[AJUDA] Problemas com USB 3.0

chuzin

Member
Registrado
Galera, tenho uma placa mãe Asrock B450M Steel Legend, e apareceu um problema nela: não estou conseguindo mais utilizar perifericos: teclado, mouse e Headset nas entradas USBs. Elas simplesmente não funcionam. Entradas USBs diretamente da placa mãe. Engraçado que coloquei um pen drive e funcionou de boa, só não funciona com periféricos em geral.

Recentemente tive um problema com a Fan do watercooler, e comprei outra para trocar. Comprei uma ARGB, e não sabia que tinha uma entrada diferente. Coloquei ela na entrada que achei e os leds não funcionaram corretamente. Mas, tudo bem, resolvi ver isso depois. Quando pluguei os perifericos nas USBs, eles não funcionaram. Tentei ligar eles na USB 2.0 e funcionaram numa boa.

O que pode ter acontecido? Tem alguma solução? Já atualizei bios, já tentei atualizar software, já desabilitei o modo de economia de energia, e nada....
 
Para complementar conforme informado pelo moderador:

Placa-mãe: Asrock B450M
CPU: Ryzen 5 3600
Cooler: WaterCooler Master liquid 120
Memória RAM: 2x Módulo XPG de 8gb cada a 3000mhz / 3 coolers Cooler master RGB na grade frontal e 2 coolers stock que vieram com gabinete na parte de cima
Fonte: Corsair CX 550
Discos: N/A
VGA: GTX 1060 Strix 6gb ASUS

Onde o PC está ligado: Diretamente na Tomada
Rede elétrica aterrada: sim

Sistema operacional: Windows 10
Versão BIOS: Asrock 4.30

Problema: USB 3.0 pararam de funcionar com os perifericos (teclado, mouse e HeadSet) Funcionou com pendrive

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: Após troca de FAN do Watercooler. Fan ARGB.

O que eu já fiz: procedimentos padrões do windows (desativar e ativar os USBs no Gerenciador de dispositivo), verifiquei se na BIOS tinha algo sobre USB, habilitei o que estava desabilitado. Atualizei BIOS. Atualizei Chipset.
 
Afeta até as saídas da placa mãe? Caramba, que esquisito

De cabeça, eu lembro que minha placa tem opção LEGACY no menu das USB.....Lembro que algumas coisas paravam de funcionar quando desabilitado, mas faz anos que não mexo nisso
02RqKVh.jpg


Esse XHCI = eXtensible Host Controller Interface".......Ele fica no nome da "placa usb"
xJGU1b6.png
 
Afeta até as saídas da placa mãe? Caramba, que esquisito

De cabeça, eu lembro que minha placa tem opção LEGACY no menu das USB.....Lembro que algumas coisas paravam de funcionar quando desabilitado, mas faz anos que não mexo nisso
02RqKVh.jpg


Esse XHCI = eXtensible Host Controller Interface".......Ele fica no nome da "placa usb"
xJGU1b6.png
Sim. Tô falando das saídas da placa mãe mesmo. As saídas do gabinete nem funcionam, já que também são 3.0.

Eu tô realmente encucado com isso .. não consigo usar meus perifericos... Não acredito que tenha dado curto ou queimado, pq as saídas estão lendo os pendrivers...

A minha não tem esse LEGACY...
 
Nem pra usar na bios funciona?

Pq em ultimo caso vc pode rodar um Ubuntu (ou qualquer outro linux com LIVE) pelo pendrive e ver se tudo funciona

Normal um teclado e mouse consumir mais energia que um pendrive por conta de leds ou até do sensor usado no mouse

Se teu teclado e mouse não acende NADA, alguns componentes dessa placa queimaram
 
Nem pra usar na bios funciona?

Pq em ultimo caso vc pode rodar um Ubuntu (ou qualquer outro linux com LIVE) pelo pendrive e ver se tudo funciona

Normal um teclado e mouse consumir mais energia que um pendrive por conta de leds ou até do sensor usado no mouse

Se teu teclado e mouse não acende NADA, alguns componentes dessa placa queimaram
Então, meu mouse é sem fio. Ele já fica ligado normalmente. O teclado não. Mas ele tbm não dá sinal nenhum de energia, só quando ligo na USB 2.0. Na USB 3.0 ele não dá nenhum sinal. Bem como, o HeadSet.

Única coisa que fiz diferente, foi ligar a Fan que era ARGB na entrada de RGB. Apenas isso. Será que isso pode ter queimado a algo na placa? Acho muito estranho.
 
Então, meu mouse é sem fio. Ele já fica ligado normalmente. O teclado não. Mas ele tbm não dá sinal nenhum de energia, só quando ligo na USB 2.0. Na USB 3.0 ele não dá nenhum sinal. Bem como, o HeadSet.

Única coisa que fiz diferente, foi ligar a Fan que era ARGB na entrada de RGB. Apenas isso. Será que isso pode ter queimado a algo na placa? Acho muito estranho.
parece que suas portas USB 3.0 perderam a retrocompatibilidade com 2.0
o pendrive funciona porque provavelmente é 3.0 e os outros dispositivos não são
q estranho
 
parece que suas portas USB 3.0 perderam a retrocompatibilidade com 2.0
o pendrive funciona porque provavelmente é 3.0 e os outros dispositivos não são
q estranho
Cara, loucura.

Não sei o que houve, e, agora, tô com medo de botar a placa de video que acabei de comprar nessa placa mãe.

Será que devo comprar outra??
 
Cara, loucura.

Não sei o que houve, e, agora, tô com medo de botar a placa de video que acabei de comprar nessa placa mãe.

Será que devo comprar outra??
a minha tava falhando umas 3 USB só as frontais eram boas
comprei a placa PCIe
ganhei 5 entradas USB 3.0
 
Recentemente tive um problema com a Fan do watercooler, e comprei outra para trocar. Comprei uma ARGB, e não sabia que tinha uma entrada diferente. Coloquei ela na entrada que achei e os leds não funcionaram corretamente. Mas, tudo bem, resolvi ver isso depois.

Existe 2 tipos de conectores para RGB (12v RGB e ARGB que usa 5V), se você ligou errado há uma pequena chance de ter queimado algo na mobo.

https://www.quora.com/Is-it-possible-to-ruin-a-board-by-plugging-the-RGB-header-the-wrong-way
 
a minha tava falhando umas 3 USB só as frontais eram boas
comprei a placa PCIe
ganhei 5 entradas USB 3.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode ser que seja uma soluçao!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existe 2 tipos de conectores para RGB (12v RGB e ARGB que usa 5V), se você ligou errado há uma pequena chance de ter queimado algo na mobo.

https://www.quora.com/Is-it-possible-to-ruin-a-board-by-plugging-the-RGB-header-the-wrong-way
Liguei errado sim... Dei esse mole. Há uma pequena chance? Cara, só consigo ver essa parada. Pq a USB 3.0 parou de funcionar logo após isso... Será que tem chance da mobo dar curto em outras peças? Digo isso pq comprei uma placa de video nova, e estou morrendo de medo de colocar ela e acontecer algo.
 
Galera, já desisti de resolver o problema.

Minha dúvida agora é: compro uma placa PCIe com USBs 3.0 e vida que segue ou compro uma placa mãe nova?

Claro que dinheiro não dá em árvore, e a solução da placa PCIe seria a mais viável. Meu único medo é a placa mãe estragar outras peças. Acabei de comprar uma placa de video e uma fonte nova. Instalo normal e vida que segue, ou seria melhor mesmo comprar uma placa mãe nova pra evitar ter dor de cabeça?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo