• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PowerColor Radeon 9800SE 128MB 256bits: meu mini-review...

TrancëJay

Banido
Banido
PowerColor Radeon 9800SE 128MB DDR 256bits
clear.gif


Bom, decidi fazer esse tópico porque venho recebendo algumas MPs, não só aqui como em outros fórums, de usuários me perguntando sobre essa placa. Me perguntam da performance dela, se é boa de OC, se eu recomendo, etc...Sei que tem muitos reviews dela pela net, mas de qualquer forma é mais uma fonte de informação...

Então vamos lá!

Conhecendo a placa:
A parte frontal:
clear.gif


A parte traseira:

clear.gif


A caixa:

clear.gif


Os acessórios:

clear.gif


obs: A versão retail vem com mais acessórios:

clear.gif

_________________________________________________

Especificações:

clear.gif


Utiliza memórias Hynix de 2,8ns em L como pode ser visto nas fotos.
clear.gif

O cooler dela é bem fraco, só tem contato com o shim, não encosta no core. Altamente recomendável a instalação de um cooler melhor e de dissipadores nos chips de memória.

Preço:
Entre R$600,00 e R$650,00

Página da PowerColor:

_________________________________________________

Sistema utilizado para rodar os benchmarks:
Barton 2500+ AQXEA @217x9,5 = 2063 MHz
MSI K7N2 Delta-ILSR [braziliantech Full RAID BIOS 7.7]
1x512MB PC2700 Xerox @PC3500 [3-4-4-9]
Hitachi DeskStar 80GB SATA
Allied AL-A400W
Samsung SyncMaster 753DFX

Programas e drivers utilizados:
Omega drivers baseado no Catalixo 4.6
OCFAQ SoftModded Catalyst Package 4.6
nVIDIA nForce drivers 4.24
ATITool [para overclock]
Aquamark3
3DMark2001SE
3DMark03

obs: todos os benchmarks foram realizados com os drivers nas seguintes configurações:
Resolução: 1024x768 @85Hz
AA = preferência do aplicativo
AF = preferência do aplicativo
Texture Preference = High Performance
Mipmap Detail Level = High Performance
Vertical Sync = Always off
Trueform = Always off

_________________________________________________

Os resultados:
Aquamark3
Em 'stock' [380/680]:
clear.gif
clear.gif


Com overclock [420/730]:
clear.gif
clear.gif

_________________________________________________

3DMark03
Em 'stock' [380/680]:
clear.gif


Com overclock [420/730]:
clear.gif

_________________________________________________

3DMark2001SE
Em 'stock' [380/680]:
clear.gif


Com overclock [420/730]:
clear.gif

_________________________________________________


Infelizmente a minha placa não aceitou o Mod para 9800Pro!

O interessante é que quando feito o SoftMod, todos os benchmarks são realizados sem travamento ou reinicialização do sistema, mas ao se iniciar algum jogo ou simplesmente um video o PC reinicia.

Alguns resultados com o SoftMod pra 9800Pro com os clocks da 9800XT, 412/730 [creio que como o SoftMod não funcionou 100%, os resultados podem ser bem melhores nas placas em que o SoftMod funcione perfeitamente]:

Aquamark
clear.gif
clear.gif



3DMark03
clear.gif



3DMark2001SE
clear.gif



Reparem na diferença de performance e de pontuação! Veja que no Aquamark3 por exemplo, a pontuação ficou bem baixa se comparada com uma 9800XT de verdade, ou seja, os pipelines defeituosos são desativados porque diminuem a performance e não somente porque deixam artefatos nas imagens. Repare também nos artefatos das ScreenShots. E veja que em alguns testes no 3DMark, a diferença ficou bem peguena comparando-se com e sem o softmod.

E pra quem não sabe como fica a imagem quando o SoftMod não funciona:

No Windows:
http://www.trancejay.rg3.net//9800se/ss.jpg

Em aplicativos:
http://www.trancejay.rg3.net//9800se/nature.jpg
http://www.trancejay.rg3.net//9800se/mother_nature.jpg


Overclock:
Ela aguenta uma boa margem de Overclock. Como vocês podem reparar, uso a minha no dia-a-dia @420/730, sem nenhum artefato. Com certeza a placa suporta mais, mas não arrisco porque como falei, o cooler dela é bem fraco e ela não tem dissipadores nas memos. Como a minha não aceitou o Mod pra 9800Pro, acho que não compensa gastar dinheiro pra trocar o cooler e colocar dissipadores nas memos pq encarece bastante a placa [com o dinheiro que você compra essa placa + os dissipadores + novo cooler, dá pra comprar tranquilamente uma Radeon 9700Pro/FX5900XT ou outra semelhante. Agora se o Mod funcionar, é praticamente obrigatório melhorar a refrigeração dela, e nesse caso compensa pq você vai ter em mãos uma 9800Pro podendo chegar quase que garantido aos clocks da 9800XT!


Conclusão:
É uma boa placa, mesmo que o Mod não funcione. Estou com poucos jogos aqui [não uso muito o pc pra jogar esses tipos de jogos, uso mais pra mexer com audio e emuladores], mas ela rodou na boa todos os jogos que testei aqui em 1024x768 com AA16x e AF4x a + de 40fps [Freedom Fighters, Max Payne 2, No One Lives Forever 2, Aquanox, Wolfenstein, Quake III, Warcraft], quando colocado o AF em 6x o desempenho já cai bastante.
Com R$650,00 é uma opção a mais, tem performance praticamente igual a GeForce FX5700 Ultra, Radeon 9600XT, Radeon 9800Pro 128bits, dessa forma cabe a você decidir, procurando saber qual dessas placas tem mais prós e menos contras, como por exemplo acessórios, qualidade de refrigeração, qualidade do PCB...


Reviews dessa placa:
http://www.google.com.br/search?q=review+9800se+powercolor&hl=pt-BR&ie=UTF-8

Informações sobre o SoftMod para 9800Pro:
http://softmod.ocfaq.com
http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=60


Bem, é isso, não é grande coisa mas espero que possa ajudar em algo. Qualquer crítica ou sugestão é só postar.

T+

TrancëJay
 
Essa letra que tu colocou ta ruim de ler... :D

Mas ficou bem legal esse teu review, pena que tu não conseguiu fazer o mod... mas é bom pra mostrar que o mod não é garantido. ;)

[]´s

Flávio
 
tinha visto no forum pcs jah, nice review.. pena nao ter conseguido o mod..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo