• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Porque você usa Linux?

Porque você usa Linux?

  • Uso por ser estável e seguro!

  • Uso porque posso modificar ou copiar o sistema de acordo com minhas necessidades!

  • Uso porque gosto de me sentir Hacker(Gênio da informática)(Respira tecnologia)!

  • Uso porque não achei sistema melhor!

  • Uso porque gosto de criar minhas proprias regras de segurança(Substituto do IPTABLES).

  • Outro motivo/Comente por favor


Results are only viewable after voting.

Xinitrc

Well-Known Member
Registrado
Porque vocẽ usa Linux?
 
Eu uso por que sou Desenvolvedor Web, e as principais ferramentas de desenvolvimento são nativamente desenvolvidas pra Linux, como o Docker, Nginx, MariaDB entre outros. Geralmente instalar essas ferramentas no Windows ou MacOS depende de gambiarra e a execução não é tão boa, caso haja algum problema dá mais trabalho de resolver.
Fora isso eu tô mais próximo dos ambientes de produção, os servidores que executam as aplicações, que são todos Linux também.

Eu não uso muito o Linux fora do trabalho. Quando eu vou só ficar de boa eu reseto o computador e ligo aquele sistema operacional feito pra rodar multimídia, o tal do Windows 11.
 
Não ter que instalar várias gambiarras
Não ter que recorrer a Keys paralelas
Não precisar de ativadores
Continuo usando os dois(três) numa boa, mas instalar Windows me deixa apreensivo, pois o Linux é mais tranquilo
Não sou Hard ou mid user de nenhum dos dois mas prefiro o Linux, sei lá
 
Porque a sensação de quando as pessoas olham pra minha tela quando estou mexendo no terminal e pensam que eu sou hacker é legal. :cool:


E só estou dando um "sudo apt get update && apt get upgrade :limo:
 
Porque a sensação de quando as pessoas olham pra minha tela quando estou mexendo no terminal e pensam que eu sou hacker é legal. :cool:


E só estou dando um "sudo apt get update && apt get upgrade :limo:
KKK esse é um ótimo motivo kkk
 
Pro meu dia a dia de trabalho/estudos é mais prático que outros sistemas, e estou acostumado com a flexibilidade e workflow que tenho já.
 
Pro meu dia a dia de trabalho/estudos é mais prático que outros sistemas, e estou acostumado com a flexibilidade e workflow que tenho já.

Eu curto demais o Linux, mas atualmente em todas as ferramentas que eu tenho que usar, o Windows trás mais praticidade, já tentei usar diversas vezes, e tenho até um PopOS na ordem do boot aqui que eu de vez em quando eu uso pra desenjoar um pouco do Windows, mas trocar 100% eu não consigo.
 
Eu curto demais o Linux, mas atualmente em todas as ferramentas que eu tenho que usar, o Windows trás mais praticidade, já tentei usar diversas vezes, e tenho até um PopOS na ordem do boot aqui que eu de vez em quando eu uso pra desenjoar um pouco do Windows, mas trocar 100% eu não consigo.
Vai muito da necessidade de cada um, no meu caso, como uso muito docker, tensorflow, compilo kernels e tal, linux acaba sendo mil vezes mais prático.
 
Vai muito da necessidade de cada um, no meu caso, como uso muito docker, tensorflow, compilo kernels e tal, linux acaba sendo mil vezes mais prático.

a com certeza, eu gostaria muito de usar 100% Linux, mas o tempo que eu iria demorar pra procurar soluções para minhas ferramentas de trabalho eu acabo largando hehe
 
Eu curto demais o Linux, mas atualmente em todas as ferramentas que eu tenho que usar, o Windows trás mais praticidade, já tentei usar diversas vezes, e tenho até um PopOS na ordem do boot aqui que eu de vez em quando eu uso pra desenjoar um pouco do Windows, mas trocar 100% eu não consigo.
Comigo é o contrário, tentei usar o windows pra trabalho e não consegui, mesmo usando o wsl não fica igual.

Uso windows apenas pra jogos, mas pra trabalho linux ainda é melhor pro meu perfil.
 
Eu instalei o mint no meu trabalho, tá de boa. Praticamente é internet e edição de textos.

Em casa é impossível não usar Windows, já que meu PC é basicamente pra jogos. Embora tenha evoluído nesse campo, é fato que o Linux ainda não consegue se destacar.
 
1. Faculdade, embora nada que não pudesse ser resolvido sem uma VM.
2. Sou OSINT wannabe e as ferramentas que vão mais a fundo nisso são pra Debian.
3. Eu ligo muito pra minha privacidade online, sou do tipo de-google e etc.
4. Gosto de aprender como as coisas funcionam, quando eu pegar mais maestria vou usar Arch.
5. Menos coisa que eu nao uso pré-instalada.
6. Honestamente eu só gosto de me sentir um nerd hackerman kkkkk o maior motivo.
 
Não sou um usuário avançado. Tenho um laptop com linux que tenho prazer em usar pela simplicidade do sistema, segurança e privacidade. Mas nos outros uso o Windows pela compatibilidade com jogos e outros programas. No fim, gosto de todos.
 
trabalho
 
Hoje eu uso Linux, porque considero um sistema operacional eficiente, gratuito e que não tenta me obrigar a colocar minhas credenciais (tipo conta Google ou Microsoft) para baixar aplicativos ou até pra fazer uso básico.

Não é um sistema que resolve todos os problemas de todo mundo, mas para propósito de uso geral é o mais eficiente que eu conheço.

Para esclarecer, minha definição de "eficiência" para este caso, está na forma que os recursos são utilizados, dessa forma o Linux:

1) Precisa de menos recursos computacionais que outros sistemas proprietários de última geração, para atender as mesmas necessidades, incluindo o menor uso relativo de memória RAM e o melhor escalonamento de processos possível.

2) Não precisa de um computador que custa um rim só pra funcionar direito, nem de requisitos de hardware que só fazem sentido no fantástico mundo da obsolescência programada. (Vocês sabiam que ainda é possível usar computador com disco rígido em 2023? Basta apenas não usar Windows!)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Porque a sensação de quando as pessoas olham pra minha tela quando estou mexendo no terminal e pensam que eu sou hacker é legal. :cool:


E só estou dando um "sudo apt get update && apt get upgrade :limo:

Já vi maluco que ficou assustado só porque eu mudei de TTY.

Uma das graças do Linux, é que é fácil alternar entre a interface gráfica e o terminal de texto puro apenas usando simples combinações de atalhos.
 
Última edição:
Filosofia do FLOSS me agrada, usabilidade e personalização sem igual, sem firulas, privacidade, segurança, performance, etc etc etc. São muitas coisas. Até pra jogar hoje em dia ando preferindo o Linux, depois do Proton, pelo menos com placas de vídeo AMD, a usabilidade do Linux para jogos melhorou demais. Meu HTPC só tem o ChimeraOS e consigo jogar tudo tranquilo tipo console. Hoje em dia só me vejo usando Windows se realmente for obrigado, caso contrário é Linux na cabeça. Sou user de Linux desde mais ou menos 2006 e nunca foi tão fácil como está hoje.
 
Vix faz tempo, primeiro foi por curiosidade e hoje é mais fácil pra resolver alguns pepinos do dia-a-dia, o famoso comodismo.
Em uma máquina ainda mantenho o DualBoot pra jogo e uma vez que precisei usar o PowerBI.

Gostava de modificar o desktop (window maker, enlightenment, blackbox, fluxbox, xfce, kde...), era legal de usar e não atrapalhava minhas atividades além de me manter livre de jogos quando precisava ter mais foco. Hoje tô cansado e parei de alterar, fiquei no KDE na máquina de casa e no thinkpad uso o xfce por ser mais levinho.

Agora uso por trabalho: Fullstack Severino (Front, back, mobile, gitops), tudo funciona bem, me garantiu pontos de diferencial pq conseguia resolver pepino nas máquinas remotas, é mais fácil de achar e instalar as ferramentas, vpn + torrent rodando em docker "isolada", ferramentas pra kubernetes, VM do OSX pra testar besteira, atualização do SO é relativamente fácil de reverter algum pacote quebrado...

Corre o risco de uma atualização quebrar o boot? Sim, mas sempre tenho pendrive de boot em mãos, já tinha com windows e sempre me safei.
 
Vix faz tempo, primeiro foi por curiosidade e hoje é mais fácil pra resolver alguns pepinos do dia-a-dia, o famoso comodismo.
Em uma máquina ainda mantenho o DualBoot pra jogo e uma vez que precisei usar o PowerBI.

Gostava de modificar o desktop (window maker, enlightenment, blackbox, fluxbox, xfce, kde...), era legal de usar e não atrapalhava minhas atividades além de me manter livre de jogos quando precisava ter mais foco. Hoje tô cansado e parei de alterar, fiquei no KDE na máquina de casa e no thinkpad uso o xfce por ser mais levinho.

Agora uso por trabalho: Fullstack Severino (Front, back, mobile, gitops), tudo funciona bem, me garantiu pontos de diferencial pq conseguia resolver pepino nas máquinas remotas, é mais fácil de achar e instalar as ferramentas, vpn + torrent rodando em docker "isolada", ferramentas pra kubernetes, VM do OSX pra testar besteira, atualização do SO é relativamente fácil de reverter algum pacote quebrado...

Corre o risco de uma atualização quebrar o boot? Sim, mas sempre tenho pendrive de boot em mãos, já tinha com windows e sempre me safei.
Pra trabalho nunca consegui arriscar em rolling release tipo Arch. Agora me estabilizei no Fedora imutável tem uns bons meses e não consigo voltar atrás, a sensação de segurança é demais.
 
Pra trabalho nunca consegui arriscar em rolling release tipo Arch. Agora me estabilizei no Fedora imutável tem uns bons meses e não consigo voltar atrás, a sensação de segurança é demais.
Já eu pra uso pessoal não consigo usar outra coisa sem ser arch, acho que muito costume já, nunca tive broncas e ter as últimas features dos pacotes é sempre útil.
 
Arch Linux é vida.

Sou tão viciado em Arch Linux, que muitos poderiam me encaminhar ao tratamento de dependência psicológica por causa disso. :cool:
 
Pra trabalho nunca consegui arriscar em rolling release tipo Arch. Agora me estabilizei no Fedora imutável tem uns bons meses e não consigo voltar atrás, a sensação de segurança é demais.

Não tive muita experiência com o Fedora, esse falta na minha lista.
No Debian/Ubuntu já tive problemas ao adicionar repositório externo e precisar resolver conflitos com os pacotes oficiais.
Fui pro Arch pela facilidade do AUR onde consigo instalar o binário ou pegar o git sem precisar colocar novos repositórios. Já tive que instalar ferramenta no meio da reunião e sempre deu certo.
Em servidor a maioria é docker uso o Alpine mesmo.
Tem gente que gosta de sofrer um pouco e adora o Gentoo na máquina pessoal, mas quero é conforto. ehehe
 
No Debian/Ubuntu já tive problemas ao adicionar repositório externo e precisar resolver conflitos com os pacotes oficiais.
Sou testemunha fiel dessa ocorrência e tive que recorrer a sistemas 32bits pra poder usar o MATE "d.e" nas distros baseadas em Debian, ainda assim me sinto confortável, esses pequenos problemas são contornáveis.
Uma coisa que percebo no Linux em comparação ao Windows(odeio fazer, mas cabe a consideração) o desempenho ainda com todos esses pormenores não se degrada tanto ou tão fácil, a harmonia do sistema e a integração com os apps você não sente o sistema sobrecarregar, no MS pelo menos até o 7 e o 8 era uma maravilha os primeiros meses pós formatação, depois ficava um negócio arrastado, não sei se ainda acontece no 10 ou 11.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo