Processador aquecendo demais depois de troca da Placa-mãe

Orihakat

New Member
Registrado
Bom, eu tinha uma Placa mae Aorus b360m-plus/br (Bios desatualizada) com um i5 8400 8 geração, cooler box intel original, 2x16GB memorias corssair 2400, Fonte Super Flower 750w 80 Plus GOLD, a temperatura máxima com o processador em 100% ede uso com o Boost mode ligado (clock de 3811), era de 71°C.
Aí a Placa mae Aorus deu defeito e troquei por uma Placa mae Asus TUF B360 Gaming S (Bios mais atual), só que após a troca, com o mesmo processador, cooler , memoria, fonte e mesma pasta termica de antes a temperatura do processador agora chega a 85°C, no HW monitor mostra que o pico máximo de consumo do processador é de 77w. Não deveria ser 65w (TDP)?

Agradeço a quem tiver uma ídeia do que está acontecendo.
 
A BIOS de cada placa-mãe vem com uma pré-definição para cada processador. Eu tive um problema parecido qdo troquei minha H270 por uma Z270.
A placa B360 Plus Gaming S tem melhores componetes que a placa B360m Plus/br, deixando o processador trabalhar com mais folga no VCore, o que acaba gerando mais calor.
O TDP é um valor fake, todos os processadores passam do valor descrito pelo fabricante. Meu i9-10900 tem um TDP de 65w, mas ele atinge 200w.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo