Qual distro para essa carroça?

Gms.Info

Usuário Pobre
Registrado
Bom dia pessoal, sou "usuário" do Ubuntu Gnome e gosto dele mas estou querendo reaproveitar uma carroça que encontrei na rua :haha:

Sim, encontrei o PC na rua e como eu estava voltando para casa o peguei após ver que a parte interna estava inteira lá, o gabinete foi pro lixo e me sobrou o seguinte.


Sempron 2800+ Com cooler
Placa mãe (que não lembro o modelo)
1 GB de Ram DDR 400
Gforce 5500 AGP
HD de 80 IDE
Gravador de dvd IDE
Fonte genérica

O gabinete estou para pegar um velho de um colega.


Minha duvida é a seguinte, qual distro eu poderia instalar nessa antiguidade para que eu possa.

Navegar na web, ver alguns videos, executar programas de edição de texto e coisas do tipo.


PS: Eu até pensei na Puppy linux mas eu sou um usuário de linux com vícios de windows e gostaria de uma distro tão fácil de mexer quanto o Ubuntu, mint e etc.
 
Última edição:
Em termos de se instalar linux, acredite: essa config não é tão carroça assim :haha:

Se optar por derivados do ubuntu, mas versão light sugiro as distros:

- Lxle

- Bodhi Linux

Se quer algo mais leve, levasso:

- Puppy Linux
- Vector Linux Light

Todas essas distros que citei vão cair como uma luva nessa config.

Há muitas outras por aí. Mas de início sugiro estas :joia:
 
Em termos de se instalar linux, acredite: essa config não é tão carroça assim :haha:

Se optar por derivados do ubuntu, mas versão light sugiro as distros:

- Lxle

- Bodhi Linux

Se quer algo mais leve, levasso:

- Puppy Linux
- Vector Linux Light

Todas essas distros que citei vão cair como uma luva nessa config.

Há muitas outras por aí. Mas de início sugiro estas :joia:

Sera que consigo rodar alguns videos em HD ou até mesmo jogar alguma coisa simples na steam (sonha :lol2:)
 
Eu recomendo essa aqui, é rápida, sem bloatwares e o sistema pronto para usar consome menos de 200Mb: http://crunchbang.org/

E para um pc achado na rua não é tão carroça assim...
------------
Sera que consigo rodar alguns videos em HD ou até mesmo jogar alguma coisa simples na steam (sonha :lol2:)
Se gosta de jogos antigos do PS1 o emulador epsxr deve rodar nessas configurações.
 
Última edição:
Já usei a crunchbag por um tempo e funciona bem de boa, beeem leve.
Agora não sei se você vai se acostumar muito com os atalhos e talz.
 
Lubuntu nele!!!!

caraca tu achou um Semprom 2600+ na rua ahahah ele é 754 ou 939??:awesome::awesome:

Jogos tu roda da steam, COunter strike,Postal,Portal,Half Life 2 etc roda muitos indies etc,,,

essa geforce sua ai é SM 2.0 roda muita coisa de 2006 para trás
 
Lubuntu nele!!!!

caraca tu achou um Semprom 2600+ na rua ahahah ele é 754 ou 939??:awesome::awesome:

Jogos tu roda da steam, COunter strike,Postal,Portal,Half Life 2 etc roda muitos indies etc,,,

essa geforce sua ai é SM 2.0 roda muita coisa de 2006 para trás

Mal a demora é que não deu pra responder antes.

Mas não tenho certeza do socket pois isso acho que nem olhei :haha: a unica coisa que fiz foi ver se tava ligando (veio com windows xp), mas nisso também percebi que o processador aquece muito a ponto de reiniciar o pc...
 
Mal a demora é que não deu pra responder antes.

Mas não tenho certeza do socket pois isso acho que nem olhei :haha: a unica coisa que fiz foi ver se tava ligando (veio com windows xp), mas nisso também percebi que o processador aquece muito a ponto de reiniciar o pc...
Devem ter tido um motivo para jogarem ele na rua... :haha:
 
Devem ter tido um motivo para jogarem ele na rua... :haha:

Ainda não instalei a distro mas dei uma mexida no PC com ele montado em cima da mesa, usei por uns 30m para vasculhar o que ficou no HD com o windows XP, sinceramente foi nostálgico usar o XP em um pc desses mas deu pra ver que ele ainda está funcionando.
 
Não é preciso você usar uma distro que seja específica para pc antigo, mas sim uma distro que lhe dê o poder de escolher o que instalar. Nesse caso, espaço em disco não é problema, mas a falta de memória RAM sim, e é preciso evitar processos que consumam memória desnecessariamente. De qualquer forma, pode esquecer quase tudo que envolva navegador de internet, exceto navegação básica, porque o hardware não vai dar conta.

Instale o Arch básico, depois o Xorg, e depois o Openbox, navegador de internet e algum programa para rodar os vídeos. Como hoje quase tudo depende de flash, html5 ou descompressão de vídeo via hardware, a configuração certamente não vai lhe satisfazer para o uso de pcs no dia de hoje (e certamente por isso deve ter sido jogado no lixo).
 
Eu tive um Athlon XP 2200+ que rodava vídeos 720p, mas vídeos 1080p ele dava umas congeladas.
 
Também instalaria o Lubuntu nele, bem leve e funcional.
Instalei essa distro em um PC velho que meus pais usam para navegar na net, já estava cansado de todo mês ter que formatar a máquina e reinstalar o Windows por que eles enchiam a máquina de vírus.
 
O problema, como disseram antes, vai ser navegar na internet. Os navegadores hoje em dia não tem dó de usar memória RAM (estou olhando pra você Chrome :challenge:) e até mesmo um Youtube em 480p vai dar umas travadas.
 
Cara, não sou expert em Linux. Sou apenas um curioso nesse mundo. Mas também recomendaria o Lubunto (nunca usei, mas pela experiência que já tive com Ubuntu e Kubuntu acho que vale!).

Só recomendaria fazer antes um live-cd (ou live-pendrive) das distros que você for querer usar. Claro que a performance não será a mesma, mas já dá pra ter uma noção de como irá se comportar com esse hardware, os drivers, etc e tal.
 
O mais leve e pratico para usar é o Xubuntu core, bem mais leve que o próprio Lubuntu. É praticamente um servidor, mas com interface grafica xfce.
Instale o i386 nesse PC, com swap de 2 GB, o sistema consome apenas 240mb de memória sem navegador aberto. seguem os links para download da iso ou torrent (mais rápido).
Após instalar, não procure navegador porque ele não vem instalado.
Escolha o seu preferido (eu usaria o Pale Moon) e instale via terminal. Para ver conteudo em flash é necessario instalar o pacote ubuntu-restricted-extras.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo