• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema com Cooler da VGA ( HD 5870 )

Ooirmao

know-it-all Member
Registrado
Problema com Cooler da VGA [ Mini-Review Cooler Akasa AK-VC-05 ]

Galera o cooler da minha VGA ( HD 5870 ) começo a fazer um barulho estranho esses dias
desmontei a placa achando que poderia ser poeira que eu ainda não tinha limpado ela antes,
limpei o cooler inteirinho, e percebi também que ele tem aquele jogo de desce e subi a ventoinha
( acho que o problema e que ela ta descendo muito ao inves de estar mais para cima )

mesmo assim montei a placa novamente, não tive mais problemas de barulho por uns dias, mas agora volto a fazer
aquele barulho, deixando tambem o cooler meio " travado "

gostaria de saber o que o pessoal recomenda, seria melhor comprar um cooler novo ( que esse eu acho que nao tem mais salvação e aqui na minha cidade não conheço ninguem que conseguiria arruma esse cooler )
ou existem alguma loja que vende esses cooler de referencia da ati

ate desanimei depois desse acontecimento, já estou tendo pouco tempo para aproveitar o potencial da placa
e agora me surgi esse detalhe irritante =/

vlw galera

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

bom galera o cooler chego já ( na verdade eu tive que i busca no correio, que nenhuma entrega foi bem sussedida ) mas enfim, vo coloca aqui imagens do cooler
da instalação dele, que achei muito facil, só tive uma pequena complicação no meio do caminho mais nada que fosse dificil de fazer.

pra começar fotos do cooler, logo que recebi e tava tirando ele da caixa.

( ganhei de brinde um frasco de Álcool isopropílico, que foi muito util pra mim )
DSC00582.jpg



DSC00583.jpg



DSC00584.jpg



DSC00586.jpg



DSC00588.jpg



DSC00589.jpg



DSC00591.jpg



( da para ver que o cooler e bem menor que a VGA )
DSC00592.jpg



( porem ele é muito largo chego a tampa 2 slot de pci ( os unicos que eu tenho =/ ) )
DSC00593.jpg



( todos os acessorios que vem junto com o cooler )
DSC00594.jpg



Já vo coloca aqui oque ocorreu comigo, com todas as peças era pra vim 6 "porquinhas" pra prende o cooler na VGA, porem só veio 2 o que me impossibilito de
instalar o cooler logo no primeiro dia ( o ruim que fui percebe isso bem no final da instalação quando ia aperta ela =/ ) resultado, tive que ligar para a loja
para eles entra em contato com o fornecedor para me enviar as "porquinhas" para a minha sorte no outro dia já me enviaram, e logo no outro dia ja tinha chego
pra mim ;D

vamos a instalação agora, para quem nunca viu uma HD 5870 desmontada, vai ver agora, achei mais complicado desmonta do que instala o cooler


( aqui já tirei todos os parafusos da parte de trás da VGA e a backplate também )
DSC00595.jpg



( aqui não tem segredo depois de tirar todos os parafusos e so puxar a placa do cooler ( mais faça isso com cuidado, eu morro de medo nessa parte, pois tem que fazer uma certa força =/ ) )
DSC00596.jpg




(tirado já toda a proteção e o cooler da VGA )
DSC00597.jpg




DSC00598.jpg




( desmontei o cooler da VGA também, só pra galera ve mesmo )
DSC00599.jpg




( ate que não tava suja né )
DSC00600.jpg





DSC00602.jpg




DSC00603.jpg




( aqui eu já tinha limpado o chip e as memorias com o alcool )
DSC00604.jpg




( aqui como da para ver, os 2 dissipador do meio, na parte de cima, eu tive que muda a posição deles e coloca eles bem no final da memoria, ainda assim pegando toda a fita na memoria ( MOTIVO: o cooler pega bem nessa parte então tem que coloca o mais afastado possivel para não pegar nos dissipador e faze eles sai do lugar ou cai ) depois de perde alguns dissipadores consegui faze que com que o cooler não pegue nos dissipador, essa foi a unica parte que me deu
um pouco de trabalho, pois so depois de aperta o cooler que voce vai ve se vai pega ou não )
DSC00607.jpg




( cooler já montado na VGA, veja que fica uma boa parte sobrando da placa )
DSC00608.jpg




DSC00609.jpg




( ela ja no PC, veja que tampo tudo o resto da placa mãe ) oque eu não to gostando é essa VGA toda torta parece que vai quebra =/ estranho que ate na parte da entrada do slot PCI Ex ela ta torta oO será que é normal isso ?
DSC00610.jpg



DSC00611.jpg




DSC00612.jpg




bom galera por enquanto é isso, não fiz ainda os testes de temperatura, assim que eu tiver um tempo eu faço e coloco aqui para a galera a comparação do cooler
só para da uma leve impressão com a VGA em idle as temperaturas que antes ficava entre 45° a 50° com 20% do FAN, agora estão em 27°
achei muito bom de inicio, sem conta que ele é muito silencioso, pelo menos aqui no meu sistema eu nem escuto os 2 FAN do cooler AKASA
quero ver depois em jogo e em full como vai ficar

Ate mais galera.
 
Última edição:
Olá, acho que esse cooler aqui da conta da 5870.
Só colocar todos os dissipadores nos locais corretos que vai deixar a VGA fria.
É um otimo CxB

Cooler VGA Akasa AK-VC-05

é eu andei dando uma olhada em uns cooler para troca
o ruim e gastar 100,00 em um cooler se eu nem vou fazer OC nela

será que é pelo menos silencioso essa cooler da akasa ? alguem tem ele e recomenda ?
o estranho que na just shop fala que esse cooler é compativel com a 5870, mais no proprio site da akasa não mostra que é compativel ( a não ser que eu vi errado )
 
Bom não teve geito, o cooler da minha VGA, as vezes você liga ela, ele não faiz barulho, as vezes você liga e ele faiz barulho, questão de atrapalhar na resfrigeração da placa
acho que não estava afetando não, se estava era muito pouco, mas como desde o inicio eu acha que o cooler fazia muito barulho em 50% de rotação e também não gosto de saber
que tem alguma peça minha que não está funcionando legal.

Resumindo comprei o cooler akasa AK-VC-05, provavelmente vai chegar segunda, então se a galera quiser posso fazer um review completo ( tenta pelo menos ) do cooler
se não me engano já tem um mini review desse cooler, mas como esse topico já foi criado mesmo, iria continuar aqui mesmo o review.

vlw
 
Amigo eu tive isso é um defeito da Xfx, o cooler sai do centro as vezes dando uma pancadas leves ele volta ou não, a minha 5850 aconteceu isso e advinha na primeira vez desmontei a vga olhei limpei ai ficou 1 mes sem aparece depois apareceu novamente, blz olhei mechi e dei essas pancadas nele, blz funfou 1 mes e 15 dias, ai depois voltou ai bati o dedo ele voltou e ficou mais1 mes advinha o resultado esses dias o *** docooler resolvel fuder de vez com certeza estourou o rolamento blz comprei o akasa fredon force, montei ta blz mandei um cara que compra peças no paraguai procurar esse coolet lá ele disse que achou mais o cara não tinha mais e estava esperando chegar ai ele trz pra mim. tu não sabe o quanto eu fiquei puto 2 dias sem vga até o akasa chegar, tem um na performace pcs que emtrega no brasil chamado ice dizem muito bem dele.
 
Amigo eu tive isso é um defeito da Xfx, o cooler sai do centro as vezes dando uma pancadas leves ele volta ou não, a minha 5850 aconteceu isso e advinha na primeira vez desmontei a vga olhei limpei ai ficou 1 mes sem aparece depois apareceu novamente, blz olhei mechi e dei essas pancadas nele, blz funfou 1 mes e 15 dias, ai depois voltou ai bati o dedo ele voltou e ficou mais1 mes advinha o resultado esses dias o *** docooler resolvel fuder de vez com certeza estourou o rolamento blz comprei o akasa fredon force, montei ta blz mandei um cara que compra peças no paraguai procurar esse coolet lá ele disse que achou mais o cara não tinha mais e estava esperando chegar ai ele trz pra mim. tu não sabe o quanto eu fiquei puto 2 dias sem vga até o akasa chegar, tem um na performace pcs que emtrega no brasil chamado ice dizem muito bem dele.

o freedom force melhorou as temperaturas na sua vga?
na minha antiga 4870 nem ele dava jeito!
 
Amigo eu tive isso é um defeito da Xfx, o cooler sai do centro as vezes dando uma pancadas leves ele volta ou não, a minha 5850 aconteceu isso e advinha na primeira vez desmontei a vga olhei limpei ai ficou 1 mes sem aparece depois apareceu novamente, blz olhei mechi e dei essas pancadas nele, blz funfou 1 mes e 15 dias, ai depois voltou ai bati o dedo ele voltou e ficou mais1 mes advinha o resultado esses dias o *** docooler resolvel fuder de vez com certeza estourou o rolamento blz comprei o akasa fredon force, montei ta blz mandei um cara que compra peças no paraguai procurar esse coolet lá ele disse que achou mais o cara não tinha mais e estava esperando chegar ai ele trz pra mim. tu não sabe o quanto eu fiquei puto 2 dias sem vga até o akasa chegar, tem um na performace pcs que emtrega no brasil chamado ice dizem muito bem dele.

Não aqui já está diferente o problema, desmontei a placa achando que poderia ser poeira ou alguma coisa do tipo, porem acho que o cooler ( aquele jogo que ele tem quando voce puxa ele para baixo, ele sobe para cima de volta, +- isso ) então acho que isso deu algum problema, quando ela começa a fazer barulho ela fica as vezes muito tempo naquele barulho
insuportavel, chega a ser pior ela com barulho + 20% de rotação, do que o cooler em 50% de rotação, ai quando dava esse barulho, se eu precionar o cooler para cima com uma certa força ele para o barulho na hora, agora quando voce solta, o cooler volta a fazer o barulho.

Então preferi comprar um cooler novo mesmo, espero que esse seja pelo menos silencioso, que as temperaturas eu já achava bom por morar em cidade quente.
 
Cara eu tentaria o seguinte.
Desmontaria a placa, tira o cooler fora ai tem aquele oleo spray coloca no rolamento um pouco, liga o cooler em alguma entrada da mobo pra ele girar com o oleo.
E depois de uns 30 min girando monte na placa, mais sem colocar oleo de novo.
Ou se der tenta colcoar grafite em pó no lugar do oleo.
 
cara, se o seu cooler stock for o v1, eu negocio a compra dele cntg
 
Cara eu tentaria o seguinte.
Desmontaria a placa, tira o cooler fora ai tem aquele oleo spray coloca no rolamento um pouco, liga o cooler em alguma entrada da mobo pra ele girar com o oleo.
E depois de uns 30 min girando monte na placa, mais sem colocar oleo de novo.
Ou se der tenta colcoar grafite em pó no lugar do oleo.

Bom agora não vai adianta muita coisa não, mas segunda se chegar o cooler akasa, eu desmonto ja a VGA e tento fazer o que você falou com o cooler da placa, quem sabe ele não para de uma vez por todas com aquele barulho

vlw
 
Coloquei no inicio do topico a instalação do cooler akasa, assim que der eu coloco as temperaturas.
 
Não usa grafite para lubrificar o eixo dos coolers porque grafite é condutor de eletricidade, pode espalhar pela VGA e provocar algum dano.

O importante é o cooler estar firme, silencioso e refrigerando a VGA, uma vez que a função principal do cooler é mesmo a refrigeração.

Infelizmente toda VGA que tem refrigeração ativa um dia vai ter de trocar o cooler, este ano eu coloquei um kit Cyclone da Evercool numa XFX 8400 GS porque o cooler original estava com um barulho agudo irritante....... :lol:
 
Posta as temperaturas em load pra nós, to interessado nesse cooler, o meu tá foda.
 
Não usa grafite para lubrificar o eixo dos coolers porque grafite é condutor de eletricidade, pode espalhar pela VGA e provocar algum dano.

O amigo tem razão.

Se possível vá a uma boa letrônica e compre graxa de mecanismo, que é a recomendada para isso.

Boa sorte!
 
Não usa grafite para lubrificar o eixo dos coolers porque grafite é condutor de eletricidade, pode espalhar pela VGA e provocar algum dano.

O importante é o cooler estar firme, silencioso e refrigerando a VGA, uma vez que a função principal do cooler é mesmo a refrigeração.

Infelizmente toda VGA que tem refrigeração ativa um dia vai ter de trocar o cooler, este ano eu coloquei um kit Cyclone da Evercool numa XFX 8400 GS porque o cooler original estava com um barulho agudo irritante....... :lol:

Faço minhas as palavras do amigo.
 
belo cooler, dissipador grande, deve ter ficado com um ótimo desempenho
 
Já tive esse problema há uns tempos atras com um cooler que começada dar um barulho brabo, mas que com o tempo foi diminuindo (ou me acostumei???hihihi :cry:).

Amigo mas essa VX450 tá segurando direito essa HD 5870??
 
eu tava afim de colocar esse cooler na minha gtx 460
mas não sei se tem como

tem como ou o chip do pcb é grande demais?
 
eu tenho esse cooler parado aqui em casa, que comprei para por na 4870
tem como adapta-lo e por na gtx 460?
abraços
 
Opa posta fazendo favor as temperaturas em full com o occt ou jogando algum jogo para ver o maximo que chega no msi afterburner, tenho interesse em colocar esse cooler para eliminar o barulho chato que essa placa faz. Na minha 5870 fazia um ruído em dias de frio, mas somente quando ligava pela primeira vez, eu resolvi desmontando e passando graxa no eixo, nunca mais fez o barulho.
 
Última edição:
Tem uma 5870 minha que está fazendo barulho também, mas so escuto com o gabinete aberto. Não está atrapalhando a refrigeração,
então vou deixar assim mesmo, se começar a fazer barulho demais, eu uso o PC com o som ligado, huahuahauhauhauhau....

Boa sorte Amigo !!!!
 
Olá pessoal! Sei que o tópico é antigo, mas, tenho o problema do barulho no cooler da minha XFX HD5970. Hoje eu a desmontei, e cheguei ao cooler, só que mesmo tirando a etiqueta debaixo e de cima, não ví nenhum local para desmontá-la!!! Alguém poderia me informar como faço para chegar ao eixo desse cooler?
E não acho nenhum cooler para a 5970 à venda!, Alguém poderia indicar um site de confiança que venda?
Obrigado!
 
Olá pessoal! Sei que o tópico é antigo, mas, tenho o problema do barulho no cooler da minha XFX HD5970. Hoje eu a desmontei, e cheguei ao cooler, só que mesmo tirando a etiqueta debaixo e de cima, não ví nenhum local para desmontá-la!!! Alguém poderia me informar como faço para chegar ao eixo desse cooler?
E não acho nenhum cooler para a 5970 à venda!, Alguém poderia indicar um site de confiança que venda?
Obrigado!

A sua 5970 é igual a minha 5870, no meu caso para chegar no eixo eu fiz um pouco de força e saiu de boa, passei graxa na base e nunca mais fez o barulho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo