Problema com reconhecimento da RAM

Psic092

New Member
Registrado
Fala Pessoal, primeiramente, muito prazer, acabei de chegar aqui no fórum, apesar de que já acompanho o adrenaline no youtube a algum tempo.
Tenho bastante experiencia com computadores, acredito que posso ajudar bastante. Mas, nesse meu primeiro post, sou eu quem preciso de ajuda.
Seguindo o modelo proposto por vocês:
-------------------------------------------------------------

Placa-mãe: ASUS PRIME H310M-E R2.0/BR
CPU: Intel Core i7 8700k, socket LGA 1151
Cooler: Um Risemode bom, que não lembro o nome, mas meu problema não tem a ver com temperatura, então não se aplica.
Memória RAM: Corsair Vengeance DDR4 2666Mhz, 2x16GB
Fonte: XPG Pylon, 650W
Discos: tem dois ssds, um nvme e outro sata, mas também não se aplica
VGA: RTX 3060 TI

Overclock CPU/RAM: Não
Overclock VGA: Não

Onde o PC está ligado: Em um estabilizador BOM que está ligado em um filtro de linha
Rede elétrica aterrada: Não

Sistema operacional: Windows 11
Drivers: Apenas o da NVIDIA, mais recente
Versão BIOS: 2209

Problema:

O problema é simples: Toda vez que instalo um módulo de memória no SLOT A da minha placa mãe, o post não acontece e, naturalmente, o pc não dá video.

O que eu já fiz:
1 - Troquei os dois módulos de memória
2 - Instalei apenas um módulo no slot A (não funciona)
3 - Instalei apenas um módulo no Slot B (Funciona normalmente)
4 - Reexecutei os passos 2 e 3 com os módulos "invertidos" (só funciona com qualquer um dos modulos no slot B)
5 - Flashei a BIOS da Mobo ( o problema permaneceu)
6 - Troquei a mobo por uma nova, repetindo todos os passos anteriores na Mobo nova ( E exatamente a mesma coisa aconteceu!)

Já sem entender mais nada, enviei um e-mail para o suporte da Asus, naturalmente, me recomendaram que eu fizesse os testes que já tinha feito e disseram uma coisa que me incomodou, mas que estou desconfiando que pode ser verdade: PODE SER PROBLEMA NO PROCESSADOR!
E finalmente cheguei aqui. Não tenho outro processador para testar, e é uma peça que não está na garantia (pq aproveitei o processador de uma outra maquina que estava parada aqui)
E finalmente, minha pergunta para vocês:
Alguém já viu isso antes? Será que pode mesmo ser o processador?
Onde consigo um processador LGA 1151 "emprestado" para fazer esse teste? (comprar um novo, agora, tá meio fora de questão)

E, por enquanto, o pc tá funcionando bem, com apenas 16GB, no Slot B.
 
Pelo que você descreveu, parece que o slot A da sua placa-mãe está com defeito, já que os módulos de memória não funcionam nele. No entanto, é possível que o problema seja no próprio processador, especialmente se você já testou com duas placas-mãe diferentes e o problema persiste.

Para ter certeza de que o problema é no processador, a única maneira é testar com outro processador LGA 1151. Você pode tentar pedir emprestado de alguém que tenha um processador compatível, ou até mesmo tentar alugar em alguma loja de informática. Mas, antes de tomar essa medida, você pode tentar atualizar novamente a BIOS da placa-mãe para ver se isso corrige o problema.

Se o problema persistir mesmo após a atualização da BIOS, aí sim é possível que seja um problema no processador. Infelizmente, não há muitas opções além de tentar conseguir outro processador para testar.
 
Pelo que você descreveu, parece que o slot A da sua placa-mãe está com defeito, já que os módulos de memória não funcionam nele. No entanto, é possível que o problema seja no próprio processador, especialmente se você já testou com duas placas-mãe diferentes e o problema persiste.

Para ter certeza de que o problema é no processador, a única maneira é testar com outro processador LGA 1151. Você pode tentar pedir emprestado de alguém que tenha um processador compatível, ou até mesmo tentar alugar em alguma loja de informática. Mas, antes de tomar essa medida, você pode tentar atualizar novamente a BIOS da placa-mãe para ver se isso corrige o problema.

Se o problema persistir mesmo após a atualização da BIOS, aí sim é possível que seja um problema no processador. Infelizmente, não há muitas opções além de tentar conseguir outro processador para testar.
Pois é. Também é o que estou achando, por elimição, só pode ser problema no processador, mas é estranho não? Ele funciona perfeitamente bem o tempo todo, não apresenta nenhum sintoma de mal funcionamento. Exceto não reconhecer memória no slot A.
Na verdade, nunca vi um processador com defeito na vida, então não sei como eles se comportam se têm algum problema.
Sobre a BIOS, já foi atualizada.
 
Oi, só pra dar um feedback.
Comprar um i7 8700k tá inviável, muito caro, na verdade, os processadores LGA 1151, já estão meio difíceis de encontrar por um preço bom. E já é a segunda placa mãe que testo, e o problema foi exatamente o mesmo nas duas.
Depois de um mês o pc começou a dar tela azul constantemente, não aguenta ficar 10 minutos ligado sem dar uma BSOD, erros completamente aleatórios. Não consegui outro processador para testar, mas, por serem erros tão esporádicos e aleatórios, (e não era problema de software, pq continuavam mesmo depois de formatar, e em modo de segurança) comecei a desconfiar da fonte. Aí fui e peguei uma XPG core Reactor 850W.
Tanto o problema de reconhecimento de memória, quanto as telas azuis, permaneceram, e, quando o pc funcionou (as vezes funciona) rodei memtest (nos dois módulos de memória), teste de stress no cpu e na GPU, testei os dois ssds e tava tudo perfeito.
Ainda assim o problema permaneceu. Comecei a acreditar que dei a incrível sorte de pegar 2 placas mãe com EXATAMENTE mesmo defeito. Mas Isso me pareceu tão impossível, que continuo desconfiando do processador. Apesar de ser um problema que nunca vi da vida, um processador com temperaturas normais, desempenho bom o tempo todo, aparentemente nada de errado. Mas, tudo bem. Agora vai tudo pro lixo!
Agora, comprei uma nova mobo, H510-E PRIME da asus E um i5 10400F. Semana que vem as peças chegam. E, terei um desempenho próximo do que tinha com o i7 8700k.
Se isso não resolver, acho que só mandando o pc pra um terreiro de macumba pq aí é encosto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo