Pra quem mora em regiões quentes, tipo o Nordeste, WC vale a pena?

blacklynx

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, estou querendo trocar meu air cooler, não estou gostando da performance dele, e pra variar, acho que minha unidade é defeituosa, pois é sempre uma guerra pra instalar ele, o infeliz sempre dar problemas pra atravessar os furos da mb.

Além de pesado, não vi muitas melhoras na temp do i7 4770k, em full, já vi a cpu passando dos 70º, por isso quero passar pra frente esse treco logo.

Já cogitei trocar o mesmo por outro air cooler, mas sempre fiquei curioso pra saber como seria as temps em um wc aqui na região onde moro, onde a temperatura ambiente nessa época do ano chega fácil nos 36~40º.

Pretendo meter um over leve no 4770k, quero arredondar o clock dele para os 4ghz, isso já basta pra mim. Nem sei porque comprei essa cpu na época, devia era ter pego o i5, teria feito muito mais negócio, pois teria o dobro ou triplo de ram com a grana que sobraria do 4770k.

Não preciso de um wc top, pode ser um wc mais simples, no nível do h60. Li um post de um user de um fórum falando super bem do corsair H60. Ele mora no nordeste, se não me engano era Fortaleza o local. Dizia que as temps estavam excelentes na sua cpu, mas o que me deixa meio com o pé atrás é o modelo, no caso um i7 2600k. Não havia infos sobre qual clock estava sendo utilizado no momento.

Será que um h60 segura bem um 4770k a 4ghz?

Só posso gastar no máx algo no preço do h60, de preferência menos. Eu agradeço se vcs puderem me passar algumas dicas de modelos de wc para compra.
 
Um bom cooler não é despesa e sim investimento, voce vai poder usar ele por um bom tempo e na maioria dos casos mesmo mudando de plataforma.

Voce tem um cpu top que te custou uma boa grana, então porque não investir em algo que vai te garantir tranquilidade e estabilidade no sistema?

Acredito que o H60 vai melhorar as temperaturas sim mas eu pessoalmente pensaria em um H100i já para garantir os dias mais quentes, valeu e boa sorte ai.
 
Aí na sua região você vai ter um ganho considerável em trocar um air cooler por um water cooler.

Eu não recomendaria os watercoolers da Corsair devido á grande quantidade de problemas, como falhas na bomba e dificuldade de configurar o software.

Digo isso baseado na grande quantidade de reclamações que vejo pelos fóruns estrangeiros dos quais participo. E também por experiência própria pois em 2012 resolvi testar um H80 e em 2 meses apresentou falha na bomba. Após desmontar constatei a formação de sujeira nos fins do block, sinal de que o fluído que eles usam é péssimo. Além disso o radiador era 100% de alumínio e o block em cobre.

Um watercooler custom sempre será imbatível, porém se você estiver querendo praticidade na instalação e manutenção então opte pelos watercoolers de marcas como Thermaltake ou Coolermaster. Sempre vale a pena gastar mais em qualidade quando o assunto é watercooler.
 
Última edição:
Acredito que seja Obrigatório um WC em regiões quentes.

Aqui em SP eu já sofria com Air Cooler, imagina para vcs de regiões + Quentes o ano inteiro.
 
Desculpa na demorar pra responder, mas agradeço pelas dicas pessoal.

Estou analisando com carinho todas as opções ditas por vcs, e caso tenham outras estarei analisando elas também.

Está quase inviável continuar com air cooler aqui no NE, temp ambiente tá alta demais, minha cidade nessa época além de quente é muito seca.

Usar pc só durante o dia e fim de tarde entrando a noite, e olhe lá tem dias que até a noite é complicado de tão quente que é.
 
Última edição:
Um watercooler vai diminuir bem suas temperaturas amigo. Mas lembre-se de usar uma pasta de qualidade.
 
Eu tenho um i7-4790K stock e um H60, nunca tive problemas com temperaturas altas em jogos etc... porém ele parece meio inadequado, provavelmente em um teste de stress ele vai apresentar um péssimo resultado. Outro dia coloquei vários albuns FLAC em um detector pra checar se não eram mp3 convertidas pra flac... isso é a única coisa por aqui que usa uns 99%-100% da cpu, a temp subiu pra caramba passou ou beirou os 80°C e não estava um dos piores dias de calor por aqui. Cheguei a comprar um H100i essa semana por gostar do visual dele, mas na verdade era um H100i v2 anúnciado incorretamente, apesar do v2 ter melhor performance os 2 são meio ruins e caros pro que oferecem, recusei o pedido, peguei o dinheiro de volta e estou pensando em montar um watercooler simples só pro processador mesmo, com peças boas que eu possa expandir pra blockar VGA(s) futuramente.
Talvez você possa conseguir um air cooler muito mais eficiente que o H60 pelo mesmo valor, sugiro que você não compre o H60 antes de pesquisar com muita calma.
 
Acho um bom investimento, ao menos eu não gosto de ter processador, vga ,etc com temperaturas altas.
E a estética do WC é bonitona
 
Eu moro em Natal/RN e tenho um H100 (dos primeiros q saíram) e nunca tive problemas de temperaturas num i7 920 a 4ghz diários. Eu fui no H100 muito mais pela estética do que performance, não que seja ruim mais existem coolers a ar que são tão ou mais eficientes que ele, mais eu acho feio pq são muito grandes e pesados.
 
Wc só vale a pena caso um air cooler não supra a necessidade. Os Wc são peças mecânicas (a bomba na verdade), então ela pode parar de funcionar, diferente de um dissipador de alumínio... Mas não tenho o que reclamar dos WC da corsair. Já tive 3 (h80igt, h110, h55), aqui não vejo temperaturas acima de 60 graus em nada...
 
Valeu galera por todas as dicas de WC's, ainda estou analisando qual o melhor custo-benefício pra mim.

Não decidi comprar o h60, vou analisar os outros modelos. Me arrependo foi não ter pego um na época que comprei o pc, tava tão barato comparado com agora.
 
Valeu galera por todas as dicas de WC's, ainda estou analisando qual o melhor custo-benefício pra mim.

Não decidi comprar o h60, vou analisar os outros modelos. Me arrependo foi não ter pego um na época que comprei o pc, tava tão barato comparado com agora.
Pra cpu não recomendo abaixo de h80i, visando longevidade claro.
 
1° Faça um delid no seu processador e de preferência utilize pasta térmica do tipo da liquid pro ou ultra (tem outra que segue o mesmo estilo, mas não lembro a marca)

2° Ponha um WC no seu processador

3° Profit! Desfrute das temperaturas mais baixas
 
1° Faça um delid no seu processador e de preferência utilize pasta térmica do tipo da liquid pro ou ultra (tem outra que segue o mesmo estilo, mas não lembro a marca)

2° Ponha um WC no seu processador

3° Profit! Desfrute das temperaturas mais baixas
Abaixo de 4.9ghz não há necessidade de delid, além de perder a garantia de 3 anos da intel...
 
Abaixo de 4.9ghz não há necessidade de delid, além de perder a garantia de 3 anos da intel...

Discordo sobre a necessidade ou não do delid. Primeiro que não precisa de 4.9 GHz pra ser necessário um delid. Segundo que o que mais tem é nego fazendo delid em frequências inferiores, por causa de processador que precisa de uma voltagem alta pra pegar X frequência, ou daqueles que querem aloprar no overclock no ar, como também aqueles que mesmo não fazendo over, querem melhorar a dissipação entre o DIE e o IHS.

Fora que um delid bem feito, causa uma drástica redução nas temperaturas do processador. O OP possui um 4770K, processador lançado em 2013. Caso ele tenha comprado esse processador em 2013, a garantia já era ou já está perto de terminar.

Caso não, aí sim, entra a escolha entre fazer e perder a garantia ou fazê-lo apenas quando acabar.
 
Vale muito a pena amigo, mesmo se sua CPU não aceitar OC como a minha, um WC garante baixa temperatura em qualquer época do ano.

Cansei de usar o cooler box da Intel que deixa as temperaturas chegarem a quase 80ºC, infelizmente meu WC está no RMA, mas assim que chegar o novo irei instalar.

A CPU chega numa temperatura muito alta e o mesmo baixa o clock para segurar a temperatura e o desempenho despenca.

Aqui moro no interior do RS, mas como no verão chega fácil nos 40ºC e não quero perder fps ou mesmo perder meu cpu, optei por um WC, poderia ser um air cooler bom, mas as memórias são muito altas e pegam no dissipador.
 
Eu uso aqui um Air Cooler e ele deixa minha CPU com mais fria que o meu colega com um i7-4970k que nem over faz(não sei a razão de comprar uma CPU "K" + mobo Z97 e não fazer Over).

Voltando ai assunto, minha CPU aqui em 3.7 ou 4.0 não passa dos 63c quando jogo, e nem dos 43 em Net, Filmes e coisas básicas, enquanto meu colega com o CM Seidon 120 fica a 52c na Net e coisas básicas e 65c em jogos.

O gabinete, o meu é um HAF-922 com quatro fan(2x 200mm & 2x 120mm), e o dele um Xpredator do grandão com oito fan(2x 200mm & 6x 120mm).

Até pensei que era defeito do cooler, mas como ele está funcionado direito e fui eu que instalei, creio que seja isso mesmo.

Walter Cooler para min, talvez só sirva os custon, pois esses selados tem pouca diferença em relação a um Air Cooler Bom, nisso o custo beneficio do Air acredito ser bem melhor, fora que se quebrar não corre risco de ferrar a CPU.
 
Última edição:
a real diferença esta na temperatura ambiente , no mato grosso vivia com 35~40 graus todos os dias e meu i5 com um h80i nao rendia menos que 60 graus nos jogos , agora no sul do pais que varia de -3 a 20 graus com o hyper 212x nunca o vi acima dos 50 graus
 
Wc só vale a pena caso um air cooler não supra a necessidade. Os Wc são peças mecânicas (a bomba na verdade), então ela pode parar de funcionar, diferente de um dissipador de alumínio... Mas não tenho o que reclamar dos WC da corsair. Já tive 3 (h80igt, h110, h55), aqui não vejo temperaturas acima de 60 graus em nada...
Você já teve um H80i GT? Ele era muito barulhento os fans que acompanham? Estou aguardando o meu chegar em reposição da garantia de um seidon 120v que deu problema.
 
Você já teve um H80i GT? Ele era muito barulhento os fans que acompanham? Estou aguardando o meu chegar em reposição da garantia de um seidon 120v que deu problema.
Os fans eram muito barulhentos, já barulho de bomba eu nunca ouvi.
 
Os fans eram muito barulhentos, já barulho de bomba eu nunca ouvi.
Eita, pelo visto terei que mudar os fans por mais silenciosos... a questão é: quais?? Sei que os Akasa Viper são muito bons e silenciosos, mas aquele amarelo deles vai ficar estranho no meu case que é tudo azul praticamente.

Valeu cara!
 
Cara eu tive um H100 e ele me rendeu em dias normais uma diminuição de quase 15C
Pois foi uma pequena diferença, que comprei um air cooler de 130 conto que abaixou cerca de 20 graus em full load e quase isso em idle também ( evercool venti)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo