Processador com defeito o cooler gira?

AndreDaniel

Active Member
Registrado
Pessoal,

Comprei um i5 4460 por R$300 (achei bem barato) para substituir meu i7. As peças do meu PC funcionando tudo OK e fui instalar esse i5 na placa-mãe Z97M-Plus no lugar do i7 mas não funcionou. O que eu consegui perceber foi um ruído estranho, como se não tivesse energia suficiente para ligar. E ficou claro um cooler na traseira do gabinete tentando girar, bem fraco, engasgando (este ligado na placa-mãe no conector CHA_FAN2).
Não quis deixar muito tempo ligado para evitar possíveis danos nas minhas peças e não reparei se por exemplo o cooler da CPU girava, pois estava escondido sobre o radiador do water cooler.
Li no TechTudo sobre o que poderia estar acontecendo visto os sintomas parecidos: "Em outros casos, como mau encaixe do processador ou pasta térmica comprometida, o computador ou notebook não irá ligar. Ele não dará qualquer sinal de vida. Ao tentar ligar, é possível ver o cooler do computador dar uma leve balançada. Isso sinaliza que a própria placa mãe cortou a tensão do processador para evitar maiores problemas. Nesse caso, é preciso verificar o encaixe do processador e o estado da pasta térmica."
O encaixe do i5 estava perfeito aparentemente, e pasta térmica, assim como a montagem do water cooler idem. A BIOS sempre esteve nas configurações de fábrica.
Como não funcionou com o i5, recoloquei o i7 permanecendo todos os cabos encaixados como estavam, tudo do jeito que estava...e funcionou de primeira... Como eu posso devolver o i5 ao vendedor (ele aceita), até agora não tive coragem de reinstalar o i5 pelos possíveis danos que trariam as minhas peças. Pra mim é defeito na CPU, o que vocês diriam?...

Agradeço desde já.
 
Última edição:
Como vc diz, se tá funcionando de boa com o i5 e o i7 não tá rolando, não vejo pq não devolver, já que o cara aceita.

Dúvida: Qual o i7? E pq o downgrade pra i5?
 
Entra no site do fabricante da mobo e vê se este processador é combatível com a versão atual da bios instalada, pode ser que um update na bios faça com que reconheça.
Mal encaixe do cooler pode fazer a temperatura subir rapidamente e a placa desligar o sistema. A temperatura do processador sobe não tem a parte metálica do dissipador dando contato e o calor permanece nele e sobreaquece.
Tentar reencaixar o mesmo pode até ser mal contato. Mas para desencargo de consciência vê a parada da bios.
 
Como vc diz, se tá funcionando de boa com o i5 e o i7 não tá rolando, não vejo pq não devolver, já que o cara aceita.

Dúvida: Qual o i7? E pq o downgrade pra i5?
i7 4790K. Sempre usei muito pouco do potencial dele e com o preço desse i5 compensaria muito pra mim a troca.
Uma oferta muito boa nesse preço, o que me faz cogitar a ideia de testá-lo novamente para tirar qualquer dúvida.
Mas por outro lado, acredito que as chances são mínimas de funcionar e colocar minhas peças em risco não é uma boa.
Bom ver as opiniões e fiquei na dúvida se o cooler chega a girar quando a CPU está com defeito pois nunca peguei uma assim.

Valeu a ajuda.
 
Entra no site do fabricante da mobo e vê se este processador é combatível com a versão atual da bios instalada, pode ser que um update na bios faça com que reconheça.
Mal encaixe do cooler pode fazer a temperatura subir rapidamente e a placa desligar o sistema. A temperatura do processador sobe não tem a parte metálica do dissipador dando contato e o calor permanece nele e sobreaquece.
Tentar reencaixar o mesmo pode até ser mal contato. Mas para desencargo de consciência vê a parada da bios.
De acordo com o site a versão da BIOS é compatível sim.
O i5 estava frio considerando que o substitui logo em seguida pelo i7. O water cooler estava bem preso à CPU.
Ao que tudo indica a placa-mãe cortou o fornecimento da energia, como diz no TechTudo como mencionei. Então, nem sequer ligou de fato o PC.
Atualização da BIOS eu acho que tem seu risco, e como deveria rodar normalmente na versão atual acredito que seja desnecessário atualizar.
O mal contato que você diz estaria relacionado a sujeira? A parte debaixo da CPU parece limpa, compensaria passar álcool isopropílico você acha?
Obrigado.
 
Última edição:
i7 4790K. Sempre usei muito pouco do potencial dele e com o preço desse i5 compensaria muito pra mim a troca.
Uma oferta muito boa nesse preço, o que me faz cogitar a ideia de testá-lo novamente para tirar qualquer dúvida.
Mas por outro lado, acredito que as chances são mínimas de funcionar e colocar minhas peças em risco não é uma boa.
Bom ver as opiniões e fiquei na dúvida se o cooler chega a girar quando a CPU está com defeito pois nunca peguei uma assim.

Valeu a ajuda.
 

De acordo com o site a versão da BIOS é compatível sim.
O i5 estava frio considerando que o substitui logo em seguida pelo i7. O water cooler estava bem preso à CPU.
Ao que tudo indica a placa-mãe cortou o fornecimento da energia, como diz no TechTudo como mencionei. Então, nem sequer ligou de fato o PC.
Atualização da BIOS eu acho que tem seu risco, e como deveria rodar normalmente na versão atual acredito que seja desnecessário atualizar.
O mal contato que você diz estaria relacionado a sujeira? A parte debaixo da CPU parece limpa, compensaria passar álcool isopropílico você acha?
Obrigado.
Sobre o mal contato vê se ele ta preso direitinho e bem fixo, da uma olhada na parte debaixo dele no meio vê se não tem nenhum capacitor (não sei se é assim que se chama) solto. Inclusive já vi pessoas vendendo com esses trecos do processador solto e diziam funcionar, nunca queimei processador mesmo fazendo algumas gambiarras, mas se ele nem esquenta é pq ele nem ta chegando a funcionar.
Quanto a bios tem placa mae que é dual bios e pode fazer backup se der problema, mas se acha arriscado melhor nao atualizar.
 
Esse processador neste valor não poderia funcionar mesmo... rs
 
Sobre o mal contato vê se ele ta preso direitinho e bem fixo, da uma olhada na parte debaixo dele no meio vê se não tem nenhum capacitor (não sei se é assim que se chama) solto. Inclusive já vi pessoas vendendo com esses trecos do processador solto e diziam funcionar, nunca queimei processador mesmo fazendo algumas gambiarras, mas se ele nem esquenta é pq ele nem ta chegando a funcionar.
Quanto a bios tem placa mae que é dual bios e pode fazer backup se der problema, mas se acha arriscado melhor nao atualizar.
Estava muito bem encaixado, até tinha tirado foto e analisei. Aparência do i5 parece ótima no geral, muito boa mesmo.
Vou deixar o BIOS assim mesmo, ao menos por enquanto.
Esse processador neste valor não poderia funcionar mesmo... rs
Queira ou não levanta suspeita mesmo...

O vendedor já me estornou até. Ainda estou com a CPU.
O título que coloquei no tópico não ficou bom mas eu tenho essa dúvida do cooler.
Li que quando a CPU está com defeito não há sinal de vida e no meu caso o cooler traseiro do gabinete ameaçou girar.
Como diz na matéria do TechTudo poderia ser mau encaixe da CPU ou pasta térmica comprometida quando ocorre essa característica no cooler.
Porém acho que quando a CPU está com defeito o cooler pode fazer isso também.
Deve ser difícil achar alguém que já passou por isso.
 
Bom tem um aqui com defeito que ele ameaça a girar e para, isso em uma mobo, em outra ele liga e gira o cooler normal mas nao da imagem!
 
Bom tem um aqui com defeito que ele ameaça a girar e para, isso em uma mobo, em outra ele liga e gira o cooler normal mas nao da imagem!
Obrigado pela contribuição.
Atualizando, eu devolvi a CPU pouco depois do estorno.
Na minha placa-mãe apenas ameaçava girar, balançava de leve, e depois repeti o teste e vi que o cooler da fonte também ocorria o mesmo.
Dá a entender que a placa-mãe cortou tensão para evitar danos como explica no TechTudo.
Provável então que nessa outra placa-mãe que você testou não houve o corte de tensão.
Em contato com o vendedor tudo indicava defeito e não fui atrás de testes em outra placa-mãe.
Concluo que ao ligar o PC com uma CPU com defeito os coolers podem dar sinal de vida, tentando girar ou podem até girar normalmente.
Mas foi bom contar com sua ajuda e do fórum em geral.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo