• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problemão com x64... Essa ninguém vai saber responder!

F-Lelo

>=-p
Registrado
Olá gente.

Jah passeei um bocado no Google e não encontro solução pra este problema...

Eh o seguinte...
Meu computador eh um Athlon 64 3000+ @ 1.8ghz, com 2GB RAM DDR333...
Os HDs são 1 250GB Sata (ou Sata2, nem sei) e um IDE 120GB no Windows XP 64 bits.
Comprei um HD Sata2 400GB e fui instalá-lo...
Coloquei ele no sata secundário com o Jumper, limitando ele a 1.5Gbps de transfer (sem jumper é 3Gbps)...
Recém ligo o PC e me dá um erro depois do POST dizendo:

"Windows could not start because of some general computer hardware configuration problem.
Attempting to load on x64 operating system, however this system does not have the APIC configured.

Check your firmware settings. Make sure that the firmware has enabled the advanced programmable interrupt controller (APIC) on the system. If the firmware does not have an APIC setting, please contact the system manufacturer for a firmware update to enable local APIC."

Mãããs... indo na BIOS, vejo ACPCI APIC -> enable. :eek:

Bom... tranquilo, né...
Vou tirar o HD novo e bootar normal...
Pra minha surpresa, não boota mais nem tirando o HD de 400GB! :no:
... :ranting3: ...
Dava o mesmo erro que com o HD de 400GB conectado dava!

Tentei reinstalar o sistema...
Dava um erro no CD do Windows 64 bits, igual...
No de 32 bits dizia que faltava um arquivo ou erro ao ler um arquivo...
Um erro random.
Pensei que era da minha instação, mas peguei CD original e alguns piratas com amigos e dava o mesmo problema.
Mesmo o DVD original do Windows Vista deu esse problema...

Atualizei a BIOS de 1008 pra 1013 e nada...
Me falaram pra desativar o SATA na BIOS que eu poderia conseguir com que o IDE funcionasse e instalar o Windows nele...
Nada funcionou!

Ontem deixei meu computador numa loja de informática pra que tentassem arrumar e nada...
Alguém tem alguma idéia do que fazer?
 
como vc disse, eu nao sei responde..
rs...
 
Pois é :(
Não sei se compro uma placa mãe nova ou ... ... ... ???

:(:(:(
 
nao faco ideias, mas qual o motivo de vc usar windows x64? eh xp ou vista?

caso seja o XP 64, ou volte pra um SO 32 bits ou va pro Vista 64 (que por incrivel que pareca, eh muito melhor que o xp 64)
 
Utilizava Windows XP 64bits pois era levemente mais rápido que o 32 bits pra mim.
O problema é ACPCI APIC na arquitetura 64 bits.
Instalar o Vista 64bits não resolveria, infelizmente! :(
 
Pra mim o problema ta no HD, qndo vc limita ele para 1.5Gbs a taxa de transmissão de bits do HD tbm diminui de 32 para 16bits e como seu sistema é de 64bits ele vai exigir 32bits. Ou seja ou vc coloca um HD SATA1 nativo ou Windows 32bits. Eu ja vi isso acontecer em um servidor... hehehe

[χђ†].
 
Pois é, pensei nessa possibilidade, também.
Porém, devemos lembrar que mesmo tirando o HD de 400GB, meu computador não bootava mais... :(

Ou seja, não tá no HD o problema mais!
E agora? :confused:
 
Como não boota ? ele nao aparece o Bios e o post e talz ?? e tipo ce fizer isso e nao da boot mais é pq o boot do windows ta no hd de 400gb AHUAHUAHUAHU

[χђ†].
 
O Boot do Windows tá no HD de 250GB.
Quando tiro o HD de 400, a mensagem é a mesma! :(
Confuso, não?
:(
 
Tira os 2 hds ...e liga de novo
 
Já liguei só com o HD IDE e a instação dá erro, do mesmo jeito... =//
 
Nossa ta no outro ? e o outro é o que ? IDE ? ou SATA1 ? e pode ter algum arquivo que ele procura no HD de 400GB e não acha... o windows ta no de 250GB tbm ?


[χђ†].
 
Windows no de 250GB Sata desconectado
HD de 400GB Sata2 desconectado
HD IDE 120GB conectado sem SO, só arquivos; e não instala..

Tá confuso o suficiente ou quer mais? hehehehe
não faz sentido x/
 
Tira a bateria da placa mae ( reset cmos ) , espere um minuto, ponha a bateria, o HD que vc quiser, preferencia IDE, tenha certeza de estar jumpeado como master , reinicie o sistema, aperte Del, entra na Bios, detect HD depois coloque default no sistema, marque boot pelo Cdrom, saia da Bios, coloque o Cd windows e tente instalar o sistema operacional.

Consegui responder agora, se vai funcionar são outros 500 ! Espero que dê certo.
 
Pra mim o problema ta no HD, qndo vc limita ele para 1.5Gbs a taxa de transmissão de bits do HD tbm diminui de 32 para 16bits e como seu sistema é de 64bits ele vai exigir 32bits. Ou seja ou vc coloca um HD SATA1 nativo ou Windows 32bits. Eu ja vi isso acontecer em um servidor... hehehe

[χђ†].

Posso saber de onde vc tirou essa informacao ???? passa um link onde fala que isso acontece fazendo o favor.


F-Lelo:

Qual placa mae ?
Placa com RAID ? ou controladora externa (Promise) ou similar ?
Modelos do HD/CD ? onde esta ligados
Como formatou o HD novo ?
Dual Boot ? (2 oses na mesmo hd)
 
troca tudo é mais facil
 
Tira a bateria da placa mae ( reset cmos ) , espere um minuto, ponha a bateria, o HD que vc quiser, preferencia IDE, tenha certeza de estar jumpeado como master , reinicie o sistema, aperte Del, entra na Bios, detect HD depois coloque default no sistema, marque boot pelo Cdrom, saia da Bios, coloque o Cd windows e tente instalar o sistema operacional.

Consegui responder agora, se vai funcionar são outros 500 ! Espero que dê certo.

Já tentei algo parecido.
Inclusive resetei a placa mãe usando os jumpers e nada resolveu.

F-Lelo:

Qual placa mae ?
Placa com RAID ? ou controladora externa (Promise) ou similar ?
Modelos do HD/CD ? onde esta ligados
Como formatou o HD novo ?
Dual Boot ? (2 oses na mesmo hd)

A placa mãe é uma Asus A8N-E.
board-b.jpg

A controladora é interna.
São duas controladoras distintas pra SATA em 4 portas.
O CD é um random IDE e o HD é um Seagate 400GB Sata2 3Gbps.
O HD novo, como não conseguí utilizar ele em nenhum Windows, coloquei ele no boot do Windows 98 e formatei por lá, mais pra testar se funcionava do que uma tentativa de faze-lo rodar 100%.

Nao há Dual Boot.
Nessa maquina tinha apenas Windows..

Porém, gostaria de focar em como fazer minha máquina funcionar SEM esse HD agora, pois mesmo com ele disconectado eu não consigo bootar o sistema da maneira que antes funcionava! :(
E, por isso, fico com meu trabalho prejudicado.

:no:
 
Já tentei algo parecido.
Inclusive resetei a placa mãe usando os jumpers e nada resolveu.



A placa mãe é uma Asus A8N-E.

A controladora é interna.
São duas controladoras distintas pra SATA em 4 portas.
O CD é um random IDE e o HD é um Seagate 400GB Sata2 3Gbps.
O HD novo, como não conseguí utilizar ele em nenhum Windows, coloquei ele no boot do Windows 98 e formatei por lá, mais pra testar se funcionava do que uma tentativa de faze-lo rodar 100%.

Nao há Dual Boot.
Nessa maquina tinha apenas Windows..

Porém, gostaria de focar em como fazer minha máquina funcionar SEM esse HD agora, pois mesmo com ele disconectado eu não consigo bootar o sistema da maneira que antes funcionava! :(
E, por isso, fico com meu trabalho prejudicado.

:no:

Certo
Vamos ver pela bios.

Cool n Quiet ligado ?

Em Advaced PCI PnP (acho que esse o nome ou algo parecido)

Ative PnP OS
PCI Latency timer em 32

Depois em POWER

Ligue ACPI 2.0
o ACPI APIC tem que tar enable como vc ja viu.


Os Hds detectam direitinho na bios ? nomes ficam escritos corretos sem letras estranhas coisa assim ?

Qndo acontece o erro ?

Vc comeca o isntalador do XP, ele faz aquela leitura de drivers e bla bla e antes de vc selecionar onde instalar da o erro ?

Ou

Passa tudo direitinho, vc seleciona o HD a ser instalado e depois da o erro ?

Vc tem o Instalador do XP 32 ? ou Vista mesmo que seja o 64 ?

So pra ver se o erro acontece em outro OS.

O HD novo foi testado em outro lugar ? ate pode que ele tinha problema e ferrou com a placa.

Teste ligar o RAID e ver se funciona, mesmo sem montar uma array ele vai funcionar normal com 1 HD, so que vc precisa apertar F6 (inicio da instalacao do XP) para carregar drivers da controladora (que nao vem com a MB e vc tem que usar o utilitario makedisk do CD pelo windows e se nao me engano tem a opcao se der boot com cd da placa mae)

Tenho uma DFI com NF4 tbem, controladora eh exelente, nunca tive problemas com ela e ate mesmo usei muito o Hot Plug dela e tinha XP64 instalado em um IDE.
 
Opa.
Só vou poder responder algumas perguntas, pois não to em casa pra ver no PC.
Pelas 7 horas estarei respodendo as perguntas de casa.


Certo

Os Hds detectam direitinho na bios ? nomes ficam escritos corretos sem letras estranhas coisa assim ?

Qndo acontece o erro ?

Vc comeca o isntalador do XP, ele faz aquela leitura de drivers e bla bla e antes de vc selecionar onde instalar da o erro ?

Ou

Passa tudo direitinho, vc seleciona o HD a ser instalado e depois da o erro ?

Vc tem o Instalador do XP 32 ? ou Vista mesmo que seja o 64 ?

So pra ver se o erro acontece em outro OS.

O HD novo foi testado em outro lugar ? ate pode que ele tinha problema e ferrou com a placa.

Os HDs aparecem CERTINHO na BIOS.
Tamanho, nome, etc.

O erro acontece em um nível bastante inicial dos processos.
Instalando o Windows, ocorre já ao começar a instalção (logo após procurar drivers).
Na instalação do x64, nem começa (seja do Vista ou XP), já vai pra tela de erro.
Pra bootar, assim que começa o load do sistema operacional (antes de aparecer aquela tela típica de Loading Windows) já aparece o erro.
Testei com vários instaladores e os erros foram assim:
Com Windows 32 bits (xp) o erro foi num arquivo da instalação do CD.
Com Windows 64 Bits (xp e vista) e vista 32 bits foi o erro da ACPCI APIC, descrito no começo desse tópico.

O HD novo (400GB Sata2 3Gbps) não foi testado em outro local, pode mesmo ser problema dele.
Os outros HDs estavam instalados e operando há mais de ano.

To confuso e sem ter o que fazer...
Compro uma placa-mãe nova?
Tem conserto?
Não tem nada pifado, é só manha pra arrumar?
:no:

Chegando em casa eu respondo as outras perguntas.
Quem puder, por favor me ajude... de verdade...
To desesperado! :eek:
 
velho a a8ne nao precisa de jumper para limitar 1,5 ela eh nforce4 ultra s-ata 2 já...
e colocar pq sata no 2 ? coloque no 1...
e se quer instalar o winxp 64 nela, desligue o ide... eu tive um bug sem noção q foi instalar o OS na sata e "boot" na IDE (sério... não sei agora te og o pq...)
coloca o cd do xp, manda bootar por ele (pq NUNCA que vai bootar pela hd...) e formata certinho, e já elvis.

já tentou atualisar a bios da mobo ? se não me engano umas rev antigas da a8ne tinham problemas... a minha ex mesmo... tinha para over... que mesmo atualisando o bios a unica solução era uma "gambiarra" de deixar o diskete "reconhecendo" (mesmo não tendo) para poder bootar a os.
 
Opa.
Só vou poder responder algumas perguntas, pois não to em casa pra ver no PC.
Pelas 7 horas estarei respodendo as perguntas de casa.




Os HDs aparecem CERTINHO na BIOS.
Tamanho, nome, etc.

O erro acontece em um nível bastante inicial dos processos.
Instalando o Windows, ocorre já ao começar a instalção (logo após procurar drivers).
Na instalação do x64, nem começa (seja do Vista ou XP), já vai pra tela de erro.
Pra bootar, assim que começa o load do sistema operacional (antes de aparecer aquela tela típica de Loading Windows) já aparece o erro.
Testei com vários instaladores e os erros foram assim:
Com Windows 32 bits (xp) o erro foi num arquivo da instalação do CD.
Com Windows 64 Bits (xp e vista) e vista 32 bits foi o erro da ACPCI APIC, descrito no começo desse tópico.

O HD novo (400GB Sata2 3Gbps) não foi testado em outro local, pode mesmo ser problema dele.
Os outros HDs estavam instalados e operando há mais de ano.

To confuso e sem ter o que fazer...
Compro uma placa-mãe nova?
Tem conserto?
Não tem nada pifado, é só manha pra arrumar?
:no:

Chegando em casa eu respondo as outras perguntas.
Quem puder, por favor me ajude... de verdade...
To desesperado! :eek:

Cara, seguinte, isso ai sao sugestoes pra ver se algo acorda, alguma coisa deu errado qndo ligou o novo HD, pq "estava funcionando normal" vc nao alterou nada na bios, simplesmente ligou outro HD em outra porta e tudo parou, ate o que ja funcionava.

E eu fiz muito isso na minha ate com PC ligado, meu irmao tem uma placa igual a sua e nunca fez nada parecido ligando outros hds.

Bom seria testar esse novo HD em outro lugar, de preferencia numa loja, pq se queimarem a placa mae deles eh um perigo da ocupacao :lol:

Pq resetando a bios e botando no IDE ja era pra instalar o XP 32, 64, vista 32 e 64

Estando em SATA 1 ou SATA 2, pq isso nao muda de 16bits para 32bits, o que faz sata 1 virar sata 2 nao esta ligado a isso. (expressao porca mas deu pra etender ;) )
 
ola a todos

pelo que voce falou nao pode ser problema de memoria defeituosa nao?
e bom testar ve se nao é memoria.

Existe tambem, pelo menos na k8n(754) incompatibilidade entre hd maxtor sata e a mobo, tive um dor de cabeça com isto.
 
O Chip7 NF4 Ultra é nativo 1.5Gbps, então não tem porque limita-lo por jumper, retorne o jumper pra posição normal.
De outro Clear Mos, e deixe a Bios fazer a detecção normal dos Hd's que vc tinha, de o boot pelo Cd do Win e ve o que acontece....
 
iai galera
eu fiz 1 monte de coisa ao mesmo tempo e o PC resolveu funcionar, inclusive com o HD de 400GB.
como fiz mta coisa ao mesmo tempo, nao sei qual que deu solucao...

3 coisas que eu fiz que podem ter resolvido o problema
1 - enable PNP OS
2 - limpar as memorias
3 - ligar o cool n quiet

MUITO obrigado a todos que me ajudaram aqui.
Pode ter certeza que sua ajuda nao foi em vao!
Mesmo que apontando o caminho errado as vezes, voces me motivavam a continuar e nao simplesmente trocar tudo... :)

Obrigado! \o/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo