Problema clock's Radeon HD5770 Sapphire

Bobmauri

bobmauri
Registrado
Pessoal estou enfrentando um problema muito chato aqui na minha máquina (msm assinatura).

Os clock's padrão da minha VGA (uma Radeon HD5770 Sapphire), são 850 Mhz (CORE) e 1200 Mhz (memórias). O foda é que fica variando os clock's, acredito que é para consumir menos energia. Mas têm vezes que é solicitada 100% da placa de vídeo ou quase isso (exemplo Jogos, Vídeos,ect) porém os clock's não sobem mais nem a pau, eles ficam reduzidos/limitados a 400 (core) e 900 mhz (memos). Aí já podem imaginar o que acontece: fica travando tudo aqui, horrível de jogar ou fazer qualquer outra coisa!

As vezes a única solução que encontro é reiniciar o PC para ver se os clock's voltam para o padrão, ou ficar usando o PC (na internet, ou deixar ocioso) para ver tbm se os clock's retornam!

Quando fica no padrão 850 e 1200 Mhz, é uma beleza, não trava nadinha...

Como faço para desabilitar o variador (reduzidor) do clock? Já vasculhei todo Catalyst Control Center e não achei, será que esta função é do próprio hardware?

Agradeço a quem ajudar,
 
Cara como tirar esse "variador" eu não sei, mas baixa o MSi Afterburner, e deixa 850/1200 e vai da na mesma :joia:

Veja também se não é algum problema com o driver, as vezes pode ser algum bug no Catalyst
 
Última edição:
Eu já tenho o MSI after, porém sempre deixo desabilitado o clock por ele, só uso msm pra observar a temp durante os jogos...

Não sei se seria bug, pois no começo quando instalei essa versão que estou (12.1) não dava esses esquemas. Pode ser tbm incompatibilidade com algum programa que tenho instalado?
 
Acho meio improvavel, mas o que eu disse pra você fazer é o ajustar o clock pelo Afterburner entendeu? deixa ajustado por ele se não subir pode ser hardware...

A menos que você tenha instalado um programa que ajude a economizar energia ou algo do tipo.
 
Tenta dar um clear na BIOS da vga
 
usa o afterburner pra setar a VGA como amigo disse se não resolver atualiza o catalyst e da uma limpada na vga
 
Clear na BIOS da VGA? :poker:
BIOS de VGA não é que nem de mobo, não dá pra entrar nela, fazer ajustes e se der m.erda zerar e voltar nos defaults

Tenta fazer o que sugerimos aqui, muito provavelmente é problema de driver isso.
 
Galera,

Não foi. Tentei usar o MSI afterburner para setar os clock's mas não deu. Depois de um tempo ele trava os clock em 400 e 900, daí nem Deus tira!!! :fist:
To achado que é algum tipo de bug, porque acontece só de vez em quando, não tem tempo certo para acontecer!!!!
 
Já tentou testar em outro PC pra ver se isso acontece?

Veja também se no plano de energia não está no economia de energia, às vezes pode ter ido pra esse modo sem você perceber e acaba causando isso. Não sei se tem muito a ver, mas não custa nada verificar isso.
 
Usa o MSI Afterburner para desativar o powerplay (esse controle automatico de clocks da placa)

Aqui mostra como fazer: HOW TO: Enable UNOFFICIAL overclocking mode in MSI AfterBurner - Guru3D.com Forums

No caso teria que copiar aquele texto e por o ''UnofficialOverclockingMode'' em 2

Aí é só por os clocks em 850/1200 que ela não sai mais disso.

heheh Não entendi..... como faço isso???
....
ou melhor, com qual programa consigo abrir o arquivo com extensão .cfg?
------------


Galera,

Eu não sei, mas tenho FORTES indícios de que isso ocorre quando estou vendo algum vídeo no Youtube...

Estava aqui conferindo os clock's da VGA pelo MSIafter (opção de histórico com gráfico) e quando eu fechei todas as janelas que continham vídeos, os clock's sairam dos estaveis 900/400 mhz, para os padrões 1200/850 mhz...

Mas mesmo assim, deve ter uma configuração no próprio Catalyst, que mantem os clock's travados em vídeos...que não descobri ainda como desabilitar :ranting3:!!!!

Mas pelo menos acho que achei a fonte do problema!!! :awesome:
 
Última edição:
ao assistir videos no youtube (flash), é normal rodar em 400/900,
você pode tentar desligar a aceleração por hardware para flash (clique no video com o botão direito, vá em configuração e desabilite a opção), da para forçar clocks fixos pelo msi afterburner,
se você quer desativar a variação de clock pesquise por disable ULPS,
mas não existe necessidade disso, o você tem que entender o seu problema ai, especifique melhor o que acontece, teste com algo monitorando uso de GPU e etc
 
ao assistir videos no youtube (flash), é normal rodar em 400/900,
você pode tentar desligar a aceleração por hardware para flash (clique no video com o botão direito, vá em configuração e desabilite a opção), da para forçar clocks fixos pelo msi afterburner,
se você quer desativar a variação de clock pesquise por disable ULPS,
mas não existe necessidade disso, o você tem que entender o seu problema ai, especifique melhor o que acontece, teste com algo monitorando uso de GPU e etc

É, é isso aí mesmo..... o flash do youtube

Obrigado a todos!

Dúvida já esclarecida! moderação: se quiserem podem fechar o tópico!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo