[DÚVIDA] Qual a melhor opção? PC para Jogos

Aqui mesmo em qualquer jogo, BF1, GTA V e etc...Nunca passou de 8500MB de utilização de RAM, e acredito que passou dos 8Gb só por ter 16GB, e o sistema se "acomoda", mas se tivesse 8GB iria ficar suave também.
 
Estritamente para jogos, com orçamento limitado, sempre vale mais a pena jogar tudo possivel em primeiro lugar na placa de video. 350 reais (diferença entre 8 e 16) a mais só é justificável em um orçamento de mais de uns 5 mil reais onde vc ja tem pelo menos uma 1070 e processador adequado.
 
Valeu por toda ajuda, caras!

Como também mexo um pouco com Photoshop, vocês não acham que 16GB seria mais interessante, inclusive a longo prazo? Até pq como falei, colocar 2x4GB me limitaria com essa placa-mãe, e pra pegar uma melhor eu já gastaria uma grana a mais.

O PC não é estritamente para jogos. Jogar vai ser o que eu mais vou fazer, mas não SÓ isso.
 
Eu acho melhor você ir no 1x8Gb mesmo, ninguém sabe o dia de amanhã, e além do mais tem várias tarefas que se aproveitam de mais de 8Gb de RAM...
 
Como também mexo um pouco com Photoshop, vocês não acham que 16GB seria mais interessante, inclusive a longo prazo? Até pq como falei, colocar 2x4GB me limitaria com essa placa-mãe, e pra pegar uma melhor eu já gastaria uma grana a mais.

O PC não é estritamente para jogos. Jogar vai ser o que eu mais vou fazer, mas não SÓ isso.
Naquele primeiro vídeo que postei tem testes com Adobe Premiere e After Effects. Edição de vídeo é das tarefas que mais demanda RAM e mesmo assim a diferença foi pequena (e olha que o teste com 8GB era single channel, então parte da diferença foi pelo dual channel em 16GB).

Não achei testes com Photoshop, mas não imagino que demandará mais que os softwares de edição de vídeo da mesma empresa. A Adobe recomenda 8GB de RAM para o Photoshop. https://helpx.adobe.com/photoshop/system-requirements.html

Eu só recomendo 16GB hoje para edição de vídeos 4K.

Esses 300-350 reais seriam muito melhor gastos com ganho sensível em desempenho numa 1070 ou num SSD adicional pra montar um kit RAID0.
 
Última edição:
Não entendo qual a lógica dessa discussão, 8GB já hoje não dá pra alguns jogos, que fará no futuro. Depois nem pra revender um pente de 4GB vai dar, é a famosa economia burra. A enorme maioria das memórias 2666MHz vai pegar pelo menos 3000MHz de qualquer maneira com 1.35V. É só você reparar, os kits 2666MHz são 1.2V, e os 3200MHz 1.35V. E são da mesma série, usando o mesmo PCB, mesmo dissipador, etc. Isso nada mais é do que o fabricante gravando o overclock na EEPROM. Nem tem o que contestar, 2x8GB 2666MHz vale muito mais a pena do que 2x4GB 3200MHz.
 
Valeu por toda ajuda, caras!

Como também mexo um pouco com Photoshop, vocês não acham que 16GB seria mais interessante, inclusive a longo prazo? Até pq como falei, colocar 2x4GB me limitaria com essa placa-mãe, e pra pegar uma melhor eu já gastaria uma grana a mais.

O PC não é estritamente para jogos. Jogar vai ser o que eu mais vou fazer, mas não SÓ isso.

A longo prazo, vá de 2x8GB. Nunca sabemos o dia de amanha.

Tem memória 2400 mhz no mercado livre que custa o mesmo preço de 2133 mhz e indiquei para uma pessoa que comprou RYZEN.

Se pegar 2x4GB com essa placa mãe, você vai ficar limitado porque não tem onde colocar mais pentes de memórias e quando quiser 16 GB já viu né...
 
Pega um 1600 inves do 1600x, economiza no cooler usando o que já vem nele, e compra uma memória de 8GB DDR4 3000MHz Crucial Ballistix Tactical com o que vc economizou
,junto com a sua 1060gb vai ser bem mais proveitoso.

Não usa de forma alguma a placa mae da primeira opção, pq ela nao overcloca.

quanto a RAM ser apenas 8gb, se vc por acaso precisar de mais que isso, vc pode comprar o pente tranquilamente deopis.
 
Sou defensor dos 16gb, a maioria dos jogos não vai pedir, mas se você quiser jogar um que vai pedir mais RAM, e quiser deixar 10 abas abertas do browser, deixa anti virus, Spotify e sei lá mais o que rodando em background...

Memória preferência por 3200mhz é o default no momento em termos de máximo aproveitamento do Ryzen, se tiver que escolher entre pagar mais por uma VGA melhor ou RAM? Pague mais na VGA, o que faz FPS é VGA não tem discussão, e como amigo foi perfeito aí em cima, se for monitor de 60hz pode pegar a RAM mais dentro do orçamento tranquilamente sem neurose.
 
Não entendo qual a lógica dessa discussão, 8GB já hoje não dá pra alguns jogos, que fará no futuro. Depois nem pra revender um pente de 4GB vai dar, é a famosa economia burra. A enorme maioria das memórias 2666MHz vai pegar pelo menos 3000MHz de qualquer maneira com 1.35V. É só você reparar, os kits 2666MHz são 1.2V, e os 3200MHz 1.35V. E são da mesma série, usando o mesmo PCB, mesmo dissipador, etc. Isso nada mais é do que o fabricante gravando o overclock na EEPROM. Nem tem o que contestar, 2x8GB 2666MHz vale muito mais a pena do que 2x4GB 3200MHz.
Era a esse tipo de comentário a que eu me referia de fazer recomendação sem evidências. Qual jogo hoje não roda com 8GB de RAM? Eu tô totalmente aberto à discussão, mas tem que haver pelo menos uma mínima evidência. Se você fez aí um teste que apontou o contrário, eu gostaria de ouvir sobre isso.

Não é economia burra comprar 8GB que vão te entregar o exato mesmo desempenho de 16GB. Gastar a mais com um componente que vai entregar pouco ou nenhum ganho, isso sim é um desperdício burro, com todo o respeito. É muito mais lógico alocar esse gasto extra na VGA, onde o desempenho vai ser indiscutivelmente melhor.

Sou defensor dos 16gb, a maioria dos jogos não vai pedir, mas se você quiser jogar um que vai pedir mais RAM, e quiser deixar 10 abas abertas do browser, deixa anti virus, Spotify e sei lá mais o que rodando em background...

Memória preferência por 3200mhz é o default no momento em termos de máximo aproveitamento do Ryzen, se tiver que escolher entre pagar mais por uma VGA melhor ou RAM? Pague mais na VGA, o que faz FPS é VGA não tem discussão, e como amigo foi perfeito aí em cima, se for monitor de 60hz pode pegar a RAM mais dentro do orçamento tranquilamente sem neurose.
Concordo com quase 100% do seu comentário. Só discordo da parte de que "a maioria dos jogos não vai pedir". Na verdade, hoje, nenhum jogo pede. Tem teste a rodo apontando isso: https://www.techspot.com/article/1043-8gb-vs-16gb-ram/

O cenário que você apontou de jogos com 8GB e várias abas do chrome abertas no fundo de fato pode ocorrer, mas acho que aí a gente já parte pra cenários teóricos sem muita razão de ser. Bastaria salvar a sessão e fechar o chrome. Mas mesmo nesse cenário, uma GPU superior entregaria mais desempenho que memória extra.

Quanto a memória com maior frequência. Por uma diferença de 30 reais, acho que a escolha é fácil.

@FCasalecchi Quase todo mundo indica 16GB com o argumento "não se sabe o dia de amanhã". Ora, mas se sabe o dia de hoje e hoje é muito mais lógico economizar esse extra na memória e gastar na GPU. Não é um ganho de desempenho que você pode, quem sabe, talvez, ter algum dia, mas sim um ganho COM CERTEZA vai ter HOJE.

Qual o cenário seu hoje? Você já indicou que pretende gastar um pouco mais daqui a 3 meses. Você já tem uma VGA que possa manter durante esses 3 meses, pra quem sabe, pegar uma 1070 na BF?
 
Última edição:
Mas poxa vida, não é mais fácil comprar 1 pente de 8Gb hoje, e uma mobo de entrada com 2 slots (economizando em ambas as partes), do que comprar 2x4Gb com frequência maior, e ainda gastar com mobo com mais slots de memória, pra não ter que trocar os 2 pentes de 4gb por 2 de 8gb futuramente, caso precisar? Isso aí não é economia burra, é gasto burro mesmo.
 
Mas poxa vida, não é mais fácil comprar 1 pente de 8Gb hoje, e uma mobo de entrada com 2 slots (economizando em ambas as partes), do que comprar 2x4Gb com frequência maior, e ainda gastar com mobo com mais slots de memória, pra não ter que trocar os 2 pentes de 4gb por 2 de 8gb futuramente, caso precisar? Isso aí não é economia burra, é gasto burro mesmo.
Não. Se ele comprar uma placa com 2 slots e ficar nos 2x4GB, vai gastar somente 30 reais a mais. Nesses cenário, ele ganha muito desempenho e não gasta nem 1% a mais na build.

Vocês é que estão sugerindo que ele compre 2x8GB, que implica num gasto maior de mais de 10% com ZERO ganho de performance.

Qual opção parece mais "burra" pra você?
- 1% a mais de gasto com ganho médio de 20% em jogos.
- 10% a mais de gasto com ganho médio de 0% em jogos.

Aliás, tem dois componentes que estão no ápice do preço e que tendem a baixar nos próximo anos: 1) Placas AM4, justamente por ser uma plataforma muito nova. 2) Memórias DDR4, por razões de oferta limitada no mercado no momento (de acordo com analistas, deve permanecer mais um tempo assim).

Caso ele sinta necessidade de colocar 16GB nesse futuro hipotético em que jogos requeram 16GB, aposto que daqui a 2 anos, ele vai comprar esses 16GB pelo preço do que se paga por 8GB hoje.
 
Última edição:
Ele vai comprar 1 Pente de 8Gb agora cara, você não entendeu isso? Ele só vai pegar +1 pente de 8Gb mais frente. Se ele pegar a opção 2x4Gb e a mobo 2 slots de RAM, ele vai ser obrigado a ficar com essa quantidade de RAM a menos que troque os 2 pentes, difícil entender? Você continua recomendando um kit 2x4Gb @3000Mhz em vez dos futuros 16GB @2666Mhz, como se fosse ter diferença alguma em jogos em 60 FPS '-' 20% em jogos é pra quem joga em 150 FPS, em 60 FPS vai te dar no máximo 5%, e isso comparando 2133 com 3200, imagina 2666 com 3000, diferença seria menor ainda! Menos de 5% de 60, caraca, 2 FPS, que ganho incrível!
 
Ele vai comprar 1 Pente de 8Gb agora cara, você não entendeu isso? Ele só vai pegar +1 pente de 8Gb mais frente. Se ele pegar a opção 2x4Gb e a mobo 2 slots de RAM, ele vai ser obrigado a ficar com essa quantidade de RAM a menos que troque os 2 pentes, difícil entender? Você continua recomendando um kit 2x4Gb @3000Mhz em vez dos futuros 16GB @2666Mhz, como se fosse ter diferença alguma em jogos em 60 FPS '-' 20% em jogos é pra quem joga em 150 FPS, em 60 FPS vai te dar no máximo 5%, e isso comparando 2133 com 3200, imagina 2666 com 3000, diferença seria menor ainda! Menos de 5% de 60, caraca, 2 FPS, que ganho incrível!
A diferença é que eu tô fazendo uma recomendação que é gera ganho de desempenho E economia, enquanto você tá fazendo uma recomendação que NÃO gera ganho de desempenho e ainda custa mais.

Esses 5% de ganho agora podem virar até 20% num upgrade futuro pra uma 1080. Mas mesmo hoje, qual ganho é mais "incrível" pra você, 5% ou ZERO?

NÃO há necessidade desse upgrade para 16GB nem agora, nem num futuro próximo.
 
Última edição:
Foi mal ai, se você que prevê o futuro tá dizendo, tá dito. No mais, o dinheiro é do autor do tópico, cabe a ele a decisão.
 
Foi mal ai, se você que prevê o futuro tá dizendo, tá dito. No mais, o dinheiro é do autor do tópico, cabe a ele a decisão.
Como você mesmo disse "ninguém sabe o dia de amanhã". E nesse caso, você também tá tentando prever o futuro, imaginando que pode ser que ele precise de 16GB no futuro. A minha previsão é contrária, acho que não precisará. É tudo previsão, ambos podemos estar errados. Mas num ponto a gente parece concordar: hoje não há ganho em jogos entre 8GB e 16GB em nenhum cenário. O único cenário em que há ganho (e bem pequeno) é em edição de vídeo 4K.

Esses 350 reais a mais de gasto pra mim soa como desperdício. Seriam muito melhor investidos numa 1070. Desperdício = gasto que não implica em benefício.

Ademais, acho que o autor já tá bem embasado pra decidir qual o melhor gasto pro seu uso/orçamento.
 
Yep, hoje não há uso de 8Gb de RAM em nenhum jogo. Trabalhar com suposição é horrível, pode ser que use 16Gb, pode ser que cada vez mais os jogos se aloquem na VRAM, ignorando cada vez mais a RAM... Só índico ir para um pente de 8Gb, para talvez futuros 16Gb, pois pode ocorrer de usar os 16Gb, aí ele teria que trocar tudo, o que seria desvantajoso.
 
Surgiu uma placa por 40 reais a mais com 4 slots, mesmo chipset e mesma marca: https://www.kabum.com.br/produto/89548/placa-mae-msi-p-amd-am4-matx-b350m-bazooka-ddr4/?tag=b350

Pode facilitar a escolha do amigo. Aí ele não entra nessa celeuma "se vai ou não precisar de 16GB". Eu já indico placa com 4 slots mesmo pra quem não vai usar, porque alguns coolers de 120mm (como o meu) bloqueiam o primeiro slot.

Outro detalhe: se for mesmo comprar 8GB agora e mais 8GB daqui a alguns meses, tem que ficar de olho no estoque da memória, pois se não adquirir um módulo igual, perde o dual channel.
 
Caras, MUITO obrigado a todos pela ajuda. Acho até que essa discussão vai ajudar bastante gente que pretende montar um PC mais ou menos nas mesmas características que o meu.

A quem indicou o 1600 em vez do 1600X, estou indo no segundo por dois motivos: primeiro por não querer (saber) fazer OC, e segundo e principal motivo, pq comprando o 1600X eu ganho um SSD 120GB (o 1600 ganha uma memória 4GB 2133).

Ah e só pra esclarecer, estou com a grana mais ou menos "contada" pra pegar esse PC, por isso não rola eu "guardar" os 350 de diferença pra pegar uma 1070 em vez de uma 1060. Até porque não tenho outra placa de vídeo aqui, e sem a 1060 eu não rodaria o PC já que o Ryzen não possui o vídeo integrado. Esse dinheiro da memória seria mais pra frente, uma grana que eu ainda nem tenho, então não rola pegar essa diferença e colocá-la em outra coisa AGORA e tal. Fora que a diferença de preço entre elas é maior, não?

Agora depois de todos os fatos colocados aqui, surge uma dúvida: Caso eu opte por comprar essa placa com 4 slots e as memórias de 4GB 3000Mhz, no futuro, caso eu veja necessidade, se eu colocar mais dois pentes de 4GB ou de 8GB que seja, como fica a questão do Dual Channel? A dúvida basicamente é: o dual channel faz MUITA diferença, a ponto de ser preferível 8GB em dual channel do que 12GB (3 pentes de 4GB) sem dual channel, por exemplo?
 
Agora depois de todos os fatos colocados aqui, surge uma dúvida: Caso eu opte por comprar essa placa com 4 slots e as memórias de 4GB 3000Mhz, no futuro, caso eu veja necessidade, se eu colocar mais dois pentes de 4GB ou de 8GB que seja, como fica a questão do Dual Channel? A dúvida basicamente é: o dual channel faz MUITA diferença, a ponto de ser preferível 8GB em dual channel do que 12GB (3 pentes de 4GB) sem dual channel, por exemplo?
O dual channel deveria funcionar mesmo que você tivesse usando quatro pentes. Mas na prática as vezes não funciona.

Porém, respondendo à segunda pergunta, dual channel faz bem pouca diferença. A gente sempre indica montar o kit em dual channel se possível, porque se você já vai comprar dois pentes, então que compre dois iguais e ganhe o dual channel. Mas se não for possível, a perda vai ser quase imperceptível: http://www.gamersnexus.net/guides/1349-ram-how-dual-channel-works-vs-single-channel/Page-3
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo