Primeiro WC, não parece estar OK...

A versão AM4 vem com adesivo na caixa e somente na cor azul, (se você comprou na loja que explode) , eu comprei um azul veio com suporte am4/am3 alias eles nao vem separados eles servem pros 2, e vem um da intel , o da cor vermelha nao estava vindo tanto que um amigo teve que compra um no ml pro ryzen dele!
 
Bom pessoal, rodei aqui 5 testes de stress no AIDA64, os resultados são os seguintes, lembrando que é em temperatura ambiente de mais ou menos 26°C, gabinete fechado com tampa de vidro.

O que vocês acham? Estou esperando milagre do cooler ou tem algo errado?

Teste 1
Frequência: 3.2 GHz
Voltagem: 1.123 V
TDP: 85.16 W
Temperatura: 52°C
Fan: 1234 RPM (60%)

Teste 2
Frequência: 3.6 GHz
Voltagem: 1.210 V
TDP: 109.14 W
Temperatura: 61°C
Fan: 1484 RPM (74%)

Teste 4
Frequência: 3.7 GHz
Voltagem: 1.264 V
TDP: 119.44 W
Temperatura: 66°C
Fan: 1603 RPM (80%)

Teste 5
Frequência: 3.8 GHz
Voltagem: 1.319 V
TDP: 132.95 W
Temperatura: 70°C
Fan: 1951 RPM (100%)

Teste 6
Frequência: 3.9 GHz
Voltagem: 1.373 V
TDP: 143.53 W
Temperatura: 76°C
Fan: 1962 RPM (100%)

Prints:
 
Os chips não são todos iguais, dependendo do lote, sempre tem aquele que esquenta mais e outros menos.
Pode ser que se tivesse comprado o mesmo processador de outro lote tivesse temperaturas mais baixas.
Assim creio que esteja dentro do esperado.

Segundo um outro usuário que usa radiador de 280:
Now I have 65-70°C in stresstest with R7 1700 @ 3.9 GHz with 1.375 V with AiO be quiet! Silent Loop 280

Outros comparativos aqui.
 
Os chips não são todos iguais, dependendo do lote, sempre tem aquele que esquenta mais e outros menos.
Pode ser que se tivesse comprado o mesmo processador de outro lote tivesse temperaturas mais baixas.
Assim creio que esteja dentro do esperado.

Segundo um outro usuário que usa radiador de 280:
Now I have 65-70°C in stresstest with R7 1700 @ 3.9 GHz with 1.375 V with AiO be quiet! Silent Loop 280

Outros comparativos aqui.
E Be Quiet faz só cooler top.
Desde Air ao Water.
 
Os chips não são todos iguais, dependendo do lote, sempre tem aquele que esquenta mais e outros menos.
Pode ser que se tivesse comprado o mesmo processador de outro lote tivesse temperaturas mais baixas.
Assim creio que esteja dentro do esperado.

Segundo um outro usuário que usa radiador de 280:
Now I have 65-70°C in stresstest with R7 1700 @ 3.9 GHz with 1.375 V with AiO be quiet! Silent Loop 280

Outros comparativos aqui.

Hoje a noite reproduzirei esse mesmos testes em casa, obrigado pelo link.

Dando uma olhada aqui por cima, eu acho que estou bem acima disso. Qualquer teste que eu faço (menos Prime) em 3.8GHz as fans ficam em 100% e a temperatura na casa dos 70C.
 
Acho que só trocando por outro wc igual para ter certeza se as temperaturas são assim mesmo ou não.

Segundo a AMD aqui, o limite de temperatura é de 95C e todos os seus resultados ficaram dentro do recomendado.
Não sei dizer se o suporte da AMD ou Deepcool ajudariam ou iriam sugerir rma do wc ou até mesmo do processador.
 
Acho que só trocando por outro wc igual para ter certeza se as temperaturas são assim mesmo não.

Segundo a AMD aqui, o limite de temperatura é de 95C e todos os seus resultados ficaram dentro do recomendado.
Não sei dizer se o suporte da AMD ou Deepcool ajudariam ou iriam sugerir rma do wc ou até mesmo do processador.

Sim, é bem complicado comparar os meus testes com outros da internet, porque geralmente esses testes são feitos em ambientes com ar condicionado, e quase sempre eles nem montam gabinete, fazem na bancada mesmo, ai é foda, não tem como comparar mesmo. O pior é que a gente compra um produto pelo review dele na internet ai chega em casa e quando montamos temos resultados totalmente diferentes. Sacanagem isso.
 
Concordo, só tendo outros coolers em mãos para testar na mesma configuração.

Com relação as reviews não é só o ambiente controlado para testas, mas também os chips não são todos iguais, uns esquentam mais e outros menos.

Um caso que posso citar é o FX-8350 com o Hyper 212 que é um air cooler de entrada.
Segundo esse tópico aqui, a maioria consegue 4.5 Ghz e alguns 4.6 Ghz com esse mesmo air cooler.
4.7 Ghz com esse cooler já seria raridade.
 
Vou fazer um teste com prime 95 pra voce e no aida 64 , temperatura hoje em SP 30C, sem ar condicionado , gabinete tudo fechado, outra coisa veja como esta o fluxo de ar do seu pc também !
 
Segue testes feito !

Antes.jpg
teste2.jpg
 
Última edição:
Vou fazer um teste com prime 95 pra voce e no aida 64 , temperatura hoje em SP 30C, sem ar condicionado , gabinete tudo fechado, outra coisa veja como esta o fluxo de ar do seu pc também !
 
Segue testes feito !

Antes.jpg
teste2.jpg

Amigo, muito obrigado pela ajuda. Você se recorda a quantos RPM estavam as fans?
 
Amigo, muito obrigado pela ajuda. Você se recorda a quantos RPM estavam as fans?


Na 2 foto tem a velocidade das fans da uma olhada no aida ! Processador = 2352 ( wate coooler )
 
Mas ali seria a bomba, certo? Por aqui em 100% não chega nos 2k, e ai no seu tá 2.3k

Dentro da sua placa mae na bios voce desligo a opcao cool quiet ?

Tirei fotos da minha da uma olhada deixa sempre desligado, que ai fica no 100% no maximo.
Qual velocidade esta sua bomba?

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg
 
Última edição:
Dentro da sua placa mae na bios voce desligo a opcao cool quiet ?

Bom, só pra organizar as ideias aqui, estamos com 2 assuntos em paralelos.

1) Se meu WC está com desempenho equivalente a sua capacidade.

2) Os picos de temperaturas inexplicáveis no BF1.

Essa sua sugestão seria em relação ao item 2, certo? Porque no item 1 em teste de stress isso não influencia, visto que os clocks ficam travados na velocidade máximo. Se for ao item 2, eu já testei com ele ligado e desligado, e esses picos ocorrem independente do clock e do uso da CPU.
 
Apenas no bf1 acontece isso? Fiz o teste no aida de stress pois ele usa muito mais o processador do que no BF1, assim pra ter uma comparação !
 
Apenas no bf1 acontece isso? Fiz o teste no aida de stress pois ele usa muito mais o processador do que no BF1, assim pra ter uma comparação !

Acho até normal variar um pouco, mas é só no BF1 que varia bastante. Em idle também. Em idle costuma dar uns picos de 10C, no BF1 dá picos de 15C. Fica geralmente nesse loop a cada segundo um valor, como se fosse uma contagem regressiva.:

74-73-72-71-70-69-68-67-66-65-64-63-62-61-60-59-74-73-72-71... etc.

Ai quando pula do 59 pra 73 as ventoinhas disparam até descer para 71, ai em 70 fica silencio total e o ciclo se repete.
 
Veja se são essas as opções de controle das fans na bios:
CPU Smart FAN1/2 & System Smart FAN1/2/3
This item allows you to control the CPU/System Smart Fan function.
Options: Disabled (Default) / 4Pin

Fan Calibrate
Press [ENTER] to calibrate CPU Fan speed.

Control Mode This item provides several operation modes of the fan.
Options: Manual / Quiet / Aggressive

Fan Ctrl OFF(°C)
When CPU temperature is lower than this value, the CPU fan will keep lowest RPM.
Options: 10 (°C) (default)

Fan Ctrl ON(°C)
When CPU temperature is higher than this value, the CPU fan controller will turn on.
Options: 20 (°C) (Default)

Fan Ctrl Start Value
This item sets CPU FAN Start Speed Value.
Options: 50 (Default)

Fan Ctrl Sensitive
The muneral is bigger, the Fan speed is higher.
Options: 30 (Default)

Não tenho familiaridade com a sua placa, mas vou sugerir antes guardar os números de fábrica, para o caso de achar melhor voltar.

Primeiro, faça um teste no Calibrate para ver os valores que ele usa.

Se o ruído continuar incomodando, tente alterar as opções:

Fan Ctrl Start Value - tente colocar um número menor, digamos uns 10 ou 20
Fan Ctrl Sensitive - veja o mínimo que ele aceita ou escolha um número mais baixo tipo 5 ou 10
 
Bom pessoal, passei a madrugada toda aqui trocando de mobo. Troquei a Biostar X370GT7 pela ASRock X370 Taichi. Que placa, hein? Mas enfim... agora finalmente consegui traçar uma curva para a ventoinha e aquele problema dos fans irem a 100% e voltarem a 10% a cada 10 segundos parou, agora o ajuste de rotação é suave e eu finalmente tenho paz na minha mesa.

Os picos gigantescos de temperatura no BF1 continuam, mas, como disse, não causam mais essas variações bruscas na ventoinha. Medindo pelo HWiNFO64, em 3.9 GHz a 1.38V a temperatura média é de cerca de 65C, com picos de 75C/55C e picos raros de 80C/50C, e as ventoinhas variam entre 60% e 80%, o que é perfeitamente aceitável pra mim.

Apesar de ter melhorado bastante a experiência de uso do PC, sem aqueles fans em pulando pra 100% a cada 10 segundos e a mesa inteira vibrando, ainda considero o desempenho do WC abaixo do que esperava, mas ainda sim, muito melhor que o cooler stock que tinha anteriormente. Só pra efeito de comparação, com o cooler stock em 3.7 GHz a 1.25V, as temperaturas ficavam na média de 75C, com picos de 85C, inclusive uma vez o PC chegou a desligar.
 
Bom pessoal, passei a madrugada toda aqui trocando de mobo. Troquei a Biostar X370GT7 pela ASRock X370 Taichi. Que placa, hein? Mas enfim... agora finalmente consegui traçar uma curva para a ventoinha e aquele problema dos fans irem a 100% e voltarem a 10% a cada 10 segundos parou, agora o ajuste de rotação é suave e eu finalmente tenho paz na minha mesa.

Os picos gigantescos de temperatura no BF1 continuam, mas, como disse, não causam mais essas variações bruscas na ventoinha. Medindo pelo HWiNFO64, em 3.9 GHz a 1.38V a temperatura média é de cerca de 65C, com picos de 75C/55C e picos raros de 80C/50C, e as ventoinhas variam entre 60% e 80%, o que é perfeitamente aceitável pra mim.

Apesar de ter melhorado bastante a experiência de uso do PC, sem aqueles fans em pulando pra 100% a cada 10 segundos e a mesa inteira vibrando, ainda considero o desempenho do WC abaixo do que esperava, mas ainda sim, muito melhor que o cooler stock que tinha anteriormente. Só pra efeito de comparação, com o cooler stock em 3.7 GHz a 1.25V, as temperaturas ficavam na média de 75C, com picos de 85C, inclusive uma vez o PC chegou a desligar.
Ótimo.
Mas por ser um WC 240 de entrada, o mais barato de todos, seu desempenho é satisfatório.
 
Concordo com a opinião do colega acima, pagar por um wc de 120 e receber um de 240, foi bem vantajoso.

Talvez se optasse por um cooler do porte do NH-D15 tivesse desempenho similar por menos ruído, mas ele ocuparia muito espaço sob a placa mãe além acho de quase encostar no painel de vidro.

Com relação as temperaturas, acho que não seria por limitação de desempenho do wc.
Pode ser que o seu processador e o seu gabinete também influenciem no desempenho.

1) Pode ser que o seu processador esquente um pouco mais do que outros.

Pelas temperaturas com o stock cooler, tem usuários que tiveram resultados mais satisfatório.
Se quiser veja aqui.

2) Adquiri recentemente o mesmo gabinete.
Ainda não terminei de arrumar o pc, mas dependendo do componente já notei algum aumento de temperatura com relação quando usava o Corsair 300R.
SSD na baia em cima da fonte: aumentou uns 3C
HD na gailola inferior: foi de uns 34C para 41C.
Processador: acho que aumentou uns 3C ou 5C.

Talvez as temperaturas fossem melhores se tivesse optador por um gabinete menos restritivo como o Air 540.
Mas sem o mesmo custo benefício e talvez mais entrada de poeira.
 
Bom pessoal, eu fiz uma série de testes aqui no meu PC, e agora depois que troquei a placa-mãe estou satisfeito com o resultado. Liguei todas as fans do meu PC na mobo, deixei ela identificar cada um deles e criar um perfil automático, e estou usando ele desde então. Em relação à vibração do gabinete, por não ser um modelo top de linha, acabei improvisando com um pedaço de borracha nos pés, e melhorou uns 90%. Mesmo com o cooler em 100%, que aliás não chega mais nesse tanto, a vibração não incomoda mais. É perceptível, mas não incomoda.

Bom, eis os resultados que obtive. Uu acho que valeu MUITO a pena! Principalmente se levar em consideração o valor do investimento, cerca 100 reais com a venda do cooler original.

Ryzen 7 1700
3.9 GHz (39x100)
CORE 1.392V
SOC: Auto
LLC: 3

Asus STRIX GTX 970
GPU: 1.5 GHz - 71C - 71%

Maelstrom 240T
Bomba: 100%
Fans: auto (agressive)

Gabinete Deepcool Earlkase RGB:
Vidro fechado na lateral;
Tampa traseira fechada;
Duas ventoinhas na frente puxando ar frio pra dentro;
Uma ventoinha atrás puxando ar frio pra dentro;
Radiador no topo, empurrando ar frio para fora;

Os resultados são a média de temperatura obtida pelo HWiNFO64, contabilizados somente dentro dos jogos, in-game, por cerca de 1 hora:

Far Cry 3
53.8C

Splinter Cell Blacklist
49.3C

Assassin's Creed Black Flag
44.7C

Battlefield 1 32x32
70.5C
 
Última edição:
Ele usa o mesmo bracket original da AM4, então foi só uma questão de encontrar o parafuso que desse rosca, e o único que deu rosca estava num envelope sem nenhum adesivo. Todos os outros parafusos estavam em envelopes com adevisos. Realmente não parece ser problema de instalação, tá muito, muito firme. Tenho a impressão que conseguiria segurar o PC inteiro só segurando pela bomba.

O radiador está parafusado no topo, as ventoinhas estão abaixo do radiador, empurrando o ar em direção ao radiador.

Bom, meu PC tá assim:


Ar quente sobe, esse fan traseiro está errado! Bote ele jogando o ar para fora, cara!!!! O ar quente que sai da fonte está subindo e voltando para dentro do gabinete pelo fan traseiro!

Airflow ideal é esse:

images


Ou seja, frente e baixo do gabinete jogam o ar para dentro e traseira e parte superior para fora!!
 
Ar quente sobe, esse fan traseiro está errado! Bote ele jogando o ar para fora, cara!!!! O ar quente que sai da fonte está subindo e voltando para dentro do gabinete pelo fan traseiro!

Airflow ideal é esse:

images


Ou seja, frente e baixo do gabinete jogam o ar para dentro e traseira e parte superior para fora!!

Opa, vlw pela dica! Farei assim que chegar em casa :isquero:

edit: mesmo com PSU cover?
 
Opa, vlw pela dica! Farei assim que chegar em casa :isquero:

edit: mesmo com PSU cover?
O ar da fonte sai pela traseira do gabinete.
O psu cover é basicamente estético dentro do gabinete.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo