Problema de superaquecimento dos núcleos da CPU

hexa

know-it-all Member
Registrado
Pessoal estou com um problema aparentemente sério.

Uns dias atrás notei que a temperatura dos núcleos mostrada no HWMonitor estão altas demais, girando em torno de 72~98ºC. Nesse tempo todo, a temperatura externa da CPU permaneceu em 50~53º e o sistema não apresentou nenhuma lentidão.

Visto as temperaturas absurdas, resolvi trocar a pasta térmica. Coloquei a Arctic silver 5 tem algumas horas e, para minha insatisfação, as temps dos núcleos continuaram as mesmas.

Fui reiniciar o pc para ver se melhorava. Quando o sistema reinicializou já notei uma lentidão anormal, abri o programa e tomei um susto. Segue a imagem:

Screenshot by Lightshot

Piorou mais ainda, as temps agora não saem dessas ai da print.

O que eu devo fazer? Estou considerando trocar o cooler do processador já que a pasta térmica não resolveu.
 
Será que tu não colocou a ventoinha do cooler soprando do lado errado? Digo isso, pois já fiz essa noobice com um athlon 64 3200+ e o bichinho torrou. Além de que, na hora de montar, sem atenção apropriada, acabamos não percebendo, tenta de novo e veja como está a instalação do cooler.
 
Pode ser problema na montagem mesmo, tenta coloca-lo de novo e o cooler também
 
duas opções ou ta mal preso ou é bug dos sensores da MOBO,

mas eu sempre tive a duvida de qual temperatura olhar a da CPU ou dos CORES :hmm:?
 
Só uma pergunta, vou ter que reaplicar a pasta térmica quando desencaixar o cooler?
 
Eu reaplicaria a pasta termica, contanto que voce limpe bem antes de aplicar de novo, mal não vai fazer.
 
Opa, só pra dar um update aqui da situação. Acho que agora tá tudo OK! Reparei que um dos clicks de encaixe do cooler não estava 100% encaixado e eu não estava conseguindo encaixá-lo de jeito nenhum.

Pra resolver, girei em 90º a posição do cooler, e foi de boa desse jeito. Será que tem problema o cooler ficar assim?

Bom, o resultado foi excelente eu acho. Segue print.

Screenshot by Lightshot
 
Então era realmente o problema de encaixe, ainda bem que seu processador não fritou. CAso haja necessidade de reaplicar a pasta térmica, a quantidade de pasta ideal a ser aplicada é do tamanho de um grão de arroz, mais que isso é exagero e não resfria bem. ( Segundo o teste do CDH )

Att
 
Hum... eu normalmente boto um grão de arroz e espalho sobre toda a superficie usando o dedo com um saco plástico daqueles transparentes tipo que tem no supermercado.
 
Agora sim, parece outro processador. rs
 
Hum... eu normalmente boto um grão de arroz e espalho sobre toda a superficie usando o dedo com um saco plástico daqueles transparentes tipo que tem no supermercado.

É um método bom pra várias pastas.

Uma coisa legal é tu ver a "impressão" (molde) que fica depois da base do cooler ao desprender o mesmo. Se estiver coberto uniformemente assim como a superfície de contato do processador, tá jóia.
 
;) Oláaaaaaa povo!!!! faz tempo que num chego por aki ^^...tudo certo com vocês???.. queria aproveitar o Tópico aberto pra tirar uma dúvida. Meu processador (um dos '^^)-> Athlon X2 4400+ Brisbane ta em Stock, e cooler BOX. a dúvida é a seguinte: quando ta em idle...o processador fica em 32~33° .. mas quando ta em medio uso...ele fica em 46~48° e quando ta em full ultrapassa os 70° :S !!!!!! ja troquei pasta térmica...coloquei uma da Corsair que veio junto com meu A50, usei a IceFusion... gabinete ABERTO (deixo ele aberto funcionando..), comprei um coolerzinho meia-boca Akasa AK-861Cu, e agora num passa dos 64~65° (ventoinha um pouco fraca pra meu gosto...mas o 3600 que eu tinha segurava de BOA!. a Dúvida é :S coloquei o Core temp pra desligar o PC caso ultrapassasse os 70° .... nisso ele desliga, mas ...quando toco no cooler ele ta GELADO !!!!!!! :S num esquenta nada nada nada!!!! ... a Bios afirma tbm alta temperatura !!!! mas ambos ficam gelados ! =/ isso é algum BUG nos sensores ?? ou o Processador vai pro beleléu??. :'(
 
;) Oláaaaaaa povo!!!! faz tempo que num chego por aki ^^...tudo certo com vocês???.. queria aproveitar o Tópico aberto pra tirar uma dúvida. Meu processador (um dos '^^)-> Athlon X2 4400+ Brisbane ta em Stock, e cooler BOX. a dúvida é a seguinte: quando ta em idle...o processador fica em 32~33° .. mas quando ta em medio uso...ele fica em 46~48° e quando ta em full ultrapassa os 70° :S !!!!!! ja troquei pasta térmica...coloquei uma da Corsair que veio junto com meu A50, usei a IceFusion... gabinete ABERTO (deixo ele aberto funcionando..), comprei um coolerzinho meia-boca Akasa AK-861Cu, e agora num passa dos 64~65° (ventoinha um pouco fraca pra meu gosto...mas o 3600 que eu tinha segurava de BOA!. a Dúvida é :S coloquei o Core temp pra desligar o PC caso ultrapassasse os 70° .... nisso ele desliga, mas ...quando toco no cooler ele ta GELADO !!!!!!! :S num esquenta nada nada nada!!!! ... a Bios afirma tbm alta temperatura !!!! mas ambos ficam gelados ! =/ isso é algum BUG nos sensores ?? ou o Processador vai pro beleléu??. :'(

Que estranho, derrepente é bug nos sensores mesmo..

Eu não conheço muito de coolers de CPU, mas pelo que eu já pesquisei sobre o assunto, coolers stock não reagem muito bem em situações de stress, a temp sobe muito. Tanto que quando você substituiu por outro melhorou significativamente a temp em load.

Não sei se é o mais correto para recomentar, mas se realmente você percebe que o dissipador está gelado próximo a base dele, o jeito é aumentar a temperatura de desligamento para ver até quanto essa temp vai e chegar e sentir novamente no "dedômetro".
 
Pois é Man ^^ cooler Stock so dos 6000+ Phenom ;) que tem Heatpipes!! mas de boa, as temps tão esquisitas...troquei por outra mobo que tenho aki e continua na messsma! DISSIPADOR GELADO e temp dos CORES altas! afff ¬¬.. coloquei um cooler com suporte a PWM ...-.-'...parece mais uma TURBINA!!! kkkkkkkkkkkkkkkk ai voltei a por o FAN padrão do cooler ^^...fluxo de AR é razoável :) !...será que lapidar a base funfa ? :yuno: ???Medi as temps por everest, Aida .. HWmonitor..Core temp...ta tudo na merma ...ninguem merece depois vou testar com um Buffalo que tenho em outro PC pra ver se essa jossa continua na merma :S será possivel afff...mesmo assim brigado :D


OBS: Alguem ai tbm pode ajudar? ^^ brigadao
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo