nossos problemas sociais, talvez até piores em alguns casos.

Propaganda não é tudo, fui na Tailândia ano passado e isso só reforça o que a maioria das pessoas estão dizendo no tópico:

Taxa de homicidios do Brasil: 30,3 a cada 100 mil habitantes
Taxa de homicidios da cidade MAIS SEGURA DO BRASIL: 2,4 a cada 100 mil habitantes (Jaraguá do Sul - SC, cidadezinha de 120 mil habitantes)
Taxa de homicidios da Tailândia: 3,2 a cada 100 mil habitantes

Sem falar no quesito roubo, MUITO tranquilo! Assim como aqui no Japão as pessoas largas suas BOLSAS nos bancos dos trens para ganhar lugar para ir ao banheiro (Tem banheiro nos vagões), aliás, as pessoas deixam até os capacetes soltos nos estacionamentos, e muitas vezes até com a chave no contato quando é ''rápido''...não preciso nem dizer sobre o Brasil

xas8ox.jpg

14e9zdz.jpg

118n47o.jpg


MUITO mais seguro que o Brasil!

Sem falar nos preços, fiquei no Hotel Dang Derm no coração de Bangkok por pouco mais de 100 reais!

vh8a5k.jpg


Fora que há comidas baratas por lá, este barquinho no mercadinho flutuante de Bangkok por exemplo, 30 baht = 3,70 reais / 40 baht = 4,90 reais

70bzi8.jpg


Biscoitos, wafers, salgadinhos, tudo por 1 real

11uewwn.jpg


Fora que há muitas coisas exóticas e baratas para se fazer, como andar de elefantes pelas ruas

ej3b6.jpg


Ou ir nos inumeros mercados flutuantes

wmftb7.jpg


Sem falar nos MILHARES de templos para todo lado, são 3 mil templos apenas em Bangkok, muitos, como vários em Ayutthaya, não se precisa pagar nada...aliás, tudo que falei é de apenas Bangkok, nem citei outras cidades mais turisticas ainda...poxa cara, dizer que o Brasil só não tem turistas como a Tailândia por falta de propaganda é até sacanagem kkkkkkkk...O Brasil não tem a mesma quantidade de atrações, é CONHECIDAMENTE MUITO violento (Lembro-me de passar na TV Japonesa na época das olimpiadas no rio os crimes que aconteciam aí na luz do dia e os japoneses ficaram ABISMADISSIMOS de como aquilo podia acontecer daquele jeito), sem falar nos preços ABSURDOS! Na época da olimpiadas passou na TV daqui uma vez falando exclusivamente dos preços altos do Brasil, lembro que deram uma grande enfase no preço das Coca Colas (Mais que o DOBRO daqui do Japão), os japoneses só repetiam a pergunta: PORQUE tão caro??...enfim, pode ter certeza que falta de propaganda não é, afinal, TODOS conhecem MUITO BEM o Brasil, mas ninguém quer ir não, a não ser que você esteja dizendo de propagandas falsas ahhauehhuea...Pelo que falei com alguns japoneses, o que faz eles não quererem DE FORMA NENHUMA ir ao Brasil é a violência, e depois o preço alto.

Uma vez ouvi dizer que São Paulo era parecido com Nova Iorque, só que mais pobre e mais cara...aí eu me pergunto: Para que alguém vai ir pra São Paulo ao invés de Nova Iorque então?
 
Só reforçando:
- Violência é algo relativo, vc pode ser assaltado aqui, na Europa ou nos EUA, depende pra qual cidade você vai;
A cidade mais segura do Brasil (Jaraguá do Sul - SC) é mais violenta que a GRANDE maioria dos Países Europeus/Asiáticos

Você pode ser roubado em qualquer lugar do mundo, mas em alguns com uma probabilidade MUITO menor:

Taxa de roubos a cada 100 mil habitantes

Brasil: 572,7 (PORÉM estimasse que em Países subdesenvolvidos como o Brasil 90% dos roubos não são relatados, ou seja, na verdade deve ser algo em torno dos 6.000 roubos)
França: 162,9 (Oficialmente 3 vezes e meio mais segura que o Brasil, mas na real deve ser 35 vezes mais segura)
Japão 2,4 (Oficialmente 238 vezes mais segura que o Brasil, mas na real deve ser 2.380 vezes mais segura)
 
Última edição:
Moro na Itália e conheço vários italianos que já visitaram o Brasil e a grande maioria não voltaria. Entre eles é unânime a beleza e simpatia no nosso povo mas infelizmente a inseguraça afasta-os.
 
Moro na Itália e conheço vários italianos que já visitaram o Brasil e a grande maioria não voltaria. Entre eles é unânime a beleza e simpatia no nosso povo mas infelizmente a inseguraça afasta-os.

Mas eles foram pra onde, pro Rio?

Pois Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado do BR e tem total sensação de segurança.
Rio Grande do Sul, principalmente região de Gramado que é o sexto maior destino também.

Santa Catarina toda também. E Florianópolis é o segundo destino mais visitado.

Nordeste nunca fui mas meus parentes que foram se sentiram totalmente seguros.

Pra pessoa dizer que no BR não tem segurança somente se ela foi pro Rio.
 
Mas eles foram pra onde, pro Rio?

Pois Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado do BR e tem total sensação de segurança.
Rio Grande do Sul, principalmente região de Gramado que é o sexto maior destino também.

Santa Catarina toda também. E Florianópolis é o segundo destino mais visitado.

Nordeste nunca fui mas meus parentes que foram se sentiram totalmente seguros.

Pra pessoa dizer que no BR não tem segurança somente se ela foi pro Rio.
Não sei todos ao certo mas um deles sei que foi Foz e posso te falar (já fui muito ai) que a nossa sensação de segurança é totalmente diferente da deles. Não sei quais experiências já teve no exterior mas a diferença é gritante! Um deles morou por dois anos em Salvador, por incrivel que pareça é o único que realmente voltaria e ama aqui!

Além da insegurança tem o lado de que o brasileiro se acha mais esperto do que o resto do mundo, vários me contaram casos em que foram passados para trás (eu como paulista já passei por isso em outros estados, inclusive ai em Curitiba).

Eu amo o Brasil e sempre recomendam quando perguntam, acho aqui mais bonito do que vários outros países que já visitei!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo