Problema com os Mhz DDR5 usando AM5

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos shangzin
  • Data de Início Data de Início

shangzin

Member
Fala galera! Montei um pc novo ontem e tive uma breve supresa. Depois de montado e formatado, fui ligar o XMP da placa para subir os mhz da ram. Porém, na minha placa mãe não aparece nada como XMP ou DOCP e sim EXPO I, EXPO II, EXPO TWEAKED. Em qualquer uma dessas opções o pc tenta ligar e não da vídeo.
No caso desse pc, eu utilizei 4 módulos de 16GB DDR5 XPG Lancer 6400Mts, quando eu coloco apenas 2 memorias o pc reconhece normalmente o perfil com 6400mhz e roda normalmente sem nenhuma limitação ou apresentação de instabilidade mas quando eu coloco as 4 memorias o Mhz cai para 3600Mhz e utilizando qualquer um dos profiles EXPO citados acima o pc para de dar vídeo.

Alguém sabe como arrumar ou se é apenas incompatibilidade do meu hardware?

Minhas Specs:
Placa-mãe: ROG STRIX B650-A GAMING WIFI
CPU: RYZEN 7900X3D
Cooler: Lian Li Galahad II Trinity Performance
Memória RAM: 64GB Ram --> 4x16GB XPG Lancer Blade DDR5 6400Mts
Fonte: MSI MAG A850GL PCIE5 850W
NVME: 1 TB Kingston Fury Renegade
VGA: EVGA RTX 3080 FTW3 Ultra Gaming - (Também me recomendem um modelo da geração nova para fazer upgrade)

Uso principal: Edição em programas adobe (Premiere Pro & After Effects w/ Element 3D)

Sistema operacional: Windows 11
Drivers:
Versão BIOS: 3035

Hoje em dia, é muito difícil pegar um processador cuja controladora de memória se dá bem com 4 módulos de memória. Ou vc seta manualmente os timings, aumentando voltagens das memórias e se contentando com uma frequência inferior aos 6400 MHz ou vc troca os 4 módulos de 16 Gb por 2 de 32 Gb.

entendi, consegui subir manualmente até 6000Mhz sem ter problemas de instabilidade, o restante das configurações mantive no "auto" por medo de acontecer alguma coisa com as peças

Fala galera! Montei um pc novo ontem e tive uma breve supresa. Depois de montado e formatado, fui ligar o XMP da placa para subir os mhz da ram. Porém, na minha placa mãe não aparece nada como XMP ou DOCP e sim EXPO I, EXPO II, EXPO TWEAKED. Em qualquer uma dessas opções o pc tenta ligar e não da vídeo.
No caso desse pc, eu utilizei 4 módulos de 16GB DDR5 XPG Lancer 6400Mts, quando eu coloco apenas 2 memorias o pc reconhece normalmente o perfil com 6400mhz e roda normalmente sem nenhuma limitação ou apresentação de instabilidade mas quando eu coloco as 4 memorias o Mhz cai para 3600Mhz e utilizando qualquer um dos profiles EXPO citados acima o pc para de dar vídeo.

Minhas Specs:
VGA: EVGA RTX 3080 FTW3 Ultra Gaming - (Também me recomendem um modelo da geração nova para fazer upgrade)

Uso principal: Edição em programas adobe (Premiere Pro & After Effects w/ Element 3D)

Drivers:
No momento da compra a recomendação é sempre optar por memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe (a nível de part number) e preferencialmente usar somente 1 par de memórias nos slots A2 e B2 para garantir a correta operação do dual channel e consequentemente a estabilidade do sistema.

entendi, consegui subir manualmente até 6000Mhz sem ter problemas de instabilidade, o restante das configurações mantive no "auto" por medo de acontecer alguma coisa com as peças
Isso é apenas um paliativo e a probabilidade de incômodos aleatórios sempre irá existir, especialmente ao usar ajustes customizados/otimizados/fora do padrão nas memórias.

Se houver tempo hábil em seu lugar eu as devolveria e pegaria 2x 32GB, e não há necessidade de ir além dos 6000Mhz para uso trivial pois a diferença de performance é bem irrelevante.

entendi @neo666, muito obrigado pela dica!!

AM5 não foi feito para rodar com 4 pentes de memória... como fala um cara da internet "Não é um benefício, é uma falha de projeto", porque simplesmente não presta.

Com 2 pentes de memória é certo que consigas rodar em 6000Mhz sem problema algum, seja 2x16, 2x32 ou até mesmo 2x48Gb, mas 4x16Gb esquece.
E com alguma sorte e um pouco de paciência de ajustar as tensões e timmings das memórias é possível rodar em 6400Mhz.

Faria exatamente como citaram anteriormente, se for possível troca essas memórias por um kit de apenas 2 pentes, caso contrário tentar ajustar o melhor que conseguir.

...

A respeito da tua placa de video, como ela ainda é uma placa forte, eu seguraria até a série 5000 aparecer no mercado para começar a pesar em trocar.

Última edição:
@Diablo Obrigado pela dica meu mano! Realmente faltou um pouco de conhecimento para eu montar essa maquina kkkkkk Mas pro meu uso até o momento mudou da agua pro vinho o upgrade de sair do i9 10th com 32 de ram. Em breve Farei esse upgrade para ficar com apenas 2 módulos de 32Gb ou até mesmo 2x48.

Olá! Estou passando pelo mesmo problema que vc, porém não estou conseguindo aumentar a frequência de jeito nenhum, ficando em 3600mhz. Como conseguiu deixar em 6000?
Abraço

Olá! Estou passando pelo mesmo problema que vc, porém não estou conseguindo aumentar a frequência de jeito nenhum, ficando em 3600mhz. Como conseguiu deixar em 6000?
Abraço
1733396874916.png

-> https://www.amd.com/pt/products/processors/desktops/ryzen/7000-series/amd-ryzen-9-7950x.html

Pelo que vi em outro tópico vc tinha 2 pentes funcionando bem e resolveu comprar outros 2 supostamente iguais, isso não é recomendado justamente por forçar mais a controladora de memória que fica no processador e um dos riscos/consequências é a redução do clock.

Está com Bios atualizada? Uma alternativa é tentar subir manualmente o clock e ir monitorando a estabilidade, deve conseguir chegar a 5600-6000 mas não é certeza, só testando.

Ver anexo 136455
-> https://www.amd.com/pt/products/processors/desktops/ryzen/7000-series/amd-ryzen-9-7950x.html

Pelo que vi em outro tópico vc tinha 2 pentes funcionando bem e resolveu comprar outros 2 supostamente iguais, isso não é recomendado justamente por forçar mais a controladora de memória que fica no processador e um dos riscos/consequências é a redução do clock.

Está com Bios atualizada? Uma alternativa é tentar subir manualmente o clock e ir monitorando a estabilidade, deve conseguir chegar a 5600-6000 mas não é certeza, só testando.
Estou com a última BIOS da placa- mãe. Pior que não sabia disso, pq não teria comprado.
Tem várias opções frequências no setup da placa mãe... Tentei várias, mas aí fica com luz amarela acessa, que é da memórias. Aí tenho que resetar o CMOS.
Se não ficar a contento, vou tentar vender, infelizmente.

Estou com a última BIOS da placa- mãe. Pior que não sabia disso, pq não teria comprado.
Tem várias opções frequências no setup da placa mãe... Tentei várias, mas aí fica com luz amarela acessa, que é da memórias. Aí tenho que resetar o CMOS.
Se não ficar a contento, vou tentar vender, infelizmente.
Esperou por quanto tempo com o led aceso?

Seja um pouco paciente pois pode ser a placa mãe testando as memórias e é normal o primeiro boot demorar um pouco mais mesmo, ainda mais nesse cenário.

Uma alternativa é ativar o Memory Context Restore -> AI Tweaker - DRAM Timing Control - Memory Context Restore - Enabled

Pode ser apenas placebo mas não custa testar.

Esperou por quanto tempo com o led aceso?

Seja um pouco paciente pois pode ser a placa mãe testando as memórias e é normal o primeiro boot demorar um pouco mais mesmo, ainda mais nesse cenário.

Uma alternativa é ativar o Memory Context Restore -> AI Tweaker - DRAM Timing Control - Memory Context Restore - Enabled

Pode ser apenas placebo mas não custa testar.
Eu esperei por uns 5 minutos... Devo mais? Tiveram umas situações que ele desligou sozinho e outras tb acendia a luz vermelha do CPU.
Esse Memory Context eu já deixo habilitado, pois diminui o tempo do Boot.

Se reiniciou ou mudou para a luz vermelha de CPU é porque deu algum erro, provavelmente no controlador de memória.

Quando estiver treinando a memória os leds (debug) não mudam, ele fica estático na posição de "memória" até treinar, eu esperaria por volta de 5 minutos na primeira inicialização.

Se reiniciou ou mudou para a luz vermelha de CPU é porque deu algum erro, provavelmente no controlador de memória.

Quando estiver treinando a memória os leds (debug) não mudam, ele fica estático na posição de "memória" até treinar, eu esperaria por volta de 5 minutos na primeira inicialização.
Devo deixar o EXPO ou A-XP habilitado?

Devo deixar o EXPO ou A-XP habilitado?
Se tua memória é 6400Mhz, se tu apenas ativar EXPO e nada mais é praticamente certo que não vai funcionar.

Qual o valor do VSOC (Controlador de memória)? Ja tentou colocar 1.3v?

Já verificou se consegue boot com valores menores 5200, 5600Mhz?

Última edição:
Se tua memória é 6400Mhz, se tu apenas ativar EXPO e nada mais é praticamente certo que não vai funcionar.

Qual o valor do VSOC (Controlador de memória)? Ja tentou colocar 1.3v?
Não sei onde ver isso... Haha
Mas em Memory Voltage está 1.400v

Para testar as outras frequências menores, deixo com EXPO?

Última edição:
Não sei onde ver isso... Haha
Mas em Memory Voltage está 1.400v

Para testar as outras frequências menores, deixo com EXPO?
Atualmente em AM5 a memória tem 3 tensões que podem ajudar em estabilizar ou fazer overclock, mas provavelmente não é o teu caso.
VDD = Tensão principal que alimenta o chip da memória em si (Frequência, timmings são ajustados com essa tensão)
VDDIO
= Tensão de comunicação CPU -> Memória (Depende da memória e placa mãe, influencia apenas na estabilidade)
VDDQ = Tensão de comunicação Memória -> CPU (Depende da memória e placa mãe, influencia apenas na estabilidade)
Pode ser que reduzindo de 6400 para 6000 ou 5600 (mantendo os timmings) tu consiga baixar de 1.4V para 1.35 (as 3 tensões).
(VDDG CCD e VDDG IOD são referentes a OUTRA coisa, ignora esses dois valores.)

Sim, pra testar frequências menores até conseguir boot podes usar EXPO ativo, mas depois vais precisar fazer um ajuste mais fino manualmente.
Por exemplo, se tua memória é 6400 com timmings de 32-40-40, ela provavelmente ela roda 6000 30-38-38 ou 5600 28-36-36.
Se tu deixar EXPO ativado e reduzir ela para 5600mhz, vais rodar 5600 com os timings default de 32-40-40, mas pelo menos vais saber que teu processador consegue estabilizar a memória em 5600 e depois podes acertar os timmings, uma vez que os timings tem praticamente nula influencia do controlador.

VSOC é uma configuração de tensão que vai estar na aba principal de ajustes da BIOS, junto com as tensões do processador e memória.
O Default da tua placa mãe deve estar entre 1.24 e 1.26v, e subindo ele para o valor máximo de 1.3v PODE ajudar a estabilizar

Quais são os timmings default/original da tua memória? 6400 32-40-40?
5600Mhz pode ser um bom ponto de partida para tentar estabilizar.

Última edição:

Minhas Specs:

Drivers:
normal, usar 4x pentes raramente se consegue rodar na velocidade das memorias.
por isso a preferencia é usar 2x pentes.
Acontece com Intel também, apesar de mais estavel com 4x pentes do que AMD.

Atualmente em AM5 a memória tem 3 tensões que podem ajudar em estabilizar ou fazer overclock, mas provavelmente não é o teu caso.
VDD = Tensão principal que alimenta o chip da memória em si (Frequência, timmings são ajustados com essa tensão)
VDDIO
= Tensão de comunicação CPU -> Memória (Depende da memória e placa mãe, influencia apenas na estabilidade)
VDDQ = Tensão de comunicação Memória -> CPU (Depende da memória e placa mãe, influencia apenas na estabilidade)
Pode ser que reduzindo de 6400 para 6000 ou 5600 (mantendo os timmings) tu consiga baixar de 1.4V para 1.35 (as 3 tensões).
(VDDG CCD e VDDG IOD são referentes a OUTRA coisa, ignora esses dois valores.)

Sim, pra testar frequências menores até conseguir boot podes usar EXPO ativo, mas depois vais precisar fazer um ajuste mais fino manualmente.
Por exemplo, se tua memória é 6400 com timmings de 32-40-40, ela provavelmente ela roda 6000 30-38-38 ou 5600 28-36-36.
Se tu deixar EXPO ativado e reduzir ela para 5600mhz, vais rodar 5600 com os timings default de 32-40-40, mas pelo menos vais saber que teu processador consegue estabilizar a memória em 5600 e depois podes acertar os timmings, uma vez que os timings tem praticamente nula influencia do controlador.

VSOC é uma configuração de tensão que vai estar na aba principal de ajustes da BIOS, junto com as tensões do processador e memória.
O Default da tua placa mãe deve estar entre 1.24 e 1.26v, e subindo ele para o valor máximo de 1.3v PODE ajudar a estabilizar

Quais são os timmings default/original da tua memória? 6400 32-40-40?
5600Mhz pode ser um bom ponto de partida para tentar estabilizar.
A memória é 32-39-39 em 6400. Pior agora que não tá dando nem mais imagem. Fica a luz amarela acessa por vários minutos e nada. Cheguei a deixar 30 minutos.
Nem restando o CMOS está dando mais imagem, só se retirar 2 pentes.

A memória é 32-39-39 em 6400. Pior agora que não tá dando nem mais imagem. Fica a luz amarela acessa por vários minutos e nada. Cheguei a deixar 30 minutos.
Nem restando o CMOS está dando mais imagem, só se retirar 2 pentes.
Procurei aqui mas não consegui, manda uma foto da tela da tua Bios onde aparece as configurações principais e tensões te memória.

Qual foi a melhor configuração que já conseguisse boot? Entrou no Windows?

Procurei aqui mas não consegui, manda uma foto da tela da tua Bios onde aparece as configurações principais e tensões te memória.

Qual foi a melhor configuração que já conseguisse boot? Entrou no Windows?
Como se coloca foto aqui?
Acho que só foi 3600 mesmo

Como se coloca foto aqui?
Acho que só foi 3600 mesmo
Pode usar imagebam, photobucket, qualquer outro site...

5600, 5200 seria até aceitável, mas realmente 3600 não da.

Tenta
1) Ativar EXPO
2) Reduzir velocidade para 5200 ou 5600 (Mantendo todo o restante em default)
3) Colocar VSOC em 1.3v
4) Confirmar UCLK=MCLK dentro do menu das memórias
5) Confirmar FCLK=2000 no menu principal

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar