Problema - MU 6100 4k vs HDR vs 60hz vs Gtx 1060 vs Cabo?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Gpzt

know-it-all Member
Registrado
Vou postar tanto aqui quanto na sessao de VGA, porque não sei onde esta o problema e preciso de uma resposta rápida para não perder esses 7 dias rs

Amigos bom dia

Estou com uma bola curva para ver se alguém resolve.

Comprei a Samsung mu6100 de 43' na bf e estou sofrendo para fazer ela funcionar no meu pc (utilizando de video uma gtx 1060) e um cabo pix hdmi 2.0 de 5m um de embalagem azul com um puta "suporte a hdr" bonito na frente da embalagem. Por sinal é o segundo cabo hdmi que eu compro, comprei um cabo 1.4 por engano. 40 conto no lixo de um carrefour da vida).

O que acontece é o seguinte. No momento estou utilizando a entrada HMDI 1 da TV e ela mostra a resolução de 3840x2160 60p na tv. Sem uhd/hdr.

No painel da Nvidia aparece dessa maneira. 3840x2160 60hz e nas configurações de cor da nvidia aparece ycbcr 420, 8 bpc, intervalo de saída dinâmica limitado (sem opção para mudar em nenhum deles). A qualidade de imagem está boa, dentro do que se espera de uma tv 4k acho.

O problema é quando eu ligo o UHD color na tv (hdr), a imagem cai e o micro fica em looping tentando ligar o hdr.

Mais cedo eu liguei o cabo na entrada HDMI3 ARC. Ele até deu imagem e ligou o HDR (inclusive o painel da nvidia deu as opções de 4:4:4 e 4:4:2, 10 e 12 bpc, mas continuava no modo limitado) porem a imagem ou fica em 3840x2160 em 50hz e as cores ficam MUITO ruins (muito piores que o o modo sem hdr e com o famoso preto que vira cinza) ou entra naquele modo de 4096x2160 não nativa da tv. a imagem não fica legal e não é toda vez que funciona. Claramente não esta certo.

Alguém sabe o que pode ser? É problema da tv (estou dentro dos 7 dias ainda) ou do cabo?

Se for o cabo, quais cabos desses bons bonitos e baratos são recomendados para funcionar 4k hdr 60hz? Já gastei 80 pau de cabo jogados no lixo nessa brincadeira
 
UHD Color não é HDR, é chroma subsampling YCbCr 4:4:4. Você precisa renomear a HDMI como "PC" ou não vai funcionar o UHD Color.

O Windows faz muita cagada com o HDR, até a pouco tempo não era suportado e ainda anda problemático. Contudo, se você deixar em 444-8bpc o HDR10 deve ligar sozinho quando exibindo conteúdo HDR10 em fullscreen.

Isso dito, não espere milagres do HDR não. Essa TV simplesmente não tem capacidade para exibir um bom HDR.
 
Valeu chapa, eu ja sei dessa parte chapa que não é o real. Só quero funcionando e descobrir onde esta o buraco. O uhd color é a função dentro do menu da samsung para jogar o sinal em hdr 4:4:4.

A entrada ja esta setada como PC

O problema é que nem a nvidia deixa mudar para colocar o 4:4:4, nem a TV aceita que eu mude para o uhd/hdr.

Alias eu liguei a tv antes do pc e coloquei a opção do UHD e liguei o pc em seguida. Ele mostra na tv com o UHD color ligado, porem no win e no painel da nv nao.

Se eu desligo e ligo de novo o UHD. ele da o problema de ficar em looping como no primeiro post.
 
Valeu chapa, eu ja sei dessa parte chapa que não é o real. Só quero funcionando e descobrir onde esta o buraco. O uhd color é a função dentro do menu da samsung para jogar o sinal em hdr 4:4:4.

A entrada ja esta setada como PC

O problema é que nem a nvidia deixa mudar para colocar o 4:4:4, nem a TV aceita que eu mude para o uhd/hdr.

Alias eu liguei a tv antes do pc e coloquei a opção do UHD e liguei o pc em seguida. Ele mostra na tv com o UHD color ligado, porem no win e no painel da nv nao.

Se eu desligo e ligo de novo o UHD. ele da o problema de ficar em looping como no primeiro post.



Amigo, eu resolvi meu problema com um cabo hdmi, comprei um que era pra ser 2.0, mas eu tinha esse problema ai, ai eu comprei um cabo caro e de qualidade, pronto pra mim funcionou.
 
Olá amigo.
Pode dizer qual é o cabo que vc esta usando?

Estou com o mesmo problema, não habilita no painel nvidia o 4;4;4
No modo UHD color a imagem só aparece no bot, na hora que inicia o windows ela "cai".

Estou usando o mesmo modelo de TV 43mu da samy
 
Valeu chapa, eu ja sei dessa parte chapa que não é o real. Só quero funcionando e descobrir onde esta o buraco. O uhd color é a função dentro do menu da samsung para jogar o sinal em hdr 4:4:4.

A entrada ja esta setada como PC

O problema é que nem a nvidia deixa mudar para colocar o 4:4:4, nem a TV aceita que eu mude para o uhd/hdr.

Alias eu liguei a tv antes do pc e coloquei a opção do UHD e liguei o pc em seguida. Ele mostra na tv com o UHD color ligado, porem no win e no painel da nv nao.

Se eu desligo e ligo de novo o UHD. ele da o problema de ficar em looping como no primeiro post.

Olá amigo.
Pode dizer qual é o cabo que vc esta usando?

Estou com o mesmo problema, não habilita no painel nvidia o 4;4;4
No modo UHD color a imagem só aparece no bot, na hora que inicia o windows ela "cai".

Estou usando o mesmo modelo de TV 43mu da samy

Só para dizer pra vcs que a TV de vcs está habilitada para 4:4:4 HDR em 8 bits 3840x2160. O problema é o cabo ou a configuração. Editem a entrada hdmi para PC e desliguem o modo jogos acima de tudo.
 
Bom vamos la, funcionou. Cabo pix 2.0 HDR em 422 10 bits, e demais modos 8bits. E 420 em 12 bits.

O range completo de contraste full só funciona em rgb 8 bits. Os demais modos de cor são limitados mesmo
O correto é isso no fim das contas.

Acima disso (444 10 bits e 12 bits, 444 rgb completo e qlq um acima) não funciona por falta de banda da própria especificação do hdmi 2.0. O problema todo é que o driver da nvidia e o windows para HDR é algo muito bugado.

Ta claramente em modo beta todo esse esquema de HDR no windows.
 
Não precisava ter postado nas duas áreas. Uma só já tava de bom tamanho!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo