• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Processador esquentando muito

caiofg

Member
Registrado
iai galera...postei umas fotos de como esta meu pc por dentro e acho que tenho que modificar alguma coisa , no everest meu processador nao sai dos 74 graus em full e em idlle....
rodando um jogo que nao eh tao pesado , o bionic comando um nucleo atingiu 80 graus...
estou pensando em trocar o meu gravador de dvd por um que seja sata , para nao ficar aquele cabo gigante passando pela vga , ou colocar um cooler evercool bufalo , o que estou usando eh o que veio com o processador ....
vejam ai a print dos programas everest e core temp...
aki esta o link do meu pc por dentro eh logo o primeiro....
http://adrenaline.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-memorias/161778-pc-1024x768-max-563.html
0101u.jpg
 
Última edição:
Estranho ele estar nessa temperatura, deve ser o cooler mal colocado, pois a voltagem dele está baixíssima para essa quantidade de calor...

Dá uma olhada na presilha do cooler e faça uma reinstalação do mesmo.

falow
 
Recentemente eu notei algumas travadas em jogos que não deveriam travar com essa minha config da assinatura, quando olhei no everest a temperatura berava os 90 graus. Com o teste de estabilidade do everest em 18 minutos ele chegou nos 95º, praticamente torrando (Stock, sem nenhum over).

Desmontei tudo, limpei BEEEEEEEEEEM o cooler (BOX) e tirei toda a pasta térmica tanto do processador quanto do cooler, passei pasta térmica nova e montei tudo denovo.

Depois disso a temperatura máxima foi 66º depois de 2 horas de jogo (Dirt2), sem travamentos e sem nada.

Segue a dica e espero não levar mais infrações da moderação por tentar ajudar os outros ¬¬
 
Pode ser cooler mal encaixado, poeira ou cooler indo pro brejo.
 
iai gente , mudei os cabos , coloquei um fan de 120mm , mas o problema agora eh que nao esta dando video , o pc liga normal , liga o monitor mas a vga nao liga , o cooler dela nao esta girando. vou por as fotos de como ficou se alguem souber oq pode ser esse problema , n sei se tem haver , mass atualizei hj a bios dele .

dsc02558z.jpg

dsc02559ju.jpg

dsc02560u.jpg

dsc02562j.jpg

my.php
 
Última edição:
amigo esta em falta nessa loja....sabe alguma outra que tenha ele ???
 
Tem certeza que ta encaixado bem esse cooler ai brother? nao pode subir tanto nessa temperatura! Tenta por uma Artic Silver ai e prender bm o cooler!
 
Antes de gastar dinheiro com cooler, já testou o processador em alguma outra máquina? Pode ter certeza que vai passar raiva se gastar uma grana com um cooler e não resolver seu problema.

Já passou pasta térmica nova?

Como disse no meu problema, talvez tenha sido sujeita e/ou pasta zuada. O cooler ficava em 3150rpm antes (95º Processador) e depois de limpar subiu pra 3300rpm, talvez isso não tenha feito tanto efeito pra baixar 29º do meu processador em full.

Tem que ver isso ae, sem flood irairiaria
 
Olá!
Eu entrei nesse tópico e resolvi postar minha dúvida aqui, já que estão falando do mesmo assunto:
Ontem troquei de processador, usava o C2D E4500 2.2GHz, e agora botei o C2Q Q9550 2.83GHz.
A placa mãe é a P5kPremium. Antes tava com um pequeno overclock, e as temperaturas eram normais, até uns 60.
Agora que botei o novo CPU a BIOS tá marcando 94º!??? Isso é possivel? O Thermal Spec dele é 71.4º...O estranho é que pelo HardwareMonitor (via windows) marca uns 53º apenas... o que pra mim é mais coerente, já que não notei TANTO calor assim quando abri o case pra checar. CaseFAN e CPU Cooler funcionando a 1300 e 3100 RPM respectivamente.
O que v6 acham?´
Claro, ainda hoje vou verificar as presilhas do Cooler do CPU que não tenho certea se apertei direito, ams o CPU veio com 3 faixinhas de pasta térmica de fábrica, então acho q eh estranho isso. Deveriam ser condizentes as TEMPS do BIOS com o HWMonitor né? Não sei em qual confiar... No POST tá aparecendo CPU Over Temperature Error! mas ele boota normalmente. Dá até pra jogar MassEffect no talo que ele não tá dando crash, o que me faz acreditar mais no HWMonitor...Porém como esse CPU é novinho tenho mto medo de dar algo errado...
A versão da BIOS é a 1101, a última que baixem ontem do site da ASUS e fiz o update pra reconhecer o CPU.
Alguns dizem que pode ser erro da versão da BIOS, mas como posso ter certeza e como posso corigir isso??

Abraço! Ah e desculpem por escrever tanto! :)
 
Pra mim o primeiro caso é bug no sensor, nunca que o delta T entre core e processador é de ~25C, o normal especificado pela intel é de 15C. Ainda assim voce deveria postar ss do cpu-z com o clock e o vcore aplicados neste cpu, pra poder indentificar melhor o que acontece por ae, mas inicialmente pra mim é bug na leitura do sensor do processador, ou seja, placa mãe com "problemas'.

@ Bruno

A P5K Premium tbm tem bug na leitura/interpretação dos sensores do processador, mas no seu caso esta muito fora do normal (94C). Nunca vi tanta discrepancia de resultados entre dois metodos de leitura de temperatura, mas experimente atualizar a BIOS da sua placa mãe pra ver se melhora e se for possivel poste umas prints do cpu-z e analise melhor teu sistema.

Obs.: As fotos em alta resolução acabaram com o layout do forum. :S
 
Como disse no post anterior, acabei de instalar a última versão da BIOS, a mais atual, oficial. Como sei que tem toda uma "ciência" por trás das niomenclaturas dessas temperaturas, umas são do case, outra uma média, outra do core, outra do núcleo, e assim por diante, fiquei imaginando se a temp na BIOS é uma e a temp do HWMONITOR é outra medida em outro lugar....
Pq Tcase (se for a temperatura do gabinete (me corrijam se não for isso) deve estar mais baixa mesmo pois em idle, logo após ligar o micro, a MB fica em 34º e os Fans funcionando direitinho...agora pode ser que o CPU esteja equentanto muito...mas obrigado de qq forma, ainda hoje vou tentar analisar melhor o que tá acontecendo pra pegar detalhes de várias fontes diferentes...
 
A temperatura da bios é a temp do core se não me engano, mas com o valor de 94C em idle ja percebe-se que tem algo muito errado por ae. Uma outra coisa estranha é o fato da bios marcar 94C e no windows marcar 53, ou seja, uma diferença de 41C - nunca vi uma discrepância deste nivel, utilize o Real Temp 3.0 pra mensurar essas temp's no windows.

Um quad tem 5 sensores, um instalado em cada core e o ultimo esta instalado entre todos os cores, logo, devido a sua localização o sensor do processador tem um delta T aproximado de 15C a menos de acordo com a intel.

Tcase é a temp interna do gabinete.

Tjunction é a temperatura da junção do semicondutor no qual é fabricado os transistores, se ultrapassar a mesma corre o risco de danificar o processador caso o sistema de proteção (thermal monitor) esteja desligado.

é mais ou menos isso.
 
Última edição:
ja coloquei o processador em outro pc e a temperatura pela bios deu alta tb 45 ~50 graus
por isso estou vendo se pego um cooler logo , tb daki a um tempo pretendo fazer um overzinho nele
qual destes vcs me aconselham a por....
https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:111
https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:75
https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:138
https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:124
 
Última edição:
Pessoal, agora que estou em casa, deu uma analisada melhor nas coisas e pude constatar o seguinte:

Leituras:
BIOS Atualizada última versão para a p5k-premium: 80º e subindo até 90º as vezes.
HWMONITOR:
Idle=CPUTIN: 52º / Core#0: 41º / Core#1: 34º / Core#2: 37º / Core#3: 36º Stock= CPUTIN : 80º / Core#0: 70º / Core#1: 63º / Core#2: 59º / Core#3: 61º
ASsus PC Probe e ASUS AI Net: Ambos lêem as mesmas temperaturas qeu o HWMonitor....

Mas o que achei muuuito estranho:
Mesmo em 80º, ambos os programas marcaram uma voltagem só um pouquinho menor que a especificada de 1.3V (marcava sempre entre 1.11 e 1.25, isso não é uma queda considerável é? dado que existe o possível vDrop da mobo) d vcore (não faço nenhum OC, o CPU e o cooler original foram instalados ontem e verifiquei os encaixes e a pasta é a original)
O CPU não é configurado pra baixar a voltagem quando as temperaturas passam de um limite (no caso do q9550, a temp máxima [é 72 conforme a intel....)
Outra coisa: A temperatura do CPUTIN (que seria a lida na carcaça do cpu se não me engano, marca uns 10º +ou- a MAIS do que a temperatura dos cores... deveria ser o contrário né? como o CPU tá mais quente em 10º do que os cores!?? Podem verificar que normalmente eh o contrário, os cores são mais qunetes não é mesmo?
Testei também abrir o case e botar o dedo nos dissipadores de calor do cooler enquanto os leitores marcavam uns 80º e.....nada de nada...tava frio como a parece. Verifiquei se as presilhas do cooler estavam ok eestam aparentemente bem colocadas e apertadas, não estão quebradas nem nada. A pasta que veio em 3pequenas faixas direto no cpu cooler estão lá ok.

FATOS IMPORTANTES:
Ontem quando instalei meu novo processador e cooler box, também tive que atualizar a BIOS da versão 0612 pra versão 1101 da placa mãe. Antes era temperatura normalzinha, nunca tive problemas com o C2D E4500 que tinha antes mesmo em OC.
Me falaram que essas placas P5K e similares da ASUS têm esses problemas de leitura da temp...será???

Possíveis conclusões tiradas por mim a partir daí:
1) O cpu está frio mas pelo fato de ter atualizado a bios, essa versão pode ter "corrompido" o sistema de leitura de temperaturas da bios e dos cores, fazendo com que os softwares lessem Temps erradas
2) O CPU Está quente mas não passa nenhum calor para os dissipadores do cooler devido a um defeito de fabricação (botei o dedo em 80º e tava frio... mesmo segunrando apertado pra baixo pra ver se era mau contato do cooler com o cpu)
3)Os leitores do CPUTIN estão colocando a diferença de temperatura entre cputin e cores para mais ao inv´´es de para menos, e as temps dos cores estão altas mesmo verdadeiras.

Bom, dêem suas opiniões aí galera, plz?!?

Valew!
 
Cara nao sei se te ajuda em algo mas aqui tenho um problema parecido com o seu na bios sempre marca algo em torno de 48~52° mesmo quando eu acabo de ligar o pc,no windows todos os programas pra monitoramento de temperatura so marcam quando ela ultrapassa os 40° abaixo disso fica sempra 40° cravados nos dois cores,ja percebi que o core 1 e um pouco mais quente que o core 0 sendo que as vezes realizando algumas tarefas relativamente simples o cores passam um pouquinho de 40 chegando a 42° mais ou menos,ou so o 1 que passa dessa marca,ja li sobre "sensores travados" mas como no teste do dedometro a temperatura desde a base ate o topo do cooler e completamente fria eu nem ligo mais pra isso acabei desencanado,quase certeza que e bug da placa msm ou ate do processador.

ja convivi com um p4 Prescoot e quando o bicho esquenta o dissipador do cooler tbm torra na msm proporçao.

entao faça o teste se o dissipador do seu cooler nao tiver quente nao precisa esquentar com o perdao do trocadilho:p
 
pdoe crer, eu fiz o teste e o dissipado fica frio mesmo, mas eu não sei é se o dissipador está frio porque o cooler não tá absorvendo o calor do CPU por exemplo por um defeito ou devido a pasta estar zuada(apesar de novinha de fábrica que veio já no próprio cooler).
Tipo será que mesmo que o cooler estiver zuado, se eu botar o dedo lá o dissipador deveria ficar quente? não quero tentar ligar o cpu sem o cooler pra por odedo direto no cpu pq isso seria muito arriscado euacho huhueeuhe mas queria ter certeza que o cpu está frio
 
vlw pela ajuda ai vcs 2... estou em duvida entre 2 coolers agora, o COOLER MASTER V8 ou o Cooler Master Hyper N620
tb to com emdo de n dar na minha mobo ou pegar no exaustor
 
cara, pega as especificações das dimensões do cooler que vc quer, abre o seu gabinete e mede quanto tem de espaço entre o cpu e o exaustor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo