• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Programa para controlar velocidade do Cooler da VGA.

Snake Plissken

Fuga do Brasil :)
Registrado
Bem pessoal, como o próprio nome do tópico já diz, alguém conhece algum programa que sirva no Ubuntu 12.04, que possa configurar a rotação do fan do cooler da mesma?

Pois no Windows eu utilizo o MSI Afterburner é lá minha GTX470 fica a 48ºC devido a alta rotação, já no Ubuntu, minha VGA fica sempre a 69ºC devido a rotação está setada só a 40% da velocidade, eu já procurei programas e não achei, da qual na verdade só achei um tal de NVControl, mas ele não funciona nas ultimas versões do Ubuntu :nooo:

Por está razão eu deixo de até usar muito o Ubuntu, da qual quero usar com mais frequencia para poder aprender melhor os comandos.

Obrigado!
 
Estou usando o que o próprio Ubuntu instalou!
 
pra controlar a velocidade do fan da placa de video só com o programa especifico pra ela ex: o da msi é o msiafterburner o da evga é o vgaprecision

se o programa que veio junto com sua placa de video não ofereçer suporte ao ubuntu tente baixar uma versão na net especifica !
 
Pior que já caçei e não achei nada, nem o própria drive da Nvidia tem esse suporte a esse tipo de controle do fan para o Linux, achei um programa que pelo que parece dava para controlar "NVControl", mas só funcionava até a versão 7 no Ubuntu.
 
Estou usando o que o próprio Ubuntu instalou!

Isso é muito subjetivo. Por default, ele deve ativar o Nouveau, mas como eles até recomendam que você instale os drivers da nvidia, pode ser que os drivers da nVidia tenham sido ativados através daquele configurador de drivers. Vamos ver então qual é o driver que você está usando.

Abra o terminal e rode o seguinte comando:

Código:
$ lsmod

Nota: o cifrão significa que o comando pode ser rodado como usuário padrão (ele não deve ser incluído no comando em si). Poste aqui a saída.
 
Última edição:
Isso é muito subjetivo. Por default, ele deve ativar o Nouveau, mas como eles até recomendam que você instale os drivers da nvidia, pode ser que os drivers da nVidia tenham sido ativados através daquele configurador de drivers. Vamos ver então qual é o driver que você está usando.

Abra o terminal e rode o seguinte comando:

Código:
$ lsmod

Nota: o cifrão significa que o comando pode ser rodado como usuário padrão (ele não deve ser incluído no comando em si). Poste aqui a saída.

Obrigado pela a ajuda e desculpas pela demora em responder!

Fiz o comando dado acima, e obtive as seguintes informações.
snake@PCU-Snake:~$ lsmod
Module Size Used by
snd_hrtimer 12744 1
dm_crypt 23125 0
rfcomm 47604 0
parport_pc 32866 0
ppdev 17113 0
snd_hda_codec_hdmi 32474 4
bnep 18281 2
bluetooth 180104 10 rfcomm,bnep
binfmt_misc 17540 1
mxm_wmi 12979 0
snd_hda_codec_realtek 224066 1
dm_multipath 23230 0
snd_hda_intel 33773 5
snd_hda_codec 127706 3 snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_realtek,snd_hda_intel
snd_hwdep 13668 1 snd_hda_codec
snd_pcm 97188 3 snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_intel,snd_hda_codec
snd_seq_midi 13324 0
xpad 18179 0
snd_rawmidi 30748 1 snd_seq_midi
ff_memless 13097 1 xpad
psmouse 87692 0
serio_raw 13211 0
snd_seq_midi_event 14899 1 snd_seq_midi
snd_seq 61896 3 snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
nvidia 12336440 40
snd_timer 29990 3 snd_hrtimer,snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device 14540 3 snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
wmi 19256 1 mxm_wmi
snd 78855 21 snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_realtek,snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_hwdep,snd_pcm,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
i7core_edac 28102 0
joydev 17693 0
mac_hid 13253 0
edac_core 53746 3 i7core_edac
soundcore 15091 1 snd
snd_page_alloc 18529 2 snd_hda_intel,snd_pcm
lp 17799 0
parport 46562 3 parport_pc,ppdev,lp
dm_raid45 78155 0
xor 12894 1 dm_raid45
dm_mirror 22203 0
dm_region_hash 20918 1 dm_mirror
dm_log 18564 3 dm_raid45,dm_mirror,dm_region_hash
btrfs 652957 0
zlib_deflate 27139 1 btrfs
libcrc32c 12644 1 btrfs
vesafb 13844 1
hid_microsoft 12888 0
pata_jmicron 12747 0
usbhid 47199 0
hid 99559 2 hid_microsoft,usbhid
r8169 62099 0
firewire_ohci 41000 0
firewire_core 63558 1 firewire_ohci
crc_itu_t 12707 1 firewire_core
zram 18642 1
usb_storage 49198 2
snake@PCU-Snake:~$

Seria isso que eu deixei em negrito?
 
É exatamente isso mesmo. Isso significa que os drivers binários da nVidia estão ativados. Faça o seguinte agora:

Abra o terminal e rode os seguintes comandos (o jogo-da-velha você deve rodá-los com poderes administrativos)

Código:
# cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.old

Código:
# editortexto /etc/X11/xorg.conf

Substitua editortexto pelo editor de texto do seu DE:
gedit caso você use Unity, Cinnamon ou GNOME
kwrite caso você use KDE
leafpad caso você use Xfce ou LXDE
pluma caso você use MATE

Bom, com esse arquivos aberto, adicione a seguinte linha dentro de Section "Device"
Código:
Option "Coolbits" "4"

Salve o arquivo e reinicie o reinicie o X (ou então reinicie o PC se preferir).

Como as GeForce 4xx não permitem configurar a velocidade da ventoinha automaticamente durante a inicialização do X, você vai ser obrigado a aumentar a velocidade da ventoinha através do nvidia-settings após a inicialização, que só valerá para aquela ssessão do X.

Se alguma coisa der errado é só executar o seguinte comando:

Código:
# cp /etc/X11/xorg.conf.old /etc/X11/xorg.conf

Depois vou testar aqui no Arch para ver se eu consigo fazer esse controle. Tenho uma GT 430, mas nunca tentei fazer isso.
 
Última edição:
É exatamente isso mesmo. Isso significa que os drivers binários da nVidia estão ativados. Faça o seguinte agora:

Abra o terminal e rode os seguintes comandos (o jogo-da-velha você deve rodá-los com poderes administrativos)

Código:
# cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.old

Código:
# editortexto /etc/X11/xorg.conf

Substitua editortexto pelo editor de texto do seu DE:
gedit caso você use Unity, Cinnamon ou GNOME
kwrite caso você use KDE
leafpad caso você use Xfce ou LXDE
pluma caso você use MATE

Bom, com esse arquivos aberto, adicione a seguinte linha dentro de Section "Device"
Código:
Option "Coolbits" "4"

Salve o arquivo e reinicie o reinicie o X (ou então reinicie o PC se preferir).

Como as GeForce 4xx não permitem configurar a velocidade da ventoinha automaticamente durante a inicialização do X, você vai ser obrigado a aumentar a velocidade da ventoinha através do nvidia-settings após a inicialização, que só valerá para aquela ssessão do X.

Se alguma coisa der errado é só executar o seguinte comando:

Código:
# cp /etc/X11/xorg.conf.old /etc/X11/xorg.conf

Depois vou testar aqui no Arch para ver se eu consigo fazer esse controle. Tenho uma GT 430, mas nunca tentei fazer isso.

Copiei e colei no terminal cada comando , priemiro esse
Código:
# cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.old

E depois esse >
Código:
# editortexto /etc/X11/xorg.conf

Mas não abriu nenhuma janela do gedit aqui, então creio que o arquivo xorg.conf não exista no meu sistema, aparece uma menssagem na janela do gedit com um logo semelhante a placa de transito "Alfandega" dizendo "Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo"

Minha versão é a Ubuntu 12,04, as unicas modificações que uso é o Compiz e Emerald, fora isso ele é todo original de instalação.
 
Se ao executar o comando cp não houver nenhuma mensagem de retorno é porque a cópia foi feita com sucesso. Se o arquivo não existisse ele teria retornado este erro aqui:

cp: impossível obter estado de "/etc/X11/xorg.conf": Arquivo ou diretório não encontrado

Ao que me parece você não seguiu o comando corretamente para abrir o editor de texto.

Substitua editortexto pelo editor de texto do seu DE:
gedit caso você use Unity, Cinnamon ou GNOME
kwrite caso você use KDE
leafpad caso você use Xfce ou LXDE
pluma caso você use MATE

No lugar de editortexto, você deveria ter colocado gedit (presumindo que você usa GNOME ou um derivado dele (como o Cinnamon ou o Unity).

Minha versão é a Ubuntu 12,04, as unicas modificações que uso é o Compiz e Emerald, fora isso ele é todo original de instalação.

Geralmente ao ativar o Compiz ele requer que você instale os drivers proprietários de vídeo. É provável que o Nouveau, que é uma versão de código aberto dos drivers da nVidia, e que geralmente tem sido usado como o driver padrão para placas da nVidia na maioria das distribuições, não seja capaz de trabalhar com o Compiz.
 
Última edição:
Valeu mesmo pela a ajuda, quando chegar a noite em casa tentarei novamente!

EDIT (01/09)

Tentei novamente, mas nessa vez coloquei o "gedit" no lugar do nome "editortexto", mas no fim não aconteceu nada, não abriu nenhuma janela ou editor de texto! Ficou na janela do terminal, ficou cada comando abaixo do outros em sua ordem de execução, dando a impressão que não foi alterado nada.
 
Última edição:
O driver está instalado, tanto é que o módulo dele está cerregado.

O problema todo é que o autor do tópico deve estar utilizando a cerquilha incorretamente.

A cerquilha é um sinal para executar o comando como root, mas você tem que primeirar virar root, seja com o su ou com o sudo gedit /arquivo

Resumindo: não acrescente a cerquilha!

E eu só vi a mensagem hoje porque ao invés de gerar um novo post, ele editou o antigo. Aí não aparece no painel de controle.
 
Desculpas por não postar nenhum retorno aqui, pois como não estava acessando o Ubuntu mais, já tinha me esquecido do tópico e minha esperança já quase não existia mais.

Então voltei a usar o Ubuntu agora pouco para saber sobre a nova versão e me lembrei daqui, e tentando a dica de cada um, acabei que conseguir controla o cooler da GTX470:freddy::allgoods::allgoods:
O que eu fiz foi tentar , da qual conseguir, instalar o drive proprietário da Nvidia com a dica do colega "RSA", e após instalar o drive, tentei a dica do colega "ignacho" e a do "Mestre_Ag", da qual apareceu o bloco de nota "xorg.conf." onde eu pude acrescentar a linha Option "Coolbits" "4", e após reiniciar o PC, eis que consigo alterar a velocidade do cooler:soclose::freddy:

Creio que essa dica deva ajudar muito a quem possui VGA de temperamento forte e está usando o Ubuntu, pois antes não estava usando devido a alta temperatura que ficava mesmo só acessando a Net e outras coisas simples, que era 84ºC.


*:joia:Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a ignacho novamente.

Muito obrigado a todos!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo