• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Q6600 fica em 3.0Ghz tranquilo, mas não passa por nada!

Fruitylooping

Hungry Member
Registrado
Salve galera,

to com um problema estranho aqui, uso normalmente meu Q6600 em 3.0Ghz, 9x333, com 1.225v setados na Bios e vdrop para 1.18v no windows. OCCT e Prime95 rodam tranquilos por horas a fio e eu uso essa config para renders pesados em 3D Studio Max e jogos, crysis, gta4, grid, etc há quase 1 ano, sem paus. Conclusão = config rock solid, com voltagem bem baixa. ótimo!

O problema é que seto para 3.2Ghz, 9x356, e não estabiliza, o OCCT não roda nem 10 minutos e dá pau. Isso aconteceu com 1.285v, 1.325v e 1.385v! Oq respectivamente no windows significa 1.2v, 1.25v e 1.3v (vdrop bem alto, sei que um mod vai bem, mas esse não deve ser o real problema pois acontece com 3.0ghz também e nunca pegou nada...). As memórias G.Skill 1000mhz DDR2 sempre sem over, só no processador.

Nas 3 voltagens subi 0.1v do north bridge (default 1.25v @ 1.35) e os resultados no OCCT foram idênticos, nem 10 minutos e pau.

Finalmente, subi o MCH para 0.2v (default 1.25v @ 1.45) e o PC nem ligava...os coolers giravam, mas o PC não inicializava. Resetei o CMOS e voltei ao zero.

To achando muito estranho essa dificuldade toda por causa de 200mhz...

Opiniões e sugestões são muito bem vindas! Abraço
 
Ao invez de usar 9x356 tenta 8x400... tem casos q com mult 8 nao vai nem a pau... vai ver o contrario da certo hehehehe

Soh nao vou pode ajudar quanto as voltagens de NB e talz pq nao tenho nenhum parametro.. a minha nao tem essas opçoes hehehehe
 
cara fazer over em q6600 eh quase uma arte .. num vo com a cara desse processador ... eh mto trabalhoso

mas tem uma galera q manja ... eles devem ajudar bastante
 
cara fazer over em q6600 eh quase uma arte .. num vo com a cara desse processador ... eh mto trabalhoso

mas tem uma galera q manja ... eles devem ajudar bastante

Vixe. To achando o Q9550 bem mais chato q ele. :(

Voltando ao topico, sua mobo tem os mesmo ajustes q a minha :D
BOm, pra 3.2 eu nao precisava aumentar o MCH. Meio estranho isso. Faz o teste q o lebaldi falou. Pode funcionar.

Outra coisa, over é uma coisa muito imprevisivel. O meu Q9550 faz 3.5Ghz com voltagem default (1.225v). Mas pra 3.6Ghz precisa de 1.275v e pra 3.7Ghz 1.36v.
As vezes subir 100Mhz é osso! rs

Ah! E a fonte? É boa? Pode ser falta d energia tb nao?
Qual bios vc ta usando? Se nao tiver atualizado faça isso. Vamos tentando fechar as possibilidades. ;)
 
cara fazer over em q6600 eh quase uma arte .. num vo com a cara desse processador ... eh mto trabalhoso

mas tem uma galera q manja ... eles devem ajudar bastante

hiuehiueahuihaeuae resumiu o espirito, eh pra quem quer arriscar mesmo!
 
Recomendaria você colocar o multi da CPU em 6x, e estabilizar primeiro o FSB que você pretende usar.

Com o multi em 6x, você pode deixar o vCore em seu valor padrão, e aí, basta se preocupar com as voltagens do FSB e do MCH. Tente achar a combinação desses dois valores que lhe dê estabilidade.

Só espero que você não encontre uma barreira de FSB wall do combo CPU+mobo muito baixa.

Um abraço.
 
Vixe. To achando o Q9550 bem mais chato q ele. :(

Voltando ao topico, sua mobo tem os mesmo ajustes q a minha :D
BOm, pra 3.2 eu nao precisava aumentar o MCH. Meio estranho isso. Faz o teste q o lebaldi falou. Pode funcionar.

Outra coisa, over é uma coisa muito imprevisivel. O meu Q9550 faz 3.5Ghz com voltagem default (1.225v). Mas pra 3.6Ghz precisa de 1.275v e pra 3.7Ghz 1.36v.
As vezes subir 100Mhz é osso! rs

Ah! E a fonte? É boa? Pode ser falta d energia tb nao?
Qual bios vc ta usando? Se nao tiver atualizado faça isso. Vamos tentando fechar as possibilidades. ;)

A fonte é boa sim, é uma Cooler Master Extreme Power Plus 460W, todas as revisões dela são muito positivas, to com ela há mais de 6 meses e não tenho oq reclamar.

Vou testar agora 8x400. Atualizar a Bios é algo que eu gostaria de fazer só em caso de extrema necessidade (oq não é) pois o sistema no geral está muito bom, e pra dar ***** com bios nova é bem fácil...
 
Vc pode fazer um teste, tipo aumentando o vcore para 1,5volts, e testar pra ver se fica estavel: Digo isso pois tive problema com vdrop, e depois de tirar o vdrop o over ficou bem mais facil; Se ficar estavel então era falta de vcore durante um pico de consumo do CPU.
 
Vc pode fazer um teste, tipo aumentando o vcore para 1,5volts, e testar pra ver se fica estavel: Digo isso pois tive problema com vdrop, e depois de tirar o vdrop o over ficou bem mais facil; Se ficar estavel então era falta de vcore durante um pico de consumo do CPU.

É então, os segundos valores que eu postei na primeira mensagem eram da leitura feita dentro do windows, e são o pico mínimo que a voltagem atinge durante os testes de stress.
 
Galera, 8x400 o PC não liga, e depois de desligar/ligar duas vezes ele entra no windows com o mult em 8x, mas o fsb cai pra 266 que é o valor default.
Existe um controle de voltagem pro fsb na bios, acho que acima dos 333 que eu uso para 3.0ghz ela já não aguenta com alimentação default. Derrepente eu consigo melhores resultados com mult maior e FSB menor, tipo 10x320 = 3.2, faz sentido?
 
Galera, 8x400 o PC não liga, e depois de desligar/ligar duas vezes ele entra no windows com o mult em 8x, mas o fsb cai pra 266 que é o valor default.
Existe um controle de voltagem pro fsb na bios, acho que acima dos 333 que eu uso para 3.0ghz ela já não aguenta com alimentação default. Derrepente eu consigo melhores resultados com mult maior e FSB menor, tipo 10x320 = 3.2, faz sentido?
O problema é que o multiplicador dele é 9 e não 10, era bom vc colocar seus dados da bios tipo o exemplo abaixo, fica mais fácil de ajudar:
Tentei achar o template da sua p35-ds3 mas não achei.

Template Básico Asus P5Q-Deluxe
Para 3.2Ghz no Q6600 usava aqui assim:

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8
FSB Strap to North Bridge: AUTO
FSB Frequency: 400
PCI-E Frequency: 100
DRAM Frequency: 800 (1:1)

CPU Voltage: 1.3750
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.52
FSB Termination Voltage: 1.24
DRAM Voltage: 1.98
NB Voltage: 1.34
NB GTL Reference: AUTO
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50
----------------------------------------
Load Line Calibration: Disable
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew : AUTO
NB Clock Skew : AUTO

Advance CPU Settings
C1E Suppport: Disabled
Max CPUID Value Limit: Enable
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Enable
 
Filho, é isso mesmo, as vezes precisa de muito vcore para subir uns míseros Mhz. Vou lhe dar dois exemplos:

Meu antigo Q6600, com VID de 1.3v ia até 3.0 Ghz em stock, tranquilo, sem mexer em nada. Mas daí em diante pedia muita voltagem, 3.2 Ghz até 3.4 Ghz só com 1.35v e 3.6 Ghz só com 1.45v, ou seja, 0.1v a mais para míseros 200 Mhz.

O meu E8400 atual chega em 4.0 Ghz com vcore stock, mas se eu quiser 4.25 Mhz já tenho que usar absurdos 1.3v, quase 0.1v também.
 
Então da um "load optimized" na bios, seta 400X8 no fsb com 1.35 de vcore. Isso funcionou pra mim. Dxou as memos 1:1 com um vcore legal.
A voltagem do FSB e MCH só precisei mexer acima de 3.2.
 
Então da um "load optimized" na bios, seta 400X8 no fsb com 1.35 de vcore. Isso funcionou pra mim. Dxou as memos 1:1 com um vcore legal.
A voltagem do FSB e MCH só precisei mexer acima de 3.2.

Oq faz o "load optimized"? Minhas memos tão 1:1 já. 400x8 1.35v já foi e não virou...

Preciso pegar uma tinta condutiva e fazer o vdrop mod logo, ta muito pesado.
 
eu tive 1 Q6600 identico ao seu brother não subia mais q 3ghz por nada no mundo eu podia por 1.80 de vcore que ele nem dava video minha solução foi vende-lo e comprar outro processador... mas isso apos testar em 3 pcs diferente com mobos diferentes.
 
Que *()#&*¨#! O GTA IV ta rolando bem até, mas rolam umas gargaladas de leve que eu tenho certeza que sairiam com mais 200 ou 400mhz...

Mas não posso trocar por um DUO porque uso muito 3D Max e a quantidade de núcleos é muito mais importante que as frequências...um duo em 4ghz perde feio pra um quad em stock, então essa possibilidade ta descartada...
 
Que *()#&*¨#! O GTA IV ta rolando bem até, mas rolam umas gargaladas de leve que eu tenho certeza que sairiam com mais 200 ou 400mhz...

Mas não posso trocar por um DUO porque uso muito 3D Max e a quantidade de núcleos é muito mais importante que as frequências...um duo em 4ghz perde feio pra um quad em stock, então essa possibilidade ta descartada...

bom mano aí eu nao posso te dizer porque GTA IV eu ainda nao joguei, agora se vc trabalha com ediçoes graficas com certeza voce necessita de mais nucleos mas como meu pc é unicamente para jogos eu nao volto atras na minha troca por nada nesse mundo estou muito feliz com meu E8500...
 
Filho, é isso mesmo, as vezes precisa de muito vcore para subir uns míseros Mhz. Vou lhe dar dois exemplos:

Meu antigo Q6600, com VID de 1.3v ia até 3.0 Ghz em stock, tranquilo, sem mexer em nada. Mas daí em diante pedia muita voltagem, 3.2 Ghz até 3.4 Ghz só com 1.35v e 3.6 Ghz só com 1.45v, ou seja, 0.1v a mais para míseros 200 Mhz.

O meu E8400 atual chega em 4.0 Ghz com vcore stock, mas se eu quiser 4.25 Mhz já tenho que usar absurdos 1.3v, quase 0.1v também.

disse tudo!
sueahiuehaiuehaiueh

as vezes pra subir até 100Mhz precisa aumentar o vCore em 0.1/0.12
 
meu é G0 e tive que tacar 1.425v pra estabilizar em 3520mhz
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo