Problema na resolução (PC Ligado na TV)

manuvlad

know-it-all Member
Registrado
Já fiz uma busca rápida e sei que há um problema recorrente. Estou sem o controle remoto da TV. Logo, não consigo ver se há a possibilidade de mudar o nome da entrada de hdmi para PC.

Eu liguei usando um cabo hdmi na entrada hdmi da TV (KDL32EX555). A resolução padrão e recomendável está como 1360x768. Aparece como conectado via hdmi-hdtv. Mas a resolução padrão recomendável é listada com PC. Dentre essas resoluções listadas abaixo de PC, não há a opção de colocar em 1920x1080. Quando tento criar uma resolução personalizada e escolh 1920x1080, aparece a mensagem que essa resolução já existe essa resolução na seção PC (apesar de não existir).

Para mudar para 1920x1080, tenho que escolher uma das resoluções listadas como ultra hd, hd e sd. Mas aí a imagem fica uma porcaria.

Alguém sabe como consigo resolver isso?

Obrigado.

Abs.

Edit: Testei na TV principal, da sala,que também é uma sony, só que mais avançada de 46 polegadas e funcionou perfeitamente via hdmi e full hd, com a imagem boa e sem artefatos. O problema parece ser mesmo esse modelo de 32 polegadas.

Edit 2: A TV tem entrada VGA. E eu achei aqui um cabo DVI. Será que consigo via DVI da placa conectado via adaptador à VGA da TV? Consigo a resolução máxima da TV (full hd), sem artefatos? Não faço questão do som peleTV porque vou usar fones mesmo.
 
Última edição:
Funciona no cabo vga sim sem problemas, nao sei com o adpt, so testando!
 
Funciona no cabo vga sim sem problemas, nao sei com o adpt, so testando!

Amanhã vou pegar um adaptador na empresa e testar. Se funcionar em full hd e sem artefatos, compro um pra mim.

Abs.
 
Fiz o teste aqui ligando na saída dvi da placa, utilizando um adaptador pra ligar na entrada vga do monitor/tv. Nada feito. Funciona, mas em resolução 4:3 e bem longe do full hd.

Será que tem solução?

Abs.

Edit: achei isso no manual online:

Sinal de entrada de PC correspondente
(Resolução, Frequência horizontal/Frequência vertical)

  • 640 x 480, 31,5 kHz/60 Hz
  • 800 x 600, 37,9 kHz/60 Hz
  • 1024 x 768, 48,4 kHz/60 Hz
  • 1280 x 768, 47,4 kHz/60 Hz e 47,8 kHz/60 Hz
  • 1360 x 768, 47,7 kHz/60 Hz
  • 1280 x 1024, 64,0 kHz/60 Hz (apenas o modelo Full HD)
  • 1920 x 1080, 67,5 kHz/60 Hz (apenas o modelo Full HD)*
* A resolução de 1080p, quando aplicada à entrada HDMI, será tratada como uma frequência de vídeo, e não de PC. Isso afetará as configurações de [Preferências] e [Imagem & Tela]. Para visualizar conteúdos do PC, ajuste [Seleção de Cena] para [Gráficos], [Modo Wide] para [Cheia] e [Área da Imagem] para [Todos Pixels]. ([Área da Imagem] é configurável apenas quando [Área de Exibição Automática] está ajustada para [Não].)

Observações
  • A entrada de PC desta TV não suporta Sincronização em Verde nem Sincronização Composta.
  • A entrada de PC desta TV não suporta sinais entrelaçados.
  • Para uma qualidade de imagem otimizada, é recomendado usar os sinais da tabela. Em plug and play, sinais com uma frequência vertical de 60 Hz serão detectados automaticamente. (Pode ser necessário reinicializar o PC).
 
Consegui mexer nas configurações e deixa melhor. Mas é ainda bem ruim.
 
Última edição:
Tente fazer o proc inverso do teste, use um cabo VGA direto na entrada vga da tv e na gpu coloque o adpt na porta dvi pra poder encaixar o cabo vga que vem da tv, muito estranho isso td, agora posso te perguntar? pq vc nao usa o HDMI e já que nao tem mais o controle remoto pra mudar o nome da entrada pra pc e assim otimizar a imagem para o pc, use o controle da sua tv da sala que tb é sony, deve funcionar! aqui em casa tenho 2 samsung e vai de boa, uma é smart a outra nao e os controles funcionam numa boa!
 
Tente fazer o proc inverso do teste, use um cabo VGA direto na entrada vga da tv e na gpu coloque o adpt na porta dvi pra poder encaixar o cabo vga que vem da tv, muito estranho isso td, agora posso te perguntar? pq vc nao usa o HDMI e já que nao tem mais o controle remoto pra mudar o nome da entrada pra pc e assim otimizar a imagem para o pc, use o controle da sua tv da sala que tb é sony, deve funcionar! aqui em casa tenho 2 samsung e vai de boa, uma é smart a outra nao e os controles funcionam numa boa!

Os dois controles zuaram. Mas eu consegui mexer nas configs e segui o que o manual diz. Melhorou via hdmi em 1080p, mas não é tão bom para texto principalmente. Mas isso é um problema de TV ligada no PC mesmo. Ao menos por enquanto, vou me virar com essa solução, enquanto não sobra uma grana pra pegar um bom monitor.

Esqueci de mencionar. Mas eu fiz exatamente isso: cabo VGA na TV e adaptador VGA pra DVI na placa de vídeo.
 
Última edição:
Os dois controles zuaram. Mas eu consegui mexer nas configs e segui o que o manual diz. Melhorou via hdmi em 1080p, mas não é tão bom para texto principalmente. Mas isso é um problema de TV ligada no PC mesmo. Ao menos por enquanto, vou me virar com essa solução, enquanto não sobra uma grana pra pegar um bom monitor.

Ela não tem modo gamer? Ou uma forma de editar o nome da conexão?

Eu tinha esse problema com a minha antiga TV da Samsung: a imagem ficava até boa, mas com ghosting, o que ferrava com a leitura de textos; só consegui resolver editando o nome da conexão, que só fui descobrir isso 3 anos depois que usei a TV como monitor :feelbad:

Falouws :cool:
 
Ela não tem modo gamer? Ou uma forma de editar o nome da conexão?

Eu tinha esse problema com a minha antiga TV da Samsung: a imagem ficava até boa, mas com ghosting, o que ferrava com a leitura de textos; só consegui resolver editando o nome da conexão, que só fui descobrir isso 3 anos depois que usei a TV como monitor :feelbad:

Falouws :cool:

Essa TV já tem uma entrada denominada PC, que é entrada VGA. Só que não consegui full hd por ela. Apenas que nem chegavam a HD e 4:3via VGA. E eu já dissequei os menus dela e não achei nenhuma opção pra mudar o nome de HDMI para PC. São 4 entradas HDMUI ao todo. Sabe se tem alguma manha pra fazer essa mudança de nome, ou é algo que eu já deveria ter achado?

De qualquer maneira, estou mexendo nas configs aqui e acho que já melhorou bastante a parte do texto. Agora está usável. Mas se desse pra usa-la como monitor mesmo, seria melhor.
 
Essa TV já tem uma entrada denominada PC, que é entrada VGA. Só que não consegui full hd por ela. Apenas que nem chegavam a HD e 4:3via VGA. E eu já dissequei os menus dela e não achei nenhuma opção pra mudar o nome de HDMI para PC. São 4 entradas HDMUI ao todo. Sabe se tem alguma manha pra fazer essa mudança de nome, ou é algo que eu já deveria ter achado?

De qualquer maneira, estou mexendo nas configs aqui e acho que já melhorou bastante a parte do texto. Agora está usável. Mas se desse pra usa-la como monitor mesmo, seria melhor.

É estranho não ter conseguido 1080p via VGA. Essa TV da Samsung que citei possuía também conexão VGA e, com ela, conseguia setar a resolução para 1080p. Apesar do texto ficar imensamente melhor, a qualidade da imagem não era tão boa: era como se faltasse cores, nitidez, então resolvi voltar para a primeira opção (conexão via HDMI). Você usou como? Adaptador DVI para VGA, conectado na saída DVI-I da placa de vídeo (aquela com um "+" do lado direito), juntamente com o cabo VGA tradicional? :hmm:

Quanto à edição do nome da entrada, ao menos nessa minha Samsung mais antiga, a opção de ajuste estava dentro da configuração principal. Já nesse modelo que uso atualmente, a configuração de edição da entrada se encontra dentro do comando Source, que usamos para trocar o input de vídeo. No caso da sua Sony, achei esse texto dentro do manual digital:

Código:
Gerenciar entradas externas
Etapas
1. Pressione o botão HOME e, a seguir, selecione [Ajustes] na parte inferior da tela usando
os botões / .
2. Selecione [Canais & Entradas]/[Canais, Entradas & Ginga] usando os botões / e, a
seguir, pressione o botão .
3. Selecione [Controle das Entradas] usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
4. Selecione a entrada usando os botões / para determinar um ícone ou nome e, a seguir,
pressione o botão .
5. Selecione [Auto] ou [Sempre] usando os botões / e, a seguir, pressione o botão
Selecione [Auto] para exibir ícones e nomes apenas quando o dispositivo estiver conectado
ou [Sempre], para exibir independentemente do status da conexão.
6. Selecione o nome do dispositivo usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
Selecione [Editar] para inserir seu nome preferencial. Após inserir o nome, pressione o
botão , selecione o ícone usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
Para voltar à última fonte visualizada, pressione o botão HOME duas vezes.
Observações
Para uma conexão com PC, o ícone e o rótulo não podem ser definidos.

Não sei se vai dar pra alterar de fato, mas não custa tentar. Se não der certo, então essa TV é de uma época onde a Sony pouco se lixava para a conexão de TVs com PCs, infelizmente...

Falouws :cool:
 
É estranho não ter conseguido 1080p via VGA. Essa TV da Samsung que citei possuía também conexão VGA e, com ela, conseguia setar a resolução para 1080p. Apesar do texto ficar imensamente melhor, a qualidade da imagem não era tão boa: era como se faltasse cores, nitidez, então resolvi voltar para a primeira opção (conexão via HDMI). Você usou como? Adaptador DVI para VGA, conectado na saída DVI-I da placa de vídeo (aquela com um "+" do lado direito), juntamente com o cabo VGA tradicional? :hmm:

Quanto à edição do nome da entrada, ao menos nessa minha Samsung mais antiga, a opção de ajuste estava dentro da configuração principal. Já nesse modelo que uso atualmente, a configuração de edição da entrada se encontra dentro do comando Source, que usamos para trocar o input de vídeo. No caso da sua Sony, achei esse texto dentro do manual digital:

Código:
Gerenciar entradas externas
Etapas
1. Pressione o botão HOME e, a seguir, selecione [Ajustes] na parte inferior da tela usando
os botões / .
2. Selecione [Canais & Entradas]/[Canais, Entradas & Ginga] usando os botões / e, a
seguir, pressione o botão .
3. Selecione [Controle das Entradas] usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
4. Selecione a entrada usando os botões / para determinar um ícone ou nome e, a seguir,
pressione o botão .
5. Selecione [Auto] ou [Sempre] usando os botões / e, a seguir, pressione o botão
Selecione [Auto] para exibir ícones e nomes apenas quando o dispositivo estiver conectado
ou [Sempre], para exibir independentemente do status da conexão.
6. Selecione o nome do dispositivo usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
Selecione [Editar] para inserir seu nome preferencial. Após inserir o nome, pressione o
botão , selecione o ícone usando os botões / e, a seguir, pressione o botão .
Para voltar à última fonte visualizada, pressione o botão HOME duas vezes.
Observações
Para uma conexão com PC, o ícone e o rótulo não podem ser definidos.

Não sei se vai dar pra alterar de fato, mas não custa tentar. Se não der certo, então essa TV é de uma época onde a Sony pouco se lixava para a conexão de TVs com PCs, infelizmente...

Falouws :cool:

Vou tentar isso.

Valeu!

Abs.
 
Fato que tu deve levar em conta: se no PC reconheceu 1366x768 nativo, é por que tua tela NAO É full HD, e mesmo mandando 1080p pelo HDMI, vai continuar exibindo 768p...

Eu tinha o mesmo "sintoma" na minha plasma Antiga, mesmo setando em 1080p a imagem ficava "ruim". Resolvi na época usando a resolução nativa e uma boa calibragem da tela...

Hoje uso uma TV nativamente full HD, e é so espetar o PC/note ali que pimba 1080p sem esforço...

Então minha dica é: usa a resolução nativa, calibra a tela, e faz ajustes no sistema ( tamanho de fontes, ícones etc) pra se adequar ao que tu precisa, que vai ficar melhor do que forçar um 1080p que não existe...
 
Fato que tu deve levar em conta: se no PC reconheceu 1366x768 nativo, é por que tua tela NAO É full HD, e mesmo mandando 1080p pelo HDMI, vai continuar exibindo 768p...

Eu tinha o mesmo "sintoma" na minha plasma Antiga, mesmo setando em 1080p a imagem ficava "ruim". Resolvi na época usando a resolução nativa e uma boa calibragem da tela...

Hoje uso uma TV nativamente full HD, e é so espetar o PC/note ali que pimba 1080p sem esforço...

Então minha dica é: usa a resolução nativa, calibra a tela, e faz ajustes no sistema ( tamanho de fontes, ícones etc) pra se adequar ao que tu precisa, que vai ficar melhor do que forçar um 1080p que não existe...
E tem como forçar um 1080p?
 
E tem como forçar um 1080p?


Aqui eu consegui forçar. Segui as instruções do manual e ficou bom.

Ao menos é um quebra galho enquanto não consigo um monitor.

Abs.
 
Aqui eu consegui forçar. Segui as instruções do manual e ficou bom.

Ao menos é um quebra galho enquanto não consigo um monitor.

Abs.
No caso, a alteração pra isso ser possível é feita na VGA ou no monitor?
 
No caso, a alteração pra isso ser possível é feita na VGA ou no monitor?

No monitor/TV mesmo. No Painel de controle da nvidia eu configurei apenas a resolução mesmo. O resto foi tudo feito com ajustes nas configurações de imagem da TV.
 
Olha ai, vivendo e aprendendo, nunca pensei em meche nassas coisas para adptar o video.
 
Dá...
Normalmente TVs aceitam resoluções maiores que a a sua nativa, porém ela continua a exibir a nativa...

Nos meus testes, sempre tive problemas com resoluções maiores que a nativa, sempre... tanto no PC como usando em consoles por exemplo...

Por isso volto a dizer, a melhor opção ainda é manter a nativa, e adequar o restante com configs no PC e na TV.
 
Dá...
Normalmente TVs aceitam resoluções maiores que a a sua nativa, porém ela continua a exibir a nativa...

Nos meus testes, sempre tive problemas com resoluções maiores que a nativa, sempre... tanto no PC como usando em consoles por exemplo...

Por isso volto a dizer, a melhor opção ainda é manter a nativa, e adequar o restante com configs no PC e na TV.
Deve ser por isso que quando jogo alguns jogos no meu pc ele me mostra algumas resoluções maiores que os da minha TV monitor...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo