• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema com placa mae ou memoria?

shaaa

Member
Registrado
Ola galera. Recentemente comprei um kit R5 2600 + Biostar B450 GT3 + 1 pentes de memoria 3000MHz. Inicialmente liguei o pc com um pente no SLOT 4 e estava funcionando perfeitamente. Nunca tive problemas. Depois pedi o outro pente da MESMA MARCA porem veio 3200MHz. Ai que começaram os problemas:
Quando espetava A SEGUNDA memoria no SLOT 3 ou no SLOT 1 para fazer dual channel o pc ficava reiniciando até resetar na bios a frequencia de 2133MHz. Conseguia entrar no windows nessa frequencia.
Tentei varias vezes as duas nos SLOTS 2 e 4 no qual consegui uma vez sem ficar reiniciando. E quando deu certo, nao apresentaram problemas inicialmente.
Quando espeto UMA no SLOT 4 pc funciona.
Quando espeto UMA no SLOT 3 pc fica reiniciando.
A minha pergunta é: Problema na memoria? Problema placa mae?
 
Não sei se ajuda, mas quando eu comprei a minha placa, coloquei errado os pentes (coloquei no slot mais próximo - que vou chamar de primeiro - do processador e no terceiro em relação a ele). Colocando assim, não conseguia o perfil XMP

Lendo o manual direitinho, vi que a ordem certa é colocar no quarto slot e no segundo slot. Confira no seu manual.

Para testar as memórias em si, utilize o HCI Memtest, deixe rodando durante a madrugada. Se não der erro, as memórias estão OK.

De qualquer forma, você vai ter que setar numa velocidade que ambas consigam rodar simultaneamente, que será limitada pela mais lenta.
 
Entendi, obrigado pela resposta. Mas então eu não posso colocar os pentes nos slots 1 e 2 ou 3 e 4 ou 1 e 4 que vai dar problema? Não consigo ver sentido.
 
Entendi, obrigado pela resposta. Mas então eu não posso colocar os pentes nos slots 1 e 2 ou 3 e 4 ou 1 e 4 que vai dar problema? Não consigo ver sentido.
Até pode, mas dessa forma o dual channel pode não rodar. Sendo necessário deixar nos slots 1 e 3, ou 2 e 4 pra poder funcionar.
 
Entendi!
Quanto a dúvida do dual Channel, já me esclareceu. Mas e esse problema de colocar os pentes de memória nos e lote 3 e 4 ou 1 e 3 ou só um pente no slot 3 e ele ficar reiniciando?
 
Entendi!
Quanto a dúvida do dual Channel, já me esclareceu. Mas e esse problema de colocar os pentes de memória nos e lote 3 e 4 ou 1 e 3 ou só um pente no slot 3 e ele ficar reiniciando?

Até onde eu sei, era para funcionar em qualquer slot, se estiver no padrão de fábrica (não XMP). De qualquer forma, olhe a posição certa no manual da sua placa. Se não tiver o manual escrito, baixe o do seu modelo no site da Biostar: Biostar B450GT3
 
Entendi!
Quanto a dúvida do dual Channel, já me esclareceu. Mas e esse problema de colocar os pentes de memória nos e lote 3 e 4 ou 1 e 3 ou só um pente no slot 3 e ele ficar reiniciando?
Isso ocorre por conta de como as placas-mãe organizam as trilhas que ligam o processador aos slots de memória. O processador tem 2 controladores de memória, mas se a placa-mãe tem 4 slots, essa trilha precisa ser dividida, e cada fabricante faz essa divisão de um jeito. O mais comum é uma divisão chamada Daisy Chain, onde a trilha atinge o primeiro slot e depois liga o segundo. A outra forma é o T-Topology, onde a trilha se divide em duas antes e se conectam aos 2 slots ao mesmo tempo. Justamente por essa diferença os fabricantes divulgam um esquema ideal para ligar as memórias, sendo que a grande maioria é A2-B2, ou seja, a partir do processador, da esquerda pra direita, "pula um, espeta, pula um, espeta".

Se vc souber inglês, esse vídeo aqui é bem explicativo, mostra essa diferença em desenhos, as vantagens e desvantagens de cada um.

 
Otimos resposta galera. Voces sao fodas demais! Acho que a explicação para a minha duvida estava no manual que eu nao li.
pyahf9t.jpg



Uma outra duvida que me veio. No manual, tem escrito que o maximo de freq é suportada para Pinnacle Ridge é 2933 MHz. Porem,tem um video do peperaio que ele coloca a 3200 Mhz. Como que funciona 3200?
 
Última edição:
Otimos resposta galera. Voces sao fodas demais! Acho que a explicação para a minha duvida estava no manual que eu nao li.
pyahf9t.jpg



Uma outra duvida que me veio. No manual, tem escrito que o maximo de freq é suportada para Pinnacle Ridge é 2933 MHz. Porem,tem um video do peperaio que ele coloca a 3200 Mhz. Como que funciona 3200?

A fabricante "garante" até isso, mas nada impede de conseguir mais. A X370GT7 promete nas especificações DDR4-2667, mas consegui colocar 3600 num Ryzen de 3a geração.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo