[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Na minha cidade já está 500Mb por 99,90 a concorrência aqui está grande antigamente só tinha monopolio da Oi no velox e o provedor local a rádio com a popularização da fibra já tem mais 4 provedores sendo 1 grande (Oi) / 1 Semi Grande (Vero) / 3 locais... todos oferecem boas conexões, no provedor local que uso nunca reajustou o valor, enquanto que na grande (Oi) por exemplo após 1 ano voltam ao valor sem desconto.
 
Na minha cidade já está 500Mb por 99,90 a concorrência aqui está grande antigamente só tinha monopolio da Oi no velox e o provedor local a rádio com a popularização da fibra já tem mais 4 provedores sendo 1 grande (Oi) / 1 Semi Grande (Vero) / 3 locais... todos oferecem boas conexões, no provedor local que uso nunca reajustou o valor, enquanto que na grande (Oi) por exemplo após 1 ano voltam ao valor sem desconto.
Aqui só a Mob não reajustava o valor após 1 ano antigamente e agora faz isso. Provedor grande só a Vivo par metálico mas no site diz que tem disponibilidade mas ainda não verifiquei se tem, Oi e claro não pegam aqui, provedor local grande conhecido que todo mundo tem só Mob e Brisanet e essas duas tão pau a pau com os 700mb por 99,90 na Brisanet e na Mob por 6 meses 69,90, após 99,90. Tem provedores de bairro aqui acho que mais de 5 mas não sei se esses pequenos de bairro prestam aqui.
 
6F5MCh0.png
 
Aqui só a Mob não reajustava o valor após 1 ano antigamente e agora faz isso. Provedor grande só a Vivo par metálico mas no site diz que tem disponibilidade mas ainda não verifiquei se tem, Oi e claro não pegam aqui, provedor local grande conhecido que todo mundo tem só Mob e Brisanet e essas duas tão pau a pau com os 700mb por 99,90 na Brisanet e na Mob por 6 meses 69,90, após 99,90. Tem provedores de bairro aqui acho que mais de 5 mas não sei se esses pequenos de bairro prestam aqui.
Eu tenho a Oi, mas é antiga Velox que tá encostada porque ainda não migrei o fixo de cobre (antigo) para a fibra deles (telefone voip) vivem ligando ameaçando cancelar o número enquanto não troco vou utilizando normalmente a linha fixa que ainda funciona bem. Em relação ao desempenho do provedor local ao grande acredito que seja mais relacionado a rotas, exemplo:

- Operadora Vivo: Minha Casa em MG destino --> São Paulo A conexão sai da minha Casa vai na operadora Vivo e com 3 rotas chega em São Paulo
- Operadora Local: Minha Casa em MG destino --> São Paulo: A conexão sai da minha Casa, vai na operadora Local e de lá vai para a operadora Vivo e a partir daí mais 3 rotas para chegar em São paulo.

Então na lógica com a operadora vivo vc teria menos rotas algo como 10ms enquanto que com o provedor local vc teria mais rotas e 15ms.. Na prática a diferença é imperceptível pois é muito rápido talvez só consiga ver em programas específicos de benchmark. Pode ser que eu esteja enganado, mas sei que a operadora local costuma "alugar" a grande.
 
Hoje a MHNET está péssima aqui em Santa Maria/RS... o ont tá acusando problema na fibra desde cedo da tarde e nada de resolverem. Pediram 48h pra mandar um técnico e só disseram que é problema na fibra.
E eu comprei dois TP-Link M4 pra substituir esse roteador deles que o wifi não estava chegando bem em alguns locais também.
 
Pode ser que eu esteja enganado, mas sei que a operadora local costuma "alugar" a grande.
Não exatamente. O serviço de trânsito IP é prestado tanto por empresas focadas nisso (ex.: Cirion, American Tower, Cogent, China Telecom...) quanto por operadoras do varejo (Vivo, TIM, Oi...), que possuem uma divisão corporativa/atacado/wholesale (Telefônica, Sparkle, Vtal, respectivamente). Até provedores de qualquer tamanho com a devida estrutura podem fornecer esse serviço para outros.

Então da mesma forma que operadoras de varejo compram capacidade de operadoras de backbone, provedores também podem comprar das mesmas operadoras de backbone, das operadoras de varejo ou de outros provedores.

A Internet é um monte de redes interconectadas (por vezes facilitado por pontos de troca de tráfego), uma contratando capacidade da outra. Não existe isso de um estar revendendo do outro, não existe uma "rede original" que saem revendendo. A estrutura e papel de uma operadora e de um provedor são os mesmos na Internet, independente se para chegar em um conteúdo você passa por só 1 ou 2 redes (mais comum em capitais ou regiões de grandes hubs de conectividade do país) ou por 5 ou 6 (comum mais ao interior, onde há mais empresas operando redes intermediárias).

Isso é diferente de gatonet que compra uma banda larga residencial ou empresarial e sai compartilhando. Isso nem é provedor, e no meu ver acabou bastante pelo país.
 
Tenho MHNET (400mb) e moro em gravatai-RS. Ping para São Paulo está em média 120ms (o que é bizarro para quem usa vpm e joga), creio que estou num cgnat (IP 143.208.X.X)? Me ofertaram a VERO Telecom, será que vale a pena a troca? Ou seria melhor tentar brigar com eles e pedir um ipv6/ipv4 fixo ou dinâmico ao menos?
 
Tenho MHNET (400mb) e moro em gravatai-RS. Ping para São Paulo está em média 120ms (o que é bizarro para quem usa vpm e joga), creio que estou num cgnat (IP 143.208.X.X)? Me ofertaram a VERO Telecom, será que vale a pena a troca? Ou seria melhor tentar brigar com eles e pedir um ipv6/ipv4 fixo ou dinâmico ao menos?
143.xxx não é CGNAT, a latência alta pode ser gargalo ou problema na rede da MHNET, um colega reportou a mesma coisa na mesma região (RS) mais acima.

Sobre a troca pela Vero, de repente vale contratar sem cancelar o provedor atual pelo menos nos 7 dias iniciais e testar ambas, depois é só cancelar uma delas.
 
Tenho MHNET (400mb) e moro em gravatai-RS. Ping para São Paulo está em média 120ms (o que é bizarro para quem usa vpm e joga), creio que estou num cgnat (IP 143.208.X.X)? Me ofertaram a VERO Telecom, será que vale a pena a troca? Ou seria melhor tentar brigar com eles e pedir um ipv6/ipv4 fixo ou dinâmico ao menos?
Retificando meu comentário l, meu IP é 100.70.X.X (verifiquei agora no router) e o externo (meuip.com) que está 143.208.X.X. Creio que realmente seja CGNAT. Valeria solicitar a troca para a MHNET do IP? Ou tento os 7 dias na VERO mesmo?
 
Retificando meu comentário l, meu IP é 100.70.X.X (verifiquei agora no router) e o externo (meuip.com) que está 143.208.X.X. Creio que realmente seja CGNAT. Valeria solicitar a troca para a MHNET do IP? Ou tento os 7 dias na VERO mesmo?
Sim, está em CGNAT! se a latência está tão zuada assim é melhor buscar outro provedor mesmo.
 
Hoje a MHNET está péssima aqui em Santa Maria/RS... o ont tá acusando problema na fibra desde cedo da tarde e nada de resolverem. Pediram 48h pra mandar um técnico e só disseram que é problema na fibra.
E eu comprei dois TP-Link M4 pra substituir esse roteador deles que o wifi não estava chegando bem em alguns locais também.
Bom atualizando: foi o pessoal da companhia elétrica que ferrou com a minha internet ao trocarem o poste na rua. O técnico chegou e disse:"Ah mas aquele poste não tava ali" kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho MHNET (400mb) e moro em gravatai-RS. Ping para São Paulo está em média 120ms (o que é bizarro para quem usa vpm e joga), creio que estou num cgnat (IP 143.208.X.X)? Me ofertaram a VERO Telecom, será que vale a pena a troca? Ou seria melhor tentar brigar com eles e pedir um ipv6/ipv4 fixo ou dinâmico ao menos?
Qual servidor que você tá tentando pingar?
 
  • Curtir
Reações: YO!
Alguém da região de Avaré/Bauru que utilize a LPNet (atualmente Desktop) poderia me passar algumas informações sobre o provedor? Se a conexão é estável, se consigo utilizar meu próprio roteador wifi, se é CGnat ou se tem algum tipo de limitação. Moro na região de Avaré e atualmente assino o Zaaz, mas de uns tempos para cá comecei a ter pequenos problemas irritantes na conexão, como lentidão em alguns serviços e o pior: limitação pesada de banda na Netflix eoutros streamings, que simplesmente não roda em 4k sem VPN. Como não quero me estressar com o péssimo atendimento deles, pretendo trocar de provedor, e gostaria de informações sobre a Desktop aqui na região.

Edit: o problema do 4k parece ser da própria Netflix.

 
Última edição:
Pessoal da Mob Telecom fiquem de olho no valor do plano de vocês pq aqui nem deu um ano ainda e aumentaram o valor da Internet daqui de 114,90 pra 116,28 (valor total sem desconto). Faltam 2 meses pra completar 1 ano que mudei de plano.

Aqui os prints:
O pior é que eu não tirei print de quando tava nos 114,90 pq eu não sabia que isso ia acontecer. :pepe:
Tô achando que fizeram isso pra quando passar de 1 ano colocarem esse bendito reajuste anual pra chegar nos 121,28 +/- com a desculpa desse reajuste. Palhaçada!
 
Última edição:
Pessoal da Mob Telecom fiquem de olho no valor do plano de vocês pq aqui nem deu um ano ainda e aumentaram o valor da Internet daqui de 114,90 pra 116,28 (valor total sem desconto). Faltam 2 meses pra completar 1 ano que mudei de plano.

Aqui os prints:
O pior é que eu não tirei print de quando tava nos 114,90 pq eu não sabia que isso ia acontecer. :pepe:
Tô achando que fizeram isso pra quando passar de 1 ano colocarem esse bendito reajuste anual pra chegar nos 121,28 +/- com a desculpa desse reajuste. Palhaçada!
Atualiza o plano. Olha as ofertas https://www.ofertasmobtelecom.com.br/
 
Pessoal da Mob Telecom fiquem de olho no valor do plano de vocês pq aqui nem deu um ano ainda e aumentaram o valor da Internet daqui de 114,90 pra 116,28 (valor total sem desconto). Faltam 2 meses pra completar 1 ano que mudei de plano.

Aqui os prints:
O pior é que eu não tirei print de quando tava nos 114,90 pq eu não sabia que isso ia acontecer. :pepe:
Tô achando que fizeram isso pra quando passar de 1 ano colocarem esse bendito reajuste anual pra chegar nos 121,28 +/- com a desculpa desse reajuste. Palhaçada!

@DhySilva, aqui tá normal os valores. Meu plano é o mob one de 700mb, assinei naquela promoção que ela fez de 79,90 por 6 meses e os outros 6 meses volta para 99,90. Até pensei em renovar para o valor novo, 69,90, mas aí seria atualizado novamente a fidelidade e só terminaria em 2025, aí não rola, pois no fim da atual estou cogitando pular pra vivo, pois parece que meu bairro está tendo viabilidade.
 
@DhySilva, aqui tá normal os valores. Meu plano é o mob one de 700mb, assinei naquela promoção que ela fez de 79,90 por 6 meses e os outros 6 meses volta para 99,90. Até pensei em renovar para o valor novo, 69,90, mas aí seria atualizado novamente a fidelidade e só terminaria em 2025, aí não rola, pois no fim da atual estou cogitando pular pra vivo, pois parece que meu bairro está tendo viabilidade.
Gente obrigado pelo feedback. Vou ver aqui o que posso fazer. @blacklynx xii vai ser renovado mesmo amigo, aí complica. @luisrafael vou olhar aqui amigo.
 
Pessoal, para os usuários da mob telecom, vcs estão conseguindo acessar o aplicativo dela para pagar as faturas?

Fui agora pagar o boleto e não passou no sistema, deu que não existia aqueles dados da fatura. Tentei acessar o aplicativo e estar dando usuário inválido.

Esse problema está ocorrendo com mais alguém hoje? Sei que depois que a mob começou a atualizar o aplicativo ficou uma bosta o acesso a ele, o site então bem se fala, do nada buga.
 
Pessoal, para os usuários da mob telecom, vcs estão conseguindo acessar o aplicativo dela para pagar as faturas?

Fui agora pagar o boleto e não passou no sistema, deu que não existia aqueles dados da fatura. Tentei acessar o aplicativo e estar dando usuário inválido.

Esse problema está ocorrendo com mais alguém hoje? Sei que depois que a mob começou a atualizar o aplicativo ficou uma bosta o acesso a ele, o site então bem se fala, do nada buga.
Como pago no cartão de crédito, paguei semana passada e foi de boa. Teve umas vezes que o sistema deles bugou pq deu falha pra abrir a fatura mas no dia seguinte paguei normalmente.
 
Como pago no cartão de crédito, paguei semana passada e foi de boa. Teve umas vezes que o sistema deles bugou pq deu falha pra abrir a fatura mas no dia seguinte paguei normalmente.
Amanhã vou tentar novamente, pelo menos a plicativo voltou ao normal, talvez agora eu consiga pagar a fatura sem problemas.
 
Provedor VIP Telecom super instável sempre nesse horário (entre as 19:00 às 21:00), a internet cai e dps volta e olha que no Domingo fiquei sem internet pq aparentemente houve uma fibra rompida
Só consigo acessar o suporte até as 18:00, logo, só amanhã poderei reclamar dessa merda, mas já estou planejando ter um segundo link como backup
 
Fala pessoal, bom dia.

Venho aqui para comunicar que tive 4 problemas de falta de internet por longo período após contratar a Alares em Setembro de 2023 (acima de 24h de internet em cada).

Tentei cancelar pela ANATEL sem pagar a multa por má prestação de serviço, pois eles têm uma cláusula que prevê isso.

Porém, fiquei sabendo falando com uma pessoa da própria ANATEL que só seria possível cancelar sem multa quando há problemas de falta de internet sem resolução por um prazo de 10 dias, um total absurdo e sem lógica. E quem trabalha e precisa da conexão? Vai receber pelo prejuizo ou vai ter apenas um desconto proporcional na mensalidade?

Bom, vocês já sabem... Uma lei absurda que só protege esses provedores sem qualidade.

A Alares em momento algum quis saber das minhas perdas, só em prestar suporte.
Eu não recomendo esse provedor de forma alguma, foram 4 ocorrências em menos de 3 meses por longos períodos, a qualquer momento pode faltar internet, e sempre é problema externo.

Alguém saber de outra forma para proceder e conseguir cancelar isso sem pagar a multa?
 
Estou escrevendo isso aqui para os que por ventura, como eu, tenham migrado algum tempo atrás para algum provedor regional de fibra. À primeira vista pode parecer um grande negócio, considerando a largura de banda e o preço. Até um 1 Gbps por 90 reais eu já cheguei a ver recentemente. Mas para qualquer uso um pouco mais exigente, ou mesmo para um uso simples que demande boas e estáveis conexões com todo o Brasil e com o exterior, esses provedores, na maior parte meras revendas da conectividade fornecida pela Vtal ou Oi, é um barato que sai caro, não se justifica. Passei um ano esperando vencer o prazo de fidelidade porque sei que se pedisse o cancelamento do serviço alegando baixa e instável performance, eles iriam rodar um fast.com com o hop mais próximo e dizer: olha! nosso serviço é fantástico! está reclamando do quê?! Mas, na verdade, a rede deles é podre. É triplo ou quádruplo NAT, latência horrível e/ou muito variável, taxas de transferência com o exterior que mais parecem com as conseguidas por conexão discada de 25 anos atrás ou a banda larga primitiva, etc. Acho que as pessoas poderiam buscar se esclarecer e parar de dar faturamento a essas empresas. A cúpula delas sabe o que está vendendo (gato por lebre), mas se essa cultura do menor preço por qualquer serviço se tornar hegemônica, serão a Vivo e a Claro (que, até onde consegui ler, são as que ainda fornecem um pouco de qualidade ao mercado doméstico de conexão à Internet) que embarcarão também nisso, ficando nós sem nenhuma opção de conexão de qualidade.
 
Última edição:
Fala pessoal, bom dia.

Venho aqui para comunicar que tive 4 problemas de falta de internet por longo período após contratar a Alares em Setembro de 2023 (acima de 24h de internet em cada).

Tentei cancelar pela ANATEL sem pagar a multa por má prestação de serviço, pois eles têm uma cláusula que prevê isso.

Porém, fiquei sabendo falando com uma pessoa da própria ANATEL que só seria possível cancelar sem multa quando há problemas de falta de internet sem resolução por um prazo de 10 dias, um total absurdo e sem lógica. E quem trabalha e precisa da conexão? Vai receber pelo prejuizo ou vai ter apenas um desconto proporcional na mensalidade?

Bom, vocês já sabem... Uma lei absurda que só protege esses provedores sem qualidade.

A Alares em momento algum quis saber das minhas perdas, só em prestar suporte.
Eu não recomendo esse provedor de forma alguma, foram 4 ocorrências em menos de 3 meses por longos períodos, a qualquer momento pode faltar internet, e sempre é problema externo.

Alguém saber de outra forma para proceder e conseguir cancelar isso sem pagar a multa?
A Anatel virou (ou sempre foi) uma piada de mau gosto. Para certas demandas pequenas consumeristas, uma reclamação até surte efeito. Acho que são eficientes nessas coisas para mostrar serviço. Mas quando é para mexer no vespeiro da qualidade da prestação de serviço dessas operadoras de telecomunicações com argumentos realmente técnicos que ela poderia lançar mão, aí só se for a favor de um grupo mais podero$o e contra outro menos, onde o consumidor, se for considerado, será apenas um álibi.
 
A Anatel virou (ou sempre foi) uma piada de mau gosto. Para certas demandas pequenas consumeristas, uma reclamação até surte efeito. Acho que são eficientes nessas coisas para mostrar serviço. Mas quando é para mexer no vespeiro da qualidade da prestação de serviço dessas operadoras de telecomunicações com argumentos realmente técnicos que ela poderia lançar mão, aí só se for a favor de um grupo mais podero$o e contra outro menos, onde o consumidor, se for considerado, será apenas um álibi.

E eu achei que servia de algo, não existe em canto nenhum alguém poder passar 10 dias sem internet para poder cancelar , esse país é uma piada em permitir aprovarem um absurdo desses .


Tô pensando em processar igual fiz com a Claro, mas esse lance dos 10 dias me preocupa, embora seja só uma resolução, não uma lei ou algo que seja direito do consumidor
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo