Problema: Phenom II 955BE + Asus M2N-E

Rodrigo Vicentini

Casemodder
Registrado
Galera é o seguinte, comprei a pouco tempo um Phenom II 955BE pra subistituir o meu antigo X2 5600+, mas nao troqueia a mobo, pois quero trocar o conjunto todo mais pra frente... só que o desempenho piorou, no CPUz e no core speed fica na casa dos 800mhz e o multiplier fica a X 4.0. Já desabilitei a opção cool n´quiet no setup e mesmo assim o core speed não sobe... ja mudei o multiplier pra 16x e o vcore pra 125 e nada tb, na bios até muda e no aida tb, mas mesmo assim noto que o desempenho nao ta legal...

semttulouv.jpg


O resto da config caso seja necessário:

Phenom II X4 955be
Asus M2N-E (já com a bios atualizada pra aceitar phenom II)
4gb Corsair XMS2
XFX GTX 275
Seventeam V-Force 750w

:lol: caso eu resolva dar um bico na mobo uma M4a785-m seria uma boa opção??? to aceitando sujestoes hehehe
seventeam 750w
 
atualiza a bios amigo...restar ela tbm pode resolver...
 
isso foi a primeira coisa q fiz antes de montar o proc
 
passa um teste de estress p ver se o clock esta padrao...uma coiza é fato essa mobo esta capando seu ht link, era p estar 2000, isso diminui mto a performanse
 
Caso for trocar a placa mãe, pega uma M4A88TD-V EVO, no mercado livre encontra ela por bons preços.
 
tenho o mesmo problema com minha placa mãe (assinatura) e só resolvi com o painel de controle da nvidia e o NVIDIA System Tool Version 6.05
no meu caso eu tive q esperar meu amigo trazer uma placa de video da nvidia pra instalar o driver + como vc tem uma fica + facil:

1º - se a bios já está atualizada, baixe o NVIDIA System Tool Version 6.05 e instale.
2º - reinicie o computador e vá na BIOS e confiigure o multiplicador pra 16x e o Vcore pra 1,35 (é q eu estou usando). Salve e vá para o windows.
3º - abra o painel de controle e vc vai ver q tem coisa a mais devido ao system tool (aqui está em "desempenho - configurações do dispositivo).
Acho q vai mostrar as configurações da CPU de primeira, aí vc deixa em 200MHz no "HT Bus" e nos cores vc tem q por cada um em 16x (core 1 - 16x, core 2 - 16x...)
e aplica.

ctrlpainel.jpg


pronto, o x4 955 vai rodar em 3,2GHz.

pra salvar isso e vc n ter q fazer toda vez q ligar o pc eu vou botar em ingles xD

Now save profile, save the profile as BOOT.
On the performance tab there is another option called profile policies, click on that, then click on the second window WHEN THE FOLLOWING CONDITIONS ARE MET, select “The system first starts windows” then click load profile and choose the boot profile, click apply.
(((By Hitoriko – Excerpts from BigJohn44’s Guide))).

é isso =)

ps: aqui a parte de salvar o profile n funciona... talvez sejá pq o driver da nvidia n inicia sem uma placa da mesma.
 
Última edição:
desabilita o coolquiet e veja e o core unlooker ta habilitado se não tiver habilita pode ta trabalhando so com dois núcleos.....
 
Essa mobo possui dois utilitários de economia de energia, uma delas é o Cool n Quiet, e o outro é o Energy Save ou algo parecido, procura na Bios dela.
 
colosso do ceara, ja tinha rodado o teste de estress aqui e o resultado foi mt baixo para um phenom II por isso notei o clock baixo... ht link realmente ta capado, mas até o resto do hard vir vai ficar assim mesmo heheheh

dihms, valeu, amanhã vou ver quanto sai uma dessas aqui =D

SoulReaver, uhum valeu cara =D essa foi a unica solução que realmente funcionou =D

semttulotab.jpg


só o vcore q ta me deixando pé atras agora, só deu pra mexer nele pela bios, pelo programa nao dá, aqui a parte de salvar tb nao funcionou rs mas isso é o de menos rss
valeu mesmo =D salvou a jogatina aqui kkk



ryuu, o CnQ já estava desabilitado aqui, não lembro se tem essa opção de core unlooker na minha bios, assim q reiniciar aqui eu vou dar uma olhada...

Soufly3xtr3m3, entao já estava com o CnQ desabilitado e o Energy Save nao mexi tb vou olhar isso
 
Que bom. :yes:
Acho que o Vcore vc pode ficar tranquilo, o problema é só o multiplicador que sempre inicia em 4x :ranting3:

ps: estou vendo que vc deixou 201 MHz no HT Bus resultando num overclock de 16 MHz no processador. :coolface:
 
Última edição:
Que bom. :yes:
Acho que o Vcore vc pode ficar tranquilo, o problema é só o multiplicador que sempre inicia em 4x :ranting3:

ps: estou vendo que vc deixou 201 MHz no HT Bus resultando num overclock de 16 MHz no processador. :coolface:

opa 10 anos depois rss

entao tb nao achei nada pra colocar isso pra iniciar junto com o win, a unica coisa q achei foi um tal de NVIDIA nvProfile que da pra mudar para o perfil salvo, é mais rapido mas mesmo assim enche o saco kkkk
mas eu resolvi pegar uma asus M4a89gtd Pro ja ta estou trocando entao troca direito rsss


kkkk sobre o over e q eu gosto de ir com calma pra nao dar tilt kkkkk agora ja to com 205mhz :p
 
O Vcore está normal ;)
Está meio baixo na verdade



Quando eu tinha o X4 965 + DFI ficava em 1.392V
E com o XDyuXD também( um amigo meu ), desde quando ele tinha um Athlon II X2 240 até o 1055T dele fica sempre em 1.392V hehe


Pode ficar tranquilo ;)
 
Eu já tive uma M2N-E também, mas rodava normal com meu Phenom II 720.

Mas é uma boa idéia investir em uma placa mãe melhorzinha, a M2N-E só trabalha bem junto a Phenom II com TDP 95W. Embora essa mudança no HyperTransport ( de 1000 MHz para 2000 MHz ) não faz nenhum milagre, a diferença no final é quase imperceptível no dia-a-dia.
 
Supports AMD Socket AM2+/AM2 for Phenom FX/Phenom/ Athlon 64 X2 / Athlon 64 FX / Athlon 64 / Sempron
The motherboard supports AMD socket AM2+/AM2 for Phenom FX/Phenom/Athlon 64/ Sempron/Athlon 64 X2/ Athlon 64 FX/ processors with 2MB / 1MB / 512KB L2 cache, which is based on 64-bit architecture.It features 2000 MT/s HyperTransport1.0 Bus, dual-channel un-buffered DDR2 1066 (AM2+) and DDR2 800 (AM2) memories support and AMD Cool ´n´ Quiet! Technology.

Não tem nada de Phenom II, ainda mais de 125w
 
HT capado por causa da mobo... e ta assim tbm por causa da mobo...
ela suporta Athlon II X2 Phenom II X2 até um X3 mas X4 já fica difícil, ainda mais 125W
 
Supports AMD Socket AM2+/AM2 for Phenom FX/Phenom/ Athlon 64 X2 / Athlon 64 FX / Athlon 64 / Sempron
The motherboard supports AMD socket AM2+/AM2 for Phenom FX/Phenom/Athlon 64/ Sempron/Athlon 64 X2/ Athlon 64 FX/ processors with 2MB / 1MB / 512KB L2 cache, which is based on 64-bit architecture.It features 2000 MT/s HyperTransport1.0 Bus, dual-channel un-buffered DDR2 1066 (AM2+) and DDR2 800 (AM2) memories support and AMD Cool ´n´ Quiet! Technology.

Não tem nada de Phenom II, ainda mais de 125w
Sim, está na lista oficial de processadores suportados.
http://support.asus.com/cpusupport/cpusupport.aspx?SLanguage=en-us

Bem, ao que me parece a última BIOS, 5001, oferece suporte aos Phenom II 955 C3 125W como o do Rodrigo, eu daria uma chance a ela.
Na última vez que conferi ainda estava na 1703, agora oferece suporte até o X4 970... nem a minha motherboard está atualizada assim... :trollfail:
 
a M2N-E com a bios 5001 suporta até os Phenom IIX4 970 3.5GHz rev.C3 125W o unico problema é que ela sempre inicia ele com o multiplicador em 4x ¬¬ e o HT ta capado mesmo, por isso resolvi trocar de MB pra aproveitar melhor o proc e tb mudar pra DDR3...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo