• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Porquê os dispositivos de armazenamento ainda são tão caros , e não evoluem no espaço disponível de memoria?

stanypks

Real Member
Registrado
Boa tarde , estava analisando e pensando , hds, ssd com 1tb de armazenamento já estão no mercado há muitos anos talvez 10 anos ou mais , e com o avanço da tecnologia acho estranho ainda ser muito comum as pessoas comprarem ssd de 256gb , hd de 1tb , sendo que hoje em dia os arquivos em geral de programas , jogos , filmes são maiores devido a varios fatores.



Hoje em dia por exemplo eu costumo "alugar" filme só em 4k que são por volta de 18~ 30gb , jogos cada vez maiores , cod ocupa mais de 150gb de hd , e por ai vai , programas maiores , varios fatores ,



Voltando ao ponto , sim eu sei que tem ssd de 8tb , que custa quase 10 mil reais , e os dispositivos de armazenamento sim evoluiram em questão de velocidade , mas o que eu quero dizer é que não entendo como ainda é tão caro um ssd de 1tb , custa por volta de 600 reais , o que é dificil pra muitas pessoas comprar , o hd ainda é razoavel , 250 acha novo de 1tb , mas pra mim hoje em dia acho hd muito ruim , faço questão de comprar o ssd mesmo sendo mais caro , e quando eu compro é no minimo de 1tb, hd ja devia ter saido da indústria , só atraso .



Eu acho que hoje em dia ja poderia ser padrão um ssd de 2tb há uns 500 reais .



1tb vai embora rapidinho.





Qual a opinião de voces sobre o assunto?
 
Os fabricantes de módulos flash que equipam os SSDs estão em constante busca por melhoria. Sempre há novidades como maior empilhamento de células, menor litografia/processo mais eficiente, etc. Todos esses custos de pesquisa e desenvolvimento são repassados para os integradores que compram os módulos e fazem seus SSDs, como a Corsair, Patriot, Adata, etc. Fora que vivemos ambos crise econômica e desabastecimento de insumos de alta tecnologia a um nível global, o que inviabiliza preços como o citado.

HDs não vão deixar o mercado tão cedo. O custo por GB é muito menor que o do SSD, sendo mais viável em casos onde a prioridade é espaço e não a velocidade. Existem modelos especializados pra uso em equipamentos como NAS e do segmento enterprise que chegam a 20TB: https://adrenaline.com.br/noticias/...xos-x20-e-ironwolf-pro-com-20tb-de-capacidade

(off: evite usar termos como o que você usou, é estritamente proibido qualquer conversa sobre ou que envolva pirataria, mesmo em exemplos).
 
Os fabricantes de módulos flash que equipam os SSDs estão em constante busca por melhoria. Sempre há novidades como maior empilhamento de células, menor litografia/processo mais eficiente, etc. Todos esses custos de pesquisa e desenvolvimento são repassados para os integradores que compram os módulos e fazem seus SSDs, como a Corsair, Patriot, Adata, etc. Fora que vivemos ambos crise econômica e desabastecimento de insumos de alta tecnologia a um nível global, o que inviabiliza preços como o citado.

HDs não vão deixar o mercado tão cedo. O custo por GB é muito menor que o do SSD, sendo mais viável em casos onde a prioridade é espaço e não a velocidade. Existem modelos especializados pra uso em equipamentos como NAS e do segmento enterprise que chegam a 20TB: https://adrenaline.com.br/noticias/...xos-x20-e-ironwolf-pro-com-20tb-de-capacidade

(off: evite usar termos como o que você usou, é estritamente proibido qualquer conversa sobre ou que envolva pirataria, mesmo em exemplos).
Obrigado, eu lembro que há uns 8 anos ou mais ouvi falar de cartão de memória se não me engano com 1024 teras , que estavam trabalhando nisso , e depois nunca vi mais nada , pelo visto ta longe então.
 
não acho caro.
um SSD bom é 300/400 reais.
um HD de 2TB é o mesmo preço.

enquanto:
fonte do mesmo nível é 300+
processador 1500+
mobo 700+
GPU 3000+
gabinete 300+

se for ver armazenamento é uma das coisas mais baratas dentro do PC e que mais faz diferença.
Gabinete por exemplo é um pedaço de metal sem tecnologia nenhuma que custa o mesmo que um SSD de 480gb simples. ou um top de 256.

mas gabinete é grande: Ferro custa 3 reais o Kg em média. é feito de material barato, basicamente 100% chapa dobrada + plástico.

Kit de fans então. plástico barato, pouca tecnologia e tem uns por 300+ também.
 
Última edição:
ho caro.
um SSD bom é 300/400 reais.
um HD de 2TB é o mesmo preço.

enquanto:
fonte do mesmo nível é 300+
processador 1500+
mobo 700+
GPU 3000+
gabinete 300+

se for ver armazenamento é uma das coisas mais baratas dentro do PC e que mais faz diferença.
Gabinete por exemplo é um pedaço de metal sem tecnologia nenhuma que custa o mesmo que um SSD de 480gb simples. ou um top de 256.

mas gabinete é grande: Ferro custa 3 reais o Kg em média. é feito de material barato, basicamente 100% chapa dobrada + plástico.

Kit de fans então. plástico barato, pouca tecnologia e tem uns por 300+ também.
Obrigado pelas opiniões , analisando essas respostas , estou chegando a conclusão que a minha análise da situação está um pouco fora da realidade então, acho q eu estou apressado com essa tecnologia mesmo.

De qualquer forma , obrigado.
 
Com o tempo a tendência é aumentar a capacidade e diminuir o preço, porém, na atual conjuntura há uma tendência de alta devido à escassez mesmo. Mas se analisar o histórico nos últimos 5-10 anos a tendência é do custo por GB ir caindo. Os armazenamentos baseados em NandFlash sofrem mais, pois dividem recursos para uma caralhada de equipamento, além de armazenamento somente.

Enquanto o custo por GB dos SSD estão em tendência de queda, os HDD estão com custo "estacionado"
 
mas o que eu quero dizer é que não entendo como ainda é tão caro um ssd de 1tb , custa por volta de 600 reais , o que é dificil pra muitas pessoas comprar , o hd ainda é razoavel , 250 acha novo de 1tb , mas pra mim hoje em dia acho hd muito ruim , faço questão de comprar o ssd mesmo sendo mais caro , e quando eu compro é no minimo de 1tb, hd ja devia ter saido da indústria , só atraso .

dólar absurdamente alto + impostos + alta demanda mundial + etc = SSD caro. Extremamente simples.

Hd já deveria ter saído da indústria? Ora, se hd ainda é muito mais barato que SSD, ainda existe uma demanda absurda e que cresce dia a dia, ou seja, ainda vende adoidado pra quem precisa de muito armazenamento, pq os fabricantes seriam loucos de param de fabricar? Pra perder bilhões em dinheiro?

Vc não pode olhar só o mercado caseiro, existem milhões de empresas e servidores no mundo e estas precisam de MUITO espaço de armazenamento, e HDs são muito mais baratos.

Isso sem falar nas fazendas de Cloud Computing, as pequenas tem uns 5 mil, 10 mil HDs, uma das grandes pode ter mais de 100 mil HDs. Imagina o custo de trocar tudo por SSDs que custam 5 a 10x mais caro o custo por byte.

Vai ver o custo de uso dos serviços de SSD versus HD da nuvem da Microsoft Azure, Google, Amazon e etc.

Ah, e SSDs tem restrição de escrita, o que encarece ainda mais a coisa toda.

Ainda teremos HDs por muito tempo.
:limo:
 
Editado por um moderador:
fui dar uma olhada como estavam os preços de SSDs NVME de 500gb no ALiexpress pois preciso substituir um dos meus. E tem opção de R$275 com frete grátis. Eu paguei mais caro nas ventoinhas do meu gabinete pelo Aliexpress também!

Como podem achar isso caro? Armazenamento é o mais barato dentro de um PC.
 
fui dar uma olhada como estavam os preços de SSDs NVME de 500gb no ALiexpress pois preciso substituir um dos meus. E tem opção de R$275 com frete grátis. Eu paguei mais caro nas ventoinhas do meu gabinete pelo Aliexpress também!

Como podem achar isso caro? Armazenamento é o mais barato dentro de um PC.
Sim , porém não da pra colocar como parâmetro Aliexpress, pode ser que seu ssd seja taxado, ai o preço pode aumentar, nos últimos dias tenho acompanhado e o preço deu uma caida , eu mesmo peguei um gen 4 7500 mbs 1tb semana passada por 680 reais.
 
Esse da asgard , peguei pra usar no ps5 , porem ja acabou o estoque e não ta na promo mais , tem que ver o preço quando normalizar o estoque.

R$ 1.122,99 | Asgard an4 estado sólido disco rígido gen4x4 m.2 2280 pcle 4.0 nvme 1tb disco rígido interno para desktop portátil ssd
 
Esse da asgard , peguei pra usar no ps5 , porem ja acabou o estoque e não ta na promo mais , tem que ver o preço quando normalizar o estoque.

R$ 1.122,99 | Asgard an4 estado sólido disco rígido gen4x4 m.2 2280 pcle 4.0 nvme 1tb disco rígido interno para desktop portátil ssd
Ah sim. Tou a fim de um M.2 mas quero pegar uma marca com garantia nacional como Corsair ou Western Digital.
 
Sugiro ao autor do tópico incluir na análise o fator câmbio. O real perdeu valor frente ao dólar nos últimos 4-5 anos. Faça a mesma análise dos preços desses dispositivos de armazenamento em dólar e talvez as conclusões sejam diferentes.
 
Eu já não fico bolado com o valor dos SSD e sim com a capacidade de armazenamento que a galera está comprando... SSD de 256GB? Isso deveria até ser proibido de vender em pleno 2022, não serve nem pra celular isso kkkkkk
Computador móvel deveria ter nVME de 1 a 2TB como padrão e Desktop no mínimo 4TB de nVME... menos que isso, considero computador da Xuxa
 
As vezes eu lembro das conspirações envolvendo o controle por meio do conteúdo.
Conteúdo baixado no seu PC, não tem como (por métodos fáceis e legais) alguém apagar, você pode distribuir, de forma menos rastreável, ou simplesmente acessar quando quiser a hora que quiser.
Já um conteúdo online hospedado em uma BigTech, ela pode remover e você perder acesso.. Lembro da demo de silent hill no PS4, onde foi removida, quem baixou, baixou e até os consoles eram supervalorizados com essa demo salva, acho que até hoje ainda.

Tem a parte da tecnologia e afins, mas pelo que vejo HD de disco não mudou quase nadinha, e mesmo assim o preço é alto.
Também tem a questão da desvalorização da nossa moeda e.. Chegamos no que vemos hoje. É um conjunto de coisas que não tem por onde escapar.
 
As vezes eu lembro das conspirações envolvendo o controle por meio do conteúdo.
Conteúdo baixado no seu PC, não tem como (por métodos fáceis e legais) alguém apagar, você pode distribuir, de forma menos rastreável, ou simplesmente acessar quando quiser a hora que quiser.
Já um conteúdo online hospedado em uma BigTech, ela pode remover e você perder acesso.. Lembro da demo de silent hill no PS4, onde foi removida, quem baixou, baixou e até os consoles eram supervalorizados com essa demo salva, acho que até hoje ainda.

Penso da mesma forma. Tenho 1 HDs de 8 TB + 2 de 4TB cheios de filmes e músicas baixados, além de centenas de DVDs originais (sempre que rola promoção, compro) pois aí não dependendo de acesso on-line algum, de assinatura alguma e etc.

Nada mais chato que vc querer ver um filme e aí não está mais disponível em lugar nenhum, e eu curto muito filmes antigos dos anos 50, 60 e 70, a maioria acho que não está disponível em lugar algum, ou quando está, vc descobre que é mais um serviço de streaming que vc precisa assinar.

Aliás, hoje vc precisa assinar meia dúzia de serviços, no mínimo, para não correr esse risco, e cada dia aparece mais um serviço e pior, aquele conteúdo que estava no serviço que vc assinava migrou para outro... e vc precisa assinar.

Enfim... vida longa aos meus DVDs e HDs.

Além disso, é muito legal ver aquele boxes caprichados de DVDs na estante.

E até que o preço dos HDs deu uma baixada, hoje um HD de 4TB está por volta de R$500 ~R$600 nas principais lojas. Lembro que no ano passado cobravam entre R$700 a R$900. Considerando a situação atual, por 4TB até que não é caro.
 
Última edição:
Eu já não fico bolado com o valor dos SSD e sim com a capacidade de armazenamento que a galera está comprando... SSD de 256GB? Isso deveria até ser proibido de vender em pleno 2022, não serve nem pra celular isso kkkkkk
Computador móvel deveria ter nVME de 1 a 2TB como padrão e Desktop no mínimo 4TB de nVME... menos que isso, considero computador da Xuxa
Eu tbm penso a mesma coisa , ssd ou hd abaixo de 1tb hoje em dia eu nem cogito colocar no pc ou console , praticamente não da pra nada , principalmente quem armazena jogos/filmes e faz edição de vídeo.

No meu caso além dos jogos , tem series como topgear uk , que tem mais de 20 temporadas e eu guardo la no ssd, pois não acha em lugar nenhum ai , so ela tem uns 200 gb. Fora outras coisas.

Tenho 2.5 tb ssd no pc hoje em dia , ta dando pro gasto. E um ssd externo 1tb.
 
Eu tbm penso a mesma coisa , ssd ou hd abaixo de 1tb hoje em dia eu nem cogito colocar no pc ou console , praticamente não da pra nada , principalmente quem armazena jogos/filmes e faz edição de vídeo.

No meu caso além dos jogos , tem series como topgear uk , que tem mais de 20 temporadas e eu guardo la no ssd, pois não acha em lugar nenhum ai , so ela tem uns 200 gb. Fora outras coisas.

Tenho 2.5 tb ssd no pc hoje em dia , ta dando pro gasto. E um ssd externo 1tb.
Não acho que vale apena ficar armazenando centenas de GB de filmes e séries no SSD, acaba gastando tbw a toa com algo que não precisa realmente de acesso rápido. Ainda vale apena ter HD já que dá para comprar um hd de 4TB com o valor que iria pagar em um SSD de 1TB de entrada.
 
Não acho que vale apena ficar armazenando centenas de GB de filmes e séries no SSD, acaba gastando tbw a toa com algo que não precisa realmente de acesso rápido. Ainda vale apena ter HD já que dá para comprar um hd de 4TB com o valor que iria pagar em um SSD de 1TB de entrada.
Sim , o que pega pra mim com hd foi que ja perdi um hd cheio de arquivos e trabalho simplesmente por uma queda de energia enquanto o mesmo copiava arquivos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo