• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Porcentagem de bad blocks num HDD?

Prints para podermos ajudar melhor, de preferência CrystalDiskInfo, HD Tune e HDD Guardian.
 
Olá Termal,

A maioria dos sistemas operacionais oferece utilitários integrados para verificar erros no seu disco rígido e identificar ou reparar setores defeituosos. Embora um setor de disco rígido não possa ser reparado, o SO identifica-o como ruim e o realoca, o que basicamente significa que ele o ignora a partir daquele momento. Os setores defeituosos podem, às vezes, ser reparados pelos utilitários de reparo de disco do sistema operacional ou pela formatação da unidade.

Tente reparar com o CHKDSK:

1. Pressione Win+R para abrir a caixa de Executar e digite cmd e clique em "OK"
2. Na janela do Prompt de Comando, digite CHKDSK /R /F /X e pressione ENTER.
3. Talvez seja necessário reiniciar para efetuar a verificação.

Esse método é mais completo, porém também é mais demorado. Depois de ter concluído este passo, digite o seguinte no prompt do comando, e pressione ENTER: sfc /scannow

Blocos ruins não significam necessariamente que a unidade está ruim, é normal apenas porque a unidade está em uso mas se sua unidade parece ter um novo bloco ruim a cada semana, isso pode ser um sinal de falha iminente. Outros sinais de um disco rígido em suas últimas etapas são problemas operacionais, arquivos ausentes ou tempos de carregamento excepcionalmente longos, sons estranhos especialmente como arranhando, moendo ou clicando. Se a falha for iminente, faça um backup o mais rápido possível e descarte esse disco.
 
velho, esse HDD já era... não adianta tentar remendar algo que não tem remendo...

faça backup URGENTE dos teus dados importantes (isso se conseguir) e só use esse HDD pra coisas sem nenhuma importância (se funcionar)...
 
Você pode tentar o HDD Regenerator, mas ele não vai recuperar todos os bad blocks não, 7,8% num disco de 1 TB é muito.
 
chkdsk tem um log no event viewer dizendo q c: só tem 40 KB defeituoso. Agora rodei de novo e diz q tem 0 KB defeituoso??? Impossível, várias vezes o windows travou pq algum arquivo em alguma pasta foi corrompido e o windows tentou ler.

HDD regenerator não pode fazer nada. Ele precisa dar boot, mas ele não é compatível com UEFI, então não consegue dar boot.
 
Se este for o caso, a operação parece ter sido bem-sucedida e seus problemas com blocos defeituosos eram relacionados a software e não relacionados a hardware, felizmente.
 
O chkdsk tá errado. Já faz alguns meses q vários arquivos pequenos começaram a corromper do nada, texto e imagem. Agora foi o banco de dados do perfil do firefox. Tava muito estanho o firefox demorando 10 minutos pra abrir e usando 100% do HDD. Descobri q o arquivo q guarda justo o histórico de URLs visitados não consegue mais ser lido.

Umas semanas atrás tinha usado o HDDscan. Mas depois de umas 8 ou 9 horas, a janela dele só mostrava bad blocks sem sequência. Aí eu pensei q tinha alguma coisa errada, ele começou mostrar bad blocks tudo em sequência, a janela inteira marcava B atrás de B. 9 horas depois e já não parava mais de contar mais e mais bad blocks, como não sabia quando que ia terminar, fechei.
 
Última edição:
O chkdsk tá errado. Já faz alguns meses q vários arquivos pequenos começaram a corromper do nada, texto e imagem. Agora foi o banco de dados do perfil do firefox. Tava muito estanho o firefox demorando 10 minutos pra abrir e usando 100% do HDD. Descobri q o arquivo q guarda justo o histórico de URLs visitados não consegue mais ser lido.

Umas semanas atrás tinha usado o HDDscan. Mas depois de umas 8 ou 9 horas, a janela dele só mostrava bad blocks sem sequência. Aí eu pensei q tinha alguma coisa errada, ele começou mostrar bad blocks tudo em sequência, a janela inteira marcava B atrás de B. 9 horas depois e já não parava mais de contar mais e mais bad blocks, como não sabia quando que ia terminar, fechei.

Se a contagem de blocos ruins estiver aumentando com o tempo você pode estar tendo problemas de "Write Amplification"/"Amplificação de Gravação". E isso acontece porque existem softwares instalados em seu computador que podem estar fazendo backups desnecessários em seu disco rígido ou apenas escrevendo mais do que o necessário, ou também que a unidade em uso não foi projetada para lidar com a quantidade de leituras e gravações dadas a essa unidade.
 
O HD Tune mostrou 7.8% de bad blocks num HDD de 1 TB, sendo menos q isso na prática.

A conta dá 73 GB de bad blocks? O HDD tá com 73 GB danificado?

Tenho um hd de 3 TB que estava fazendo tic, tic e com + de 10.000 bads, travando e as vezes até sumindo do explorer, comprei um de 4tb na primeira meia hora do backup os tiques pararam demorou cerca de 6 horas.

Usei o low level format tols, e depois o HDD Regenerator.
Agora ele está aqui bonzinho :bwahaha:
Tem o disk info que diz que ele tem expectativa de vida de 10 dias :haha:

Estou deixando ele para baixar e upar arquivos que eu não me importaria de perder.

Em qualquer aplicativo não acha mais nenhum bad block
Sente o drama
2197716c1382cb55bedfcb9a07a76efc.png



chkdsk tem um log no event viewer dizendo q c: só tem 40 KB defeituoso. Agora rodei de novo e diz q tem 0 KB defeituoso??? Impossível, várias vezes o windows travou pq algum arquivo em alguma pasta foi corrompido e o windows tentou ler.

HDD regenerator não pode fazer nada. Ele precisa dar boot, mas ele não é compatível com UEFI, então não consegue dar boot.

É possível sim, já usei ele aqui tanto no boot como dentro do próprio windows.

Os bad blocks são marcados e remapeados quando tu faz uma formatação completa/zerofill/surface scan avançado. Eles continuam no disco, porém não estão disponíveis para receberem dados.

Eu sei, por isso o fiz. :haha:
 
Última edição:
Tenho um hd de 3 TB que estava fazendo tic, tic e com + de 10.000 bads, travando e as vezes até sumindo do explorer, comprei um de 4tb na primeira meia hora do backup os tiques pararam demorou cerca de 6 horas.

Usei o low level format tols, e depois o HDD Regenerator.
Agora ele está aqui bonzinho :bwahaha:
Tem o disk info que diz que ele tem expectativa de vida de 10 dias :haha:

Estou deixando ele para baixar e upar arquivos que eu não me importaria de perder.

Em qualquer aplicativo não acha mais nenhum bad block
Sente o drama
2197716c1382cb55bedfcb9a07a76efc.png





É possível sim, já usei ele aqui tanto no boot como dentro do próprio windows.


Os bad blocks são marcados e remapeados quando tu faz uma formatação completa/zerofill/surface scan avançado. Eles continuam no disco, porém não estão disponíveis para receberem dados.
 
Termal, o fato é que esse seu hd já era e agora ele só serve como peso de papel.
Se ainda for possível faça um backup dos arquivos e providencie o enterro do coitado.
 
scan.png

WTF??? Pq 7% dos bad blocks sumiram?? Ou isso é diferença entre a versão Pro e a free?

Ainda tem arquivo corrompendo do nada e algumas vezes o windows demora muito mais do q o normal pra dar login (login, não boot).

Alguns dias atrás o HD travou. O computador não dava boot, ficava com o logotipo na tela e não saía de lá. Achei q o HD tinha morrido. No dia seguinte liguei e resolvi deixar ligado por várias horas. De repente, deu boot normal e desde então, voltou a funcionar normalmente. Só que o computador demora muito pra desligar, quando desligo o windows demora até ele desligar mesmo.

Já criei várias contas no Mega e já fiz upload de um monte de coisas.
 
scan.png

WTF??? Pq 7% dos bad blocks sumiram?? Ou isso é diferença entre a versão Pro e a free?

Ainda tem arquivo corrompendo do nada e algumas vezes o windows demora muito mais do q o normal pra dar login (login, não boot).

Alguns dias atrás o HD travou. O computador não dava boot, ficava com o logotipo na tela e não saía de lá. Achei q o HD tinha morrido. No dia seguinte liguei e resolvi deixar ligado por várias horas. De repente, deu boot normal e desde então, voltou a funcionar normalmente. Só que o computador demora muito pra desligar, quando desligo o windows demora até ele desligar mesmo.

Já criei várias contas no Mega e já fiz upload de um monte de coisas.

A última versão free é a 2.3 ou algo assim. a enquanto a paga está na 5.7. Devem ter diminuído o tempo limite para a resposta de um setor como ilegível. Dá pra ver que o posicionamento dos blocos do free estão representados na outra imagem.
 
Quando existem blocos defeituosos identificados pelos aplicativos, esses blocos ruins podem estar relacionados ao software ou ao hardware como foi dito acima. Blocos de hardware defeituosos não podem ser consertados, mas felizmente ferramentas como o CHKDSK ou o Sfc Scannow entre outros podem reparar blocos ruins relacionados ao software. Se a contagem de blocos defeituosos for reduzida no seu caso, o mais provável é que o seu problema não seja o disco rígido, mas sim o sistema operacional que está falhando, em outras palavras, reinstalar o Windows e tome cuidado dos aplicativos que coloca nele.
 
Os bad blocks não sumiram não. A versão Pro realmente identifica mais do q a grátis.

Meses atrás eu já reinstalei o windows. Tinha algum problema q da tela de login da conta até terminar de carregar tava demorando 10 minutos quase. Aí eu reinstalei mesmo. Aquele problema não aconteceu de novo desde então.
 
Se este é o caso e a contagem de blocos ruins está aumentando em vez de parar, essas são más notícias para você meu amigo. Infelizmente, quando isso acontece, é um indicador de falha iminente, a única coisa que você pode fazer é monitorar quais programas estão gravando em seu disco rígido e verificar qual deles está duplicando ou triplicando os dados desnecessariamente e talvez uma vez que você consertar isso, o contador de bloqueios ruins irá parar de aumentar. Mas na maioria dos casos, um incremento em seus blocos defeituosos é equivalente a um equipamento defeituoso, verifique sua garantia e tente substituir o disco rígido:
 
Ressucitando o tópico aqui pra mostrar como o meu tá:
2tpQMRH.png


quase 24 horas se passaram...

Vale a pena deixar ainda recuperando? apesar que tá consertando todos...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo