• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Quad Channel com apenas 2 memórias

vini_raiden

know-it-all Member
Registrado
Boa tarde pessoal, estou com uma situação estranha no meu PC.

Hoje após atualizar a BIOS da mobo, resolvi dar uma olhada no CPU-z e verificar se estava tudo correto, me deparei com a informação das memórias estarem em quad channel o que achei estranho, primeiro pelo fato da mobo não ter suporte e segundo porque só tenho 2 pentes de memória instalados.

Eu não reparei se a BIOS anterior tinha a mesma indicação, porém baixei o HWinfo pra confirmar e nele aparece da mesma forma (Quad channel).

Isso ocorre independente se o XMP estiver ativo, ja viram algo semelhante? Na BIOS não há indicação de Dual, Quad etc (ao menos não achei), as memórias estão instaladas no slot A2 e B2 conforme o manual prescreve para funcionamento do dual channel.

mldvLks.png
 
Que bruxaria é essa :wtf:

Deve ser erro de leitura do Hwinfo64, até fui dar uma conferida na minha e parece tudo ok.

1686685313043.png

1686685334628.png


PS: Gostei das memórias @ 7666Mhz :omfg:
 
Que bruxaria é essa :wtf:

Deve ser erro de leitura do Hwinfo64, até fui dar uma conferida na minha e parece tudo ok.

Ver anexo 135241
Ver anexo 135242

PS: Gostei das memórias @ 7666Mhz :omfg:
Interessante, o seu CPU-Z está igual ao meu, em tese aquele 4x seria um canal quadruplo, estou pesquisando na internet e parece que DDR5 funciona de uma forma diferente, por isso aparece esse quad.

Sobre o 7666, é frequencia maxima da MOBO, mas não vou nem pensar em mexer alem do que estou usando, PC quando está funcionando bem a melhor coisa é deixar quieto rsrs.
 
Interessante, o seu CPU-Z está igual ao meu, em tese aquele 4x seria um canal quadruplo, estou pesquisando na internet e parece que DDR5 funciona de uma forma diferente, por isso aparece esse quad.
Isso aí é normal, alguma fuleiragem das últimas versões do CPU-Z, se colocar uma mais antiga vai aparecer dual channel escrito mesmo, até aí tudo bem.
 
4x seria um canal quadruplo
Acho que é algum bug de como tá lendo os canais. Nas DDR4 cada pente tinha 1 canal de 64 bits (ou 72 se for ECC), nas DDR5 cada pente tem dois canais independentes de 32 bits cada.
Com esses pentes em dual channel, na teoria são 4x32bits, mas na prática ainda é só o dual channel que vc está acostumado sempre mesmo.

Quad channel+ só em plataformas HEDT/Server/WS.
 
Acho que é algum bug de como tá lendo os canais. Nas DDR4 cada pente tinha 1 canal de 64 bits (ou 72 se for ECC), nas DDR5 cada pente tem dois canais independentes de 32 bits cada.
Com esses pentes em dual channel, na teoria são 4x32bits, mas na prática ainda é só o dual channel que vc está acostumado sempre mesmo.

Quad channel+ só em plataformas HEDT/Server/WS.
Isso

Não é bug

Se está assim é porque o dual channel habilitado também, DDR5 4x32 bits
 
Vou dar uma versão grosseira do que eu entendi:

DDR5 usa 2 barramentos de 32bits por módulo, enquanto o DDR4 usa um só de 64bits; ou seja, a DDR5 usa metade da banda pra cada canal, aí acaba que o quad channel é a msm coisa que o dual channel do DDR4.
 
Vou dar uma versão grosseira do que eu entendi:

DDR5 usa 2 barramentos de 32bits por módulo, enquanto o DDR4 usa um só de 64bits; ou seja, a DDR5 usa metade da banda pra cada canal, aí acaba que o quad channel é a msm coisa que o dual channel do DDR4.
Na prática é +- isso mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo