Posso instalar o Firmware de um roteador em outro idêntico, mas de "modelo" diferente?

Sockylite

The curious cat
Registrado
Fala pessoal!

Recentemente adquiri um roteador TP-Link da minha provedora de internet

O modelo do roteador é :

EC230-G1 V1


O problema é que este roteador é uma versão "exclusiva" para provedores, ou seja, tem todas as funções de um roteador comum, só que estão bloqueadas para o usuário. Não consigo nem sequer mudar a senha!

Vi que isso acontece porque a firmware foi modificada pelo Provedor para ser assim.

Então decidi pesquisar a firmware original do modelo, que para minha surpresa, não está disponível para download no site da TP-Link.

Procurei em vários lugares e não achei uma versão de firmware que pertencesse ao modelo que possuo.

Então decidi pesquisar e vi que o modelo Archer C6 é idêntico ao modelo do meu.

Com isso, me veio a possibilidade de por a rom do C6 no meu roteador para ver se liberaria as funções.

Vejam o comparativo das fotos dos 2



A única diferença é que o C6 transmite até 1200MBPS, já o EC-230 transmite 1350.

Para esta velocidade, o único idêntico é o Archer C60, mas este possui uma antena a mais, por isso descartei a possibilidade.

Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido, ou tem outra solução para este caso.

Obrigado!
 
Lá no tópico da Brisa postaram o firmware pra esse modelo exato que você tem: https://forum.adrenaline.com.br/thr...t-fibra-optica.672903/page-38#post-1075370045
Você é um anjo, não tenho palavras para te agradecer, não sabes o quanto eu procurei este firmware! Muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora é descobrir como usar o TFPT para fazer tal ação rsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Descobri agora que o provedor conseguiu remover até a função reset do roteador, pode segurar por horas que nada acontece...
Tenho o gravador CH341A aqui, será que removendo a "Bios" do roteador, conseguiuria gravar direto nela?
 
Última edição:
É comodato? Se você alterar o firmware é provável que eles descubram, já que conseguem alterar as configurações remotamente dele, aí com as alterações, pode ser que percam isso.
 
É comodato? Se você alterar o firmware é provável que eles descubram, já que conseguem alterar as configurações remotamente dele, aí com as alterações, pode ser que percam isso.
É sim, mas paguei quase o valor do roteador para que fizessem a alteração aqui. Acredito que caso descubram nada aconteça, pois essas limitações ocorrem para que um usuário comum acabe não fazendo besteira, sendo necessário a ida de um técnico a casa do cliente.
 
É sim, mas paguei quase o valor do roteador para que fizessem a alteração aqui. Acredito que caso descubram nada aconteça, pois essas limitações ocorrem para que um usuário comum acabe não fazendo besteira, sendo necessário a ida de um técnico a casa do cliente.
Até concordo. Era mais pra saber se você tava ciente que eles podem reclamar.
Eu mesmo tenho um caso similar na casa dos meus velhos e o provedor não insere DDNS pra eles (má vontade no caso, possivelmente). Até o momento não achei um método de por o firmware padrão sem a personalização deles.
 
Até concordo. Era mais pra saber se você tava ciente que eles podem reclamar.
Eu mesmo tenho um caso similar na casa dos meus velhos e o provedor não insere DDNS pra eles (má vontade no caso, possivelmente). Até o momento não achei um método de por o firmware padrão sem a personalização deles.
É, está complicado por aqui também.

Eles desativaram todas as funções do roteador, inclusive a dos botões de WPS/Reset, sendo impossível de ser reconhecido pelo TFTP.

Acredito que a única opção que reste seja regravar a bios, mas para isso eu teria que ter o Full Dump do roteador, e se ja foi difícil encontrar o firmware, imagine este outro...
 
Na TP-Link você pode testar acessar a página "(IP DO ROTEADOR)/agileconfigreset" e na hora que aparecer a mensagem "200 OK", você pressiona o botão de reset até todas os leds piscarem, após isso o preset do roteador está desfeito.

Ex: 192.168.1.1/agileconfigreset
 
Na TP-Link você pode testar acessar a página "(IP DO ROTEADOR)/agileconfigreset" e na hora que aparecer a mensagem "200 OK", você pressiona o botão de reset até todas os leds piscarem, após isso o preset do roteador está desfeito.

Ex: 192.168.1.1/agileconfigreset
Olá amigo, obrigado pela sua vontade de ajudar. Mas o roteador está com firmware modificado à um ponto que não reconhece nem o reset pelo botão na parte de trás.

Quando tento entrar no link informado, isto que aparece :

500 Internal Server Error​


Imagino que isto ocorra pois até esta função foi desativada...
 
Olá amigo, obrigado pela sua vontade de ajudar. Mas o roteador está com firmware modificado à um ponto que não reconhece nem o reset pelo botão na parte de trás.

Quando tento entrar no link informado, isto que aparece :

500 Internal Server Error​


Imagino que isto ocorra pois até esta função foi desativada...
Você já testou realizar o reset pelo telnet?
 
Já sim, sem sucesso. Quando dígito reset só aparece "Wrong password. Try again"
Todos esses procedimentos que você realizou o roteador estava com o cabo da wan desconectado?
Estava olhando no site da TP-Link, ele tem suporte ao ACS que realiza a auto configuração para a qual o provedor definiu quando conectado na internet na porta wan
 
Todos esses procedimentos que você realizou o roteador estava com o cabo da wan desconectado?
Estava olhando no site da TP-Link, ele tem suporte ao ACS que realiza a auto configuração para a qual o provedor definiu quando conectado na internet na porta wan
Sim, estava
Eu queria instalar o firmware original justamente para desativar o ACS. Assim poderia customizá-lo do meu jeito.

Baixei um programa chamado "Agile Server", vou tentar por ele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Perdão, "Agile Config"
 
Sim, estava
Eu queria instalar o firmware original justamente para desativar o ACS. Assim poderia customizá-lo do meu jeito.

Baixei um programa chamado "Agile Server", vou tentar por ele
O Agile Server só funciona caso o roteador esteja com o firmware sem configuração, do jeito que ele sai de fábrica.
Ex: caso você pega o roteador lacrado na caixa e coloca uma senha de acesso ao roteador, o agile já não configura mais
 
O Agile Server só funciona caso o roteador esteja com o firmware sem configuração, do jeito que ele sai de fábrica.
Ex: caso você pega o roteador lacrado na caixa e coloca uma senha de acesso ao roteador, o agile já não configura mais
Entendi...
Bem, vou continuar procurando outras maneiras, deve haver alguma... Com sorte daqui há alguns meses postam o full dump dele, então enfim poderei regravar a BIOS
 
Entendi...
Bem, vou continuar procurando outras maneiras, deve haver alguma... Com sorte daqui há alguns meses postam o full dump dele, então enfim poderei regravar a BIOS
Encontrei em outro fórum um tutorial para realizar pelo TFTP e remover a partição boot do firmware usando o comando dd.
Mas como você relatou que o TFTP não deu certo, recomendo que envie um e-mail para a TP-Link e ver se tem algum outro meio de desfazer o procedimento
 
Encontrei em outro fórum um tutorial para realizar pelo TFTP e remover a partição boot do firmware usando o comando dd.
Mas como você relatou que o TFTP não deu certo, recomendo que envie um e-mail para a TP-Link e ver se tem algum outro meio de desfazer o procedimento
Deve haver algum meio de fazê-lo reconhecer pero TFTP mesmo sem o reset funcionar, vou tentar com mais paciência
Também entrei em contato com a TP-Link, espero que sejam solícitos para resolver meu problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Encontrei em outro fórum um tutorial para realizar pelo TFTP e remover a partição boot do firmware usando o comando dd.
Mas como você relatou que o TFTP não deu certo, recomendo que envie um e-mail para a TP-Link e ver se tem algum outro meio de desfazer o procedimento
Tentei com o dd e ele não conseguiu criar a imagem.
Vi em outro tutorial que usaram o programa mktftpimg.exe, com este consegui criar a imagem, agora é tentar fazer o roteador ser reconhecido no TFTP
 
Última edição:
Encontrei este tutorial que ensina fazer a conexão via porta Serial




Eu poderia comprar este dispositivo para fazer, será que funcionaria?
 
Criei uma reclamação no reclame aqui, trocaram o modelo pelo Archer C5, já consegui trocar o firmware deste.

Muito obrigado a todos que ajudaram!
 
Galera sou leigo no assunto se alguem poder mim ajudar tenho um roteador GREATEK Gwr1200ac - 64mb/8mb , queria dá uma melhorada nele, tem como instalar alguma outra firmware de outro roteador nele ?
 
Galera sou leigo no assunto se alguem poder mim ajudar tenho um roteador GREATEK Gwr1200ac - 64mb/8mb , queria dá uma melhorada nele, tem como instalar alguma outra firmware de outro roteador nele ?
Qual o problema que vc está tendo hoje?

Pergunto isso pois vc se diz leigo, e colocar um firmware alternativo não é algo simples.. além do que dependendo do problema, a limitação seja mais no hardware do que no firmware..
Há também a limitação de compatibilidade de hardware com firmwares alternativos..
 
Qual o problema que vc está tendo hoje?

Pergunto isso pois vc se diz leigo, e colocar um firmware alternativo não é algo simples.. além do que dependendo do problema, a limitação seja mais no hardware do que no firmware..
Há também a limitação de compatibilidade de hardware com firmwares alternativos..
Cara já configurei esse roteador de todas as formas, mesmo assim a rede wifi só fica desconectando.
 
Amigo, nada de aparecer desbloqueio pro EC230-G1? A BrisaNet havia me fornecido um C5, mas estava dando alguma incompatibilidade aqui. A rede 5g não segurava. Daí trocaram por um EC230-G1 e resolveu, mas ao contrário do C5, não consigo desbloquear nem com reza braba.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo