Posição do radiador WC selado

gusmaogs

New Member
Registrado
Boa tarde galera.
Instalei hoje meu NZXT Kraken X73 e estou com uma dúvida. Assisti um vídeo de um gringo mostrando que não era aconselhável a instalar o radiador na parte da frente do gabinete com as mangueiras pra cima devido as bolhas que podem surgir dentro do sistema.
Acontece que meu gabinete não tem a opção de instalar WC 360mm na parte de cima e a placa de vídeo não me deixa posicionar o radiador com a mangueira pra baixo. Dessa forma só me restou instalar com a parte das mangueiras pra cima.
Daí vem a minha dúvida: devo me preocupar? Teria perda de desempenho na capacidade de refrigeração, a ponto de valer a pena trocar de gabinete e pegar um que possibilite a instalação na parte de cima?
Obrigado desde já
 
Imagino que se refira ao vídeo do Gamers Nexus.
No campo de perguntas foi feito esse mesmo questionamento, gabinetes que somente foi possível instalar o radiador na frente com as mangueiras para cima, com resposta do autor do vídeo:
Unfortunately, front-mounted, tubes-up is often the only way a particular liquid cooler will fit it a particular case, either because there aren't appropriate mounts anywhere else and the tubes are too short for tubes-down, or because there's an issue with clearance related to the motherboard or the RAM that prevents mounting it in the top of the case.

Yeah, that's a common issue, unfortunately. The good news is that it mostly causes noise and is less likely to cause long-term damage (but the noise may become annoying over time).

Embora o radiador frontal com a saída das mangueiras do topo não seja ideal provavelmente não representa risco quanto a desempenho nem a vida útil do wc.
O risco seria a possibilidade da bomba vir a apresentar algum tipo de ruído que pode ou não incomodar.

Quanto a trocar de gabinete para instalar o wc no topo ai vai de cada um.
No fórum é bem comum configurações com radiador na frente com mangueiras para cima sem apresentar problema algum.
 
Imagino que se refira ao vídeo do Gamers Nexus.
No campo de perguntas foi feito esse mesmo questionamento, gabinetes que somente foi possível instalar o radiador na frente com as mangueiras para cima, com resposta do autor do vídeo:
Unfortunately, front-mounted, tubes-up is often the only way a particular liquid cooler will fit it a particular case, either because there aren't appropriate mounts anywhere else and the tubes are too short for tubes-down, or because there's an issue with clearance related to the motherboard or the RAM that prevents mounting it in the top of the case.

Yeah, that's a common issue, unfortunately. The good news is that it mostly causes noise and is less likely to cause long-term damage (but the noise may become annoying over time).

Embora o radiador frontal com a saída das mangueiras do topo não seja ideal provavelmente não representa risco quanto a desempenho nem a vida útil do wc.
O risco seria a possibilidade da bomba vir a apresentar algum tipo de ruído que pode ou não incomodar.

Quanto a trocar de gabinete para instalar o wc no topo ai vai de cada um.
No fórum é bem comum configurações com radiador na frente com mangueiras para cima sem apresentar problema algum.
Obrigado pela resposta. Ajudou bastante.
Sendo assim, devo continuar com meu gabinete pois gosto bastante dele. Se algum dia o barulho chegar a incomodar eu penso em trocar
Valeu!!
 
Essa é mesmo uma dúvida frequente.

Eu uso o meu TT 360 com as mangueiras para cima, pelas mesmas razões que você. Tenho ele há um ano e de fato ouço o barulho do ar na bomba, as vezes, mas logo desaparece.

Eu não me preocupo nem me incomodo. É muito menos penso em trocar de gabinete.
 
na verdade vai depende de como circula a água na parte interna da base, onde ocorre a troca calor. Geralmente podemos imaginar que o ponto onde a mangueira é conectada na base tem um extensão reta que é paralela (entrada e saída), então, você imagina duas retas e elas devem estar no sentido horizontal, para que tenha água circulando igualmente. Se essas retas por onde a água passa estiverem na posição vertical, qualquer bolha de ar ficará parada aí com tendência de ficar na parte mais superior, portanto, causando superaquecimento do sistema.

instalar na frente não é problema, mas deixar o nível do radiador abaixo da base sim. Pode tentar ver se o radiador fica alguns centímetros acima do nível da base, isso ajudará a ter um pouco mais de água e menos bolhas, além disso, pegar ar frio é melhor.

mas no geral, ando decepcionado com esses radiadores, teriam de ser mais espessos, ao invés de menos de 27mm, deveria ser 55mm efetivos para o ar ter mais superfície de contato e troca de calor. E há mais vantagens dos Ar coolers, principalmente os grandões.
 
Qual seu gabinete?

Mangueiras pra cima não é um grande problema, só gera permeação a longo prazo. O water tem garantia de 6 anos, e com relatos no tópico dos krakens de recebimento de modelos novos independente da instalação.
O que acontece é que pode existir ruído apenas, dificilmente falta de água na bomba e prejudicando o desempenho, gerando o famoso ruído de aquário do ar na bomba. Você tem direito ao RMA caso isso venha acontecer.

Coloque as mangueiras da bomba pra baixo, elas vão fazer uma curva pra perto do vidro, dando espaço pra GPU alí.

Instalei meu x62 dessa forma no s340 elite. No meu caso com as mangueiras para baixo, a compatibilidade da furação com o gabinete só existe na fan próxima as mangueiras, nos parafusos superiores. Dessa forma, prendi o fan superior com os parafusos direto no radiador e o debaixo preso com parafusos no radiador também nos parafusos inferiores.
Os parafusos superiores da fan inferior (agora próxima a saída da mangueira) consegui prender no case, e manter firme o radiador no gabinete.
 
Mangueira pra baixo é a situação ótima, mas se deixar a mangueira pra cima, desde que o radiador fique mais alto que a bomba, não tem problema.

Em termos de performance, normalmente, colocando o radiador na parte frontal, a temperatura do CPU fica mais baixa independente da posição das mangueiras porque ele será resfriado com ar frio de fora do gabinete. O efeito colateral é que o WC vai jogar ar quente dentro do gabinete, então sua GPU deve operar a temperaturas maiores. É uma questão de decidir o que precisa ser melhor resfriado, qual componente está mais próximo da temperatura em que prejudica o boost ou causa thermal throttling.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo