Fala galera! Montei um pc novo ontem e tive uma breve supresa. Depois de montado e formatado, fui ligar o XMP da placa para subir os mhz da ram. Porém, na minha placa mãe não aparece nada como XMP ou DOCP e sim EXPO I, EXPO II, EXPO TWEAKED. Em qualquer uma dessas opções o pc tenta ligar e não da vídeo.
No caso desse pc, eu utilizei 4 módulos de 16GB DDR5 XPG Lancer 6400Mts, quando eu coloco apenas 2 memorias o pc reconhece normalmente o perfil com 6400mhz e roda normalmente sem nenhuma limitação ou apresentação de instabilidade mas quando eu coloco as 4 memorias o Mhz cai para 3600Mhz e utilizando qualquer um dos profiles EXPO citados acima o pc para de dar vídeo.
Alguém sabe como arrumar ou se é apenas incompatibilidade do meu hardware?
Minhas Specs:
Placa-mãe: ROG STRIX B650-A GAMING WIFI
CPU: RYZEN 7900X3D
Cooler: Lian Li Galahad II Trinity Performance
Memória RAM: 64GB Ram --> 4x16GB XPG Lancer Blade DDR5 6400Mts
Fonte: MSI MAG A850GL PCIE5 850W
NVME: 1 TB Kingston Fury Renegade
VGA: EVGA RTX 3080 FTW3 Ultra Gaming - (Também me recomendem um modelo da geração nova para fazer upgrade)
Uso principal: Edição em programas adobe (Premiere Pro & After Effects w/ Element 3D)
Sistema operacional: Windows 11
Drivers:
Versão BIOS: 3035
No caso desse pc, eu utilizei 4 módulos de 16GB DDR5 XPG Lancer 6400Mts, quando eu coloco apenas 2 memorias o pc reconhece normalmente o perfil com 6400mhz e roda normalmente sem nenhuma limitação ou apresentação de instabilidade mas quando eu coloco as 4 memorias o Mhz cai para 3600Mhz e utilizando qualquer um dos profiles EXPO citados acima o pc para de dar vídeo.
Alguém sabe como arrumar ou se é apenas incompatibilidade do meu hardware?
Minhas Specs:
Placa-mãe: ROG STRIX B650-A GAMING WIFI
CPU: RYZEN 7900X3D
Cooler: Lian Li Galahad II Trinity Performance
Memória RAM: 64GB Ram --> 4x16GB XPG Lancer Blade DDR5 6400Mts
Fonte: MSI MAG A850GL PCIE5 850W
NVME: 1 TB Kingston Fury Renegade
VGA: EVGA RTX 3080 FTW3 Ultra Gaming - (Também me recomendem um modelo da geração nova para fazer upgrade)
Uso principal: Edição em programas adobe (Premiere Pro & After Effects w/ Element 3D)
Sistema operacional: Windows 11
Drivers:
Versão BIOS: 3035