[Q9550] Problemas de desempenho e temperatura

T.Probo

know-it-all Member
Registrado
Minha configuração atual é Q9550, XFX 4870, XMS2 1066mhz, fonte corsair 550w e placa mãe P5QE...
Uso o Win7 64 bits :boring:
Bem pessoal, para começar estou tendo problemas com as temperaturas do Q9550, os núcleos estão sempre acima de 50° em idle, usando um cooler box intel.

Tenho 4gb da XMS2 Corsair e as mesmas estão funcionando a 800mhz enquanto deveriam funcionar a 1066mhz, já tentei setar manualmente no setup, mas sempre dá "overclock failed", então mudei a voltagem para 2.1v, só que continuam funcionando a 800mhz.
everestq.jpg


O desempenho da máquina está horrível, notem no teste do 3dmark vantage. Durante os testes, em determinados momentos o FPS caia para 3~4:boring:
desempenhopc.png


Alguém pode me ajudar, tô começando a ficar "bitolado" com isso e tô com vontade de tocar fogo nesse PC :boring:
 
Última edição:
Temperatura da CPU está totalmente normal, aqui com o Noctua NH-U12P fica por volta dos 40ºC. Então com o cooler BOX é para ser isto mesmo.
 
Temperatura da CPU está totalmente normal, aqui com o Noctua NH-U12P fica por volta dos 40ºC. Então com o cooler BOX é para ser isto mesmo.

Mesmo em idle? As referências que tive desse processador eram de que ele era bem "frio" :neutral:

Mais uma agora, olhem como que o clock do processador está:

clockprocessador.png


Devia estar funcionando a 2,83 e esta funcionando a 2,0 :boring:

É muita onda mesmo... kkkk


Ps: Eu já deixei os valores em default pelo setup da placa mãe, mas nao funcionou, tá aí a bronca, me ajudem se for possível.
 
Última edição:
Mesmo em idle? As referências que tive desse processador eram de que ele era bem "frio" :neutral:

Mais uma agora, olhem como que o clock do processador está:

clockprocessador.png


Devia estar funcionando a 2,83 e esta funcionando a 2,0 :boring:

É muita onda mesmo... kkkk


Ps: Eu já deixei os valores em default pelo setup da placa mãe, mas nao funcionou, tá aí a bronca, me ajudem se for possível.

Isto é normal amigo, é pq está no modo economia de energia quando o sistema está ocioso. Quando vc executa uma tarefa que exija mais processamento, o clock sobe automáticamente. Não está acontecendo assim ae?
 
Isto é normal amigo, é pq está no modo economia de energia quando o sistema está ocioso. Quando vc executa uma tarefa que exija mais processamento, o clock sobe automáticamente. Não está acontecendo assim ae?


Eu já fui nas opções de energia do win7 e setei para alto desempenho, para o clock ficar sempre a 2,8ghz mas mesmo assim não obtive êxito.

Entendi o que você quis dizer, é como se fosse aquela tecnologia da ATI powersave que economiza energia, confere?

Edit: Realmente você tem razão, assim que iniciei o teste de estabilidade do everest o clock subiu automaticamente:slap:

testeeverest.png



Mas mesmo assim, eu ainda continuo com o problema das memórias que deviam funcionar a 1066mhz e estão funcionando a 800mhz.. Esse problema é antigo, já tentei colocar a voltagem das memos a 2,1V e mesmo assim continuou na mesma, quando tento mudar o clock para 1066mhz manualmente, aparece a mensagem de "overcloking failed" quando o PC reinicia.
 
Última edição:
Eu tenho esta mesma mobo, o mesmo processador, só que o meu é revisão C1 rodando a 3.4 GHZ Estou usando a Bios 2101 e funciona tudo normal. Vejo que vc está usando a 2001 né? Acho que se vc atualizar a bios, vai normalizar isto ae.
 
Eu tenho esta mesma mobo, o mesmo processador, só que o meu é revisão C1 rodando a 3.4 GHZ Estou usando a Bios 2101 e funciona tudo normal. Vejo que vc está usando a 2001 né? Acho que se vc atualizar a bios, vai normalizar isto ae.

Exato, minha bios é 2001, só que eu nunca atualizei bios de placa nenhuma, eu só sei o básico, digamos assim...:slap:

Me ajuda?
 
Para fazer uma atualização de bios Não tem mistério, mais como vc disse que nunca atualizou bios de placa alguma, fico com receio te informar o processo e depois se alguma coisa não der certo, eu me sentiria mal pra caramba. Por conta disto, procure alguém ae que faça isto pra vc. Creio que com a Bios atualizada, o problema de suas memórias será resolvido.

Quanto as temps, aqui eu setei no everest TJmax 95. Sinceramente não sei se o TJmax deste processador é este, mais as temps que antes ficavam entre 43 e 45 graus em idle, agora ficam entre 35 e 37. Tenho 3Gb DDR2 800 kingston em dual channel, também tenho a HD 4870 da saphire. No Dmark06 deu 16300 pontos
 
Cara... as memos estao assim pq provavelmente nao ha divisores pra fazer 1066... ou seja... se vc nao quer fazer over... aumenta o FSB e diminui o multiplicador... assim cria um mult q resulta na frequencia mais alta ;)

Sobre a queda de clock... da pra desligar isso na BIOS... geralmente tem a parte CPU lah... eh soh desativar tudo... C1E, Speed Step e etc... dai ele para com isso ;)

Sem falar q na Intel esses recursos sao muito ruins.... principalmente pra quem usa mult diferente... pois ele varia do minimo pro maximo... e nao varia a voltagem... q eh esta q causa maior temperatura ;)
 
Cara... as memos estao assim pq provavelmente nao ha divisores pra fazer 1066... ou seja... se vc nao quer fazer over... aumenta o FSB e diminui o multiplicador... assim cria um mult q resulta na frequencia mais alta ;)

Sobre a queda de clock... da pra desligar isso na BIOS... geralmente tem a parte CPU lah... eh soh desativar tudo... C1E, Speed Step e etc... dai ele para com isso ;)

Sem falar q na Intel esses recursos sao muito ruins.... principalmente pra quem usa mult diferente... pois ele varia do minimo pro maximo... e nao varia a voltagem... q eh esta q causa maior temperatura ;)


Cara, mas mesmo em auto as memórias não deveriam estar a 1066? Digo isso pois a uns dias atrás eu usei elas com um Pentium D945, mas ele sim as limitava a 800mhz, por causa do FSB, mas com o Q9550 era para ter normalizado, sempre que tento setar pela bios, aparece a mensagem "overclock failed" :boring:

Quanto as temps da CPU vou deixar por enquanto nesse "powersave" pois 2° feira tá chegando um TX2 e verei como as temps ficarão...
A conta de energia daqui de casa diminuiu mais de 130 reais devido a esses recursos do processador e da VGA.

Será que com a atualização da Bios as memos voltam a funcionar corretamente?

Abraços
 
tente setar direto na bios os timmings e a frequencia mta gente ja resolveu assim vc nao precisa aumentar a voltagem dela se ela for 1066 em stock ela pega 1066 com voltagem padrao
 
tente setar direto na bios os timmings e a frequencia mta gente ja resolveu assim vc nao precisa aumentar a voltagem dela se ela for 1066 em stock ela pega 1066 com voltagem padrao

Ela deviam funcionar a 1066mhz em stock, era isso que eu queria que o povo entendesse, só que quando eu tento configurá-las manualmente dá sempre "overclocked failed":thumbs_up
 
Amigo, a placa não irá reconhecer a velocidade de 1066 diretamente após a instalação do sistema. Você terá de setar manualmente a velocidade, a latência e a voltágem de acordo com os valores de fábrica das memórias.
Isso ocorre porque seu processador funciona com características de FSB e multipliador antônimas das dos pentes de memória.
Para manter o processador em sua voltágem nominal, você terá de desligar as opções de gerenciamento e melhor uso de energia diretamente na BIOS de sua placa mãe.
Existem várias maneiras de se efetuar o Update da BIOS, a melhor, mais fácil e mais confiável é pela própria BIOS instalada. Basta ter um pendrive, colocar nova BIOS no mesmo e usar o software de instalação que, normalmente, se encontra nas últimas opções do BIOS SETUP....
 
Última edição:
Pessoal, qual dessas duas bios é a melhor?

biosp5qe.png
 
Aqui uso a 2101 e está td tranquilo.
 
Aqui uso a 2101 e está td tranquilo.

Cara, tua configuração é quase igual a minha, exceto pela VGA...

Eu já retirei os slots para ver se o sistema reconhecia novamente, só que não deu certo;
Queria saber se quando você instalou a sua corsair, ela ficou com a freq de 1066mhz logo de cara ou você setou no bios?

Qual dos DIMM's você usa? Os amarelos ou os pretos? Aqui eu uso os amarelos, DIMM1 e DIMM3.
 
Cara, tua configuração é quase igual a minha, exceto pela VGA...

Eu já retirei os slots para ver se o sistema reconhecia novamente, só que não deu certo;
Queria saber se quando você instalou a sua corsair, ela ficou com a freq de 1066mhz logo de cara ou você setou no bios?

Qual dos DIMM's você usa? Os amarelos ou os pretos? Aqui eu uso os amarelos, DIMM1 e DIMM3.
Opa, então, precisei setar pela BIOS, porque por padrão, quando coloca qualquer memória no PC, ela se ajusta ao mesmo clock do processador, se estiver com FSB 400, a memo ficará em 800Mhz (esquema DDR), pra manter a proporção 1:1 (trabalhando em mesma frequência, melhor desempenho), mas dae é só setar manualmente em 1066Mhz, daí a proporção ficará diferente. Aqui também uso os slots amarelos, valeu.

Aqui estou usando tudo em stock e sinceramente, tenho rodado todos os games atuais com tranquilidade em 1920x1080 tudo no máximo, filtros etc, não sei se é a emoção de ter um quad, hehe, mas tenho achado ele melhor em tudo em relação ao meu antigo E8400, isso em stock, usava o E8400 @ 3.8Ghz diários, comprei um Ice Age Prima Boss, esperando chegar, daí quero deixar ele em 3.6-3.8Ghz fresco.
 
Última edição:
Pessoal, qual das Bios 2101 eu devo usar? Por favor, dêem uma ajudinha rápida aqui.


Edit: Pessoal, acabei de atualizar a bios, estou com a versão 2101 "update to V.1.4.6.2 expressgate" e o problema com as memórias ainda continuam...:boring:
 
Última edição:
Aqui estou usando tudo em stock e sinceramente, tenho rodado todos os games atuais com tranquilidade em 1920x1080 tudo no máximo, filtros etc, não sei se é a emoção de ter um quad, hehe, mas tenho achado ele melhor em tudo em relação ao meu antigo E8400, isso em stock, usava o E8400 @ 3.8Ghz diários, comprei um Ice Age Prima Boss, esperando chegar, daí quero deixar ele em 3.6-3.8Ghz fresco.

Quais jogos que você está jogando com filtros liso liso em 1920x1080? Estranho porque aqui quando eu rodava ele nessa mesma resolução e o CPU em stock sentia boas travadas na maioria dos jogos, por isso a pergunta.

Nego bota o bixinho até 3.6Ghz com cooler box sem mexer nas votagens que ele aguenta sussa, e depois que chegar seu Ice Age Prima Boss ja sobe para 4.0Ghz ;)

Abraço!
 
Quais jogos que você está jogando com filtros liso liso em 1920x1080? Estranho porque aqui quando eu rodava ele nessa mesma resolução e o CPU em stock sentia boas travadas na maioria dos jogos, por isso a pergunta.

Nego bota o bixinho até 3.6Ghz com cooler box sem mexer nas votagens que ele aguenta sussa, e depois que chegar seu Ice Age Prima Boss ja sobe para 4.0Ghz ;)

Abraço!
Nessa condições tenho rodado NFS Shift, Wolfenstein, Resident Evil 5, CoD 4, Far Cry 2, não senti slow em nenhum, usando tudo em stock aqui. Quando chegar o cooler, com certeza tentarei 4.0Ghz, hehe, é a frequência que pretendo deixar diariamente se ficar com boas temps, valeu.
 
hmmmmmmmmm, não rodei esses jogos na época em stock, rodei o Dirt. Crysis Warhead e Cod WoW, ah certeza que vai ficar boas as temperaturas a 4.0Ghz.

Abraço!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo