Olá pessoal, meu primeiro post aqui. Não vejo a hora dos meus exemplares de FIFA 10 e PES 2010 chegarem!
Bom, gostaria de comentar alguns pontos...
o FIFA é um jogo vistoso, extremamente realista
Interessante isso. É algo que vejo muita gente falar, mas eu mesmo ainda não consegui constatar esse "realismo".
O que vejo no FIFA são animações muito boas (excelentes, diria), mas que na verdade camuflam o mesmo gameplay dos velhos FIFAs, porém mais cadenciado, onde o jogo se caracteriza por uma espécie de PING-PONG, onde se vai passando a bola rapidamente e com facilidade até a frente da área adversária, e chegando lá faz-se 1-2 ou corta-se um zagueiro pra chutar a gol.
Pra quem já jogou contra outros colegas, repare nisso (e pra quem não jogou, basta ver videos no Youtube - como
ESSE aqui. Repare atentamente.. )
--> Na maioria das vezes, quando você tem a posse de bola, há sempre (pelo menos um) jogador aberto e desmarcado à sua frente para receber um passe; Em nenhuma (ou pouquíssimas) vez(es) existe a necessidade de voltar a bola para um companheiro atrás. Sempre ha alguem livre na frente (e geralmente em diagonal).
Resultado? o jogo se torna
artificial. Uma espécie de "agora é minha vez; pronto, agora é a sua; pronto, agora é a minha de novo, etc." ou, como dizia um comentarista.. "lá vai, lá vai; lá vem, lá vem; etc.". Parece uma partida de crianças onde os dois times atacam em sucessão sem o menor entendimento do esporte, e a bola fica indo e vindo como num jogo de PING-PONG (ou Tênis, se preferir). Não existe - e aqui é a parte crucial - o "
trabalhar a bola" (ou "trabalhar a jogada" ), onde se é obrigado a voltar a bola para um companheiro atrás; não se vê o "rodar" a bola de pé em pé pro outro lado do campo, ou mesmo o "virar o jogo", etc. que vemos numa partida real. E sabe porque não existe o "trabalhar a jogada"? Por que não é preciso - você nunca é obrigado a isso, pois sempre há um companheiro livre à sua frente.
Isso pra mim mata o jogo.
..com movimentos precisos e convincentes dos jogadores
Precisos sim, convincentes não. Explico:
A animação é realmente fantástica. Um marco nos jogos eletrônicos de futebol. Incomparável.
Mas convincente não é. O Lennon não sabe dar elástico na vida real; nem o Kaká; nem o Messi. O Walcott não dá lambreta; nem o Del Piero dá chutes de letra ala Romário. Ou seja, a possibilidade de se pegar um jogador mediano e sair dando chapéus, elásticos e firulas mirabolantes ala Cristiano Ronaldo, NÃO é convincente - não convenceria sequer meu avô entrando na sala e olhando rápido pro FIFA na minha TV..
"Ih, isso aí é joguinho de videogame né?"
"Como sabe vovô?"
"Fácil: o Gilberto Silva dando pedalada; o Kaká fazendo firulas arco-íris ala C. Ronaldo, e o Gattuso dando lambreta... só pode ser vídeogame".
Pois é.. soma-se a isso o estilo "lista de golpes de Mortal Kombat" que são os dribles, e você tem outra camada artifical, onde tem-se que desviar a atenção do "jogo jogado" em si para decorar "hado-kens" e "Sho-ryu-kens".
,
Sinceramente, só se for de longe. Porque de perto tá mais pra "Ghouls Soccer"..
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Bem, é isso. Gostaria de enxergar esse tal "realismo" em FIFA, mas não consigo. Tirando as animações e a velocidade, o "jogo jogado" em si não tem nada de realista pra mim. E o "jogo jogado" em si é a alma do jogo, na minha opinião, o que decide se você vai jogá-lo até o próximo ano, ou até a próxima semana.
OBS: É importante dizer que essas características artificiais que citei do gameplay só acontecem em jogos entre oponentes humanos. Contra a máquina, não sei porque, mas o jogo fica mais verossímil, sem o efeito PING-PONG. E é justamente dessa forma que gosto de jogar e recomendo: FIFA single-player.
Falou.
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