[AJUDA] PROBLEMA CÔMICO NA PORTA USB FRONTAL DO GABINETE

GustavoL15

Member
Registrado
Tem um problema no meu gabinete com o qual eu não me importo muito, pois não me atrapalha tanto, mas mesmo assim gostaria de saber como resolver. Tenho um Gabinete Aerocool Cylon, ele tem 3 portas USB frontais, duas 2.0 e uma 3.0, das quais deixo apenas a 3.0 ligada na placa (MSI B350M PRO-VH PLUS), ligo direto na nos pinos destinados ao USB 3.0 que a placa fornece, e funciona direito, se preciso colocar algum pendrive ele reconhece e funciona, também carrega tudo que coloco lá. Mas se funciona qual é o problema? Aí que vem a parte cômica pra mim, essa entrada simplesmente impede meu PC de bootar se eu tentar ligar ele com algo conectado na porta USB. Se meu headset (Logitech G533), ou a caixinha do meu Haylou GT6 estiver conectado nesta entrada, fica uma tela preta eterna, até que eu desconecte e espere o computador ligar.

Já procurei na bios se o problema não poderia ser uma tentativa de boot pela entrada USB como primária, mas se eu colocar meu SSD (sistema) como primária, o pc também não liga. Duvido que seja problema na porta USB, já que tudo funciona normalmente, já soprei e limpei a entrada, enão também não é este o problema.

Vim mais pra compartilhar esse problema idiota, porque acho ele muito cômico, mas se alguém souber a causa eu gostaria de saber também.

PS: Não estou em casa, então só consigo seguir qualquer dica após as 19h
 
Tem um problema no meu gabinete com o qual eu não me importo muito, pois não me atrapalha tanto, mas mesmo assim gostaria de saber como resolver. Tenho um Gabinete Aerocool Cylon, ele tem 3 portas USB frontais, duas 2.0 e uma 3.0, das quais deixo apenas a 3.0 ligada na placa (MSI B350M PRO-VH PLUS), ligo direto na nos pinos destinados ao USB 3.0 que a placa fornece, e funciona direito, se preciso colocar algum pendrive ele reconhece e funciona, também carrega tudo que coloco lá. Mas se funciona qual é o problema? Aí que vem a parte cômica pra mim, essa entrada simplesmente impede meu PC de bootar se eu tentar ligar ele com algo conectado na porta USB. Se meu headset (Logitech G533), ou a caixinha do meu Haylou GT6 estiver conectado nesta entrada, fica uma tela preta eterna, até que eu desconecte e espere o computador ligar.

Já procurei na bios se o problema não poderia ser uma tentativa de boot pela entrada USB como primária, mas se eu colocar meu SSD (sistema) como primária, o pc também não liga. Duvido que seja problema na porta USB, já que tudo funciona normalmente, já soprei e limpei a entrada, enão também não é este o problema.

Vim mais pra compartilhar esse problema idiota, porque acho ele muito cômico, mas se alguém souber a causa eu gostaria de saber também.

PS: Não estou em casa, então só consigo seguir qualquer dica após as 19h
Particularmente só tinha visto esse tipo de comportamento com dispositivos que de fato podem afetar o boot do equipamento (tipo pendrives ou discos externos) e ainda assim é fácil de resolver ajustando a ordem de boot na Bios, que vc disse não fazer diferença.

Está com a Bios mais atual no seu equipamento? Se conectar os dispositivos nas portas USB traseiras (diretamente na placa mãe) o problema não ocorre?

Não sei se há relação e minha memória pode estar me enganando mas acho que já vi colegas relatando comportamentos similares ao deixar hubs USB de monitores conectados ao PC.
 
Particularmente só tinha visto esse tipo de comportamento com dispositivos que de fato podem afetar o boot do equipamento (tipo pendrives ou discos externos) e ainda assim é fácil de resolver ajustando a ordem de boot na Bios, que vc disse não fazer diferença.

Está com a Bios mais atual no seu equipamento? Se conectar os dispositivos nas portas USB traseiras (diretamente na placa mãe) o problema não ocorre?

Não sei se há relação e minha memória pode estar me enganando mas acho que já vi colegas relatando comportamentos similares ao deixar hubs USB de monitores conectados ao PC.

Creio que a bios seja a mais recente sim para a minha placa, mas como disse não estou em casa no momento então não tenho como verificar e te dar a certeza disso.

Sim, se o headset ou qualquer outro dispositivo, mesmo um pendrive com windows bootável, estiver nas portas USB traseiras da placa, o pc vai iniciar normalmente.

Não uso nenhum tipo de hub USB, tenho apenas um monitor AOC Sniper 24", que não precisa de nenhum tipo de conexão além do HDMI na minha placa de vídeo.

Realmente não sei qual pode ser a causa, e nem sei como descobri que era esse USB que impedia meu computador de ligar, apenas aconteceu. Quando chegar vou checar mais uma vez e alterar a ordem de boot novamente pra dar certeza absoluta de que não é este o problema.
 
O problema ocorre se você tiver algum dispositivo conectado em alguma entrada USB da placa mãe ou apenas neste USB frontal?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você postou a resposta para minha pergunta enquanto eu escrevia. Estranho isto aí!
 
Sim, se o headset ou qualquer outro dispositivo, mesmo um pendrive com windows bootável, estiver nas portas USB traseiras da placa, o pc vai iniciar normalmente.
Bizarro.

tenho apenas um monitor AOC Sniper 24", que não precisa de nenhum tipo de conexão além do HDMI na minha placa de vídeo.
Por acaso vc notou alguma diferença nesse comportamento ao ligar o PC com o monitor ligado ou desligado?

Posso estar enganado mas a observação que fiz anteriormente tinha relação com isso também, não necessariamente com o fato do monitor ter um hub USB embutido ou não.
 
Por acaso vc notou alguma diferença nesse comportamento ao ligar o PC com o monitor ligado ou desligado?

Nunca testei essa possibilidade pensando que poderia ser isso, mas já devo sim ter ligado ele com o monitor desligado, sempre ligo o pc quando chego do trabalho enquanto vou fazer outras coisas, e o monitor fica desligado (ele tem uma indicação no led frontal quando está desligado, me incomoda quando vou dormir então criei o hábito de desligar quando não estou usando).

Mesmo assim não há comportamento diferente. Citei que uso HDMi, mas foi um erro, atualmente eu uso um DP para ligar o monitor à placa de vídeo, nunca testei se com HDMI seria diferente, acho improvável, mas também posso testar isso quando chegar.
 
Que doido essa situação.

Eu chutaria dar uma olhada no painel de controle e na opção avançada de energia para ver se tem alguma configuração fazendo esse comportamento.

E também daria uma olhada como está a plaquinha desse usb frontal, desmontando ela do gabinete, vai que a plaquinha dela deu xabu.
 
Que doido essa situação.

Eu chutaria dar uma olhada no painel de controle e na opção avançada de energia para ver se tem alguma configuração fazendo esse comportamento.

E também daria uma olhada como está a plaquinha desse usb frontal, desmontando ela do gabinete, vai que a plaquinha dela deu xabu.

Acho que não seja nenhum dos dois problemas, afinal o USB funciona normalmente depois que o pc está ligado. E esse problema provavelmente existe desde que montei este pc, então pouco provável que a placa do gabinete tenha dado algum problema. O problema é tão condicional para acontecer (ligar o pc enquanto algum dispositivo está ligado no USB frontal 3.0) que eu provavelmente nunca tinha tido ele antes por ventura do destino.

Vale ressaltar que só descobri esse problema quando troquei meu antigo Sharkoon SGH2 para o Logitech G533, apenas para me livrar do fio. Como o Sharkoon ficava integralmente ligado na parte traseira, e eu só coloco pendrives raramente quando preciso usar, eu não tinha descoberto o problema. Porém, depois que comprei o G533 comecei a ligar ele na USB frontal para carregar, e foi aí que o problema veio à tona. Um pouco de contexto para diminuir as possibilidades de problema.
 
Nunca testei essa possibilidade pensando que poderia ser isso, mas já devo sim ter ligado ele com o monitor desligado, sempre ligo o pc quando chego do trabalho enquanto vou fazer outras coisas, e o monitor fica desligado (ele tem uma indicação no led frontal quando está desligado, me incomoda quando vou dormir então criei o hábito de desligar quando não estou usando).

Mesmo assim não há comportamento diferente. Citei que uso HDMi, mas foi um erro, atualmente eu uso um DP para ligar o monitor à placa de vídeo, nunca testei se com HDMI seria diferente, acho improvável, mas também posso testar isso quando chegar.
Então, cheguei a procurar rapidamente pelo fórum e não achei nada relevante pois é muita coisa pra analisar, porém, já vi aqui e era em plataformas AM4 também.

Provavelmente não deve ter nada a ver mas não custa fazer testes pra ver se há alguma relação ou coincidência, me refiro a testes simples tipo:

- Experimentar ligar o PC com o monitor desligado e conectado à porta DP e os dispositivos conectados ao gabinete (pelo que entendi esse é o cenário atual)
- O mesmo teste mas ligando fisicamente o monitor antes de apertar o botão no gabinete.
- Idem acima, mas com o monitor na porta HDMI.
E por aí vai....

Outros dois pontos:

Quando vc disse lá em cima que fica numa 'tela preta eterna' além de não carregar Windows não aparece nem as 'letrinhas' da placa mãe antes disso? Se fosse algo relacionado à ordem de boot provavelmente apareceria alguma mensagem ou erro impedindo o carregamento o sistema operacional, mas não o boot/post em si.

Se vc estiver usando o PC normalmente (com os referidos devices conectados) e resolver reiniciar ela não volta mais ou só acontece no chamado cold boot?
 
- O mesmo teste mas ligando fisicamente o monitor antes de apertar o botão no gabinete.

Normalmente sempre ligo o monitor manualmente, criei o hábito de desligar sempre que saio.

Quando vc disse lá em cima que fica numa 'tela preta eterna' além de não carregar Windows não aparece nem as 'letrinhas' da placa mãe antes disso? Se fosse algo relacionado à ordem de boot provavelmente apareceria alguma mensagem ou erro impedindo o carregamento o sistema operacional, mas não o boot/post em si.

Sim, fica nessa tela preta onde nada aparece, nem mesmo as letras da bios. Inclusive isso me lembrou que o teclado da indício de vida, e desliga logo após. Uso um mouse bluetooth (Razer Basilisk X) mas provavelmente não ligaria também.

Se vc estiver usando o PC normalmente (com os referidos devices conectados) e resolver reiniciar ela não volta mais ou só acontece no chamado cold boot?

Quase certeza que ele não reinicia, tenho que desconectar o cabo, esperar ele ligar, e reconectar novamente.
 
Normalmente sempre ligo o monitor manualmente, criei o hábito de desligar sempre que saio.
Sim, fica nessa tela preta onde nada aparece, nem mesmo as letras da bios. Inclusive isso me lembrou que o teclado da indício de vida, e desliga logo após. Uso um mouse bluetooth (Razer Basilisk X) mas provavelmente não ligaria também.

Então, a questão é saber se a ordem que vc faz as coisas é sempre a mesma (ligar o PC e depois o monitor, ou vice-versa).

Eu por exemplo tenho o costume de ligar primeiro o gabinete e depois os monitores, mas às vezes faço o contrário, comigo isso nunca fez diferença mas como disse acima já vi vários usuários se queixando disso aqui no fórum e de repente o seu caso se encaixa, os devices conectados podem ser apenas coincidência.
Mas pensando bem, é certo que vc já tentou desligar/ligar o PC com o monitor ligado e sem desconectar os devices usb então minha teoria tá furada e voltamos para a estaca zero :bem:

Quase certeza que ele não reinicia, tenho que desconectar o cabo, esperar ele ligar, e reconectar novamente.

Quando estiver perto do PC faça um teste só por desencargo.
 
Adicionando tudo o que o pessoal já falou, considere colocar uma bíblia sob o gabinete.

Acompanhando...
 
Então, a questão é saber se a ordem que vc faz as coisas é sempre a mesma (ligar o PC e depois o monitor, ou vice-versa).

Mesmo com o monitor desconectado o erro permanece.

Quando estiver perto do PC faça um teste só por desencargo.

Como eu lembrava, realmente não reinicia, e descobri outro fato curioso. Se tiver um cabo USB para tipo C, ou USB para tipo Micro-USB conectado, o computador vai iniciar desde que não tenha nada conectado em uma das pontas. No caso se meu fone não estiver ligado no cabo, ele inicia, agora quando está conectado no fone o pc não consegue ligar.

O mistério da porta USB continua.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui mexer na minha Bios para ver qual poderia ser o problema, e acabei descobrindo que tinha acidentalmente colocado minhas memórias em 2133Mhz, as vezes é bom checar pra desfazer as cagadas do passado.
 
Última edição:
Já que voltamos a estaca zero, é importante testar um ssd com instalação nova do windows, 10 ou 11, ou em modo segurança tbm, desconfio que pode ser algo relacionado a drivers.
Reset de bios também é interessante, ja me salvou de tela preta algumas vezes. Já que nem é possível entrar na bios com algo conectado a porta frontal.
Mesmo ligando todos os headers do gabinete, inclusive o usb 2.0, o problema continua?

Também sugiro a tática da Biblia hahaha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo