Primeiro WC, não parece estar OK...

Ctrl+Alt+Bruno

qnd cheguei era tudo mato
Registrado
Galera, seguinte.

Instalei esse WC da assinatura na minha config, mas estou achando tudo meio estranho...

Eu já reinstalei o cooler, verifiquei os apertos, até troquei a pasta térmica por uma Nano da Cooler Master, e não mudou nada.

A bomba está ligado no conector CPU_FAN1 e as ventoinhas estão ligadas no conector CPU_FAN2.

As ventoinhas estão jogando ar em direção ao radiador, e este está parafusado na parte superior do gabinete.

1) A temperatura está muito alta, mesmo em clock baixo e tensão baixa. No momento estou em 3.7 GHz com 1.25V e em idle a temperatura está em 43C e no Cinebench com picos de 70C.

2) Não ouço nenhum barulho de água ou bomba, será que está funcionando? Como faço pra saber?

3) As temperaturas dão uns picos de 10C do nada. Num segundo tá 40C, no outro segundo tá 50C, no outro segundo tá 30C. Isso é horrível porque o controle de rotação da ventoinha fica maluco, fica mudando a todo segundo, vai to barulho infernal ao silêncio total em 2 segundos, e fica nisso repetidamente.

4) A mobo não permite traçar uma curva de rotação x temperatura, ela só da essas opções:

Fan Ctrl Off (C): 10
Fan Ctrl On (C): 20
Fan Ctrl Start Value: 50
Fan Ctrl Sensitive: 30

Alguém tem alguma ideia do que eu posso ter feito errado?

Vlw!
 
Eu tenho um 240t no meu pc, montado na frente com 2 ventoinhas empurrando na frente e 1 puxando atras. No meu 4790k fez uma diferenca absurda, e chega aos 65-70ºC somente em testes de stress. Usei a pasta termica que vem pre aplicada mesmo. Realmente o barulho do WC é minimo, eu devo ouvir somente ao ligar o pc.
Voce montou corretamente o suporte am4 por tras da mobo?
 
Pra ver se a bomba está ou não funcionando, faz o teste sem as fans ligadas. A bomba vai vibrar, junto com a mangueira.
Mas acho que esse é o padrão do 240T. Eu tinha um e ele ficava nesse patamar, uns 70 e levemente acima.
Essa restrição da sua Mobo que atrapalha um pouco.
Troquei o WC por um H110i e melhorou em 10°C
 
Última edição:
A bomba deve ficar em 100% sempre
Variações bruscas assim são normais, é assim mesmo
70C em stress teste é uma excelente temperatura
 
Sua temp ta certa aqui em full load 1 hr de prime em 3.8 com Vcore 1.28 bateu 57 graus, e essas oscilações sao normais todos tem e todos reclamam, seu problema é a mobo que nao deixa vc ajustar a curva e ai as fans incomodam.
 
Eu tenho um 240t no meu pc, montado na frente com 2 ventoinhas empurrando na frente e 1 puxando atras. No meu 4790k fez uma diferenca absurda, e chega aos 65-70ºC somente em testes de stress. Usei a pasta termica que vem pre aplicada mesmo. Realmente o barulho do WC é minimo, eu devo ouvir somente ao ligar o pc.
Voce montou corretamente o suporte am4 por tras da mobo?

Montei sim. Esse WC usa o bracket original, é parafusado por cima dele. Os parafusos estão no fim do curso, parece estar bem firme.

Pra ver se a bomba está ou não funcionando, faz o teste sem as fans ligadas. A bomba vai vibrar, junto com a mangueira.
Mas acho que esse é o padrão do 240T. Eu tinha um e ele ficava nesse patamar, uns 70 e levemente acima.
Essa restrição da sua Mobo que atrapalha um pouco.
Troquei o WC por um H110i e melhorou em 10°C
Vou fazer esse teste, obrigado.

A bomba deve ficar em 100% sempre
Variações bruscas assim são normais, é assim mesmo
70C em stress teste é uma excelente temperatura
Essas variações que estão me incomodando. O cooler fica totalmente silencioso até 70C, ai do nada vai tudo pra 100% e segura a temperatura. Em 4.0 GHz fica em 70C, mas em 3.7 ou menos cai pra 60, 50, depois volta pra 70 e fica nesse loop infinito.

Assim:



Sua temp ta certa aqui em full load 1 hr de prime em 3.8 com Vcore 1.28 bateu 57 graus, e essas oscilações sao normais todos tem e todos reclamam, seu problema é a mobo que nao deixa vc ajustar a curva e ai as fans incomodam.

É exatamente isso. Essas variações são muito drásticas.

Joguei aqui agora BF1 por 1 hora em 3.7 e as temperaturas ficam entre 45 e 65. Variam demais!
 
Sua temp ta certa aqui em full load 1 hr de prime em 3.8 com Vcore 1.28 bateu 57 graus, e essas oscilações sao normais todos tem e todos reclamam, seu problema é a mobo que nao deixa vc ajustar a curva e ai as fans incomodam.

Fiz o teste aqui do Prime95 em 3.8 GHz com 1.3V e a ficou mais ou menos em 80C. Muito acima do seu resultado. Tem alguma coisa muito errada...
 
Última edição:
Você fez a instalação do wc com a placa mãe fora ou dentro do gabinete?
Já vi acontecer falta de contato do bloco por conta de folga no backplate.

Não sendo problema de instalação, acredito que o wc tenha vindo com defeito.
Acho que valeria apena acionar a garantia.
 
Você fez a instalação do wc com a placa mãe fora ou dentro do gabinete?
Já vi acontecer falta de contato do bloco por conta de folga no backplate.

Não sendo problema de instalação, acredito que o wc tenha vindo com defeito.
Acho que valeria apena acionar a garantia.
É que ele está achando "insuficiente", mas esse é o máximo que um WC 240mm de entrada pode oferecer.
Aqui num comparativo com o h110i (280mm) em Full load ele perde por 10°C somente.
Se for levar em conta que NOVO, custa 3x menos que o H110i, vale muito a pena.
 
É que ele está achando "insuficiente", mas esse é o máximo que um WC 240mm de entrada pode oferecer.
Aqui num comparativo com o h110i (280mm) em Full load ele perde por 10°C somente.
Se for levar em conta que NOVO, custa 3x menos que o H110i, vale muito a pena.

Putz mano, será??

Eu tô meio indignado com essa variação bruta de temperatura. Tipo, do nada, sobe 15C, depois desce 15C, a ventoinha subindo e descendo o tempo todo, é isso que tá me deixando maluco...


 
Isso é 3.9 GHz com 1.41V. Fica variando entre 75C e 60C, a ventoinha fica pulando de 100% pra uns 50% a cada 3 segundos, tá a maior loucura isso.
 
Você fez a instalação do wc com a placa mãe fora ou dentro do gabinete?
Já vi acontecer falta de contato do bloco por conta de folga no backplate.

Não sendo problema de instalação, acredito que o wc tenha vindo com defeito.
Acho que valeria apena acionar a garantia.

Fiz com a mobo dentro, mas já verifiquei esse aperto e não está ocorrendo folga no backplate, o parafuso tá no fim do curso já.
 
Putz mano, será??

Eu tô meio indignado com essa variação bruta de temperatura. Tipo, do nada, sobe 15C, depois desce 15C, a ventoinha subindo e descendo o tempo todo, é isso que tá me deixando maluco...


 
Isso é 3.9 GHz com 1.41V. Fica variando entre 75C e 60C, a ventoinha fica pulando de 100% pra uns 50% a cada 3 segundos, tá a maior loucura isso.
 


Fiz com a mobo dentro, mas já verifiquei esse aperto e não está ocorrendo folga no backplate, o parafuso tá no fim do curso já.
Com certeza essa sua mobo está afetando bastante esse desempenho.
Mas em 1.41V acho que está até aceitável 70°C.
O problema tenta setar em 100% e ver como os gráficos vão se comportar.
 
Com certeza essa sua mobo está afetando bastante esse desempenho.
Mas em 1.41V acho que está até aceitável 70°C.
O problema tenta setar em 100% e ver como os gráficos vão se comportar.

Deixei agora em 3.9 GHz com 1.40V em 100%. Tá flutuando entre 65C e 75C, com picos de 60C e 80C. Carai, é normal mesmo essa alteração brusca? É coisa de segundos, sei lá, 5 segundos. Isso no BF1, se eu rodo algum teste de stress o traço fica retilíneo.

BF1
3.9 GHz - 1.384 V - 100%
Média de 70C, variando de 65C a 75C a cada 5 segundos, com picos raros de 60C e 80C.


AIDA64
3.9 GHz - 1.384 V - 100%
Constante 79C.


Vamos por partes. Tenho três questionamentos, mas acredito que o terceiro parece que já está respondido:

1) O desempenho está dentro do esperado para fans 100%?
2) É normal essa variação de temperatura brusca somente no BF1?
3) A variação da fan acompanhando a variação da temperatura parece ser uma deficiência da minha mobo em não fornecer controle fino sobre a ventoinha. OK.
 
Última edição:
Creio que não esteja normal, considerando ainda que o processador é o sem o X.
Pela imagem o pico de temperatura chegou a 86C, que até pode ser um indicativo de um algum problema com a refrigeração do cooler.

Se quiser, tem o AMD Overdrive que pode ser baixado aqui.
Creio que ele vá mostrar a Margem Térmica que seria os graus faltantes ou folga para atingir a temperatura limite.
 
Creio que não esteja normal, considerando ainda que o processador é o sem o X.
Pela imagem o pico de temperatura chegou a 86C, que até pode ser um indicativo de um algum problema com a refrigeração do cooler.

Se quiser, tem o AMD Overdrive que pode ser baixado aqui.
Creio que ele vá mostrar a Margem Térmica que seria os graus faltantes ou folga para atingir a temperatura limite.

Existe algum tipo de teste que possa ser feito pra constatar que o problema é no cooler mesmo?

Ontem eu desliguei todas as ventoinhas do gabinete, liguei o PC, coloquei o dedo no tubo e senti uma leve vibração, e num certo momento ouvi um barulho de água em movimento. Isso, no entanto, só aconteceu uma vez. Eu só ouvi uma vez esse bendito barulho que todo mundo reclama...
 
Existe algum tipo de teste que possa ser feito pra constatar que o problema é no cooler mesmo?

Ontem eu desliguei todas as ventoinhas do gabinete, liguei o PC, coloquei o dedo no tubo e senti uma leve vibração, e num certo momento ouvi um barulho de água em movimento. Isso, no entanto, só aconteceu uma vez. Eu só ouvi uma vez esse bendito barulho que todo mundo reclama...

Eu soh ouço barulho neste momento tambem.
O barulho que o pessoal reclama é das ventoinhas, nao da agua...
 
Os testes no BF1 e no AIDA acho que já são suficientes até para o suporte técnico avaliar.

Acho melhor acionar o suporte da loja e ouvir a opinião deles.
 
Existe algum tipo de teste que possa ser feito pra constatar que o problema é no cooler mesmo?

Ontem eu desliguei todas as ventoinhas do gabinete, liguei o PC, coloquei o dedo no tubo e senti uma leve vibração, e num certo momento ouvi um barulho de água em movimento. Isso, no entanto, só aconteceu uma vez. Eu só ouvi uma vez esse bendito barulho que todo mundo reclama...


Tenho o mesmo WC que voce, e minha temp media e 35 37c graus idle e 47 50 jogando ou rodando prime, você verificou na sua placa mae se a opcao cool quient esta ligada? essa opcao faz que ela controle as fans, e dentro da bios isso logo que iniciar o f2, outra coisa tire uma foto de como esta instala esse wc, o meu esta na parte da frente com as bombas pra cima!

Outra coisa também : você apertou bem o bloco no processador? Recomendo retirar e instalar novamente as vzes fica bolha de ar ou voce nao apertou bem nao fica bem em contato com processador !

Sobre o barulho da aguam, eu ouço poucas vezes geralmente quando deixo o pc um tempo desligado e ligo ele, voce ouve o barulho dela passando!
 
pra mim suas temps tão normais, pq se as suas tão erradas as minhas tmb estão, vc ta com quase 1.4 de Vcore, aqui no meu H115i com 1.4 em load fica a 65~68 graus, quanto as oscilações, eu achava que era em iddle que ai seria normal, em load eu nunca vi oscilar aqui, no caso eu não tenho BF1 pra testar e mesmo em WD2 e ACO nao acontece isso aqui, de toda forma nao acho que seja problema no WC, esses picos é como se seu processador ficasse louco indo de 30% de uso a 90% em menos de 1 segundo, só as temp varia ou uso dele varia bruscamente igual eu falei? pq ai serai esse o motivo, talvez seja característica do BF1, mas ai teria que ver alguém com r7 e que tenha BF1 tmb pra comparar.
 
Retificando os posts que fiz, não tinha reparado que tinha feito over nele.
Pensei que esse 3.9 Ghz fosse apenas o modo turbo.

Se o over foi feito corretamente, pode ser que o desempenho esteja dentro do esperado.

Acho que valeria apena testar o processador no padrão de fábrica e ir subindo a frequência para ver como fica as temperaturas.
Pode ser que o ganho em 3.9 não compense tanto assim com relação a maior temperatura e ruído.

Como referência, veja os resultados de um teste:
IMG0053445.png


Fonte aqui.
 
Os testes no BF1 e no AIDA acho que já são suficientes até para o suporte técnico avaliar.

Acho melhor acionar o suporte da loja e ouvir a opinião deles.
Boa ideia, vou acionar o suporte da Deepcool questionando esses valores.

Tenho o mesmo WC que voce, e minha temp media e 35 37c graus idle e 47 50 jogando ou rodando prime, você verificou na sua placa mae se a opcao cool quient esta ligada? essa opcao faz que ela controle as fans, e dentro da bios isso logo que iniciar o f2, outra coisa tire uma foto de como esta instala esse wc, o meu esta na parte da frente com as bombas pra cima!

Outra coisa também : você apertou bem o bloco no processador? Recomendo retirar e instalar novamente as vzes fica bolha de ar ou voce nao apertou bem nao fica bem em contato com processador !

Sobre o barulho da aguam, eu ouço poucas vezes geralmente quando deixo o pc um tempo desligado e ligo ele, voce ouve o barulho dela passando!
Já testei vários ajustes de BIOS diferentes, e é geralmente assim no BF1. Fica variando quase 20C a cada 5 segundos, e a ventoinha fica louca subindo e descendo todo instante. Já instalei o cooler 3x, limpei a base e a CPU com álcool, já verifiquei direção do fluxo de ar das ventoinhas, etc.

pra mim suas temps tão normais, pq se as suas tão erradas as minhas tmb estão, vc ta com quase 1.4 de Vcore, aqui no meu H115i com 1.4 em load fica a 65~68 graus, quanto as oscilações, eu achava que era em iddle que ai seria normal, em load eu nunca vi oscilar aqui, no caso eu não tenho BF1 pra testar e mesmo em WD2 e ACO nao acontece isso aqui, de toda forma nao acho que seja problema no WC, esses picos é como se seu processador ficasse louco indo de 30% de uso a 90% em menos de 1 segundo, só as temp varia ou uso dele varia bruscamente igual eu falei? pq ai serai esse o motivo, talvez seja característica do BF1, mas ai teria que ver alguém com r7 e que tenha BF1 tmb pra comparar.
Vou testar se o uso de CPU varia, também. As vezes pode ser minha mobo mesmo que está maluca. De qualquer forma já providenciei a troca dessa Biostar por uma ASRock Taichi X370.

Retificando os posts que fiz, não tinha reparado que tinha feito over nele.
Pensei que esse 3.9 Ghz fosse apenas o modo turbo.

Se o over foi feito corretamente, pode ser que o desempenho esteja dentro do esperado.

Acho que valeria apena testar o processador no padrão de fábrica e ir subindo a frequência para ver como fica as temperaturas.
Pode ser que o ganho em 3.9 não compense tanto assim com relação a maior temperatura e ruído.

Como referência, veja os resultados de um teste:
IMG0053445.png


Fonte aqui.

Tem um teste () do Maelstrom 240T feito pelo Peperaio usando um 1700X a 3.9GHz com 1.4V, e no Prime95 estabilizou em 69C. No meu fica em torno de 83C. É uma diferença considerável... mas tem um porém: o teste dele é feito em bancada, com ar condicionado, e aqui é gabinete fechado com tampa de vidro, no verão. Não sei até que ponto isso influencia.

----

Uma coisa que eu pensei aqui e ajudaria MUITO se alguém tem o mesmo cooler que eu pra AM4 pudesse responder: meu WC é a versão AM4, veio com manual de instruções para AM4, também. No entanto, no manual, os parafusos são catalogados em números, e os números referentes aos parafusos para AM4 não tinha nenhum equivalente nos pacotes que veio. Eu consegui montar olhando o desenho e tentando identificar o parafuso pelo visual. Todos os parafusos tinham um número que correspondia a uma plataforma, e o parafuso que serviu no meu caso não tinha nenhum número. É assim mesmo?
 
É assim mesmo?

Os parafusos confundem mesmo.
Mas é provável que seja somente uma adaptação do AM3+, mudando a furacão e a base de fixação.

Tem coisas que influenciam bastante também, como a disposição das ventoinhas.
Como estão dispostas as do radiador e a que faz a exaustão no gabinete.
Se você tiver puxando o ar pelo radiador, a ventoinha traseira tem grande impacto.
Se for assoprando através, não.
 
Os parafusos confundem mesmo.
Mas é provável que seja somente uma adaptação do AM3+, mudando a furacão e a base de fixação.

Tem coisas que influenciam bastante também, como a disposição das ventoinhas.
Como estão dispostas as do radiador e a que faz a exaustão no gabinete.
Se você tiver puxando o ar pelo radiador, a ventoinha traseira tem grande impacto.
Se for assoprando através, não.

Ele usa o mesmo bracket original da AM4, então foi só uma questão de encontrar o parafuso que desse rosca, e o único que deu rosca estava num envelope sem nenhum adesivo. Todos os outros parafusos estavam em envelopes com adevisos. Realmente não parece ser problema de instalação, tá muito, muito firme. Tenho a impressão que conseguiria segurar o PC inteiro só segurando pela bomba.

O radiador está parafusado no topo, as ventoinhas estão abaixo do radiador, empurrando o ar em direção ao radiador.

Bom, meu PC tá assim:

 
Ele usa o mesmo bracket original da AM4, então foi só uma questão de encontrar o parafuso que desse rosca, e o único que deu rosca estava num envelope sem nenhum adesivo. Todos os outros parafusos estavam em envelopes com adevisos. Realmente não parece ser problema de instalação, tá muito, muito firme. Tenho a impressão que conseguiria segurar o PC inteiro só segurando pela bomba.

O radiador está parafusado no topo, as ventoinhas estão abaixo do radiador, empurrando o ar em direção ao radiador.

Bom, meu PC tá assim:

Pelo desenho, não parece ser esse o problema mesmo nao.
Estranho.
 
Não sei se já foi mencionado0 mas você pode ligar os fans direto na GND e +5V da fonte e ter então uma velocidade fixa nas ventoinhas com menos pressão e ruído mas o ideal seria pegar um controlador externo. Sobre o comportamento da temperatura nos Ryzen, esta responde muito rapidamente conforme a carga.

Edit: Esse teste do peperaio não tem como estar certo, no mínimo está com sensemi ON e offset errado.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo