[AJUDA] Problemas Ryzen 3700x

Barcellosrod

Member
Registrado
E ae galera, recentemente migrei de um i7 3820 socket 2011 para uma ryzen 3700x placa mãe asus tuf gaming x570 plus, a ai os problemas começaram.
Meu novo setup está muito instável, resetando aleatoriamente independente da carga de trabalho.
Tentei rodar com as configurações default de bios, e ele resetava durante a instalação do windows. Coloquei em xmp as memórias, e consegui instalar o windows, porém dentro do windows ele reseta do nada.
Já instalei as últimas atualizações da placa mãe, mas os problemas não pararam. Tenho 16gb ram corsair lpx ddr4 3000mhz c15 em dois pentes de 8gb. Já passei memtest nos dois e não acusou erro, porém no windows reseta, mesmo colocando eles individualmente. Alguém tem alguma ideia ou sugestão?
Desde já agradeço.
 
Tentou verificar todos os cabos e conexões (tire e conecte novamente, com cuidado), e atualizar a bios para a ultima versão disponível no site de sua placa mãe?
As vezes o menor hardware com mal contato pode gerar este problema, ou a bios desatualizada mesmo.

Faltou dar uma descrição detalhada do restante do seu setup, marca e modelo...
 
Checou as temperaturas, para ver se não é superaquecimento? Tenta tirar tudo que é USB para ver se é alguma incompatibilidade.
 
Meu setup é o seguinte:
Ryzen 7 3700X
Asus Tuf Gaming x570 Plus
Corsair LPX cmkgx4m2b3000c15 (8*2)
Ssd nvme xpg gaming 511 pro 512gb
Fonte corsair hx750
Gtx 670 evga
Dvd writer asus

Deste setup, utilizava a vga, fonte e os cabos na configuração antiga sem nunca ter dado problema (i7 3820 + asus p9x79 deluxe socket 2011)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Temperaturas, acompanhando pelo corsair link, (uso um water cooler h80i da corsair) nenhuma delas passou de 60 graus, rodando o prime95 estressando a cpu.
 
Sua placa de vídeo é um "dinossauro", testou as outras portas de conexão dela? testou com alguma outra placa de vídeo? Pode ser ela o problema.
 
Sei que é antiga mesmo, porém ela estava funcionando de boa até sexta quando desmontei a máquina, sem nunca ter dado problema. Acredita que pode ser incompatibilidade com a placa mãe? Comprei uma Rtx 2070 Gigabyte, que está para chegar entre hoje e amanhã.
 
Partindo do principio que a mobo não tenha vindo com defeito pode ser incomparabilidade com a VGA e/ou configuração das memórias.
 
E ae pessoal, blz!?!
Ontem a noite quando fui fazer mais testes para tentar identificar a peça problemática para devolver, visto que estou no período de 7 dias da compra, minha maquina nem bootou. Fui olhar os leds de diagnóstico e o de vga estava aceso. Imaginei que minha plaquinha velha de estimação tivesse morrido, mas para minha surpresa ao colocar a a placa nova que recém tinha recebido, uma rtx2070, a mesma coisa aconteceu.
Se eu retirar a placa de vídeo e ligar a placa mãe bipa. Com qualquer uma das vga conectada, a inicialização da placa mae para no led de vga. Posso concluir que minha placa mãe esta defeituosa e providenciar a devolução para a pichau?
 
E ae pessoal, blz!?!
Ontem a noite quando fui fazer mais testes para tentar identificar a peça problemática para devolver, visto que estou no período de 7 dias da compra, minha maquina nem bootou. Fui olhar os leds de diagnóstico e o de vga estava aceso. Imaginei que minha plaquinha velha de estimação tivesse morrido, mas para minha surpresa ao colocar a a placa nova que recém tinha recebido, uma rtx2070, a mesma coisa aconteceu.
Se eu retirar a placa de vídeo e ligar a placa mãe bipa. Com qualquer uma das vga conectada, a inicialização da placa mae para no led de vga. Posso concluir que minha placa mãe esta defeituosa e providenciar a devolução para a pichau?
Eu faria a troca antes de acabar o prazo de 7 dias pq se vc for esperar tentar encontrar onde está o erro pode passar do prazo aí vai ser mais complicada a troca.
 
Quando migrei para Ryzen também tive alguns problemas com reset, aqui eu resolvi fixando o clock e a voltagem da CPU.
Monitorando eu percebi que elas davam algumas oscilações, então atualizei a BIOS, e fixei, no meu caso do 1800x, clock em 4ghz com 1.3675v
Porém se tu comprou a peça nova, faça uso da única vantagem disso, solicite a troca!
 
você resetou a bios pelo jumper?
 
Peça nova tem que vir pronta para plugar, e funcionar, como aconselharam, peça devolução já...
 
Você pode testar a VGA em outra porta Pciex, mas como está no período de arrependimento, já devolve logo e pega outra.
 
O problema é que não tenho certeza se é vga ou placa mãe. Agora estou desconfiando da fonte, visto que pluguei duas vgas e nenhuma deu boot.
Nos leds da placa mae diz que é vga, e na placa nova, uma gigabyte 2070 os leds de alimentação pciex piscam e apagam. De acordo com a fabricante, isso pode ser problema na alimentação.
 
Comprei da pichau essa placa mãe e to usando com 3700x também, por enquanto tá 100% com a rx 580, se não tem nenhuma placa de video simples que não use energia para testar, estou com problema com uma fonte xfx 650w gold fabricada pela seasonic que comprei recentemente, se eu usar ela no pc, ela não liga igual seu caso, se tirar a placa de video ela funciona, ai tive que voltar para minha corsair 750w velha de guerra que comprei em 2007 e funciona de boa
 
Verifique se o cooler da cpu está bem encaixado, e se possível, cheque as temperaturas.

Verifique se as memóridas estão bem encaixadas. Teste pente por pente, se possível.

Verifique se a vga está bem encaixada. Pode testar em outro slot pci-e tb, se possível.

Verfique se todos os cabos, tanto internos como externos, estão bem encaixados, Ligue somente o essencial (mouse+teclado+monitor).

Deixa a bios com as configs padrão. Se possível, reset a bios, e se possível, atualize para a última versão (em algumas placas é possível esse procedimento, mesmo sem cpu).

Eu testaria isso o quanto antes, e já acionaria a troca, dentro dos 7 dias.
 
O problema é que não tenho certeza se é vga ou placa mãe. Agora estou desconfiando da fonte, visto que pluguei duas vgas e nenhuma deu boot.
Nos leds da placa mae diz que é vga, e na placa nova, uma gigabyte 2070 os leds de alimentação pciex piscam e apagam. De acordo com a fabricante, isso pode ser problema na alimentação.


Testa a Fonte, Tive um problema bem semelhante ao seu... Resumindo pedi a placa de vídeo pois a fonte AX1200i deu Curto na Mesma... Sendo assim ao colocar cabos de alimentação na linhas PCI-E na placa de vídeo, não dava Start só piscava e desligava ... Resumindo o PC só ligava sem a placa de Vídeo, como se a placa de video cortasse a alimentação de todo o sistema (placa mae em geral) . Testei outros concectores PCI-E da fonte e Outras placa de video GTX 570 e continuou a mesma coisa... Usei uma fonte TX 750 Corsair e voltou a funcionar porem era tarde pois já tinha perdido GTX 980, testei o sistema usando GTX 570...

É um probabilidade.... testa ai.
Pra min ou é a placa-mãe ou Fonte.
 
Testa também a 2070 no segundo slot PCI-Express.

Quanto a instabilidade do sistema, suas memórias estão no slots 2 e 4? Já vi muitos dos problemas de estabilidade dos Ryzen esta no pessoal que usa as memórias nos slots errados, o manual da placa mãe especifica os slot ideais para se usar.
 
Galera, acredito que tenha encontrado o problema. Um amigo trouxe um equipamento aqui em casa para realizar testes, peguei minhas placas de vídeo e testei no pc dele e funcionou de boa, e quando coloco elas no meu Ryzen, não dá post, e sempre para no teste de VGA (led na placa mãe). Inclusive testei uma terceira placa de vídeo e nem post deu, sempre para no teste de VGA. Nesta placa mãe ela realiza testes de RAM, CPU, VGA e BIOS, nesta sequência,mostrando através de leds. Como os dois primeiros passaram e parou no terceiro, deduzi que é placa mãe.
Até já montei a VGA no meu PC antigo e está de boa, junto com minha fonte corsair hx750 que eu estava desconfiando.
Vou providenciar a troca da placa mãe na Pichau, dentro do período de 7 dias, visto que me mandaram produto defeituoso.
 
Galera, acredito que tenha encontrado o problema. Um amigo trouxe um equipamento aqui em casa para realizar testes, peguei minhas placas de vídeo e testei no pc dele e funcionou de boa, e quando coloco elas no meu Ryzen, não dá post, e sempre para no teste de VGA (led na placa mãe). Inclusive testei uma terceira placa de vídeo e nem post deu, sempre para no teste de VGA. Nesta placa mãe ela realiza testes de RAM, CPU, VGA e BIOS, nesta sequência,mostrando através de leds. Como os dois primeiros passaram e parou no terceiro, deduzi que é placa mãe.
Até já montei a VGA no meu PC antigo e está de boa, junto com minha fonte corsair hx750 que eu estava desconfiando.
Vou providenciar a troca da placa mãe na Pichau, dentro do período de 7 dias, visto que me mandaram produto defeituoso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E ae galera, blz;
Só para finalizar o processo, a placa foi enviada para o RMA da Pichau e foi constatado o problema que eu já havia verificado. Mandaram para a Asus e agora fico na dependência do retorno da Asus ter o modelo em estoque para a Pichau me mandar. Pelo que vi na loja eles não tem em estoque. Se não conseguirem o mesmo modelo, querem me dar o valor em credito na loja.
Eles poderiam se negar em me ressarcir o valor em dinheiro caso nao tenham o produto, visto que outras placas nesta loja não são nada em conta? Loja muito enrolada, já estou a 3 semanas com todo setup parado.
 
Última edição:
Se não conseguirem o mesmo modelo, querem me dar o valor em credito na loja.

Se não conseguirem o modelo que você quer, pede a grana de volta (inclusive com valor de frete). Ao menos é o que eu faria.
Isso de crédito em loja eles sempre tentam empurrar, é só recusar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo