• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Processo "System" usando mais CPU que antes...

LeLo.T3

TESLA - Amsterdam
Registrado
Pessoal... blz!??!

Notei hoje que o processo System no Task Manager está usando constantemente 10 - 12% da CPU e dando alta demanda de energia!

Até ontem ele ficava na casa dos 2%.


Não fiz nada de diferente e também não instalei NADA no PC esses dias!
Estou usando o Windows no SSD M.2 e armazenamento de outras coisas em SSD no SATA.
Estou com Windows 10 HOME Original, Atualizado!

Não vi nenhum outro processo anormal!


Alguém tem alguma ideia do que pode ser e como resolver???

Obrigado!
 
Meu estava assim, desisntalei algums programas que nao usava e parou; nao descobri o que era. O teu pode ser algo como indexacao do windows, tem tantas coisas que ele fica fazendo,..

Meu windows nao estava atualizado e sem antivirus.
 
Pessoal... blz!??!

Notei hoje que o processo System no Task Manager está usando constantemente 10 - 12% da CPU e dando alta demanda de energia!

Até ontem ele ficava na casa dos 2%.


Não fiz nada de diferente e também não instalei NADA no PC esses dias!
Estou usando o Windows no SSD M.2 e armazenamento de outras coisas em SSD no SATA.
Estou com Windows 10 HOME Original, Atualizado!

Não vi nenhum outro processo anormal!


Alguém tem alguma ideia do que pode ser e como resolver???

Obrigado!

Estou passando pelo mesmo problema e não sei mais o que fazer, começou do nada, antes o processo system ficava sempre abaixo de 8% de uso, agora fica sempre acima de 10%, geralmente em 15%, isso em standby.
Agora ao utilizar o qBittorrent o uso total de CPU fica em torno de 30, 35%, sendo 15% do system e 15, 20% do qBittorrent, eu acho muito alto para um i5-10300H por serem tarefas simples.

O curioso é que ao ir na aba detalhes no gerenciador de tarefas os únicos DLL usando CPU são Tempo ocioso do sistema e o próprio system, porém nessa aba o system fica consumindo em torno de 6 a 8% da CPU e o Tempo ocioso do sistema confirma isso mostrando 94% a 92% de CPU sem uso.

Mas o que tem me incomodado mesmo é o aviso de uso de energia muito alto que fica lá.
 
Estou passando pelo mesmo problema e não sei mais o que fazer, começou do nada, antes o processo system ficava sempre abaixo de 8% de uso, agora fica sempre acima de 10%, geralmente em 15%, isso em standby.
Agora ao utilizar o qBittorrent o uso total de CPU fica em torno de 30, 35%, sendo 15% do system e 15, 20% do qBittorrent, eu acho muito alto para um i5-10300H por serem tarefas simples.

O curioso é que ao ir na aba detalhes no gerenciador de tarefas os únicos DLL usando CPU são Tempo ocioso do sistema e o próprio system, porém nessa aba o system fica consumindo em torno de 6 a 8% da CPU e o Tempo ocioso do sistema confirma isso mostrando 94% a 92% de CPU sem uso.

Mas o que tem me incomodado mesmo é o aviso de uso de energia muito alto que fica lá.
é S.O aí ta usurpando bem da cpu aqui qbitorrent no xeon usa 5% quando to baixando maximo 500mb aqui
 
Já tentaram:

1. Prompt de comando(Admin):
sfc /scannow

e/ou

2. Desabilitar o processo/serviço sysmain, a.k.a Superfetch

Prompt de comando(Admin):
net.exe stop sysmain

E reiniciar o PC
 
Já tentaram:

1. Prompt de comando(Admin):
sfc /scannow

e/ou

2. Desabilitar o processo/serviço sysmain, a.k.a Superfetch

Prompt de comando(Admin):
net.exe stop sysmain

E reiniciar o PC

Já desativei o sysmain pelo services.msc.
Já fiz o sfc /scannow
Já tentei DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Já passei um anti malware.

E o "problema" continua, digo "problema" pois ainda não vi afetar no uso do meu note, nem causar lentidão, mas sei que não era assim.
Enquanto escrevo isso o System ta aqui comendo 15,6% de CPU...
 
Já desativei o sysmain pelo services.msc.
Já fiz o sfc /scannow
Já tentei DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Já passei um anti malware.

E o "problema" continua, digo "problema" pois ainda não vi afetar no uso do meu note, nem causar lentidão, mas sei que não era assim.
Enquanto escrevo isso o System ta aqui comendo 15,6% de CPU...
ou usou algum "ativador" em vez de licenca original?
 
O que tu pode fazer é instalar o Windows Performance Recorder, gravar o uso da cpu do teu PC e depois analisar no Windows Performance Analyzer pra visualizar o que o system está rodando e o que está consumindo mais cpu.

As duas ferramentas podem ser instaladas baixando o ADK


Na hora de instalar basta desmarcar tudo e marcar apenas Kit de Ferramentas de Desempenho do Windows.

O WPRUI que faz a captura dos dados, basta marcar first level e cpu usage, clica start grava 1 min e depois para e salva. Ele mesmo mostra a opção de abrir no WPA.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/test/wpt/windows-performance-analyzer <<< Ensina como usar o WPA

https://superuser.com/questions/527401/troubleshoot-high-cpu-usage-by-the-system-process <<< Um guia antigo mas ainda válido.
 
O que tu pode fazer é instalar o Windows Performance Recorder, gravar o uso da cpu do teu PC e depois analisar no Windows Performance Analyzer pra visualizar o que o system está rodando e o que está consumindo mais cpu.

As duas ferramentas podem ser instaladas baixando o ADK


Na hora de instalar basta desmarcar tudo e marcar apenas Kit de Ferramentas de Desempenho do Windows.

O WPRUI que faz a captura dos dados, basta marcar first level e cpu usage, clica start grava 1 min e depois para e salva. Ele mesmo mostra a opção de abrir no WPA.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/test/wpt/windows-performance-analyzer <<< Ensina como usar o WPA

https://superuser.com/questions/527401/troubleshoot-high-cpu-usage-by-the-system-process <<< Um guia antigo mas ainda válido.

Esse guia mais antigo é simplesmente excelente!!
Fiz tudo conforme descrito, fiz um log de 2 minutos, curioso que pelo WPA o uso de CPU pelo system é de apenas 6,15% mas no gerenciador de tarefas segue variando de 10 a 15% de uso.
Mesmo assim fui atrás do que consome isso e encontrei o "ntoskrnl.exe!<Symbols disabled>" consumindo 4,58% desses 6,15% do system, ele aparece várias vezes, e também o "dxgmms2.sys!<Symbols disabled>" consumindo 2,04%, fiquei curioso de ambos conterem esse tal de "Symbols disabled".
Segue o print:
Sem-t-tulo.png


Agora não sei se isso chega a ser um problema de fato.
Mas muito obrigado pela dica, até salvei esse tutorial, é realmente muito útil.
 
Agora eu tenho a certeza de que há algo MUITO errado.
Estou agora utilizando o notebook do trabalho e o system consome no máximo 7% de CPU, foi o pico que eu vi acontecer e logo caiu para 3% depois 1%, sempre consumindo pouco mesmo executando várias tarefas.

Edit: Notebook do trabalho em idle, system puxando de 0,2 a 0,8% de CPU.
E já vi relatos de gente com esse problema logo após formatar também, que era algo que eu já estava cogitando apesar da trabalheira que vai dar devido aos arquivos e softwares que tenho e uso...
 
Última edição:
Tenta resolver o problema do Symbols Disabled.



Nem esses procedimentos e nem outros que encontrei pela internet resolveram.
E agora pra piorar em idle o processo system fica consumendo 34% de CPU, ou seja, ta piorando. Acho que a saída vai ser formatar mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo