• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema pra instalar Windows no SSD em notebook HP antigo

Danelon

Sonic, The Hedgehog!
Registrado
Pessoal, estou tentando instalar o Windows 10 num SSD num notebook antigo HP Pavilion DV2000. Na hora de instalar diz que "o Windows não pode ser instalado neste disco. o hardware do computador não oferecer suporte à inicialização neste disco. Verifique se o controlador de disco está habilitado no menu BIOS do computador".

Tentei converter partição de MBR pra GPT (e vice-versa) pelo Diskpart no prompt e não funcionou. Tinha um esquema de mudar de IDE pra AHCI na bios que me lembrei, mas essa bios lixo desse HP não tem nenhuma opção. Já alterei ordem de boot, resetei bios e nada ainda.

Alguém tem uma ideia?

O estranho é que num notebook ainda mais antigo (um Compaq com Pentium Dual Core que minha mãe usa até hoje) eu consegui instalar o SSD e colocar o Windows 7 nele. Não me lembro se tive algum problema (faz uns 3 anos que instalei).
 
pq nao apaga a particao todas ae da avanca proprio win cria particao adequada sozinho, ou tem dados ali q nao pode perder? nossa vendo cpu desse note é velhao mesmo nao tem nem instrucao x64 pra poder usa win64-bit q ano q é esse note 2001? se ele é GPT e nao tem x64 como pode pensei q pra ser GPT precisaria necessariamente o S.O ser 64-bit pra funcionar

cxq3bi.png
 
Última edição:
pq nao apaga a particao todas ae da avanca proprio win cria particao adequada sozinho, ou tem dados ali q nao pode perder? nossa vendo cpu desse note é velhao mesmo nao tem nem instrucao x64 pra poder usa win64-bit q ano q é esse note 2001? se ele é GPT e nao tem x64 como pode pensei q pra ser GPT precisaria necessariamente o S.O ser 64-bit pra funcionar

cxq3bi.png

Não é tão antigo não. Ele é um Core 2 Duo já. Tanto que o Pentium Dual Core que minha mãe usa até hoje é uma versão inferior desse Core 2 Duo. Mas a ideia é usar Windows 32 bits, até pela baixa quantidade de memória (só 2gb).

Mesmo com as partições apagadas e a criação e formatação feita pela instalação do Windows não tá dando certo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tô chutando aqui que o Windows 10 talvez não possa ser instalado nesse notebook sem a opção de colocar em AHCI/Sata pela bios. Sei lá, apenas um chute.
Vou testar por desencargo de consciência com o Windows 7 pra ver se vai. Só pra constar, originalmente esse computador vinha com Windows Vista.
 
Isso provavelmente está ocorrendo por conta da BIOS estar selecionada como IDE ao invés de AHCI.
 
ja tentou colocar a iso do windows 10 num pendrive usando o rufus ou yumi, e no programa selecionar a opção de MBR e opção para bios antiga, e da boot por ele? ssd funciona melhor em GPT, mas caso nao consiga, MBR vai quebrar um galho
 
Tava sumido aqui porque tava de mudança pessoal... Mas o problema ainda persiste.

Isso provavelmente está ocorrendo por conta da BIOS estar selecionada como IDE ao invés de AHCI.

Certamente isso resolveria se tivesse essa opção pra mexer na bios. Mas na bios lixo desse HP aqui não tem.

ja tentou colocar a iso do windows 10 num pendrive usando o rufus ou yumi, e no programa selecionar a opção de MBR e opção para bios antiga, e da boot por ele? ssd funciona melhor em GPT, mas caso nao consiga, MBR vai quebrar um galho

Até tentei no Rufus, mas não lembro de ter mexido em nenhuma opção parecida com essa de bios antiga. Vou tentar de novo aqui e ver no que dá.
 
Se você tiver problemas pra bootar o flash drive com o Windows, você deve escolher MBR como "Estilo de partição". ISOs de Windows normalmente vem com "UEFI" como padrão.

https://rufus.ie/pics/rufus_pt_BR.png


Pra converter o disco para MBR:

Na primeira tela do instalador pressione Shift + F10 pra abrir o prompt. Digite em sequência:

diskpart
list disk
(localize o disco que será instalado o Windows)
select disk X (onde X é o número referente ao disco que vai receber o Windows)
clean (limpa as partições existentes no disco)
convert mbr

Depois é só fechar a janela de prompt e continuar com a instalação.
 
Se você tiver problemas pra bootar o flash drive com o Windows, você deve escolher MBR como "Estilo de partição". ISOs de Windows normalmente vem com "UEFI" como padrão.

https://rufus.ie/pics/rufus_pt_BR.png


Pra converter o disco para MBR:

Na primeira tela do instalador pressione Shift + F10 pra abrir o prompt. Digite em sequência:

diskpart
list disk
(localize o disco que será instalado o Windows)
select disk X (onde X é o número referente ao disco que vai receber o Windows)
clean (limpa as partições existentes no disco)
convert mbr

Depois é só fechar a janela de prompt e continuar com a instalação.
Não me lembrava se já tinha mexido nessa opção no Rufus.
Mas tentei aqui novamente mexendo nessa opção e continua não dando pra instalar.
Muito bizarro isso...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui verificar e a bios desse HP é tão simples quanto a bios do notebook da linha mãe que instalei SSD e instalei o Windows (no caso o 7) e não me lembro de ter tido alguma dificuldade.
 
Última edição:
O instalador chega a abrir? Que erro aparece?
Aparece aquele mesmo erro: "o Windows não pode ser instalado neste disco. o hardware do computador não oferecer suporte à inicialização neste disco. Verifique se o controlador de disco está habilitado no menu BIOS do computador".

Isso naquele menu onde vc seleciona o HD no qual será instalado o sistema.
 
Pesquisando sobre o erro em inglês encontrei diversas soluções, de trocar o disco pois estava defeituoso a desligar controladoras offboard de disco.

Eu tentaria fazer um pendrive com o WinToGo pra ver se boota nesse PC. O Rufus faz isso, bastantk trocar de "instalação normal" ou algo assim pra WinToGo.
 
Pesquisando sobre o erro em inglês encontrei diversas soluções, de trocar o disco pois estava defeituoso a desligar controladoras offboard de disco.

Eu tentaria fazer um pendrive com o WinToGo pra ver se boota nesse PC. O Rufus faz isso, bastantk trocar de "instalação normal" ou algo assim pra WinToGo.
Rapaz, tá difícil rs. Testei num notebook Asus mais moderno que tenho aqui, formatei o SSD pela instalação do Windows, ele formatou normalmente criando aquela partição extra para arquivos do sistema e depois eu poderia prosseguir normalmente com a instalação.
No HP antigo não tava criando aquela partição extra do sistema.
Até tentei na base do chute converter ele pra MBR no prompt sem formatar, mas não dá (fala que o disco não é conversível).

Pra efeito de curiosidade, esse aqui é o museu da minha mãe que tá funcionando bem até hoje. Tá com um SSD da Kingston V300 de 240gb:


E esse é o HP que é mais novo (menos velho) e mais moderno que o Compaq da minha mãe que tá dando esse problema. O SSD é um Kingston A400 de 240gb:


Como falei, não me lembro de nenhuma grande dificuldade pra instalar esse SSD no Compaq velho da minha mãe.
Tô pensando em, mais uma vez na base do chute, tentar formatar e converter pra MBR no Asus e depois colocar o SSD de volta no HP pra ver se ele deixa instalar o Windows. Mas sem muita esperança de dar certo...
Isso do WinToGo posso até tentar, em que pese não ter tanta utilidade na prática.


Me pergunto se desaprendi alguma coisa nesse tempo. Não é possível.... :facepalm:
 
Última edição:
Tentaria isso, ou até mesmo iniciar a instalação nesse Asus e rodar até a primeira reinicialização e depois passar para o HP.
 
Sugeri o WinToGo pois é uma forma rápida de verificar se a versão do Windows que tu vai usar possui os drivers necessários para completar um boot no PC. Funcionando, recomendo instalar o Windows usando outro PC e usar o sysprep com a opção generalizar.
 
Normalmente quando eu pego esse tipo de problema, pra instalar o windows uso o acronis com uma imagem pronta e instala sussa sem essas putaria de mbr gpt
 
Tentaria isso, ou até mesmo iniciar a instalação nesse Asus e rodar até a primeira reinicialização e depois passar para o HP.

Não funcionou. No Asus vc só consegue instalar se a partição for GPT. Aí não dá boot no HP. Segue a luta...

Sugeri o WinToGo pois é uma forma rápida de verificar se a versão do Windows que tu vai usar possui os drivers necessários para completar um boot no PC. Funcionando, recomendo instalar o Windows usando outro PC e usar o sysprep com a opção generalizar.

Nunca mexi nesse sysprep. Vou ver como faz caso a opção de clonar não funcione.

Normalmente quando eu pego esse tipo de problema, pra instalar o windows uso o acronis com uma imagem pronta e instala sussa sem essas putaria de mbr gpt

Já usei o Acronis pra clonar. Pra instalar sistema nunca mexi. Vou ver essa possibilidade também.



Agradeço a todos. Seguimos na luta rs...
 
Precisa ver qual tipo de sistema a BIOS desse laptop aceita. Se é via IDE ou AHCI. De qlqr modo eu faria um jeito meio louco, mas que funcionou cmg quando o laptop daqui de casa não estava aceitando instalar o Windows que foi simplesmente instalar numa outra máquina de boas e dps desligá-la e passar o SSD que estava nela pro laptop que não instalava o Windows. A única coisa que aconteceu foi eu esperar o Windows arrumar as novas configurações baseadas no novo hardware e pronto, ele iniciou perfeitamente.

Então eu sugiro vc tentar isso, instala ele em IDE numa outra máquina e coloca o SSD já com o Windows instalado nesse laptop, se ele não iniciar tenta via AHCI trocando as configurações no modo usuário local. Se for problema de partição GPT ou mBR faça a mesma coisa, se não funcionar em um, troque pra outra.
 
Precisa ver qual tipo de sistema a BIOS desse laptop aceita. Se é via IDE ou AHCI. De qlqr modo eu faria um jeito meio louco, mas que funcionou cmg quando o laptop daqui de casa não estava aceitando instalar o Windows que foi simplesmente instalar numa outra máquina de boas e dps desligá-la e passar o SSD que estava nela pro laptop que não instalava o Windows. A única coisa que aconteceu foi eu esperar o Windows arrumar as novas configurações baseadas no novo hardware e pronto, ele iniciou perfeitamente.

Então eu sugiro vc tentar isso, instala ele em IDE numa outra máquina e coloca o SSD já com o Windows instalado nesse laptop, se ele não iniciar tenta via AHCI trocando as configurações no modo usuário local. Se for problema de partição GPT ou mBR faça a mesma coisa, se não funcionar em um, troque pra outra.
O que tentei foi clonar o HD usando o Acronis. Só que o lixo do Acronis que nasceu como um programa pra clonar, ou seja, copiar, deixar igual, simplesmente não faz isso. Ele muda o tipo de partição na hora de clonar e acaba não funcionando. Ou seja, o programa de clone não sabe o que é clonar. Ele não faz um clone e sim uma cópia quase idêntica. Só que o quase é a diferença pra funcionar ou não nesse caso. :facepalm:

Na bios de um outro notebook que tenho não tem a opção de alterar entre AHCI e IDE. Vou ver se na bios do meu PC tem essa opção quando eu voltar de viagem, mas não me lembro de ter visto essa opção no meu PC também (cheguei a olhar por alto).
Ainda tenho que ver a alternativa do sysprep também, mas já tô perdendo a paciência com essa porcaria. É um favor que tô fazendo que tá dando trabalho demais.
 
opa tu conseguiu instalar o ssd do not? to com o msm problema a bios desses hp n tem o uefi pra mudar to procurando em todo lugar e n acho
 
opa tu conseguiu instalar o ssd do not? to com o msm problema a bios desses hp n tem o uefi pra mudar to procurando em todo lugar e n acho

Não. Acabei desistindo.
 
Tenta desativar o secure boot. Se não me engano esses notebook da HP (e possíveis outras marcas) usam o secure boot pra bloquear a inicialização dos controladores de disco, e evitar que isos que não sejam da própria HP sejam instaladas. Se o secure boot se reativar sozinho, tenta ativar o legacy mode antes e desativar novamente.
 
Tenta desativar o secure boot. Se não me engano esses notebook da HP (e possíveis outras marcas) usam o secure boot pra bloquear a inicialização dos controladores de disco, e evitar que isos que não sejam da própria HP sejam instaladas. Se o secure boot se reativar sozinho, tenta ativar o legacy mode antes e desativar novamente.

Já nem tô mais com o notebook amigo. Tentei de tudo, inclusive isso que vc falou. Passei a porcaria pra frente. HP e Asus são 2 marcas que peguei birra. Nunca dou sorte com as porcarias delas.
 
@Danelon sugiro tentar:

Pega outro computador, ligue o SSD e instale usando este outro computador.
Qdo ele for reiniciar a primeira vez, desligue e coloque o ssd no computador alvo e veja se flui o restante do processo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo