• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Preciso de uma proteção adequada. Pois, os meus equipamentos queimaram.

radamanthys

know-it-all Member
Registrado
Galera moro em São Paulo - SP, e nunca tive problemas com meus equipamentos elétricos e eletrônicos. Aqui em casas as lampadas morrem de velhice ou pq são vagabundas mesmo. Acontece que na semana passada caiu um raio dos mais demoníacos aqui. Queimou o meu conversor digital e afeitou o televisor. Este ultimo liga mas não reconhece conteúdo via HDMI e as entradas analógicas apresentam apenas o áudio. Claro que o conversor estava ligado diretamente ao televisor, via HDMI.

Eu estava assistindo TV no dia da queda do raio. Em casa não ouve oscilação elétrica, as lampadas não oscilaram, o motor da geladeira não desarmou, nem o micro ondas, nem o modem ADSL e muito menos o meu PC. Apenas o televisor ligou e desligou algumas vezes, durante cerca de 3 segundos. O conversor morreu na hora. Então, o que pode ter acontecido? Aqui todos os eletrônicos estão ligados em réguas APC P6B e CLONE F8 (o modelo recomendado).

Ligo equipamentos com tomada americana nos APCs e os de padrão brasileiro nos ClONEs, cada um na sua tomada, tudo em 110V. Será que foi algum PEM ,que foi captado pela antena (pq o raio que caiu foi um estardalhaço só), enviado diretamente ao conversor via cabo Coaxial e propagado para a TV via Cabo HDMI ? Se este for o caso (se é que de fato essa teoria maluca pode ser aplicada), qual equipamento pode me ajudar a evitar este tipo de incidente? Pois, em todos esses anos nessa industria da informática e eletrônica, essa é a primeira vez que isso me acontece.
 
Sua hipótese de ter vindo algo pelo cabo da antena faz sentido, uma vez que os únicos equipamentos afetados estavam ligados a ele.

No caso um Clamper Multiproteção cairia bem ai, junto com um bom aterramento. (mas mesmo assim nada é garantido com relação a descargas elétricas).

Agora para uma avaliação mais profissional, tem que esperar o Faller opinar :joia:
 
É por essas que as boas proteções também protegem as linhas do cabo ou da antena e a linha telefônica, para prevenir entrada de surtos de tensao, pode ser derivado de um raio por exemplo, via essas linhas..

Nesses casos há que se ter, além das proteções, um bom aterramento ligado às mesmas
 
Jorno Obrigado pela recomendação eu já estava pesquisando e cheguei neste modelo da Clamper e no Upsai.

Faller,

É que aqui em casa não tem aterramento bem dimencionado. Que eu sei mesmo, só uma barra de cobre que a companhia elétrica colocou para aterrar o relógio, isso séculos atrás. Meu pai, metido a eletricista falou que bastava ligar o terra das tomadas no "neutro do relógio". Ou seja, usar o tal aterramento que fizeram para o relógio. Acredito que não seja o caminho ideal, mas como não tenho aterramento algum, o que eu poderia fazer? O que sei é que o concerto vai sair caro. Não quero de maneira alguma passar por isso. Sorte que não foi o meu PC.
 
Jorno Obrigado pela recomendação eu já estava pesquisando e cheguei neste modelo da Clamper e no Upsai.

Faller,

É que aqui em casa não tem aterramento bem dimencionado. Que eu sei mesmo, só uma barra de cobre que a companhia elétrica colocou para aterrar o relógio, isso séculos atrás. Meu pai, metido a eletricista falou que bastava ligar o terra das tomadas no "neutro do relógio". Ou seja, usar o tal aterramento que fizeram para o relógio. Acredito que não seja o caminho ideal, mas como não tenho aterramento algum, o que eu poderia fazer? O que sei é que o concerto vai sair caro. Não quero de maneira alguma passar por isso. Sorte que não foi o meu PC.

Esse tópico deverá ser muito útil para você:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

E já adiantando, não entre na moda de fazer churrasco no aterramento (colocar carvão + sal + água envolta da barra de cobre).
 
Obrigado Jorno,

Não sei o que aconteceu. Ontem eu havia encontrado este tópico do faller e ainda coloquei aqui no tópico, justamente para ajudar outros como eu. Mas de alguma forma o post sumiu.

Agora tenho que encontrar um cara para fazer o trampo e ainda ficar de olho. Porque ontem falei com um metido a eletricista. O caras propôs ideias tão absurdas e certamente ultrapassadas, quanto o churrasco que vc citou.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo