Proteja seu PC em época de chuvas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Eraldo Freitas

Usuário com assinatura bloqueada
Esta época do ano, entre os meses de dezembro e março do ano seguinte, é marcada sempre por grandes tempestades e outros problemas climáticos.
Muitas pessoas não se preocupam em passar por um belo temporal com o computador ligado, isso muitas vezes resulta em pequenos ou grandes prejuízos para consertar o equipamento queimado.

Algumas perguntas comuns sobre o assunto e suas respostas:

Meu computador está desligado, preciso tira-lo da tomada?

Sim! Apesar de o equipamento estar desligado, uma corrente de energia de alta intensidade, como um raio, pode facilmente passar pelo circuito e chegar até o seu estabilizador ou a fonte de computador, em alguns casos até nos componentes internos (Placa mãe , HD, etc…).
Lembre-se, se você tiver estabilizador e/ou nobreaks, tire-os da tomada também, assim tudo que estiver ligado neles, fica protegido.

Preciso tirar o cabo do modem de Internet?

Sim! Raios podem cair em redes de energia e em postes, nesse caso a descarga vem pela rede de telefone e de TV a Cabo (NET Virtua).
Antenas de Internet via rádio e via satélite também devem ser desconectadas dos equipamentos dentro da casa.

Possuo Para-Raios e/ou aterramento em casa/trabalho, ainda assim preciso tirar o computador da tomada?

Sim! O aterramento serve para atenuar e desviar descargas de energia anormais, porém qualquer raio pode facilmente superar a capacidade de escape de um aterramento.
O mesmo ocorre com o para-raios, pois mesmo com a proteção isolando seu imóvel, o raio pode atingir a rede elétrica na rua e a descarga vir pela fiação.

Meu Estabilizador/Nobreak não me protege de raios?

Não! A função do estabilizador é regular a tensão elétrica que passa por ele, sendo assim, em uma rede elétrica que funciona a 115V, em caso de variação, os 115V serão mantidos, claro dentro de uma faixa de tolerância em que o Estabilizador opera.
No caso do Nobreaks, a diferença está na presença de baterias, que em caso de queda da energia, assumem a alimentação de energia, até que sua carga acabe.
Nenhum dos dois, estabilizadores ou nobreaks, protegem contra raios, visto que a descarga elétrica de um raio é muito forte para o circuito de regulação manipule.

Disjuntores protegem contra raios?

Não! Eles protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, em alguns casos também protegem contra descargas originadas da rede externa, mas apenas com raios menores ou que atingiram a rede em locais distantes. Caso o Raio caia próximo ao seu imóvel, a descarga será muito forte, passando pela rede antes do disjuntor desarmar ou explodir.

Tenho uma empresa/trabalho em casa, preciso continuar trabalhando mesmo durante temporais ou tempestades, o que faço?

Para ambientes com essa necessidade, pode-se fazer um estudo e implementar tecnologias que possibilitem o trabalho em condições de tempestade e temporal.
Uma combinação de aterramento e para-raios, somados a uma rede elétrica interna bem construída de forma a segmentar os diferentes setores da empresa/casa, já é um bom começo.
Sempre usando material de boa qualidade.
Nobreaks são uma boa opção para usuários residenciais e uma obrigação para usuários empresariais, principalmente em se tratando de servidores.
Se a Energia cair ou você precisar isolar o imóvel durante um temporal, pode usar um nobreaks para salvar os documentos e operações antes de desligar o computador.
Em alguns casos, principalmente em ambiente industrial, indica-se o uso de geradores, que podem assumir a alimentação do local em caso de falta de energia elétrica ou grandes tempestades.

Seguindo as boas práticas citadas acima, o risco de se gastar com equipamentos queimados diminui. Porque diminui e não acaba? Simples, mesmo em um belo dia de sol, ainda pode haver descargas elétricas vindo de ambientes externos, curtos-circuitos entre outros problemas, portanto esteja sempre atento.


Fonte
 
A única coisa que perdi que foi queimado por raio foi uma fonte de PC e um modem discado de 14.400kbps.
Isso varia muito da região, rede elétrica e aterramento.
 
Só perdi uma fonte q foi queimada por um raio, na epoca nao usava estabilizador nem filtro de linha, nem nd, era ligado td direto na tomada. :lol:

Filtro de linha tbm nao serveria pra nd pra proteger contra raio? :cry:
 
Quando eu trabalhava em uma loja de info, a época em que mais se vendia modem discado e modem adsl era essa. Muita gente não sabe que tem que tirar o cabo de telefone no aparelho.
 
Otimo topico!
 
Deixa eu relatar como queimou minha placa de rede, modem e roteador.

Comecou a relampiar muito e ai eu desliguei o pc... ate da tomada.
mais minha irma queria continuar usando o pc dela.

nisso caiu um raio perto do poste que veio pela fiaçao do cable da net... pipocou o modem da net, passou para o roteador que tb pipocou e do roteador foi direto pra minha placa de rede... ainda bem que a placa era offboard e so queimou ela...
e o maledito pc da minha irma ficou inteiro. huahuahuahuhua.
 
Sou sortudo então, nunca queimei nada HASUDHSAHDSAD e olha que nao tomo mtas cuidados :|
 
Eu não tive sorte até hoje, tenho que desligar, pois já foram dois modens ADSL, dois nobreaks que tiveram a placa furada por causa de descarga elétrica, uma placa mãe e telefone sem fio.
Hoje uso um DPS e filtro de linha, mas sempre que possível desligo tudo da tomada elétrica e o fio do telefone.
 
Do meu tempo de pc (2k3), várias configs, PORCAUSA de chuva só tive uma fonte e um modem 56k ..
Esses últimos tempos, pode estar tendo temporal, chuva, raios, força cai mas não saio do pc não... Até porque se queimar a seguradora repõe :said:
 
Nossa eu nunca desligo o pc, nem mesmo em chuvas fortes! AHAAHa eu sou muito sortudo, já o meu vizinho já perdeu o PC dele, mas o provedor de energia cobriu o concerto...
 
Quer dizer então que não basta desligar a régua/filtro de linha, tem que tirar da tomada? Froid.
 
Minha casa tem seguro.. e parece que cobre raio, incendio, enchente... e tals

Anyway ela é aterrada, tem umas 5 astes daquelas de cobre de uns 3 metros no chão, todas tomadas 3 pinos... e ainda uso filtro e no break no PC.

Mais o modem da NET queimou um tempo atrás...a descarga deve ter vindo pelo cabo da NET. :p
 
Última edição:
A gente nunca pode imaginar onde um raio irá cair e qual a intensidade dele. Se eu ouvir algum trovão ou estiver relampejando muito, puxo tudo da tomada hehehee
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo