• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Problemas ao ativar o XMP, ryzen 9 3900x

AiresJr

New Member
Registrado
Bom dia galera. Estou vindo aqui pedir a ajuda dos senhores referente a um problema que estou tendo com minhas memórias ram ao ativar o XMP. O fato é que recentemente montei uma máquina do zero, fiz todas as instalações, tudo certinho, até então tudo bem. Acontece que quando vou ligar o xmp na BIOS, a máquina no primeiro start funciona normalmente mas depois sempre que reinício ou desligo e ligo o Pc novamente, a máquina não dá mais vídeo e liga o ez debug led da placa mãe. A Luizinha vermelha que mostra acessa é o da CPU. Fiz os testes e concluí que se trata do XMP, pois quando desligo o mesmo, a máquina volta a ligar normalmente. Já atualizei a bios, o Chipset, troquei de lugar os slots da memória e mesmo assim nada de funcionar o xmp corretamente. Tenho 4 pentes de memórias ram da Asgard sendo 16gb cada uma 3200mhz cl16 chip Samsung. No momento o Pc está operando normal em 2400mhz, contudo gostaria muito de deixar padrão pelo menos nós 3000mhz pelo fato de eu possuir um ryzen 9 3900x


Obs; não consegui upar as imagens direto no fórum então coloquei no Imgur.

Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente agradecido.

 
Cada memória dessas é 16GB, 64GB é isso? Se for isso mesmo, dificilmente tu vai conseguir rodar nessa velocidade com essas Asgard... Provavelmente memórias dual rank e de qualidade duvidosa, essas xingling que se dizem ter memória Samsung e o Thaiphon até lê como Samsung, mas, geralmente é uma binagem bem ruim, ou nem Samsung são, sinto lhe informar, vai ser difícil conseguir algo muito melhor que os 2400MHz padrão, com 2 pentes, provavelmente tu consiga ativar o XMP sem problemas, mas, se precisa mesmo de 64GB aí não tem muito o que fazer com essas memórias, melhor usa-las em 2400MHz.
 
Isso, cada pente é 16gb, totalizando 64gb. São memórias da asgard mesmo. Importei do aliexpress. Tinha visto uns Review que elas eram ótimas pra trabalhar até 3200mhz mas pelo visto me enganei. Quando deixo em 2400-2600 tudo funciona corretamente. É ativar o XMP que todo o problema volta. Acha que compensa eu vende-las e pegar outros 4 pente de 64gb? Ou não faria tanta diferença de 2400 pra 3200? Desde já muito obrigado irmão.
 
Isso, cada pente é 16gb, totalizando 64gb. São memórias da asgard mesmo. Importei do aliexpress. Tinha visto uns Review que elas eram ótimas pra trabalhar até 3200mhz mas pelo visto me enganei. Quando deixo em 2400-2600 tudo funciona corretamente. É ativar o XMP que todo o problema volta. Acha que compensa eu vende-las e pegar outros 4 pente de 64gb? Ou não faria tanta diferença de 2400 pra 3200? Desde já muito obrigado irmão.

Ryzen usando 4 slot com memoria rápidas e complicado mesmo tem que casar muito bem.

Faz um teste usando só 2 slot e com o XMP ativo.
 
Isso, cada pente é 16gb, totalizando 64gb. São memórias da asgard mesmo. Importei do aliexpress. Tinha visto uns Review que elas eram ótimas pra trabalhar até 3200mhz mas pelo visto me enganei. Quando deixo em 2400-2600 tudo funciona corretamente. É ativar o XMP que todo o problema volta. Acha que compensa eu vende-las e pegar outros 4 pente de 64gb? Ou não faria tanta diferença de 2400 pra 3200? Desde já muito obrigado irmão.

Se você acha que vale a mão, sim valeria a pena vender e pegar um kit de marca melhor, indico de olhos fechados as Crucial, as memórias Micron dela casam muito bem com os Ryzen, então a chance de conseguir rodar os 64GB aos 3000MHz do XMP dessas memórias abaixo é grande. Como provavelmente elas são dual rank, mesmo assim não é garantido, mas, a chance é BEM maior que usando essas Asgard.


Questão é o preço, provavelmente bem mais do que você pagou nessas Asgard.

Uso 4 pentes desses aqui, só que de 8GB (single rank), rodo elas com overclock a 3800MHz.
 
Eu tenho essas memórias. Meu primo também. Ambos passamos por isso.

Vc precisa habilitar o XMP, escolher o perfil lá e ajustar na mão a velocidade do clock para 3200Mhz. De outra forma não é possível mesmo. Não sei se é um problema da placa ou das memórias.

Ah, fica de olho nos timings. Se vier 16-20, pode descer tudo pra 16-18, que ela aguenta de boa também.
 
Beleza galera. muito agradecido pelas resposta de vocês!!
Vou ir testando manualmente como me sugeriram, no futuro faço um upgrade melhor em memorias.
 
Eu tenho 2 PCs com estas memórias Asgard.

No MSI B450m Mortar Max que tem 2 módulos de 16 GB cada, aparentemente iguais as suas porém com chip Micron, só ativar XMP e pronto. 3200 MHz no perfil CL 16 tudo certo.

Já outro PC tem 4 módulos Asgard W3 de 8 GB cada com chips Samsung CL16..... eu consegui ativar o perfil XMP e usar as 4 a 3200 MHz CL16 sem problemas numa motherboard Asus B550m. Porém troquei para placa Colorful B550m (motivos estéticos, queria uma placa branca) e nesta o PC às vezes não reiniciava, tentando várias vezes reiniciava com velocidade "padrão". Tive que subir a latência da memória de 16 para 18 na configuração da BIOS para resolver o problema. Mantendo 1.35v e 3200 Mhz.

Outro problema frequente de RAM nos Ryzen é a voltagem padrão não "segurar" a memória. Tente também subir de 1.35 volts para 1.40 volts ou mesmo 1.45 volts (é seguro) e veja se o problema persiste. Uma coisa de cada vez. Uma hora a voltagem, outra a latência. Comigo neste último PC resolveu mudando a latência. A diferença de desempenho entre as latências é irrisória.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo