[DÚVIDA] Qual a melhor opção? PC para Jogos

FCasalecchi

Member
Registrado
Boa noite galera!

Vendi meu PS4 e tô vendendo tbm meu Notebook pra montar um PC do zero, pra jogos essencialmente e também pra algumas edições com Photoshop.

Pra não enrolar muito, tenho ALGUMAS configurações que montei:
PS: A placa de vídeo vou comprar em seguida, muito provavelmente vou pegar a GTX 1060 6GB.

Opção 1:
Ryzen 1600X + MSI mATX A320M Gaming Pro + 8GB DDR4 3000MHz Crucial Ballistix Tactical + Cooler Hyper TX3 EVO
*Nessa config ganha um SSD Kingston 120GB

Opção 2:
Ryzen 1600X + MSI mATX B350M Gaming Pro + 8GB DDR4 2800MHz HyperX Kingston Savage + Cooler Hyper TX3 EVO
*Nessa config ganha um SSD Kingston 120GB

Opção 3:
Ryzen 1600 + ASUS ATX Prime B350-Plus + 8GB DDR4 2133MHz HyperX Fury
*Nessa config ganha mais um pente de 4GB de ram, totalizando 12GB

O resto da configuração seria:
Gabinete Bluecase BG-015
Fonte Corsair CX 430W - 80+ Bronze
HD Seagate 1TB

PS: Esse cooler Hyper TX3 EVO serve no AM4, e se sim, é uma boa pro 1600X? Se eu for de 1600X não pretendo fazer OC, até por isso peguei uma placa-mãe mais barato ali na opção 1. Ainda no cooler, será que cabe normalmente no BG 015?

PS²: Essa fonte realmente aguenta de boa essa configuração?

Como não pretendo fazer OC, estou mais tentado a opção 1, mas gostaria muito de ouvir a opinião de vocês pra poder fazer a melhor compra possível. Muito obrigado desde já a quem puder ajudar!
 
A primeira opção é uma boa, a placa mãe é mais simples, porém acredito que vai suprir sua necessidade... A CX430 aguenta a config com a 1060, mas seria melhor partir pra uma CX500 caso pense ir para uma 1070, e o cooler que você citou é compatível sim, os Ryzen não são quentes, até o cooler box (que por sinal é bom) aguenta numa boa...
 
Então, é que essa versão do 1600X não vem com cooler, por isso a preocupação hahaha
Sobre ele caber no gabinete você saberia me dizer? Tô preocupado de não conseguir fechar a tampa como já vi em alguns casos por aí hahaha

A fonte vou de CX 500 então, penso sim em um futuro upgrade de placa de vídeo, e quanto menos tiver que gastar no futuro, melhor. Valeu!
 
O TX3 Evo tem 136mm de altura, o gabinete tem 190mm de largura, então cabe, vai ficar um pouco próximo da tampa, mas cabe xD
 
O Gammax 400 é bem maia negócio que o tx3.
 
Mas o Gammaxx 400 não serve no AM4.
Existe alguma forma de adaptar ele? Estava muito interessado no Gammaxx mas acho que vou de Ryzen
Que eu lembre o Gammax tem aquelas presilhas compativel com AM3+, mas precisa ver o modelo certo.
 
Eu ainda tô bastante em dúvida em relação ao gabinete/cooler. Vocês acham que pro Ryzen 1600X (sem OC) o TX3 EVO e o BG-015 tá tranquilo ou vai ficar ruim?

Teria alguma outra opção de gabinete + cooler nessa faixa de preço? Tô gastando R$ 220,00 no total com os dois.
 
A segunda opção é a melhor. B320 nem suporta OC, cedo ou tarde vai querer/precisar, e vai ficar na mão. É SSD pra mim é totalmente indispensável em qualquer máquina hoje em dia, até em carroça de escritório, a diferença é muito grande!
 
Tanto TX3 quanto Gammaxx 400 são compatíveis e te atenderão bem, com vantagem para o Gammaxx. Eu optaria por uma placa B350.
 
Valeu pela ajuda, galera! Tô mais pra opção 2 agora mesmo, com a MSI B350M Gaming Pro, só que com uma memória 2666MHz (tá 50 pau mais barata que a de 2800mhz, e atualmente qualquer margenzinha pra menos tá valendo hahaha).

Por enquanto creio que vou de TX3 EVO + Bluecase BG 015 mesmo, ao que me parece é o melhor custo benefício pra completar essa configuração. No total ficaria assim:

Ryzen 1600X + TX3 EVO
MSI B350M Gaming Pro
8GB HyperX Fury 2666MHz
GTX 1060 6GB
HD 1TB Seagate + SSD Kingston 120GB
Corsair CX 500 80+ Bronze
Gabinete Bluecase BG-015

No futuro provavelmente colocaria + 8GB e quem sabe um SSD maior, caso eu sinta necessidade. A intenção é rodar a grande maioria dos jogos em Full HD, até porque nem tenho TV ou Monitor 2k ou 4k.
 
Eu pegaria a memória mais rápida, mas sei como é orçamento apertado.

Para jogar 8GB é o suficiente, mas o ideal é usar dois pentes de 4GB pelo dual channel. Você pode, quando o orçamento permitir, pegar mais um SSD de 120GB e usar em conjunto com o seu em RAID. Dobra o armazenamento e quase dobra o desempenho. Pesquise sobre RAID.
 
Eu pegaria a memória mais rápida, mas sei como é orçamento apertado.

Para jogar 8GB é o suficiente, mas o ideal é usar dois pentes de 4GB pelo dual channel. Você pode, quando o orçamento permitir, pegar mais um SSD de 120GB e usar em conjunto com o seu em RAID. Dobra o armazenamento e quase dobra o desempenho. Pesquise sobre RAID.
Então, é que a ideia seria pegar o mais breve possível outro pente de 8GB igual a esse, 2666mhz. Aí rolaria o dual channel né? É que essa placa da MSI só tem 2 slots de ram, se pegasse 2 de 4GB teria que vendê-las posteriormente pra fazer upgrade.

E valeu pela informação do RAID. Já tinha visto que a placa-mãe suporta. Vou dar uma olhada!
 
Ficou bem equilibrada a config! Pode ir sossegado.
 
Então, é que a ideia seria pegar o mais breve possível outro pente de 8GB igual a esse, 2666mhz. Aí rolaria o dual channel né? É que essa placa da MSI só tem 2 slots de ram, se pegasse 2 de 4GB teria que vendê-las posteriormente pra fazer upgrade.
Para jogos 8GB basta. Vai ter gente que vai discordar, mas todo teste recente que vejo aponta o mesmo resultado. A diferença de 8GB para 16GB é muito pequena ou nenhuma. Já a frequência da RAM faz TODA a diferença no Ryzen. Se a diferença de preço estiver pequena, vale a pena pegar uma memória de 3000 MHz.

Eu pegaria um kit 2x4GB de 3000MHz, tipo esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/89...4gb-3000mhz-ddr4-cl15-black-cmk8gx4m2b3000c15

Dá uma olhada nesses vídeos. Se não entender inglês, basta prestar atenção nos gráficos, especificamente na comparação entre 8GB e 16GB. A diferença de FPS é ínfima ou nula em quase todos os casos.



Já esse vídeo aqui compara as frequências. Repare que o ganho é menor com placas de vídeo intermediárias, como a 1060, mas ainda sim existe e a diferença de preço da RAM tá pequena.
 
Última edição:
Para jogos 8GB basta. Vai ter gente que vai discordar, mas todo teste recente que vejo aponta o mesmo resultado. A diferença de 8GB para 16GB é muito pequena ou nenhuma. Já a frequência da RAM faz TODA a diferença no Ryzen. Se a diferença de preço estiver pequena, vale a pena pegar uma memória de 3000 MHz.

Eu pegaria um kit 2x4GB de 3000MHz, tipo esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/89...4gb-3000mhz-ddr4-cl15-black-cmk8gx4m2b3000c15

Dá uma olhada nesses vídeos. Se não entender inglês, basta prestar atenção nos gráficos, especificamente na comparação entre 8GB e 16GB. A diferença de FPS é ínfima ou nula em quase todos os casos.



Já esse vídeo aqui compara as frequências. Repare que o ganho é menor com placas de vídeo intermediárias, como a 1060, mas ainda sim existe e a diferença de preço da RAM tá pequena.

Cara, dei uma olhada e realmente muda pouca coisa. Mas o complicado é que essa placa que escolhi (pelo preço, principalmente) só tem os 2 slots, e mesmo sabendo que 8GB roda os jogos tranquilo, gostaria de poder fazer um upgrade no futuro, mesmo que fosse pra ter uma "sobra" maior no desempenho em geral.

Aí teria que gastar uns 80 reais a mais na placa-mãe, pra ter os 4 slots e poder fazer esse upgrade no futuro. Além de uns 30~40 a mais nas memórias de 3000mhz. Será que compensa tanto assim, a ponto de gastar mais 110~120? A ideia era já na BlackFraude pegar outro pente de 8GB 2666, ficando com o kit 16GB 2666 mesmo. Acha que compensa trocar a placa e aí no futuro ficar com 4 pentes de 4GB 3000?

E desde já valeu pela ajuda de todos, estão clareando bastante minhas ideias! :)
 
Não faz tanta diferença assim, pessoal assiste review e testes na internet, e acreditam que tudo é verdade absoluta, se você vai jogar em 60 FPS, pouco importa se é 2133, 2666 ou 3200 Mhz, é claro que se puder pegar a com frequência maior, melhor, porém se não tiver como esticar tanto o orçamento, o mundo vai acabar não. Assisti uma infinidade de gameplay, principalmente GTA V, os caras com todo tipo de frequência de memória, e tipo de Ryzen (1400, 1600, 1700), e depois de ficar vendo isso por horas, resultado único: O que manda em FPS é a VGA, fim.
 
Valeu pela ajuda, galera! Tô mais pra opção 2 agora mesmo, com a MSI B350M Gaming Pro, só que com uma memória 2666MHz (tá 50 pau mais barata que a de 2800mhz, e atualmente qualquer margenzinha pra menos tá valendo hahaha).

Por enquanto creio que vou de TX3 EVO + Bluecase BG 015 mesmo, ao que me parece é o melhor custo benefício pra completar essa configuração. No total ficaria assim:

Ryzen 1600X + TX3 EVO
MSI B350M Gaming Pro
8GB HyperX Fury 2666MHz
GTX 1060 6GB
HD 1TB Seagate + SSD Kingston 120GB
Corsair CX 500 80+ Bronze
Gabinete Bluecase BG-015

No futuro provavelmente colocaria + 8GB e quem sabe um SSD maior, caso eu sinta necessidade. A intenção é rodar a grande maioria dos jogos em Full HD, até porque nem tenho TV ou Monitor 2k ou 4k.

Como a mobo só tem 2 slots de memória, o ideal é já focar em 16GB 2x8, e como você já falou que pretende comprar outro pente de 8GB 2666MHz mais pra frente, essa config já está perfeita, não precisa mudar mais nada.
 
Lendo esses caras eu acho até graça soadpnsado Os caras preferem indicar 4Gb de RAM 3000Mhz, em vez de 8Gb 2666 kkkkk "Frequência", "Frequência" "Frequência":mdr2:
 
Cara, dei uma olhada e realmente muda pouca coisa. Mas o complicado é que essa placa que escolhi (pelo preço, principalmente) só tem os 2 slots, e mesmo sabendo que 8GB roda os jogos tranquilo, gostaria de poder fazer um upgrade no futuro, mesmo que fosse pra ter uma "sobra" maior no desempenho em geral.

Aí teria que gastar uns 80 reais a mais na placa-mãe, pra ter os 4 slots e poder fazer esse upgrade no futuro. Além de uns 30~40 a mais nas memórias de 3000mhz. Será que compensa tanto assim, a ponto de gastar mais 110~120? A ideia era já na BlackFraude pegar outro pente de 8GB 2666, ficando com o kit 16GB 2666 mesmo. Acha que compensa trocar a placa e aí no futuro ficar com 4 pentes de 4GB 3000?

E desde já valeu pela ajuda de todos, estão clareando bastante minhas ideias! :)
Como a plataforma tá limitada ao dual channel, partir de 2 para 4 pentes não vai melhorar o desempenho. Mas as frequência maiores sim. De toda forma, de 2666 para 2933MHz, a diferença não é tão grande assim. Nesse caso eu ficaria na opção mais barata.

Não faz tanta diferença assim, pessoal assiste review e testes na internet, e acreditam que tudo é verdade absoluta, se você vai jogar em 60 FPS, pouco importa se é 2133, 2666 ou 3200 Mhz, é claro que se puder pegar a com frequência maior, melhor, porém se não tiver como esticar tanto o orçamento, o mundo vai acabar não. Assisti uma infinidade de gameplay, principalmente GTA V, os caras com todo tipo de frequência de memória, e tipo de Ryzen (1400, 1600, 1700), e depois de ficar vendo isso por horas, resultado único: O que manda em FPS é a VGA, fim.
Mais ou menos, né? O cara gasta 100 reais a mais numa máquina com custo total de 3000 reais e ganha EM MÉDIA 20% a mais desempenho. É a forma mais lógica, simples e barata de aumentar desempenho no Ryzen.

De todo modo, o ganho é maior com GPU top de linha. Na 1060 não vai haver tanto ganho assim, mas neste caso você ficaria melhor preparado para um upgrade de GPU no futuro.


 
Lendo esses caras eu acho até graça soadpnsado Os caras preferem indicar 4Gb de RAM 3000Mhz, em vez de 8Gb 2666 kkkkk "Frequência", "Frequência" "Frequência":mdr2:
Leia de novo. NINGUÉM no tópico sugeriu 4GB de RAM.
 
Não estou falando que não tem diferença man, é de caso pra caso, com a 1060, se o orçamento estiver apertado, o cara não vai morrer se pegar uma memória 2133 ou uma 3200 (Eu não morri, to aqui vivasso iusadbasdi), visto que o objetivo como a placa é mediana, é pegar os 60 FPS em full HD, e com memórias de ambas as frequências vai conseguir, mas se caso for uma GPU top de linha e talz, quiser rodar num monitor 144Hz, aí entra tanto o clock maior das memórias, quanto da própria CPU, que vão proporcionar frames mais altos e menores quedas :joia:
 
Não estou falando que não tem diferença man, é de caso pra caso, com a 1060, se o orçamento estiver apertado, o cara não vai morrer se pegar uma memória 2133 ou uma 3200 (Eu não morri, to aqui vivasso iusadbasdi), visto que o objetivo como a placa é mediana, é pegar os 60 FPS em full HD, e com memórias de ambas as frequências vai conseguir, mas se caso for uma GPU top de linha e talz, quiser rodar num monitor 144Hz, aí entra tanto o clock maior das memórias, quanto da própria CPU, que vão proporcionar frames mais altos e menores quedas
Foi o que eu disse, o ganho é menor em GPU de entrada, mas a máquina fica muito melhor preparada pra upgrades futuros de GPU.

A opção que eu sugeri de RAM (2x4GB 3000 vs 1x8GB 2666) custa míseros 30 reais a mais que a opção que ele tá pegando no momento. 1% (UM POR CENTO) do custo total da máquina!!!

E com esse 1% a mais ele ganha no dual channel E na frequência.
 
Sim, mas aí ele teria que trocar de Mobo junto... Seriam 2 gastos a mais, por um "luxo" na configuração. 2666 x 3000 a diferença é mínima (até 2133 pra 3200 é pouca), mas sei lá, aí é com ele né haha Eu não compraria.
 
Nisso eu também concordei ali acima. Como ele faz questão do upgrade para 16GB num futuro próximo e o orçamento tá apertado, melhor ficar na opção mais barata.

Agora, como conselho geral e até uma forma de não desperdiçar nessas configurações, especialmente pra quem tá com orçamento apertado, sugiro fortemente 8GB (2x4GB) se o foco for só jogos. Entre 2x4GB de 3200MHz vs 2x8GB de 2666MHz, iria fácil na primeira opção. Não tem um único teste em jogos que eu tenha visto ganho de desempenho no salto de 8 para 16GB, desde que ambos estejam em dual channel. O ganho médio é ZERO!

Eu faço essa sugestão com certa veemência porque praticamente toda vez que alguém pede sugestão de config pra jogos, se indica 16GB, a meu ver, sem razão. Garanto que no caso dele, além de gastar menos, teria desempenho melhor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo