Qual é o melhor tamanho para o monitor?

marston1505

Member
Registrado
Pessoal, tô procurando por uma conclusão que passe por explicações ergonômicas e não apenas por preferências pessoais. Qual é o melhor para a saúde? Para jogar próximo ao monitor jogos de história em 1080p como The Witcher 3, Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077, por exemplo?
 
Você quer lógica racional em uma questão de gosto.

Não há. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente e inclusive ângulo de campo de visão varia de pessoa para pessoa.

Além disso, tamanho de tela e resolução não são relacionados com saúde, ver imagem pixelada por baixa densidade não faz mal pra ninguém, só irrita uns e é indiferente para outros.

Por fim, nosso campo de visão forma uma espécie de "cone", não adianta te recomendar um tamanho de monitor se a percepção do tamanho vai variar de acordo com a distância que você vai sentar dele (e isso você ajusta aí na sua casa conforme seu conforto visual).

Essa imagem ajuda a ilustrar a questão:
5Yb0Tdx.png
 
Você quer lógica racional em uma questão de gosto.

Não há. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente e inclusive ângulo de campo de visão varia de pessoa para pessoa.

Além disso, tamanho de tela e resolução não são relacionados com saúde, ver imagem pixelada por baixa densidade não faz mal pra ninguém, só irrita uns e é indiferente para outros.

Por fim, nosso campo de visão forma uma espécie de "cone", não adianta te recomendar um tamanho de monitor se a percepção do tamanho vai variar de acordo com a distância que você vai sentar dele (e isso você ajusta aí na sua casa conforme seu conforto visual).

Essa imagem ajuda a ilustrar a questão:
5Yb0Tdx.png
Entendi em partes. Ao mesmo tempo que você defende que é uma questão de gosto no inicio do post, no final você mostra um gráfico que apresenta o tamanho de monitor ideal em relação a distância em que a pessoa se encontra, ou seja, uma lógica racional para determinar o tamanho ideal de monitor.

Sobre o tamanho de monitor e a resolução, eu me expressei mal. Eu não quis dizer que os 2 fatores estão relacionados com a saúde, mas com uma questão de conforto para os olhos, assim como você comentou. Sobre a questão de que um determinado tamanho de monitor não deve ser confortável com uma determinada resolução:

Por exemplo, eu ouvi falar que 1080p só é recomendável para monitores de até 25 polegadas, ou seja, não é recomendável 1080p para monitores acima de 27 polegadas. Eu tenho dúvida sobre essa questão.

Valeu por compartilhar o gráfico. Era isso que eu tava procurando.
 
Entendi em partes. Ao mesmo tempo que você defende que é uma questão de gosto no inicio do post, no final você mostra um gráfico que apresenta o tamanho de monitor ideal em relação a distância em que a pessoa se encontra, ou seja, uma lógica racional para determinar o tamanho ideal de monitor.

Sobre o tamanho de monitor e a resolução, eu me expressei mal. Eu não quis dizer que os 2 fatores estão relacionados com a saúde, mas com uma questão de conforto para os olhos, assim como você comentou. Sobre a questão de que um determinado tamanho de monitor não deve ser confortável com uma determinada resolução:

Por exemplo, eu ouvi falar que 1080p só é recomendável para monitores de até 25 polegadas, ou seja, não é recomendável 1080p para monitores acima de 27 polegadas. Eu tenho dúvida sobre essa questão.

Valeu por compartilhar o gráfico. Era isso que eu tava procurando.
O gráfico não é para mostrar o tamanho ideal, é para ilustrar que não importa o tamanho da tela em si se você varia a distância dela. No caso da imagem, uma tela de 21" a 70cm tem o mesmo tamanho aparente que uma tela de 72" a 2,43m.

Por isso não adianta recomendar o tamanho ideal, pois uma tela de 24" a 50cm vai ser diferente de uma tela de 27" na mesma distância, mas será equivalente a uma tela de 27" a 70cm+- (tô chutando valores, mas deu pra entender a questão).

A questão da resolução cai nisso também, se a pessoa usa uma tela grande distante dos olhos, a resolução maior pode não incomodar pois a tela estará longe para se distinguir os pixels e por isso é uma questão que varia de cada pessoa e setup.

Aos meus olhos e no meu setup, o ideal é 24" 1080p e 27" pra cima no mínimo QHD, quando passa das 32" já acharia interessante um 4K talvez. Mas isso sou eu e meu setup. Tem gente aqui no fórum que já disse estar feliz com seu monitor de 32" 1080p. Não sei a sensibilidade do cara nem a distância que ele usa, mas para ele, no setup dele, está confortável.

P.S: Esse gráfico NÃO é uma indicação de tamanho ideal, 21" a 70cm é uma tela minúscula. E justamente por isso não confio nesses gráficos, rola muito para dizer o tamanho ideal de TV para cada sala, SEMPRE achei as indicações pequenas. Para minha sala essas tabelas indicam uma tela de 42" como ideal, tenho uma de 48" e quero trocar para 55".
 
Tenho o AOC que mandou ai e nao me arrependo nao... pra mim, tamanho ideal. Uso um samsung de 22 como secundario, que na verdade e do trampo... Pra MINHA mesa e disposicao aqui, 27 seria um pouco demais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo