[AJUDA] Problema no PCI-E?

TickyMick

Member
Registrado
Olá, estou com um problema no mínimo curioso, pois já fiz de tudo e não sei mais o que testar/fazer, pois bem:

Há algum tempo venho enfretando este problema, onde ao colocar minha GPU no PCI-E 3.0 16x (slot1) ela simplesmente congela os jogos depois do loading (erro de memória ou tela congelada), e não trava o pc, basta fechar pelo gerenciador de tarefas.

Testes realizados:

PC testado com 2 fontes diferentes;
PC testado com duas GPU diferentes (RTX 2060, GTX 970) ambos no primeiro PCI-E - Funciona perfeitamente bem;
GPU testada em outros dois Pc's - Funciona normalmente também;

"Solução" foi coloca-la no PCI-E 2 (2.0, 8x) roda em 4x e esta funcionando.

O que pode ser, pois o correto é usar no PCI-E 1, certo?

Specs:
Placa mãe - MSI H87M-G43 Military Class 4
Memória - Corsair 1333MHZ DDR3 - 2x4GB
Processador - Intel Core i5-4460 3.2GHz
Placa de vídeo - NVIDIA GTX 760 2GB ZOTAC
Fonte - Corsair CX-600W
 
Última edição:
O ideal seria testar essa VGA em outro PC, ou outra VGA no seu kit.

O problema que já o fiz, testando em dois outros pc's, descartando assim problema na placa de vídeo.

Testei outra fonte no meu computador também (CORSAIR TX650M ), problema persiste;
Testei duas outras placas de vídeo no meu computador mantendo tudo igual, apenas fazendo a troca da GPU (RTX 2060 GIGABYTE OC, GTX 970 4GB 256BIT GIGABYTE) funciona perfeitamente bem, inclusive rodando teste no FurMark.

Única "solução" que encontrei pra ela não travar é utilizando no PCI-E 2, mesmo já utilizando esse kit a anos, só agora apresentou problema.
 
Se já limpou o slot com limpa-contatos e não resolveu, veja se não há pinos do socket da CPU com algum dano físico.

Já fiz a limpeza de todos componetes com limpa contatos e álcool isopropílico, inclusive rodei testes nas memórias (estranhamente o Memtest86 trava em dual, sem erro aparente), mas roda em single perfeitamente, descartando assim as memórias, mesmo assim realizei o teste no 64 em dual e sem problemas.

E vou verificar algum dano, mas acho improvável, pois limpei e não reparei nada fora do comum, mas mesmo assim vale a pena olhar novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se já limpou o slot com limpa-contatos e não resolveu, veja se não há pinos do socket da CPU com algum dano físico.

Olhando atentamente percebi que um dos pinos da placa mãe está um pouco inclinado, não sei dizer se está dando contato com a CPU ou não, por isso me faz questionar se realmente está torto, porque é muito pouco ao ponto de ser imperceptível se não olhar muito atentamente pino por pino, deve tentar trazer ele para mais próximo do centro? Se sim, de que forma.

Aliás, será mesmo esse o problema, pois como disse foram testadas outras duas gpu's
 
Última edição:
Não mexi no pino, porém para facilitar a remoção do Air cooler, removi um dos pentes de memória ram, trouxe a placa de vídeo até o PCI-E 1, instalei o cooler novamente sem aplicar pasta térmica só pra ver o que ocorria, dei default na bios, pois removi um dos pentes então atualizei o Windows Update (coisa que faço diariamente) funcionou normalmente inclusive deixando o FurMark rodando uns 10 min, e em jogos não travou depois do loandig. Todavia, retirei o Cooler para aplicar a pasta térmica (não tirei o processador) e instalei novamente o pente e a GPU e adivinha? Sim, deu o mesmo problema novamente, tentei replicar o que fiz acima, com exceção da parte do Cooler e processador, isso não fiz ainda, sinceramente não sei o que ocorre.

Ao ligar GPU com apenas um cabo (são 2 de 6 pinos), o fan dela gira muito rapido e não da vídeo, entretanto ao retira-lo e conecta-lo no outro slot da vídeo, mas avisa que precisa de mais energia para funcionar (não sei se isso é relevante).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo