Potência adequada de fonte

RobocopBR

Active Member
Registrado
Olá, caros.

Tô tentando decidir o caminho para o qual seguir em relação ao PC que montei junto com (e para) um amigo meu (é sério, é pra amigo mesmo, eu já tenho meu PC!):

Core i7 4770 (o de clock travado)
2x Corsair Vengeance 8 GB DDR3 1600 MHz
R9 290 XFX Double Dissipation 4 GB (sem overclock e sem intenção de fazê-lo)
1 SSHD Seagate 4 TB (HD híbrida)
1 SSD Samsung 840 Pro 512 GB
Monitor 27" Asus MX279H

Pelo que lembro, ele tem plugado na máquina um mouse Gigabyte não muito inventado, um Razer Blackwidow Ultimate e um headset Sennheiser. Ele também alterna entre usar o headset e jogar o som no micro-system dele. Também tem o costume lamentável (ao menos aos meus olhos) de deixar a máquina ligada 24 horas por dia.

Meu amigo é essencialmente jogador, mas já está começando a brincar com edição/renderização de vídeo.

Segundo o eXtreme Power Supply Calculator, essa máquina consome 500 W a 90% da carga (o site explica que 100% é uma situação quase que teórica, que não pode entrar muito em cálculos).

A XFX, contudo, descreve na sua página que essa placa de vídeo tem como "Minimum Power Supply Requirement : 750 watt". Mas eu sei que é comum o fabricante dar uma jogada pra cima na potência necessária pra fonte fazer a placa funcionar...

Estou fazendo pesquisas seguindo esse pré-req da XFX, mas a melhor do segmento que eu poderia encontrar foi descontinuada (a M12II-750 Bronze Evo, da Seasonic). E vejo a galera fazendo coisas muito mais violentas com fontes dessa potência (não me lembro onde vi, mas acho que estavam fazendo um SLI de GTX 980 com uma fonte dessas).

Ele havia ficado com minha Corsair TX750 V2, mas ficamos desconfiados dela porque a máquina nunca se estabilizou (praticamente todos os jogos travavam, isso mesmo após N formatações que fiz). O problema apenas acabou quando a fonte tomou o fatality do Nightwolf (caiu um raio na vizinhança). Enquanto ele entregou a fonte para um primo tentar consertar, ele ficou com uma fonte reserva desse primo e os erros simplesmente sumiram! Aí já não sei dizer se entreguei pra ele uma fonte que estava ruim (sendo que eu nunca peguei problema nenhum com essa fonte em minha máquina, jogando com uma EVGA GTX 770) ou se placas da AMD conversam diferente com as fontes em relação às da nVidia.

A pergunta nem é tanto sobre qual modelo me indicariam. Eu gostaria mais é de saber se é possível eu procurar bons modelos de 600-650 watts sem ter nenhum susto, levando em conta o que a máquina dele tem e o como ela é usada, por uns bons anos.

Abraços.
 
Última edição:
Por ordem de faixa de preço:

Seasonic S12II-620, EVGA 600B, Sharkoon VPM 600
XFX TS650, EVGA B2 750
XFX XTR 650, Seasonic G 650

Todas elas dão conta do PC. As marcadas em negrito são as que mais recomendo.
 
Dando o devido retorno:

Entre sumidas em seqüência das lojas, acabei pegando ontem a EVGA B2 750 numa loja gaúcha bem conhecida e confiável (hahahahah, essa censura do fórum pra combater propaganda é engraçada!) pro meu amigo. Semana que vem deve chegar aqui em SP. Pena que tive que gastar um pouco mais do que o previsto, mas foi o que restou.

NyanDere, valeu as dicas. Darei um retorno sobre como a máquina se comportará com esta (meu primeiro teste de um "fabricante novo" do mercado).

Abraços!
 
Última edição:
Dando um retorno...

A R9 290 do meu amigo morreu faz coisa de duas semanas. Ela travava com jogos o tempo todo e ficava quente (94 graus com jogos, picos repentinos para meu amigo abrir o navegador...e isso com as ventoinhas da placa funcionando normalmente). Ela nunca ficou estável. E até onde sei, essa fonte da EVGA é bem boa.

O pior é que estávamos tendo o mesmo nível de problema com primeira R9 290 que devolvemos pra XFX.

Eu não consigo acreditar que faltava potência. Simplesmente não entra na minha cabeça. Mas então o que poderia ser?

:(
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo