Qual é a frequência real em que minhas memórias estão operando?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Daniel Pereira Rocha

Well-Known Member
Registrado
Olá pessoal!

Tenho algumas dúvidas à respeito da velocidade em que minhas memórias, em seu estado atual, estão trabalhando, e gostaria que vocês as esclarecessem para mim. Publicarei minhas perguntas em tópicos para facilitar o entendimento de vocês, e peço que vocês as respondem da mesma maneira, para facilitar também o meu entendimento! Então vamos lá:

• De acordo com as imagens abaixo, qual é a velocidade (frequência) em que as minhas memórias em Dual Channel (2x 4GB) estão trabalhando?

4CWTncX.png


wlOH82Q.png


• O que significa clock real? E clock efetivo?
 
Última edição:
As suas memórias estão trabalhando em 1600 MHz. Os 800 MHz são seu clock real. Assim como minhas memorias de 1333 MHz possuem o clock real de 666 MHz.

Clock real é a frequência de suas memórias, já o clock efetivo tem um valor maior devido ao padrão DDR (Double Data Rate), que executa 2 ciclos de transferência de dados a cada ciclo do clock.
 
As suas memórias estão trabalhando em 1600 MHz. Os 800 MHz são seu clock real. Assim como minhas memorias de 1333 MHz possuem o clock real de 666 MHz.

Clock real é a frequência de suas memórias, já o clock efetivo tem um valor maior devido ao padrão DDR (Double Data Rate), que executa 2 ciclos de transferência de dados a cada ciclo do clock.
Agora "suponhamos" que minha placa mãe oferecesse suporte apenas para frequências de até 1333 MHz e meus pentes fossem de 1600 MHz, como os dados acima ficariam?
 
Agora "suponhamos" que minha placa mãe oferecesse suporte apenas para frequências de até 1333 MHz e meus pentes fossem de 1600 MHz, como os dados acima ficariam?

Os conceitos seriam os mesmo, mas você rodaria elas a 1333 - 666 pela limitação da placa mãe
 
Os conceitos seriam os mesmo, mas você rodaria elas a 1333 - 666 pela limitação da placa mãe
Neste caso, como eu posso saber em qual frequência elas estão operando, já que os dados apresentados por este software não se alterariam?
 
Pela BIOS: Como fazer?
Pelo Software: Qual Software?

Tu entra na bios com o F2 / Del e vai ter Dram Settings / Frenquency (varia de bios para bios) em algumas já aparece as informações em outras tu da um enter e ai aparece.


Por software tem o CPU-Z tem a aba Memory e as informações la

8zid1t.png
 
Tu entra na bios com o F2 / Del e vai ter Dram Settings / Frenquency (varia de bios para bios) em algumas já aparece as informações em outras tu da um enter e ai aparece.


Por software tem o CPU-Z tem a aba Memory e as informações la

Pelo CPU-Z, na guia "DRAM Frequence", está marcando 800 MHz, neste caso significa que ela está rodando em um clock efetivo de 1600 MHz cada pente?
 
Sim, como citaram o (DDR) 2x800 =1600 2x666 =1333
Agora eu entendi perfeitamente. Então quer dizer que se minha placa mãe estivesse rodando as memórias em 1333 MHz, o CPU-Z mostraria o clock real de 666 MHz em "DRAM Frequence" ​???
 
exemplo do meu computador

10525839_252520181612009_2553035479121703886_n.jpg

minhas memorias operam em 2133
 
Ah sim, agora deu pra ver melhor! É exatamente como os companheiros disseram anteriormente, o CPU-Z mostra somente o Clock Real da Memória, para saber o Clock Efetivo é só pegar o resultado que o software apresenta e multiplicar por 2.
Obrigado pelas imagens parceiro! :bat:

de nada precisando tamos ai
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo