[AJUDA] Processador Ryzen 7 1700 queimado!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Mas...
O que o "técnico" ganharia falando que o processador está com defeito se ele estivesse ok?
O técnico não teria motivos de trocar uma cpu defeituosa pela do cliente, pois ele poderia enviar a mesma para RMA.
No mais, faço overclock a mais de 25 anos e nunca ferrei uma cpu.
Se este Ryzen está danificado mesmo, de repente ele já veio com algum problema e queimou bem quando vc estava mexendo. Não creio que as modificações que vc fez estragariam a cpu.
 
Mas...
O que o "técnico" ganharia falando que o processador está com defeito se ele estivesse ok?
O técnico não teria motivos de trocar uma cpu defeituosa pela do cliente, pois ele poderia enviar a mesma para RMA.
No mais, faço overclock a mais de 25 anos e nunca ferrei uma cpu.
Se este Ryzen está danificado mesmo, de repente ele já veio com algum problema e queimou bem quando vc estava mexendo. Não creio que as modificações que vc fez estragariam a cpu.
Muito bom ler isso, valeu mesmo pelo apoio, aposto q é isso mesmo. rsrs
 
Sim. Também pensei sobre o que possivelmente ele poderia ganhar com isso MAS vai saber o que se passa na cabeça de uma pessoa.

Sim, pode ser que a cpu tenha vindo defeituosa. É MUITO RARO mas não é impossível.

Mas...
O que o "técnico" ganharia falando que o processador está com defeito se ele estivesse ok?
O técnico não teria motivos de trocar uma cpu defeituosa pela do cliente, pois ele poderia enviar a mesma para RMA.
No mais, faço overclock a mais de 25 anos e nunca ferrei uma cpu.
Se este Ryzen está danificado mesmo, de repente ele já veio com algum problema e queimou bem quando vc estava mexendo. Não creio que as modificações que vc fez estragariam a cpu.
 
Prime so serve pra fritar CPU com temperatura alta, o ideal é usar o PC ao maximo com softwares que serão usados no dia a dia. Não tem teste melhor.

Aqui deixou VMS abertas, boto GTA V pra rodar gravando a partida e de quebra deixo algum render ou compilação pesada, pronto... é o Teste de fogo e não vai ferrar com o CPU feito o PRIME e similares fazem.

Mas é pra fritar mesmo.....Ele é a maneira mais rápida para identificar instabilidades na CPU quando se faz overclock ... Assim vc vai ter um Overclock com 100% de estabilidade... Se a refrigeração estiver adequada a CPU , o calor não será problema..... Se colocar um monte de coisa para rodar ao mesmo tempo, vc nunca saberá se o over está 100% estável, A maquina pode travar ou o programa pode a presentar erros e vc não vai saber a fonte do erro.... Ainda existe o risco que corre de corromper algum programa ou o game caso a maquina trave.. Rodando o prime95 , a maquina só vai travar se o over estiver muito exagerado, ou se estiver faltando tensão para CPU ou com refrigeração inadequada.... Com ele é possível a ajustar o over até que nenhum theads/nucleos apresentem erros ...
 
  • Curtir
Reações: wmh
Mas é pra fritar mesmo.....Ele é a maneira mais rápida para identificar instabilidades na CPU quando se faz overclock ... Assim vc vai ter um Overclock com 100% de estabilidade... Se a refrigeração estiver adequada a CPU , o calor não será problema..... Se colocar um monte de coisa para rodar ao mesmo tempo, vc nunca saberá se o over está 100% estável, A maquina pode travar ou o programa pode a presentar erros e vc não vai saber a fonte do erro.... Ainda existe o risco que corre de corromper algum programa ou o game caso a maquina trave.. Rodando o prime95 , a maquina só vai travar se o over estiver muito exagerado, ou se estiver faltando tensão para CPU ou com refrigeração inadequada.... Com ele é possível a ajustar o over até que nenhum theads/nucleos apresentem erros ...

Acabei fazendo um textão pra responder essa mensagem:
TL:DR: Falou bobagem. Prime 95 não garante 100% de estabilidade e ele força a temperatura do CPU 10~15 graus a mais do que outros tipos de testes. 100% de estabilidade não existe e é desnecessário fazer um teste tão intenso pra o usuário comum que vai te obrigar a abaixar a frequência do seu CPU só pra passar no teste em si, sendo que na prática em jogos dificilmente o PC travaria.

100% de estabilidade NÃO EXISTE. Todo processador tem um índice de falhas e eventualmente "erra" cálculos apresentado a eles. Um erro fatal, a ponto de interromper o fluxo de instruções a ponto de necessitar um "reboot" é o que chamamos de "crash". Abra o monitor de recursos do windows, vá na aba de memórias e você verá o índice de "falhas graves". Um hardware profissional com memória ECC e um Xeon terá um índice de falhas graves muito menor, mas mesmo assim, não está isento de eventualmente uma falha fatal ocorrer.

O prime 95 tenta realizar todo tipo de cálculo que as instruções de um CPU pode realizar, utilizando todas as partes possíveis de um CPU, mas mesmo assim, nem sempre o Prime 95 é o primeiro a gerar um crash/falha grave. Essa discussão é velha. Com o CPU próxima de estabilidade, é possível rodar o Prime 95 por mais de 24 horas até que uma falha grave ocorra. Existem vários relatos de pessoas que deixaram o Prime rodando de um dia pro outro, acharem que o CPU estava estável, e de repente uma semana depois, teve um crash aleatório. Nesse ponto nem dá mais pra ter certeza se a culpa é necessariamente do overclock ou de alguma outra falha de hardware aleatória.

Computadores travam cedo ou tarde inevitavelmente.

O problema do Prime 95, que até a segunda geração dos i5 e i7 da intel, a barreira que limitava um overclock era a voltagem, e não a temperatura. Então o Prime 95 não sobreaquecia muito um CPU, porque antes disso as voltagens de segurança eram ultrapassadas. Ninguém queria rodar um 2600k acima de 1.5 volts porque era sabido que isso danificaria o CPU em breve.

Só que isso mudou com litografia reduzida na terceira pra quarta geração. Hoje em dia, sem fazer DELID, é muito mais comum você chegar ao limite da temperatura segura, mesmo com um watercooler custom do que o de voltagem.

E a questão é: Não é todo mundo que quer investir 500 reais na solução mais exagerada de refrigeramento para ganhar 100~200mhz. Só overclockers entusiastar querem isso. Na prática, você comprar um H110, um Cryorig R1 ou um Noctua D15 e vai querer botar o máximo de frequência que o seu cpu aguenta sem passar a barreira de segurança: 75 graus no CPU, ou 1.4 volts pós-vdroop no Vcore.

E o problema, que não é tão difícil chegar nesses limites, mesmo depois de fazer delid. Eu chego no limite de temperatura, antes do de voltagem no meu 4790k. na marca dos 4.7ghz fazendo a conversão de um vídeo, algo que usa 100% do cpu e todas suas instruções.

Eu não quero que meu CPU falhe durante a conversão de um vídeo pois recuperar um encode no meio é algo trabalhoso. Mais do que isso, eu não quero um overclock que gere muitas falhas graves mesmo que não faltais, pois elas podem gerar frames no vídeo corrompidos (cores todas zuadas). Já aconteceu comigo.

Mas se eu for checar a estabilidade do meu overclock com o Prime 95, a temperatura do meu CPU vai passar muito além dos 75 graus. vai chegar na casa dos 90. E próxima da estabilidade, não vão acontecer falhas em menos de 1 hora de prime isso de "15 minutos" é mito. Não é viável utilizar o prime 95 para checar a estabilidade do meu overclock em 4.7ghz pois ele ultrapassa o limite de segurança nessa frequência do meu processador. O que eu faço é deixar a carga mais pesada que meu CPU pode realizar, o encode de vídeo, de um dia pra outro rodando no fundo. Se não travar em 12 horas de encode uma vez, eu aumento .01 volts para ter uma "margem" e pronto. Esse método de "garantir" estabilidade basta para o usuário comum. Dessa forma eu inclusive uso meu 4790k em 4.8ghz as vezes só para jogar sendo que o cooler nem sequer aguenta essa frequência no teste de estresse com vídeo.

Estabilidade absoluta é ainda menos importante para quem só usa o PC pra jogar. Para isso eu faço o over, rodo o teste de encode de vídeo x264 por 45 minutos, se não travar aumento .01 volts e desencano. As vezes o PC ainda travar uns 2~3 dias depois. Aumento mais .01 e desde então meu ryzen e meu 4790k não travaram mais. Prefiro isso do que fritar meus CPUS com o Prime ou ter que diminuir a velocidade dos meus overs.

Quem tem dados muitos sensíveis que um único crash não é aceitável, nem deveria comprar hardware de consumer convencional pra inicio de conversa. Prime 95 só serve pra overclocker que faz overclock por hobby pra se gabar no overclock.net na thread do clube dos "5.1ghz"
 
Que driver foi esse que você instalou e qual era a placa?

Eu tive um problema muito parecido com uma ASRock X370 Gaming K4. Instalei as paradas todas, coloquei a memória em XMP, aí instalei um driver no Windows de controle dos leds e a placa nunca mais ligou.
 
Que driver foi esse que você instalou e qual era a placa?

Eu tive um problema muito parecido com uma ASRock X370 Gaming K4. Instalei as paradas todas, coloquei a memória em XMP, aí instalei um driver no Windows de controle dos leds e a placa nunca mais ligou.
Na verdade eu desliguei pra instalar o driver na placa mãe, mas n ligou o computador para que eu pudesse instalar. Cheguei a instalar o driver da placa de vídeo antes de desligar o computador, mas não tem nada haver eu acho.
Você trocou a placa mãe nesse caso?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Acabei fazendo um textão pra responder essa mensagem:
TL:DR: Falou bobagem. Prime 95 não garante 100% de estabilidade e ele força a temperatura do CPU 10~15 graus a mais do que outros tipos de testes. 100% de estabilidade não existe e é desnecessário fazer um teste tão intenso pra o usuário comum que vai te obrigar a abaixar a frequência do seu CPU só pra passar no teste em si, sendo que na prática em jogos dificilmente o PC travaria.

100% de estabilidade NÃO EXISTE. Todo processador tem um índice de falhas e eventualmente "erra" cálculos apresentado a eles. Um erro fatal, a ponto de interromper o fluxo de instruções a ponto de necessitar um "reboot" é o que chamamos de "crash". Abra o monitor de recursos do windows, vá na aba de memórias e você verá o índice de "falhas graves". Um hardware profissional com memória ECC e um Xeon terá um índice de falhas graves muito menor, mas mesmo assim, não está isento de eventualmente uma falha fatal ocorrer.

O prime 95 tenta realizar todo tipo de cálculo que as instruções de um CPU pode realizar, utilizando todas as partes possíveis de um CPU, mas mesmo assim, nem sempre o Prime 95 é o primeiro a gerar um crash/falha grave. Essa discussão é velha. Com o CPU próxima de estabilidade, é possível rodar o Prime 95 por mais de 24 horas até que uma falha grave ocorra. Existem vários relatos de pessoas que deixaram o Prime rodando de um dia pro outro, acharem que o CPU estava estável, e de repente uma semana depois, teve um crash aleatório. Nesse ponto nem dá mais pra ter certeza se a culpa é necessariamente do overclock ou de alguma outra falha de hardware aleatória.

Computadores travam cedo ou tarde inevitavelmente.

O problema do Prime 95, que até a segunda geração dos i5 e i7 da intel, a barreira que limitava um overclock era a voltagem, e não a temperatura. Então o Prime 95 não sobreaquecia muito um CPU, porque antes disso as voltagens de segurança eram ultrapassadas. Ninguém queria rodar um 2600k acima de 1.5 volts porque era sabido que isso danificaria o CPU em breve.

Só que isso mudou com litografia reduzida na terceira pra quarta geração. Hoje em dia, sem fazer DELID, é muito mais comum você chegar ao limite da temperatura segura, mesmo com um watercooler custom do que o de voltagem.

E a questão é: Não é todo mundo que quer investir 500 reais na solução mais exagerada de refrigeramento para ganhar 100~200mhz. Só overclockers entusiastar querem isso. Na prática, você comprar um H110, um Cryorig R1 ou um Noctua D15 e vai querer botar o máximo de frequência que o seu cpu aguenta sem passar a barreira de segurança: 75 graus no CPU, ou 1.4 volts pós-vdroop no Vcore.

E o problema, que não é tão difícil chegar nesses limites, mesmo depois de fazer delid. Eu chego no limite de temperatura, antes do de voltagem no meu 4790k. na marca dos 4.7ghz fazendo a conversão de um vídeo, algo que usa 100% do cpu e todas suas instruções.

Eu não quero que meu CPU falhe durante a conversão de um vídeo pois recuperar um encode no meio é algo trabalhoso. Mais do que isso, eu não quero um overclock que gere muitas falhas graves mesmo que não faltais, pois elas podem gerar frames no vídeo corrompidos (cores todas zuadas). Já aconteceu comigo.

Mas se eu for checar a estabilidade do meu overclock com o Prime 95, a temperatura do meu CPU vai passar muito além dos 75 graus. vai chegar na casa dos 90. E próxima da estabilidade, não vão acontecer falhas em menos de 1 hora de prime isso de "15 minutos" é mito. Não é viável utilizar o prime 95 para checar a estabilidade do meu overclock em 4.7ghz pois ele ultrapassa o limite de segurança nessa frequência do meu processador. O que eu faço é deixar a carga mais pesada que meu CPU pode realizar, o encode de vídeo, de um dia pra outro rodando no fundo. Se não travar em 12 horas de encode uma vez, eu aumento .01 volts para ter uma "margem" e pronto. Esse método de "garantir" estabilidade basta para o usuário comum. Dessa forma eu inclusive uso meu 4790k em 4.8ghz as vezes só para jogar sendo que o cooler nem sequer aguenta essa frequência no teste de estresse com vídeo.

Estabilidade absoluta é ainda menos importante para quem só usa o PC pra jogar. Para isso eu faço o over, rodo o teste de encode de vídeo x264 por 45 minutos, se não travar aumento .01 volts e desencano. As vezes o PC ainda travar uns 2~3 dias depois. Aumento mais .01 e desde então meu ryzen e meu 4790k não travaram mais. Prefiro isso do que fritar meus CPUS com o Prime ou ter que diminuir a velocidade dos meus overs.

Quem tem dados muitos sensíveis que um único crash não é aceitável, nem deveria comprar hardware de consumer convencional pra inicio de conversa. Prime 95 só serve pra overclocker que faz overclock por hobby pra se gabar no overclock.net na thread do clube dos "5.1ghz"

Outro textão..kkkk

Sim eu sei que não existe estabilidade 100% mas, da para deixar estável igual como se comparado com o CPU em stock ... Se ficar igual ao Stock já da para considerar como sendo 100% porque é bem raro o cpu travar em stock ainda mais com a tecnologia que temos hoje em dia ...

Vc falou que ele atinge uns 15 graus a mais que os outros testes, isso também é bom porque vai te dar uma noção da temperatura máxima de que o seu sistema vai gerar , e isso vai ser uma garantia de que vc não vai atingir essas temperaturas ao fazer uso normal do PC seja para jogos pesados ou para outras tarefas pesadas como encode de videos, etc....

Eu sempre uso ele para "garantir" a estabilidade e nunca tive problemas com isso... Com ele eu consegui achar o limite(max Overclock , estabilidade , max temperatura e max vcore ) de todas as CPUs que tive, claro dentro do limite de refrigeração que possuo ou possuía para CPU.... Sempre uso o limite de temperatura que o fabricante da CPU fornece(O site do CPU-World é um bom local para encontrar essas informações), e quanto essa temperatura é atingida, eu não aumento o overclock mesmo que o chip consiga subir mais...

Ele não é um aplicativo só para se mostrar em fóruns, aplicativo de benchmark é que é usado para se mostrar em fóruns. O Prime, assim como demais testes de tortura são essenciaisl para qualquer um que faz overclock ... Muitos ignoram ele, ao fazerem overclock depois vem reclamar que o sistema trava, colocam a culpa no sistema operacional ,no jogo ou no aplicativo, e por ai vai, mas esquecem de testar a estabilidade do sistema... Fazer encode de video não é suficiente para garantir a estabilidade da CPU visto que o encode usa recursos específicos da CPU , Jogos por outro lado, usam recursos diferentes da cpu, com isso o sistema pode ficar estável em um aplicativo, mas pode travar em outro .... Já nos testes de tortura como Prime95 que fazem um uso absurdo , eles fazem uso de toda ou quase toda CPU, não é a toa que a CPU esquenta bem do que estivesse rodando um game pesado ou fazendo um encode....

Quando eu falei lá nos posts anteriores sobre usar o Prime por uns 20~25 min , era só para poder identificar a temperatura máxima que a cpu vai atingir com o teste ... Sobre a estabilidade, para se ter algo confiável para o dia a dia, o teste precisa ser feito por umas 3 horas pelo menos..... É sempre bom baixar a ultima versão do Prime95 porque ele sempre vem sendo atualizado para incluir nos testes de tortura os novos recursos que as cpus novas possuem. Isso pode evitar falsos positivos nos testes de torturas....

Mas isso só vai garantir a estabilidade na CPU..... Ainda temos outros componentes no PC que podem fazer o PC travar ...Memória, fonte, placa mãe , Vga... A memória geralmente não trava a não ser que esteja como overclock ou com as temporizações muito abaixo do padrão original ... A placa mãe vai depender configurações na bios,do quanto que ela consegue suportar sem ter variações significativas das tensões e por ai vai...

Pode acontecer do sistema passar nos testes do Prime, e travar por causa de um over na memória por exemplo.... Pode ser que a fonte não aguente o tranco ao rodar Cpu com over + uma vga. Já passei por esse problema quando comprei uma RX470, em que o PC travava, ao rodar games, Over não era o problema , porque o PC não travava com a Vga antiga( HD6850).... Quebrei a cabeça até descobrir que a culpada era a fonte, mas só descobri que era ela porque eu tinha uma outra fonte igual , só que bem mais nova, e ao fazer a troca dela, o Pc nunca mais travou....A fonte antiga também continua funcionando sem problemas no PC que instalei ela, que por sinal está com uma configuração que puxa bem da fonte( Xeon X5460 @ 4glz + a minha HD6850) enquanto que o meu PC é um FX 8320 @ 4.2ghz + Rx470) , A fonte(Satellite 8600EPS aprovada o Forum Clube do Hardware na época em que comprei ela, tinha potência de sobra para aguentar o FX 8320 com over + RX470, mas por algum motivo desconhecido apresentava instabilidade...
 
Bom, vamos lá, muita coisa que eu discordo dessa postagem.
Sim eu sei que não existe estabilidade 100% mas, da para deixar estável igual como se comparado com o CPU em stock ...
Não procede, a probabilidade de falhas grave cresce com aumento de frequência e temperatura pelo aumento inerente da resistência elétrica que isso causa nas vias semicondutoras. UM CPU stock sempre será mais frio, portanto mais estável, que um overclockado.

porque é bem raro o cpu travar em stock ainda mais com a tecnologia que temos hoje em dia ...
Pra um usuário comum ou gamer até podemos considerar raro, mas para usuários que usam data sensível, a história é diferente.

Vc falou que ele atinge uns 15 graus a mais que os outros testes, isso também é bom porque vai te dar uma noção da temperatura máxima de que o seu sistema vai gerar
Essa frase é duplamente falsa. Primeiro que eu não conheço nenhum software comum, seja Render de vídeo, render 3D, coin mining, compilação ou virtualização que utilize todas as instruções de um CPU no talo, principalmente AVX, como Prime 95 utiliza. NINGUÉM usa o CPU como o prime 95 usa, isso de "temperatura máxima que o seu cpu PODE UM DIA TEORICAMENTE gerar" é diferente do que a "absolutamente máxima que na praticá ele gerará". Não confunda as duas coisas.

e isso vai ser uma garantia de que vc não vai atingir essas temperaturas ao fazer uso normal do PC seja para jogos pesados ou para outras tarefas pesadas como encode de videos, etc....
Exagero. Não há necessidade de uma margem enorme de 10~15 graus de temperatura para segurança. Na prática, basta testar com os programas mais pesados que o usuário comum sabe que vai utilizar; LZMA, x264 ou compilação. Anote a temperatura ambiente, anote a temperatura mais alta que o CPu chegou depois de um teste de uns 40 minutos. Se você sabe que no seu quarto/cidade a temperatura chega até 35 graus e no dia do teste estava 27 graus, você sabe que tem que ter uma margem de 8 graus para garantir a segurança do CPU. A diferença que o Prime 95 gera é bem maior que essa, eu falei 10~15 mas pode chegar até a 20 graus mais quente que um encode de vídeo.

Eu sempre uso ele para "garantir" a estabilidade e nunca tive problemas com isso...
Problemas não vai dar, desde que você monitore as temperaturas. O problema é que na prática o Prime 95 vai limitar o overclock potencial máximo que você pode chegar em 200~300mhz facilmente em um CPU moderno com litografia 14nm e 4 ou mais núcleos e um cooler tower medium-tier por questão de sobreaquecimento.

Com ele eu consegui achar o limite(max Overclock , estabilidade , max temperatura e max vcore ) de todas as CPUs que tive, claro dentro do limite de refrigeração que possuo ou possuía para CPU....
Você mencionou mais na frente que tem um FX8320. Esse é o pc mais moderno que teve até hoje!? Você leu a parte que eu falei que o Prime 95 era bom até a segunda geração de cpus mas de lá pra cá o wall de temperatura passou a ser um problema maior que antes não se tinha com o prime 95? Isso acontece porque com os transistores cada vez menores não há espaço para o calor escapar. Se você nunca usou o Prime 95 com cpus modernos, melhor se atualizar melhor. Há muito debate no overclock.net sobre o problema do sobreaquecimento do prime 95 e modos alternativos e mais realistas de stress test com carga balanceada e distribuida justamente para que sobreaquecimento não seja um problema. Os puristas velha guarda defendem que se não passar no Prime em X números de horas (sempre um número arbitrário sem base empírica sólida para se justificar) não pode-se dizer que está estável. Na prática não existe uma fórmula certa, mas todos concordam que Prime 95 não dá pra testar o maior over possível justamente pelo problema do sobreaquecimento.

Ele não é um aplicativo só para se mostrar em fóruns, aplicativo de benchmark é que é usado para se mostrar em fóruns. O Prime, assim como demais testes de tortura são essenciaisl para qualquer um que faz overclock ...
Não, não são. Softwares sintéticos são irrealistas e tentam apenas facilitar/apressar os testes em casos de pior cenário hipotético. Mas o campo da hipótese especulativa não interessa na vida prática. Se você só vai encodar vídeo, que teste encodando vídeo.

Fazer encode de video não é suficiente para garantir a estabilidade da CPU visto que o encode usa recursos específicos da CPU ,(...)Já nos testes de tortura como Prime95 que fazem um uso absurdo , eles fazem uso de toda ou quase toda CPU,
Essa frase está absolutamente ERRADA.
Poucos software reais usam todas as instruções de uma cpu. Mas existem. E um deles é o X264. Ele usa praticamente TODOS os recursos que um CPU moderno pode oferecer, INTENSIVAMENTE. Não é tão pesado no CPU como o Prime 95, mas todo o meu ponto é que NÃO HÁ NECESSIDADE DE SER.
O fato do Prime 95 travar o CPU mais rápido não é por ele usar "toda" a cpu, mas sim por ele fazer cálculos com latência mínúscula sem precisar esperar resposta de escrita em disco ou memória e em todos as instruções simultaneamente. Justamente por isso os cpus travam mais rápido no prime. E boa parte da instabilidade vem da temperatura elevada!!! A temperatura elevada reduz a eficiência da condutividade elétrica dos semicondutores. Logo, o Prime 95 faz o cpu travar justamente porque o sobreaquece, e o sobreaquece porque entrega uma carga de trabalho irrealista a ele. Se no uso cotidiano o CPU não sobreaquecer, ele pode não travar como travaria no prime, logo o prime é desnecessários e está limitando seu overclock. Consegue perceber o ciclo da incoerência de usar o prime?

Quando eu falei lá nos posts anteriores sobre usar o Prime por uns 20~25 min , era só para poder identificar a temperatura máxima que a cpu vai atingir com o teste ...
TACA o CPU em 5.5ghz e 1.8 volts que você vai ver a VERDADEIRA temperatura máxima que o cpu "PODE HIPOTÉTICAMENTE NUM CENÁRIO IRREALISTA" chegar!
Ou outra, teste desligando todas as ventoinhas e tacando fogo na sua cama! Afinal de contas, no pior cenário catastrófico, um dia você pode tar fumando um beck no quarto, derrubar cinza no colchão, pegar fogo, o quarto chegar a 50 graus com seu pc ligado, as ventoinhas travarem com a fumaça e o pc sobreaquecer e queimar enquanto você vai correndo buscar o extintor! Pode acontecer ué, por que não testamos num cenário extremo desses? Desculpe, mas não pude deixar de inserir uma ironia para ilustrar essa questão da lógica do "Pior cenário possível".

Sobre a estabilidade, para se ter algo confiável para o dia a dia, o teste precisa ser feito por umas 3 horas pelo menos.....
Da onde você tirou esse valor arbitrário? A comunidade elitista do overclock.net frequentemente fala em valores de 12~24 horas. (Assim como o 20-25, eu frequentemente leio 15 minutos para um teste "rápido/inicial", não 25)
 
omg

e31.jpg
 
Bom, vamos lá, muita coisa que eu discordo dessa postagem.

Não procede, a probabilidade de falhas grave cresce com aumento de frequência e temperatura pelo aumento inerente da resistência elétrica que isso causa nas vias semicondutoras. UM CPU stock sempre será mais frio, portanto mais estável, que um overclockado.


Pra um usuário comum ou gamer até podemos considerar raro, mas para usuários que usam data sensível, a história é diferente.


Essa frase é duplamente falsa. Primeiro que eu não conheço nenhum software comum, seja Render de vídeo, render 3D, coin mining, compilação ou virtualização que utilize todas as instruções de um CPU no talo, principalmente AVX, como Prime 95 utiliza. NINGUÉM usa o CPU como o prime 95 usa, isso de "temperatura máxima que o seu cpu PODE UM DIA TEORICAMENTE gerar" é diferente do que a "absolutamente máxima que na praticá ele gerará". Não confunda as duas coisas.


Exagero. Não há necessidade de uma margem enorme de 10~15 graus de temperatura para segurança. Na prática, basta testar com os programas mais pesados que o usuário comum sabe que vai utilizar; LZMA, x264 ou compilação. Anote a temperatura ambiente, anote a temperatura mais alta que o CPu chegou depois de um teste de uns 40 minutos. Se você sabe que no seu quarto/cidade a temperatura chega até 35 graus e no dia do teste estava 27 graus, você sabe que tem que ter uma margem de 8 graus para garantir a segurança do CPU. A diferença que o Prime 95 gera é bem maior que essa, eu falei 10~15 mas pode chegar até a 20 graus mais quente que um encode de vídeo.


Problemas não vai dar, desde que você monitore as temperaturas. O problema é que na prática o Prime 95 vai limitar o overclock potencial máximo que você pode chegar em 200~300mhz facilmente em um CPU moderno com litografia 14nm e 4 ou mais núcleos e um cooler tower medium-tier por questão de sobreaquecimento.


Você mencionou mais na frente que tem um FX8320. Esse é o pc mais moderno que teve até hoje!? Você leu a parte que eu falei que o Prime 95 era bom até a segunda geração de cpus mas de lá pra cá o wall de temperatura passou a ser um problema maior que antes não se tinha com o prime 95? Isso acontece porque com os transistores cada vez menores não há espaço para o calor escapar. Se você nunca usou o Prime 95 com cpus modernos, melhor se atualizar melhor. Há muito debate no overclock.net sobre o problema do sobreaquecimento do prime 95 e modos alternativos e mais realistas de stress test com carga balanceada e distribuida justamente para que sobreaquecimento não seja um problema. Os puristas velha guarda defendem que se não passar no Prime em X números de horas (sempre um número arbitrário sem base empírica sólida para se justificar) não pode-se dizer que está estável. Na prática não existe uma fórmula certa, mas todos concordam que Prime 95 não dá pra testar o maior over possível justamente pelo problema do sobreaquecimento.


Não, não são. Softwares sintéticos são irrealistas e tentam apenas facilitar/apressar os testes em casos de pior cenário hipotético. Mas o campo da hipótese especulativa não interessa na vida prática. Se você só vai encodar vídeo, que teste encodando vídeo.


Essa frase está absolutamente ERRADA.
Poucos software reais usam todas as instruções de uma cpu. Mas existem. E um deles é o X264. Ele usa praticamente TODOS os recursos que um CPU moderno pode oferecer, INTENSIVAMENTE. Não é tão pesado no CPU como o Prime 95, mas todo o meu ponto é que NÃO HÁ NECESSIDADE DE SER.
O fato do Prime 95 travar o CPU mais rápido não é por ele usar "toda" a cpu, mas sim por ele fazer cálculos com latência mínúscula sem precisar esperar resposta de escrita em disco ou memória e em todos as instruções simultaneamente. Justamente por isso os cpus travam mais rápido no prime. E boa parte da instabilidade vem da temperatura elevada!!! A temperatura elevada reduz a eficiência da condutividade elétrica dos semicondutores. Logo, o Prime 95 faz o cpu travar justamente porque o sobreaquece, e o sobreaquece porque entrega uma carga de trabalho irrealista a ele. Se no uso cotidiano o CPU não sobreaquecer, ele pode não travar como travaria no prime, logo o prime é desnecessários e está limitando seu overclock. Consegue perceber o ciclo da incoerência de usar o prime?


TACA o CPU em 5.5ghz e 1.8 volts que você vai ver a VERDADEIRA temperatura máxima que o cpu "PODE HIPOTÉTICAMENTE NUM CENÁRIO IRREALISTA" chegar!
Ou outra, teste desligando todas as ventoinhas e tacando fogo na sua cama! Afinal de contas, no pior cenário catastrófico, um dia você pode tar fumando um beck no quarto, derrubar cinza no colchão, pegar fogo, o quarto chegar a 50 graus com seu pc ligado, as ventoinhas travarem com a fumaça e o pc sobreaquecer e queimar enquanto você vai correndo buscar o extintor! Pode acontecer ué, por que não testamos num cenário extremo desses? Desculpe, mas não pude deixar de inserir uma ironia para ilustrar essa questão da lógica do "Pior cenário possível".


Da onde você tirou esse valor arbitrário? A comunidade elitista do overclock.net frequentemente fala em valores de 12~24 horas. (Assim como o 20-25, eu frequentemente leio 15 minutos para um teste "rápido/inicial", não 25)





Na boa, Boa sorte com sua teoria e a sua forma de fazer e testar overclock .....Prefiro continuar como overclock Raiz mesmo torrado a CPU com prime até acertar o overclock, Pelo menos assim não terei dor de cabeça ao rodar aplicativos pesados como alguns games que se tem por ai e nem terei problemas com possíveis instabilidades que o overclock venha a causar e também não não terei problemas com temperaturas elevadas devido ao overclocks equivocados .... Te vejo por ai quando o seu pc travar, apresentar throttle , achando que um simples render é suficiente, porque ficou sem nenhuma margem de segurança no Over .. Quando o PC trava ou apresenta erros devido ao overclock, a margem de segurança foi para o espaço faz tempo e isso mostra que o over está completamente errado. Um overclock bem sucedido tem praticamente a mesma estabilidade de como se estivesse em Stock .........

A temperatura máxima que a CPU pode chegar com segurança é a que está na tabela do fabricante .... Isso independente da voltagem ou do clock, visto que o maior limitador será sempre o cooler o cpu( isso para quem usa cooler a ar ou water cooler) porque terá que suportar o aumento de TDP que a CPU vai ter, depois vem o limite da voltagem caso temperatura ainda não tenha sido atingida ainda... Praticamente todas as CPU atingem a temperatura máxima que o fabricante especifica muito antes de chegar na tensão máxima que também é especificada pelo fabricante. Qualquer coisa fora disso vc colocará a sua CPU em risco danos e as instabilidades serão muito , mas muito maiores. Cada CPU se comporta de uma maneira diferente mesmo as Cpus sejam TODAS iguais. Umas podem atingir overs maiores com menos tensão , outras precisam de mais tensão, outras vc pode colocar a tensão que quiser que não vai estabilizar e por ai vai..... Não existe uma regra no overclock que fale que todas as CPUs vão atingir X clock com X tensão e vão irradiar X TDP que vai gerar X temperatura, tudo isso em X temperatura ambiente.

As cpus atuais estão com uma margem cada vez menor para fazermos overclock usando cooler a ar ou water cooler, visto que os clocks já estão saindo alto de fabrica...Não é a toa que os water coolers estão cada vez mais populares.... Hoje em em dia , se quiser fazer um "over de verdade" , só vai conseguir com nitrogênio liquido...... Antigamente era bem fácil conseguir 50% de over em diversas CPUS, agora , tente fazer isso com o seu I7 pra ver se vai conseguir .....

Se o CPU em Stock já está atingindo a temperatura máxima que o fabricante especifica, esquece o Overclock nessa CPU ....

Update pra galera tirar as próprias conclusões..... Link de um post no overclock.net das pessoas discutindo sobre o Prime e similares...... São 43 paginas de pura diversão .....

http://www.overclock.net/t/1500294/why-some-people-dont-like-prime95
 
Última edição:
Pelo menos assim não terei dor de cabeça ao rodar aplicativos pesados como alguns games que se tem por ai e nem terei problemas com possíveis instabilidades que o overclock venha a causar e também não não terei problemas com temperaturas elevadas devido ao overclocks equivocados .... Te vejo por ai quando o seu pc travar, apresentar throttle (...)
e bla bla bla desejando todo o mal pro cpu do outro...

Cara faço overclock desde meu segundo PC, um k6-2 450. Naquela época ninguém nem considerava usar o GIMPS pra testar estabilidade de overclock por que um ciclo completo de FFTs levaria mais de 1 mês pra ser calculado. Usei muito o prime na época do meu Q6600 e Sandy Bridge. E fiz overclocks em dezenas de outros processadores desde então. Newsflash: Estou há 5 meses com meu Ryzen a 3.8ghz usando pra jogar com um overclock SEM TESTE NENHUM porque meu VRM não aguenta e meu Ryzen NUNCA TRAVOU EM JOGOS em todo esse tempo. Você parece ter esquecido que um dos propósitos de fazer um stress test de overclock é achar a volagem mais baixa possível estável a fim de não ultrapassar o limite de segurança do fabricante e/ou não sobreaquecer o CPU mais do que o necessário. Mas se você não quiser/poder realizar um stress test, basta usar um valor mais alto conservador (num over não extremo, é claro) que toda essa discussão sobre o melhor stress test possível se torna irrelevante. É exatamente o que eu faço nos meus overclocks: Dou uma "margem" extra, uma folga na voltagem.
Quanto ao meu 4790k, também estabilizei o over de 4.7ghz dele apenas com 1 hora de teste de encode de vídeo, botei mais .005 de margem de voltagem dele e há 6 meses ele está estável.

Detalhe, eu já encodei centenas de horas em ambos os cpus desde então. Também já fiz overclock na casa de alguns amigos apenas testando com x264 ou OCCT em alguns casos. Coloquei uma margem de voltagem e pronto, nenhum deles teve problema.

Outro relato interessante: O primeiro over sério estável que fiz no meu 2500k ficou estável por 2 anos. Utilizei o Prime 95 na época por noites inteiras até achar a voltagem mínima que conseguiria a 4.4ghz. Algo em torno de 1.3675 pós vdroop. E depois de 2 anos sabe o que aconteceu? Degradação, provavelmente eletronmigration. Meu 2500k não segurava mais 4.4ghz a 1.3675 de jeito nenhum, ele travava 5 minutos parados no windows. Tive que aumentar a voltagem lá pra 1.4+ volts para conseguir ficar estável, mas a temperatura ficava tão alta que resolvi fazer downgrade no overclock pra 4.2ghz. E quando fiz isso, nunca mais usei o Prime95 para testar overclock justamente porque fiquei encanado que as várias noites fritando o CPU no limite de sua temperatura poderiam ter feito mal a ele. Achei a voltagem estável pra 4.2ghz e usei o CPU por mais 4 anos desse jeito sem nenhum problema de tela azul relacionado ao CPU, fiz centenas de renders e trabalhos com um overclock testado por OCCT até trocar finalmente pelo meu 4790k e Ryzen atuais.

A questão é, você pode até acertar o overclock, mas é muito comum acelerar o eletronmigration do seu CPU em overs mais extremos, há inúmeros relatos e discussões sobre isso. Tem gente que fica 5 anos com um CPU overclockado sem problemas, outras pessoas começam a experimentar instabilidade depois de apenas 6 meses 1 ano mesmo dentro das voltagens limites de segurança. Há vários relatos disso no overclock.net que eu por sinal já frequentei bastante. Outra razão pela qual achar a voltagem absolutamente mínima para um over pode levar fazer com que ele não dure muitos meses até degradar a eficiência condutiva do CPU. Outra razão para justificar dar uma margem de segurança. Outra razão para tornar o prime 95 irrelevante para um overclock estável por meses.

A temperatura máxima que a CPU pode chegar com segurança é a que está na tabela do fabricante ....(...bla bla bla)
Todo esse bla bla bla sobre temperatura mas você começou todo o parágrafo com uma informação/premissa falsa. Não sei quanto a AMD, mas A INTEL não divulga oficialmente qual a temperatura máxima de segurança dos seus CPUS!! O que ela divulga é a TMAX medida no tCase no qual o cpu sofre throttling. Mas é unânime na comunidade que os sensores não são responsivos ou precisos o suficientes para confiar deixar o CPU chegar na temperatura de throotling. Nas últimas 4 gerações o TMAX para CPUS intel é 100 graus, mas informações extra-oficiais recomendam ficart 15 graus abaixo disso justamente por imprecisão dos sensores e porque não dá pra confiar no throttling como uma método 100% eficaz de proteção de sobreaquecimentos. CPUS QUEIMAM MESMO COM THROTTLING.
Você pode ler sobre isso aqui: http://www.tomshardware.com/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html

Hoje em em dia , se quiser fazer um "over de verdade" , só vai conseguir com nitrogênio liquido...... Antigamente era bem fácil conseguir 50% de over em diversas CPUS, agora , tente fazer isso com o seu I7 pra ver se vai conseguir .....
Não tem essa de "over de verdade". 50mhz já é "Over de verdade". Eu não sou um extreme-overclocking. Eu faço over para aumentar o CustoxBenefífcio do meu CPU. Meu ryzen é o CPU mais atual da AMD e fiz over nele De 3.2 para 3.8ghz são 600mhz de ganho, 20% de over, 20% de ganho de valor, a diferença entre comprar um 1700 ou um 1800x stock em termos de velocidade de base, ou seja mais de 500 reais de economia na época que fiz o over.

Se o CPU em Stock já está atingindo a temperatura máxima que o fabricante especifica, esquece o Overclock nessa CPU ....
A temperatura máxima que o Prime 95 atinge NÃO É REFERÊNCIA.O que um maluco elitista com asperger e 10.000 posts fala no overclock.net não quer dizer nada sem dados cientificos ou com apoio de engenheiros da Intel. Esse é o ponto de toda essa discussão.

Prefiro continuar como overclock Raiz mesmo torrado a CPU com prime até acertar o overclock,
A gente volta a conversar quando você comprar um CPU moderno com litografia de 14nm pra baixo.
 
Última edição:
e bla bla bla desejando todo o mal pro cpu do outro...

Cara faço overclock desde meu segundo PC, um k6-2 450. Naquela época ninguém nem considerava usar o GIMPS pra testar estabilidade de overclock por que um ciclo completo de FFTs levaria mais de 1 mês pra ser calculado. Usei muito o prime na época do meu Q6600 e Sandy Bridge. E fiz overclocks em dezenas de outros processadores desde então. Newsflash: Estou há 5 meses com meu Ryzen a 3.8ghz usando pra jogar com um overclock SEM TESTE NENHUM porque meu VRM não aguenta e meu Ryzen NUNCA TRAVOU EM JOGOS em todo esse tempo. Você parece ter esquecido que um dos propósitos de fazer um stress test de overclock é achar a volagem mais baixa possível estável a fim de não ultrapassar o limite de segurança do fabricante e/ou não sobreaquecer o CPU mais do que o necessário. Mas se você não quiser/poder realizar um stress test, basta usar um valor mais alto conservador (num over não extremo, é claro) que toda essa discussão sobre o melhor stress test possível se torna irrelevante. É exatamente o que eu faço nos meus overclocks: Dou uma "margem" extra, uma folga na voltagem.
Quanto ao meu 4790k, também estabilizei o over de 4.7ghz dele apenas com 1 hora de teste de encode de vídeo, botei mais .005 de margem de voltagem dele e há 6 meses ele está estável.

Detalhe, eu já encodei centenas de horas em ambos os cpus desde então. Também já fiz overclock na casa de alguns amigos apenas testando com x264 ou OCCT em alguns casos. Coloquei uma margem de voltagem e pronto, nenhum deles teve problema.

Outro relato interessante: O primeiro over sério estável que fiz no meu 2500k ficou estável por 2 anos. Utilizei o Prime 95 na época por noites inteiras até achar a voltagem mínima que conseguiria a 4.4ghz. Algo em torno de 1.3675 pós vdroop. E depois de 2 anos sabe o que aconteceu? Degradação, provavelmente eletronmigration. Meu 2500k não segurava mais 4.4ghz a 1.3675 de jeito nenhum, ele travava 5 minutos parados no windows. Tive que aumentar a voltagem lá pra 1.4+ volts para conseguir ficar estável, mas a temperatura ficava tão alta que resolvi fazer downgrade no overclock pra 4.2ghz. E quando fiz isso, nunca mais usei o Prime95 para testar overclock justamente porque fiquei encanado que as várias noites fritando o CPU no limite de sua temperatura poderiam ter feito mal a ele. Achei a voltagem estável pra 4.2ghz e usei o CPU por mais 4 anos desse jeito sem nenhum problema de tela azul relacionado ao CPU, fiz centenas de renders e trabalhos com um overclock testado por OCCT até trocar finalmente pelo meu 4790k e Ryzen atuais.

A questão é, você pode até acertar o overclock, mas é muito comum acelerar o eletronmigration do seu CPU em overs mais extremos, há inúmeros relatos e discussões sobre isso. Tem gente que fica 5 anos com um CPU overclockado sem problemas, outras pessoas começam a experimentar instabilidade depois de apenas 6 meses 1 ano mesmo dentro das voltagens limites de segurança. Há vários relatos disso no overclock.net que eu por sinal já frequentei bastante. Outra razão pela qual achar a voltagem absolutamente mínima para um over pode levar fazer com que ele não dure muitos meses até degradar a eficiência condutiva do CPU. Outra razão para justificar dar uma margem de segurança. Outra razão para tornar o prime 95 irrelevante para um overclock estável por meses.


Todo esse bla bla bla sobre temperatura mas você começou todo o parágrafo com uma informação/premissa falsa. Não sei quanto a AMD, mas A INTEL não divulga oficialmente qual a temperatura máxima de segurança dos seus CPUS!! O que ela divulga é a TMAX medida no tCase no qual o cpu sofre throttling. Mas é unânime na comunidade que os sensores não são responsivos ou precisos o suficientes para confiar deixar o CPU chegar na temperatura de throotling. Nas últimas 4 gerações o TMAX para CPUS intel é 100 graus, mas informações extra-oficiais recomendam ficart 15 graus abaixo disso justamente por imprecisão dos sensores e porque não dá pra confiar no throttling como uma método 100% eficaz de proteção de sobreaquecimentos. CPUS QUEIMAM MESMO COM THROTTLING.
Você pode ler sobre isso aqui: http://www.tomshardware.com/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html


Não tem essa de "over de verdade". 50mhz já é "Over de verdade". Eu não sou um extreme-overclocking. Eu faço over para aumentar o CustoxBenefífcio do meu CPU. Meu ryzen é o CPU mais atual da AMD e fiz over nele De 3.2 para 3.8ghz são 600mhz de ganho, 20% de over, 20% de ganho de valor, a diferença entre comprar um 1700 ou um 1800x stock em termos de velocidade de base, ou seja mais de 500 reais de economia na época que fiz o over.


A temperatura máxima que o Prime 95 atinge NÃO É REFERÊNCIA.O que um maluco elitista com asperger e 10.000 posts fala no overclock.net não quer dizer nada sem dados cientificos ou com apoio de engenheiros da Intel. Esse é o ponto de toda essa discussão.


A gente volta a conversar quando você comprar um CPU moderno com litografia de 14nm pra baixo.

Mimimimiimimimimijmimimimimi ..........

Ahh Já tive Pentium G3258 Aniversary Edition cujo o over era limitado a 4.1Ghz isso independe da tensão, mesmo usando usando uma placa mãe da Asrock Z97 pro 4 com 6 fases no VRM ....O CPU era fraco para over ... Achei que ia conseguir substituir ele por um I7 ou I5, coisa que nunca aconteceu devido ao preço absurdo que esses CPUs tem... Como já tinha o Fx, acabei ficando com ele mesmo...

Eu também faço over desde as antigas.....
Isso não é nenhum problema para mim...
Já passei por K6-2, Pentium III, Celerons , Athlons Xp, 64, Phenom II , Cpus 775s diversos...
Tanto que eu ainda estou perdido lá no meio do ranking do FCH ,Nem lebrava que o rank ainda existia..... http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/711742-ranking-de-overclock-em-processadores/

185º)ZEX=>IntelAtom330Diamondville1600@2228,04MHz(1885,66*12)-39,25%-Asus1201N-1,16V-(2x2GB)PC2-6400SamsungValueDDR2@891,2MHz-(6-6-6-14)
66º)zex=>IntelPentiumE5200Wolfdale2500@4025,00MHz(350*11,5)-61,00%-AsusP5B Deluxe-1.408V–(2x1GB)PC2-6400KingstonKVRDDR2@350MHz-(4-4-4-12)
Os 2 Cpus eram perfeitamente estáveis no prime 95 da época...

Prefiro confiar em um maluco eletista com 1000000 do overclock.net, alguns malucos que tem aqui no Adrenaline ou mesmo no FCH onde comecei aprender a configurar o overclock baseando nos recursos que tinha disponível, do que em vc que com toda experiência que tem, mostrou que negligência a segurança de uma CPU cara ao assumir que faz overclock em uma placa mãe cujo o VRM vc sabe que é fraco para isso e mesmo assim ainda sim insiste em manter o over, pois se o VRM morrer , a possibilidade é grande de levar a CPU junto .

Vc falou da sua experiência sobre antigo CPU I5 2500K que não estava conseguindo mais estabilizar o over e tal depois de algum tempo, mas esqueceu de que a placa mãe já deveria estar sofrendo de desgaste e não estaria conseguindo estabilizar as tensões da CPU igual como era nova , o aumento no vdrop maior é uma das coisas que monstra o quanto a placa está cansada, talvez por isso vc teve que aumentar a tensão, também não mencionou que placa mãe usava na época..... Até porque 1.367v estão abaixo do máximo recomendado, 1.4v do artigo citado do tomshardware.com .

O Stress serve para saber até a onde que o podemos ir Overclock da CPU dentro das limitações do sistema ...Achar a menor tensão possível é uma das funções, porque quanto menor a tensão melhor para CPU. Até porque tensão desnecessária só vai gerar calor de forma desnecessária. Outras pessoas usam para fazer undervolt para saber até que ponto o cpu funciona de forma estável ao diminuírem a tensão.... Usam também para descobrir a temperatura máxima que a CPU atinge , para poder dimensionar o cooler ou a refrigeração de forma adequada conforme a temperatura, ventilação do gabinete, região do país, estação do ano e por ai vai.... Se fosse algo desnecessário, as pessoas não usariam programas de stress para fazer os testes..

Eu uso a VGA( Gt650m) do meu notebook( W110er com I7 3630qm) com Undervolt e Overclock ao mesmo tempo, Já estressei de todo jeito até acertar as frequências. Faz mais de 4 anos que rodo com ele assim... Também extressei CPU para saber até que ponto poderia liberar o turboboost sem deixar ativar o Throttle ou deixar que a temperatura ultrapasse os 90C na cpu e 82C na VGA... Para VGA eu usei o OCCT, e para a CPU foi o prime95 mesmo e para garantir , para completar eu fiz isso em um dia bem quente justamente para garantir que o note rode em temperaturas menores na maior parte do ano Já que eu não tenho ar condicionado não gosto de usar bases ventiladas.....

O Tmax ou Tj são temperaturas que nunca devem ser alcançadas ou ultrapassadas porque essas são as temperaturas máxima dos núcleos ,quem define ela é a própria Intel. Essa é a temperatura máxima permitida no núcleo portanto qualquer valor abaixo disso deverá ser aceitável para o funcionamento da CPU, já a própria Intel não divulga isso claramente nas especificações de seus processadores em seu site . Muitas placas mães como media preventiva não deixam a CPU atingir o Tj .. Por exemplo: O meu Xeon 5460 tem Tj máximo de 100C, mas a placa mãe não deixa o núcleo ultrapassar os 85C e desliga o sistema, Já no notebook a temperatura máxima é de 95C para ativar o Throttle sendo que o Tj da CPU é de 105C.
O valor definido para Tcase é a temperatura na chapa metálica (IHS) usando cooler box original e na temperatura ambiente que a intel usa para realizar o teste. Tanto que algumas cpus de mais novas da intel que não vem com cooler box, não tem a informação do Tcase. As cpus de notebooks também não tem Tcase, só o Tj, e os fabricantes de notes colocam a dissipação no limite do Tj das Cpus, por isso que boa parte dos notes co I5, I3, I7 estouram os 90C fácil fácil e nem por isso a CPU morre , morre o note inteiro , menos a CPU . As Cpus de desktop não são diferentes da de note quanto a isso, por isso que Tj quase não muda .. ... Está tudo no artigo que vc mesmo postou. ....

No site do CPU-World, é usado o Tcase para mostrar a temperatura máxima de operação da CPU e na falta do Tcase é usado o mesmo Tj para definir a temperatura máxima do CPU.

Para as Cpus que tem os Tcases divulgados , esse é o melhor ponto de referência para usar como temperatura para os núcleos . Se os núcleos não ultrapassarem essa temperatura em Stress o CPU nunca terá problemas com a temperatura e com isso, por mais que frite o PC com qualquer software de stress, eles não causarão problema.... A não ser que use uma placa mãe inadequada para overclock na CPU...
.
A Amd uma forma diferente para definir as temperaturas do CPU mais confuso a Intel ...

Como disse, boa sorte na sua maneira de testar os seus overclocks....
 
Meio estranho isso!! fazer overclock na memória e queimar o processador??
Enfim, na informática e na física quântica, tudo é possível.
No mundo da informática nada é estranho, até hoje não esqueço de uma maquina que não ligava por nada, até trocar o cooler e tudo funcionar perfeitamente.
 
Cara primeira fez que ouço falar que queimou cpu trocando xmp de memoria.
Eu tentaria refazer todo o procedimento de montagem, testaria com um memoria depois outra, encaixaria o cooler novamente e ate trocaria novamente a pasta térmica da cpu.
O correto seria testa a cpu em outra placa mãe pra tirar a duvida. E outra quando esse técnico fez os teste vc estava presente ?
 
Cara primeira fez que ouço falar que queimou cpu trocando xmp de memoria.
Eu tentaria refazer todo o procedimento de montagem, testaria com um memoria depois outra, encaixaria o cooler novamente e ate trocaria novamente a pasta térmica da cpu.
O correto seria testa a cpu em outra placa mãe pra tirar a duvida. E outra quando esse técnico fez os teste vc estava presente ?
Todos os testes possíveis foram feitos por mim, inclusive estes que você citou, mas chegou uma hora que não tinha mais o que eu fazer, porque eu não tenho outra placa mãe que suporte AM4, também não tenho outra placa mãe que suporte ddr4, o que eu poderia fazer era levar em um técnico bom, e foi o que eu fiz, o lugar que levei parecia ser bem sério, eles tinham muito equipamento para teste, porém, não acompanhei, porque ia ficar la o dia todo e era meio longe da minha casa, então deixei lá, e confiei na palavra deles, não tem porque o cara inventar que era o processador, até porque faz todo sentido que seja, se fosse memória ele ia descobrir lá facilmente, era só colocar outro pente, e como ele me disse que conseguiu ligar minha placa Mãe com outro processador, e as memórias funcionaram perfeitamente, foi o processador.

Vou enviar hoje para o RMA da amd, quando trocarem ( se trocarem ) coloco aqui no fórum para vocês verem. Se Não for problema do processador e chegar aqui e não ligar fodeu.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Todos os testes possíveis foram feitos por mim, inclusive estes que você citou, mas chegou uma hora que não tinha mais o que eu fazer, porque eu não tenho outra placa mãe que suporte AM4, também não tenho outra placa mãe que suporte ddr4, o que eu poderia fazer era levar em um técnico bom, e foi o que eu fiz, o lugar que levei parecia ser bem sério, eles tinham muito equipamento para teste, porém, não acompanhei, porque ia ficar la o dia todo e era meio longe da minha casa, então deixei lá, e confiei na palavra deles, não tem porque o cara inventar que era o processador, até porque faz todo sentido que seja, se fosse memória ele ia descobrir lá facilmente, era só colocar outro pente, e como ele me disse que conseguiu ligar minha placa Mãe com outro processador, e as memórias funcionaram perfeitamente, foi o processador.

Vou enviar hoje para o RMA da amd, quando trocarem ( se trocarem ) coloco aqui no fórum para vocês verem. Se Não for problema do processador e chegar aqui e não ligar fodeu.

Tomara que de tudo certo com o RMA, porque e complicado gastar em uma cpu nova e ela vim com esse tipo de problema.
Boa sorte.
 
Última edição:
Será que não é troll?

1) Registro: 21/12/2017
2) Não sabe fazer overclock, comprou uma X370 KILLER SLI e só 8gb de ram.
3) Mandou para um técnico quando o overclock não deu certo.
 
Será que não é troll?

1) Registro: 21/12/2017
2) Não sabe fazer overclock, comprou uma X370 KILLER SLI e só 8gb de ram.
3) Mandou para um técnico quando o overclock não deu certo.


1)Overclock ninguém nasce sabendo.

2_Eu mesmo usei um i3 530 por vários anos com um overclock que um amigo meu fez na época sem problemas.

3) O recurso que ele teve foi mandar para um técnico já que ele não tinha outra mobo para testar com o mesmo socket.

4) Pelo que responderam o processador dele estava com defeito e o over que ele fez foi só uma coincidência, talvez desse problema em stock também ou não, mas vai saber?
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo