Posso instalar uma GF Quadro FX1800 para modelagem junto a uma HD 7950 pra jogos?

RichterBelmont

Hungry Member
Registrado
Consegui uma GF Quadro FX1800 de "lambuja". Eu sei que essas placas p/ games são horriveis, mas para trabalhos de modelagem 3D, render e coisas do naipe, ai é outra história. Mesmo ja sendo uma placa bem antiguinha, ela ainda deve dar um gás nos softwares 3D bem melhor do que muita VGA convencional mais moderna, questão é, possuo uma Radeon HD7950 em meu PC e um slot PCI-E livre, se eu instalar essa Quadro, configurar os drivers tudo certinho e jogar a carga dos programas de modelagem q eu uso (basicamente Maya 2k14 e Zbrush) pra ela, da um gás? Ou é desperdício de energia e slot? Ou se realmente da certo manter as 2 placas no PC?
 
Editado por um moderador:
A maioria dos aplicativos 3d de hoje em dia usam viewport com dx10 igual de jogos, e boa parte senao na maioria dos casos placas para jogos são melhores, com uma 660ti eu nao tenho problema em lidar com 10 milhoes de poligonos no 3dmax por exemplo, que usa o nitrous que é bem similar a uma engine de render de jogos. Então hoje a relevancia mudou um pouco.

A vantagem da quadro fica em ter menos artefatos e glitches visuais principalmente com edges e (mas a diferenca era maior quando os viewports nao usavam dx10), por ser uma placa fabricada para workstations, tem uma durabilidade bem maior, fora do suporte especifico da nvidia para aplicativos profissionais que ajuda quando o driver da algum erro com algo.

Outra vantagem que quadro tem e que nenhuma geforce tem é suportar 10bits de cores, caso voce tenha um monitor profissional com 10bits só com quadro vai tirar vantagem.

E acho que dá para usar as 2 sim, testa aí para ver a qualidade do viewport.
 
Última edição:
Eu nem esquento muito a cabeça com a viewport, com minha antiga GT240 eu já não tinha mt problemas, só no Zbrush que ela agarrava bonito. Creio q com a Radeon 7950 (ainda não modelei nada significativamente pesado pra testar mesmo) deva ficar liso...

Mas eu ouvi dizer q as Quadro da uma força na hora do render tb, junto com a CPU ai sim, eu acho q valeria mais a pena, mas acho q só testando mesmo. Só não coloquei ela ainda de medo da fonte arregar... Eu sei que é uma placa bem antiga essa Quadro FX1800 (2009 eu acho) e mesmo pra época ela não era uma das mais tops, mas pelo que eu vi é certificada pela Autodesk...

Eu e minha namorada, que é design e esculpe muito bem no Zbrush, diga-se de passagem, além de me ajudar um monte com as texturas (pois eu sou um desastre abissal com Photoshop), estamos querendo montar um portfólio e iniciar um pequeno estúdio, então qualquer coisa que possa nos ajudar no workflow é bem vinda, mesmo que o ganho de desempenho seja ínfimo, e eu sei que alguns míseros segundos a menos no render, faz toda a diferença em uma animação, por exemplo...

y5hq.jpg


Essa imagem em fullHD em meu PC atual, leva 5 minutos praticamente pra renderizar no Mental Ray, isso pq configurei bem por cima o renderizador, da até pra otimizar mais e conseguir resultado melhor e etc... mas eu desanimei tanto de mexer nessa cena, no meu PC antigo (um Athlon X2 4000, 4GB RAM e GT240) que larguei do jeito que tá. Era dose... em meu PC antigo o render levava quase 30 minutos.... fora a tristeza que era mexer na cena no Maya...
 
A maioria dos aplicativos 3d de hoje em dia usam viewport com dx10 igual de jogos, e boa parte senao na maioria dos casos placas para jogos são melhores, com uma 660ti eu nao tenho problema em lidar com 10 milhoes de poligonos no 3dmax por exemplo, que usa o nitrous que é bem similar a uma engine de render de jogos. Então hoje a relevancia mudou um pouco.

A vantagem da quadro fica em ter menos artefatos e glitches visuais principalmente com edges e (mas a diferenca era maior quando os viewports nao usavam dx10), por ser uma placa fabricada para workstations, tem uma durabilidade bem maior, fora do suporte especifico da nvidia para aplicativos profissionais que ajuda quando o driver da algum erro com algo.

Outra vantagem que quadro tem e que nenhuma geforce tem é suportar 10bits de cores, caso voce tenha um monitor profissional com 10bits só com quadro vai tirar vantagem.

E acho que dá para usar as 2 sim, testa aí para ver a qualidade do viewport.

Me responde uma duvida, também trabalho com o maya, e estava com desempenho na viewport baixo com uma gts250 e troquei por uma gtx 680, e não tive ganho praticamente nenhum. será que o maya 2011 ainda não usa o DX10 na viewport? sabe se tem alguma versão que ja usa?
------------
Eu nem esquento muito a cabeça com a viewport, com minha antiga GT240 eu já não tinha mt problemas, só no Zbrush que ela agarrava bonito. Creio q com a Radeon 7950 (ainda não modelei nada significativamente pesado pra testar mesmo) deva ficar liso...

Mas eu ouvi dizer q as Quadro da uma força na hora do render tb, junto com a CPU ai sim, eu acho q valeria mais a pena, mas acho q só testando mesmo. Só não coloquei ela ainda de medo da fonte arregar... Eu sei que é uma placa bem antiga essa Quadro FX1800 (2009 eu acho) e mesmo pra época ela não era uma das mais tops, mas pelo que eu vi é certificada pela Autodesk...

Eu e minha namorada, que é design e esculpe muito bem no Zbrush, diga-se de passagem, além de me ajudar um monte com as texturas (pois eu sou um desastre abissal com Photoshop), estamos querendo montar um portfólio e iniciar um pequeno estúdio, então qualquer coisa que possa nos ajudar no workflow é bem vinda, mesmo que o ganho de desempenho seja ínfimo, e eu sei que alguns míseros segundos a menos no render, faz toda a diferença em uma animação, por exemplo...

http://img853.imageshack.us/img853/6208/y5hq.jpg

Essa imagem em fullHD em meu PC atual, leva 5 minutos praticamente pra renderizar no Mental Ray, isso pq configurei bem por cima o renderizador, da até pra otimizar mais e conseguir resultado melhor e etc... mas eu desanimei tanto de mexer nessa cena, no meu PC antigo (um Athlon X2 4000, 4GB RAM e GT240) que larguei do jeito que tá. Era dose... em meu PC antigo o render levava quase 30 minutos.... fora a tristeza que era mexer na cena no Maya...

Mentay ray é pesado e dificil configurar, aprendi isso com muito sofrimento, depois mudei pra VRAY e foi da água pro vinho, consegui imagens 1000% mais bonitas praticamente sem configurar e na metade do tempo de render do mentalray. Mas render é basicamente processador, quando mudei do meu pc antigo pra meu phenon x6, cenas que levavam 50 minutos passaram a levar 1 minuto, é brutal a diferença em bons processadores. O problema da viewport é em cenas pesadas, acima dos 50 milhões de poligonos fica bem lento de mover a camera e fica complicado trabalhar. Se for em cenas leves até minha primeira VGA geforce 5200 ja dava conta no maya 7 em 2007
 
Qual a media de polígonos que vc trabalha? Se a Viewport tiver configurada pra alta qualidade, ai arrega mesmo. Tipo de 60 frames cai pra menos da metade, essa minha cena ai, que tem em media 25.000 faces, na GT240 sofria quando ligava a visualização de alta qualidade. Quando troquei de PC e de VGA, essa mesma cena (com muito mais objetos e algo em torno de 35.000 faces) ficou suave...
 
Mas eu ouvi dizer q as Quadro da uma força na hora do render tb, junto com a CPU ai sim, eu acho q valeria mais a pena, mas acho q só testando mesmo. Só não coloquei ela ainda de medo da fonte arregar... Eu sei que é uma placa bem antiga essa Quadro FX1800 (2009 eu acho) e mesmo pra época ela não era uma das mais tops, mas pelo que eu vi é certificada pela Autodesk...

Existem 2 tipos de engines de render, as que usam só o cpu, e as que usam só o gpu. As que usam o cpu não vão encostar na sua quadro, e as que usam gpu (CUDA) terão performance ruim comparado a se placas para jogos, além de que 768mb de memória é muito pouco, e infelizmente a maioria é incompativel com placas da AMD por serem feitos para CUDA. É importante ter 16 ou 32gb de ram também dependendo da quantidade e tamnho das texturas que costuma usar nas cenas.

Posta alguma coisa de zbrush da tua mina ae!


Me responde uma duvida, também trabalho com o maya, e estava com desempenho na viewport baixo com uma gts250 e troquei por uma gtx 680, e não tive ganho praticamente nenhum. será que o maya 2011 ainda não usa o DX10 na viewport? sabe se tem alguma versão que ja usa?

Deveria... mas se não me engano só depois do 2012 o viewport do Maya é o nitrous igual do max.


[video=youtube;hBTpwFpbZ7Y]https://www.youtube.com/watch?v=hBTpwFpbZ7Y[/video]

[video=youtube;i9_MIzJYV4s]https://www.youtube.com/watch?v=i9_MIzJYV4s[/video]
 
Última edição:
Eh, acho q vou deixar a Quadro de lado e começar a brincar um pouco de novo... Vamos ver até onde meu PC vai agora com isso :3
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo