[AJUDA] PROBLEMA FX8350

gustavoagner

New Member
Registrado
Adquiri recentemente um processador FX8350, mas estou com alguns problemas, para contextualizar preciso contar as ordens dos acontecimentos.

Antes dele eu possuía um fx6300, utilizando a cooler box do fx4300 e meu setup funcionava normalmente. Mas resolvi adquirir um processador com um pouco mais de potencia, mas cometi a burrada de vender meu antigo antes do novo. Logo não possuo outra CPU para testar na minha MOBO

Assim que estava com o novo na mão, instalei ele na maquina normalmente, com a pasta térmica e instalação do cooler normalmente.

O computador bootou normalmente e iniciou o Windows, porém na hora que iniciei um jogo(especificamente Project Zomboid), ele desligava após a tela de carregamento, mas não era desligamento completo
pois o fan da cpu continuava em funcionamento, porém o computador só desligava na fonte.
Em primeiro momento suspeitei da alta temperatura então verifiquei na BIOS, e realmente a temperatura estava elevada (70º), então adquiri outra cooler box por achar que a minha antiga não estar dando conta. Modelo Cool Storm GMF202.

Ai o problema começou, com o novo cooler instalado, a temperatura da CPU continuava alta, mesmo sem estando em stress, na própria BIOS. E o windows não iniciava de jeito nenhum, ficava em looping infinito de reparo de sistema, porém quando terminava o loading o computador desligava novamente do mesmo modo, com o fan do cooler funcionando e só desligando na fonte.
Outra coisa que acontece é que após a saída da BIOS, o computador não consegue fazer o reiniciamento, desliga da mesma maneira que as outras vezes.

Percebi também que mesmo ligando com CPU estando fria, a BIOS indica em primeira estancia uma temperatura muito alta(70º+).

Não sei mais o que fazer, testei de tudo e ja procurei nos confins do mundo algo parecido com o que está acontecendo comigo. Suspeito do processador por meu setup estar funcionando normalmente a uma semana atrás.

(ja retirei memoria e limpei tudo, o pc bipa normalmente no iniciar, nada resolveu)

-----------------------------------------------------------

Placa-mãe: GIGABYTE 970a-ds3p rev 2.0
CPU: AM3+ FX8350
Memória RAM: 1x8gb Vengeance 1600mhz CML8GX3M2A1600C9W
Fonte: Corsair VS500
Discos: HD SATA
VGA: RX550 RedDragon 2gb
Versão BIOS: FA


-------------------------------------------------------------
 
Adquiri recentemente um processador FX8350, mas estou com alguns problemas, para contextualizar preciso contar as ordens dos acontecimentos.

Antes dele eu possuía um fx6300, utilizando a cooler box do fx4300 e meu setup funcionava normalmente. Mas resolvi adquirir um processador com um pouco mais de potencia, mas cometi a burrada de vender meu antigo antes do novo. Logo não possuo outra CPU para testar na minha MOBO

Assim que estava com o novo na mão, instalei ele na maquina normalmente, com a pasta térmica e instalação do cooler normalmente.

O computador bootou normalmente e iniciou o Windows, porém na hora que iniciei um jogo(especificamente Project Zomboid), ele desligava após a tela de carregamento, mas não era desligamento completo
pois o fan da cpu continuava em funcionamento, porém o computador só desligava na fonte.
Em primeiro momento suspeitei da alta temperatura então verifiquei na BIOS, e realmente a temperatura estava elevada (70º), então adquiri outra cooler box por achar que a minha antiga não estar dando conta. Modelo Cool Storm GMF202.

Ai o problema começou, com o novo cooler instalado, a temperatura da CPU continuava alta, mesmo sem estando em stress, na própria BIOS. E o windows não iniciava de jeito nenhum, ficava em looping infinito de reparo de sistema, porém quando terminava o loading o computador desligava novamente do mesmo modo, com o fan do cooler funcionando e só desligando na fonte.
Outra coisa que acontece é que após a saída da BIOS, o computador não consegue fazer o reiniciamento, desliga da mesma maneira que as outras vezes.

Percebi também que mesmo ligando com CPU estando fria, a BIOS indica em primeira estancia uma temperatura muito alta(70º+).

Não sei mais o que fazer, testei de tudo e ja procurei nos confins do mundo algo parecido com o que está acontecendo comigo. Suspeito do processador por meu setup estar funcionando normalmente a uma semana atrás.

(ja retirei memoria e limpei tudo, o pc bipa normalmente no iniciar, nada resolveu)

-----------------------------------------------------------

Placa-mãe: GIGABYTE 970a-ds3p rev 2.0
CPU: AM3+ FX8350
Memória RAM: 1x8gb Vengeance 1600mhz CML8GX3M2A1600C9W
Fonte: Corsair VS500
Discos: HD SATA
VGA: RX550 RedDragon 2gb
Versão BIOS: FA


-------------------------------------------------------------
cara gastar dinheiro nesses AMD FX é loucura, o que acha de vender tdo isso e montar um Core i3 12100F baratinho ou um ryzen 5 4500, enfim....acho que nem compensa ficar queimando cabeça com essa plataforma antiga sua!
 
cara gastar dinheiro nesses AMD FX é loucura, o que acha de vender tdo isso e montar um Core i3 12100F baratinho ou um ryzen 5 4500, enfim....acho que nem compensa ficar queimando cabeça com essa plataforma antiga sua!
SIM! Após a burrice o peso na consciência veio. Mas para vender meu kit atual precisava verificar o funcionamento correto, o que não está ocorrendo....
 
Suspeito do processador por meu setup estar funcionando normalmente a uma semana atrás.
mas cometi a burrada de vender meu antigo antes do novo. Logo não possuo outra CPU para testar na minha MOBO
SIM! Após a burrice o peso na consciência veio. Mas para vender meu kit atual precisava verificar o funcionamento correto, o que não está ocorrendo....
Basicamente a forma sensata (e rápida) para identificar um problema desses é tendo peças sobressalentes compatíveis para testá-las individualmente, realmente foi um erro vender o processador antigo sem antes fazer todos os testes possíveis com o que comprou, e isso vale para peças novos também, mas sabemos que às vezes é difícil ($).

Pelo que entendi você basicamente tirou um processador e colocou o outro, sendo a BIOS compatível não deveria dar problema algum, desde que você não tenha feito alguma coisa errada durante o processo (deixar algo entrar no socket da placa mãe, quebrar ou entortar algum pino do processador, etc.), então a única hipótese é a de ter comprado um processador com algum B.O.

Agora infelizmente não há muito o que fazer além de sair atrás de um '3°' processador ou buscar alguma loja/assistência em sua região que tenha peças similares para te ajudar com o diagnóstico.
 
Adquiri recentemente um processador FX8350, mas estou com alguns problemas, para contextualizar preciso contar as ordens dos acontecimentos.

Antes dele eu possuía um fx6300, utilizando a cooler box do fx4300 e meu setup funcionava normalmente. Mas resolvi adquirir um processador com um pouco mais de potencia, mas cometi a burrada de vender meu antigo antes do novo. Logo não possuo outra CPU para testar na minha MOBO

Assim que estava com o novo na mão, instalei ele na maquina normalmente, com a pasta térmica e instalação do cooler normalmente.

O computador bootou normalmente e iniciou o Windows, porém na hora que iniciei um jogo(especificamente Project Zomboid), ele desligava após a tela de carregamento, mas não era desligamento completo
pois o fan da cpu continuava em funcionamento, porém o computador só desligava na fonte.
Em primeiro momento suspeitei da alta temperatura então verifiquei na BIOS, e realmente a temperatura estava elevada (70º), então adquiri outra cooler box por achar que a minha antiga não estar dando conta. Modelo Cool Storm GMF202.

Ai o problema começou, com o novo cooler instalado, a temperatura da CPU continuava alta, mesmo sem estando em stress, na própria BIOS. E o windows não iniciava de jeito nenhum, ficava em looping infinito de reparo de sistema, porém quando terminava o loading o computador desligava novamente do mesmo modo, com o fan do cooler funcionando e só desligando na fonte.
Outra coisa que acontece é que após a saída da BIOS, o computador não consegue fazer o reiniciamento, desliga da mesma maneira que as outras vezes.

Percebi também que mesmo ligando com CPU estando fria, a BIOS indica em primeira estancia uma temperatura muito alta(70º+).

Não sei mais o que fazer, testei de tudo e ja procurei nos confins do mundo algo parecido com o que está acontecendo comigo. Suspeito do processador por meu setup estar funcionando normalmente a uma semana atrás.

(ja retirei memoria e limpei tudo, o pc bipa normalmente no iniciar, nada resolveu)

-----------------------------------------------------------

Placa-mãe: GIGABYTE 970a-ds3p rev 2.0
CPU: AM3+ FX8350
Memória RAM: 1x8gb Vengeance 1600mhz CML8GX3M2A1600C9W
Fonte: Corsair VS500
Discos: HD SATA
VGA: RX550 RedDragon 2gb
Versão BIOS: FA


-------------------------------------------------------------
Não sei se a fonte ta aguentando.
 
Não sei se a fonte ta aguentando.
Bem lembrado, até porque desligamento abrupto do sistema normalmente indica isso, mas não parece ser exatamente o que tá rolando.

Acho pouco provável ser isso pois o consumo não subiu quase nada mas VAI QUE a troca do processador coincidiu com uma falha dela, convém testar com outra só por desencargo.

@gustavoagner E caso não tenha feito, uma troca da bateria da placa mãe -que já deve ter bastante tempo de estrada- acompanhado por um Clear CMOS também podem vir a calhar.. vai saber....
 
Vou testar em outra fonte, o Clear CMOS eu ja dei e nada também, porém não troquei a bateria(irei trocar). Foda que ja entrei em contato com quase todas as assistências da minha cidade, e por ser um socket antigo, nenhuma possui uma mobo para teste.

Vou tentar fazer uma limpeza geral nas entradas com um limpa contato e ver no que dá, mas meio que ja desisti já.
 
Problema aí é temperatura. Esse cooler cooler que você comprou ele é bem fraco só tem 2 heatpipes.
Temperatura de 70 graus já é o limite dele, por isso tá desligando. Quando chega nessa temperatura a própria placa mãe desliga por segurança. Na BIOS tem essa configuração pra desligar o computador quando atinge determinada temperatura.
Pro fx 8350 é aconselhável um cooler mais robusto de pelo menos 4 heatpipes ou 6
 
Então, ele está desligando mesmo sem a configuração de desligamento em determinada temperatura.

O que me intriga é o fato dele ligar frio, eu entrar diretamente na bios e estar marcando uma temperatura muito alta, mesmo sem stress. Cheguei verificar retiranr o cooler e colocar o dedo(diretamente na cpu) e ele não aparenta estar tão quente quanto indica.

O foda é gastar uma nota com um cooler com esse numero de heatpipes e não solucionar.

A diferença de temperatura do fx6300 pro fx8350 é tão grande assim?
 
A diferença de temperatura do fx6300 pro fx8350 é tão grande assim?
É sim, tem uma boa diferença de TDP entre eles pq o 8350 é 125W, e outra coisa, talvez sua placa mãe não seja adqueada ao processador, me lembro que na epoca desses FX tinha alguns modelos de placa mae mesmo sendo uma placa com chipset serie 900 da AMD que eram as placas mais parrudas da plataforma não conseguia operar normalmente com os FX octacore de 125W de TDP (o caso do seu é um 125W), era bucha demais essa plataforma da AMD, um pesadelo e ou não funcionava corretamente (travamentos, resets aleatorios, desligamentos) ou até mesmo tinha placa mãe que morria o VRM!
E sua placa mãe sendo uma 970 e não uma 990, eu acho que entra nessa lista de "teoricamente funciona, mas praticamente não"!
As placas que aguentavam mesmo o pau eram as 990FX, já vinham com VRM mais parrudo que as 970!

Olha ai um exemplo de uma 990FX parruda para TDP 125W+
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo